Boletim dos Artesãos - Começam as Ligas | Magic

Escrito por
Publicado em 26/10/2020
699 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que agrupa tudo o que de mais épico e importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. O assunto principal desta semana é o início do jogo em liga, tanto para a MPL quanto para os Rivais. O Arena também volta a ser tema de forma negativa, dessa vez por novas instabilidades após uma atualização. Vamos logo saber mais sobre tudo isso.

Austin Bursavich Convidado aos Rivais

Começamos falando das ligas, mas antes mesmo que qualquer jogo tenha sido disputado tivemos mudanças na formação da Liga de Rivais, já que na terça, dia 20, a Wizards publicou que estava convidando Austin Bursavich a se juntar à liga.

Austin já era um nome no Magic há algum tempo, mas ganhou mais notoriedade seguido de uma ótima campanha no Players Tour Phoenix e um Top 16 nas Finais do Players Tour, que o deu vaga a sua maior conquista até aqui, o título das Grandes Finais da Temporada 2020, como contamos aqui.

O jogador prontamente aceitou o convite e deve estrear na liga mês que vem, no Fim-de-Semana de Liga de 7 de novembro, com suas partidas referentes ao Fim-de-Semana de Liga de outubro ainda a serem agendadas, mas para antes do Campeonato de Etapa de Renascer de Zendikar.

Austin Bursavich entrou para a liga na vaga de Eric Froehlich, um dos maiores nomes do Magic profissional com grandes aparições no circuito premier assim como nos Grand Prixes. Eric teve que ceder sua posição na liga porque de acordo com a Política de Jogo da Wizards familiares diretos e cônjuges de empregados em tempo integral da empresa não podem jogar competitivamente o que põe um fim prematuro a sua carreira profissional. O jogador agradeceu à comunidade todo o apoio dado ao longo de sua carreira em sua carta de despedida do Magic competitivo.

O Primeiro Fim-de-Semana de Liga

Finalmente o jogo de liga para a temporada 2020-21 começou e neste fim de semana tivemos o primeiríssimo Fim-de-Semana de Liga. Os membros da MPL e Rivais jogaram cada um 12 partidas nestes dois dias, que combinados tiveram mais de 400 jogos para assistir ao vivo.

Antes de tudo, se você não se lembra, o jogo em liga nesta temporada funciona num esquema todos-contra-todos em que os 24 jogadores da MPL se enfrentarão 2 vezes cada e os 48 Rivais se enfrentam 1 vez cada tentando acumular pontos para se manter no circuito. Você pode ler em mais detalhes aqui.

Metagame MPL

Refletindo o que dissemos aqui semana passada, o Metagame deste fim de semana foi bem diverso com o deck Dimir Rogues sendo o mais popular em ambas as ligas, com cerca de um terço do campo. Fora isso, Yorion, Nômade Celeste parece ser a carta que os jogadores estão tendendo a gravitar em volta nesse Standard, já que o Companheiro esteve bastante presente e em uma grande porção de variedades.

A classificação deve demorar um pouco para ser oficialmente atualizada no site, mas pelo perfil de Esports de Magic no Twitter e pelos esforços do usuário @jpball5, que mantém uma planilha com resultados atualizados ao-vivo podemos ver quem começou a liga com pé direito.

No topo da MPL está o japonês Rei Sato, que esmagou a concorrência e só perdeu uma partida em todo o fim de semana pilotando um Gruul Aggro. Em seguida temos o nosso campeão mundial Paulo Vitor Damo da Rosa, que conseguiu 9 vitórias com um Rakdos Midrange.

O outro brasileiro da MPL, Carlos Romão, também foi muito bem, somando 8 preciosos pontos com um Dimir Rogues. Ele divide o terceiro lugar da liga com grandes nomes, já que Gabriel Nassif, Reid Duke e Márcio Carvalho também tiveram 8 vitórias neste fim de semana, e coincidentemente todos estes 4 jogadores registraram o mesmo arquétipo.

Metagame Rivais

A Liga de Rivais não tem um líder absoluto como a MPL e temos um empate triplo na primeira posição entre três pilotos de Dimir Rogues, o português Bernardo Santos, o estadunidense Luis Scott-Vargas e o checo Stanislav Cifka.

A partir daí a classificação fica um tanto mais bagunçada, já que, além das partidas de Austin Bursavich, as partidas de domingo de Ally Warfield também foram adiadas para uma data posterior, pois a competidora está se recuperando de uma cirurgia.

O brasileiro da liga, Lucas Berthoud, registrou o arquétipo mais popular, mas não teve tanta sorte quanto os jogadores que citamos anteriormente, ficando com apenas 5 vitórias das 12 partidas que disputou.

Os Fins-de-Semana de Liga retornam em 7 de novembro com mais Standard. Você pode ver mais informações sobre eles, a MPL e a Liga de Rivais na central de liga do Magic.gg.

Arena Novamente Instável

Essa semana também tivemos mais uma atualização do Magic Arena, que trouxe alguns cosméticos interessantes para o jogo, como os terrenos europeus e um pet e sleeve da incônica Black Lotus. No entanto, a atualização, que se imaginava que seria simples, afinal não é de lançamento de coleção ou de rotação, gerou uma grande instabilidade na plataforma.

Diferente das instabilidades seguidas da rotação, que cobrimos aqui, a maioria dos bugs desta vez foi visual de forma que, embora os jogadores não tivessem problemas em se conectar para uma partida, jogá-las era impossível.

Problemas como terrenos flutuantes, cartas sem nome, mostrando somente as costas, números absurdos aparecendo na tela e itens em tamanhos indesejáveis foram reportados pelos jogadores.

Bugs Visuais no Arena
A última atualização trouxe diversos bugs visuais ao Magic Arena

Além disso, em algo que pode ou não estar relacionado com a última atualização, o evento de FNM que usava o formato Momir teve de ser tirado do ar por bugs que faziam com que as partidas subitamente terminassem em empate.

O fato de que a plataforma voltou a apresentar instabilidades pós-atualizações e em uma que nem parecia ser tão complicada assim volta a acender um alerta sobre em que forma o programa realmente está e se ele realmente vai ser viável em plataformas mobile, como prometido ainda para este ano.

Assim chega ao fim mais um Boletim dos Artesãos. O que você achou do primeiro Fim-de-Semana de Liga? Acha que o Arena está pronto para o lançamento mobile? E esta semana começam os previews de Commander Legends. Você está empolgado para a coleção? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.