Boletim dos Artesãos - Coleção de Lendas | Magic

Escrito por
Publicado em 02/11/2020
1410 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, unido no que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa edição a grande novidade sãos os previews de Commander Legends, que estão acontecendo à toda velocidade. Além disso daremos uma olhada no que o número massivo de partidas dos Fins-de-Semana de Liga podem oferecer de análise para os formatos. Vamos lá.

Lendas e Mais Lendas

Tivemos que suportar uma grande espera depois de termos o primeiro gostinho de Commander Legends meses atrás, mas a temporada de previews para a coleção, que deve ser o último lançamento de set físico neste ano, finalmente começaram essa semana. E, sendo esse um set justamente focado no Commander, é claro que o destaque maior fica com as novas criaturas lendárias que a coleção nos oferece.

São criaturas vindas de todos os lugares do multiverso, planos conhecidos ou não. Algumas conhecíamos por nomes em flavor text, caso de Gor Muldrak e Hans Eriksson, famoso personagem que é citado na carta Lhurgoyf e popularizado ainda mais em “Ach! Hans, Run!”.

Gor Muldrak e Hans Eriksson

Algumas das personagens já são conhecidos pelos que estão mais familiarizados com a história do Magic. Esse é o caso de Belbe, que nos leva de volta para Phyrexia, e Liesa, um anjo que parecia estranhamente ausente quando visitamos Innistrad pela primeira vez e agora sabemos exatamente o porquê.

Belbe e Liesa

Outras das lendas são novas versões de personagens que já ganharam cartas. Esse é o caso de Ramirez DePietro, dessa vez aparecendo como fantasma, Kamahl, em uma versão atualizada de sua fase druida, e sua irmã Jeska, que ganha sua quarta carta ao ter sua centelha de planinauta acendida.

DePietro, Kamahl e Jeska

Mas nem só de novas cartas se faz uma boa coleção, os reprints também são extremamente importantes. Embora eles estejam em um segundo plano nesta temporada de previews algumas adições interessantes já foram reveladas, como Tutor Vampírico, que custava em torno de U$100 antes de ser revelado e já viu seu preço reduzir pela metade.

Reprints em Commander Legends

Sobre cartas inéditas temos que falar sobre uma que causou o maior alvoroço na comunidade, afinal de contas não é todos os dias que temos uma nova lótus. Lotus de Joias é o mais perto que a Wizards chega da Lista de Cartas Reservadas em muito tempo, sendo uma Black Lotus para comandantes, e por isso e mais já reuniu uma legião de fãs e de odiadores.

Lótus de Joias

Esses são apenas alguns exemplos do que Commander Legends está trazendo. Os previews continuam durante mais essa semana, acompanhe!

Os Dados da Liga

Como dissemos aqui na cobertura dos Fim-de-Semanda de Liga semana passada esses eventos são mais do que recheados com partidas, com mais de 400 sendo disputadas apenas nestes dois dias. O que isso implica é que temos uma quantidade considerável de dados para analisar o Standard e estes dados ainda têm um quê especial por serem colhidos de disputas entre os melhores jogadores do mundo.

E foi exatamente isso que o perfil MTG Data no Twitter, novamente com o auxílio de jpball5, fez, criando uma matriz de vitórias do último fim de semana. Já sabemos quais foram os decks mais populares, mas qual foram os mais vencedores?

Matriz de Vitórias Fim-de-Semana de Liga

A resposta fica bem evidente vendo a matriz, com Gruul Aggro esmagando a concorrência. O deck ficou com a vitória em 65% dos jogos, talvez porque se saiu bem contra o arquétipo mais popular, Dimir Rogues, em suas duas variedades.

O outro deck que ficou acima dos 60% de vitórias foi o Rakdos Midrange, que também foi muito superior a quase todos os adversários. Curioso notar que o deck ficou num impasse contra a versão de Dimir Rogues Lurrus, mesmo com o oponente triturando o seu deck e alimentando possíveis futuros Croxa, Titã da Fome da Morte.

Num aspecto geral fica claro que o formato está bem saudável e diverso. Todos os decks têm pontos fracos exploráveis, o que se mostra pelo fato de que todos têm embates desfavoráveis, e às vezes por muito.

De um outro lado também temos um claro perdedor em Yorion, Nômade Celeste. Sua versão mais popular, Azorius, foi completamente obliterada no fim de semana, não obtendo nenhum embate favorável sequer. Isso significa que o deck está acabado e não há lugar para o companheiro no Standard? Não é bem assim.

Yorion vinha como uma força a ser batida nos dias antes do evento, então faz muito sentido que todos os jogadores se preparassem bem para enfrentá-lo. Além disso a fórmula de competição do jogo em Liga pode levar a escolhas que não se repetiriam em um torneio suíço ou mesmo na ladeira competitiva do Arena.

Parece incrível dizer, mas o Standard ainda está se transformando, então é possível que Yorion, ou outra carta ou arquétipo, ainda encontre casa para se firmar como um pilar do formato.

O próximo Fim-de-Semana de Liga já é nesta semana, novamente com o Standard. Mais um lote de mais de 400 partidas transmitidas pelos jogadores em seus canais pessoais e em no canal oficial da Wizards na Twitch para você acompanhar!

Assim finalizamos mais um Boletim. O que você está achando dos previews de Commander Legends? Qual nova carta chamou mais sua atenção? E qual o reprint mais importante? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.