Boletim dos Artesãos - 2020 Ainda é o Ano do Commander | Magic

Escrito por
Publicado em 24/08/2020
888 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Estávamos numa grande calmaria, sem lançamentos ou competições próximas, mas a CommandFest mudou isso com os previews de Commander Legends feitos pro Garvin Verhey. Vamos logo entender mais sobre tudo isso.

O Ano do Commander

Quase um ano atrás Gavin Verhey nos disse que 2020 seria o “ano do Commander” e já tínhamos visto provas disso com o set Commander 2020 que foi atrelado ao lançamento de Ikoria: Terra de Colossos e trouxe 5 dos tradicionais decks pré-construídos do formato.

Além disso, a Wizards manteve um alto nível de reprints que rendemr a piada recorrente de que todas as coleções agora são “Commander Masters”. Tanto em seus sets regulares para o Standard, com cartas como Ugin, o Dragão Espírito e Azusa, Perdida mas Procurando em M21, quanto em Double Masters, com mais um sem fim de staples como Fenda Ciclônica e Grevas Faiscantes, a Wizards tem se mostrado especialmente atenta a esse formato.

No entanto, tudo isso, por maior que seja, ainda não faz parte do grande lançamento para Commander do ano, e este seria Commander Legends, que chega às lojas em 6 de novembro.

O set é uma mistura entre Commander e Draft, trazendo a épica experiência do formato singleton para o Limitado. Para tanto algumas variações foram necessárias, como explicou Gavin Verhey em seu painel na CommandFest, seu artigo de preview e também em sua conta pessoal no Twitter.

Para uma experiência completa de Commander Legends um grupo de 8 pessoas drafta cada uma 3 boosters de 20 cartas cada, com no mínimo 2 lendárias e 1 foil. O draft procede muito parecido com um set comum, mas com duas grandes mudanças: a cada rodada você deve selecionar 2 cartas e ao final deve-se construir um deck de 60 cartas que pode incluir duplicatas.

Estas mudanças ajudam a manter o ritmo do draft sem tomar muito tempo e também minimizam as chances de um jogador deperdiçar uma de suas rodadas por desatenção e só perceber quando for construir o deck.

Depois disso o grupo de 8 se separa em duas mesas de 4 pessoas para um partida multi-jogador como comummente vemos no Commander. Seguindo essas instruções a Wizards estima que um Draft completo mais um jogo deve durar cerca de duas horas.

A coleção é gigantesca, com 361 cartas, sendo 165 dessas inéditas e o restante reprints. Isso deve garantir uma boa variabilidade dentro dos grupos e bom potencial para tentar o formato mais de uma vez.

Comandantes em Abundância

Sendo um set sobre Commander um peso grande cai sobre os comandantes disponíveis, já que eles também devem ser draftados. E se eu não conseguir encontrar um comandante que se encaixe nas cores das cartas que eu draftei? A solução para o problema foi a inclusão de uma mecânica um tanto polêmica no formato, os Parceiros.

Parceiros em Commander Legends

Commander Legends conta com um total de 40 parceiros mono-coloridos que aparecem em diferentes raridades, de forma que não deve ser difícil montar um deck coeso e bem comandado de duas cores. Além disso o set inova trazendo ainda uma rede de proteção final em Flautista Prismático.

Esta é uma lenda que sempre estará disponível para você, mesmo que não seja escolhida no draft, sendo uma espécie de “comandante básico”. Além disso ele é a primeira carta de raridade especial (embora tenha símbolo comum) aparecendo em 1 de cada 6 boosters, mais comum que uma comum.

Voltando à mecânica de Parceiro, Verhey disse que um dos maiores esforços no desenvolvimento da coleção foi manter o nível de poder deles sob controle. De fato, um dos grandes mantras do set era “Não queremos mais nenhum Trásio, Herói Talassido nem Quebrador de Frascos, o Feroz", dois exemplos claros do que a mecânica pode fazer sem esforço.

Apesar disso Verhey não exclui a possibilidade de alguma das combinações dentro do set, ou até mesmo com os Parceiros já lançados, se mostrar forte demais. Em virtude disso tanto a Wizards quanto o Comitê de Regras do formato vão ficar de olho nos possíveis impactos dessas cartas.

Além dos Parceiros mono-coloridos a coleção ainda conta com mais outras 30 lendas multi-coloridas sem a mecânica, nenhuma delas ainda revelada, para um total de 71 comandantes possíveis.

Commander Booster Fun

Commander Legends também vai contar com elementos de Booster Fun, já que isso é um aspecto que atrai jogadores do formato. O set terá Boosters de Colecionador de 15 cartas cada que podem conter cartas com arte extendida, moldura showcase ou ainda um novo tratamento foil, chamado “etched foil”.

Booster Fun em Commander Legends

Todas as 71 lendas da coleção podem ser encontradas na versão etched. Além dessas 32 outras lendas populares no Commander foram escolhidas para receber o tratamento e podem ser encontradas tanto nos Boosters de Colecionador quanto nos Boosters de Draft. Isso eleva o número de lendas possíveis a mais de uma centena!

O set também conta com duas cartas promocionais. A promo de Buy-a-Box é Confluência de Mana e a promo de pré-lançamento é Sengir, o Barão Sombrio com arte alternativa por Pete Venters, o artista do Barão Sengir original.

Promos de Commander Legends

Lands Completas (Mas Sem Fetches)

Como se isso não fosse o bastante, Commander Legends ainda traz um ciclo de terrenos duais raros da combinação inimiga, completando o ciclo de crowd lands iniciado em Battlebond.

Crowd Lands Inimigas

Verhey não disse se esse será o único ciclo de terrenos do set, mas confirmou que as crowd lands aliadas não serão reprintadas aqui.

Sobre as fetchs, que a Wizards prometeu reprintar ainda este ano, Verhey disse que não tem nada a acrescentar, mas a situação não é animadora para elas. Pelo método “number crunch” o ciclo de fetchs aliadas já foi eliminada do set principal.

Dessa forma as fetch lands não tem mais sets anunciados para serem encaixadas. Elas ainda podem aparecer nos decks pré-construídos de Ascensão de Zendikar, ou mesmo de Commander Legends, ou ainda em alguma forma de produto especial.

Coleção Commander: Verde

Com tanto sobre Commander Legends quase se esquece que temos um outro lançamento focado no formato chegando em 4 de dezembro, a Commander Collection: Green. O produto segue os moldes dos Spellbooks, com 8 reprints com artes inéditas. O conteúdo já foi totalmente revelado e contém um bom valor, com cartas muito procuradas, muito populares e até algumas de alto preço.

Commander Collection: Green

Assim finalizamos mais um Boletim, numa edição especial para o Commander. O que você achou dos comandantes revelados até agora? Vai experimentar um Draft de Commander Legends? Quais cartas você espera que sejam reprintadas? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.