25th Anniversary Rarity Collection II, o que esperar? | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 20/01/2024
585 Visualizações, 3 Comentários.

Pois bem senhores, o anúncio que ninguém esperava chegou e em tempo recorde: está confirmado o lançamento americano da 25th Anniversary Rarity Collection II (RA02) para maio deste ano.

O absoluto sucesso do primeiro volume da 25th Anniversary Rarity Collection (RA01) em novembro do ano passado superou todas expectativas, fato que ainda será oficializado nos resultados do trimestre da empresa que ainda não foram divulgados, mas óbvios quando vemos a urgência com que a nova chegará às prateleiras. Isso em meio a um produto de sucesso que foi Age of Overlord, talvez por isto a data tenha sido antecipada para evitar conflito e aumentar as vendas.

Se por um lado a Konami foi contra sua natureza trazendo a coleção mais rica em staples do OCG, por outro os jogadores corresponderam ao comprar tanto este produto que houve falta de boxes no exterior. O resultado foi um raro caso de sucesso e um precedente mágico para os jogadores: produtos regulares que entregam o necessário para tornar o hobby e o competitivo (não high end) mais acessível.

Claro, isso resulta em ondas no mercado secundário, para bem ou para mal estes devem se adaptar ao novo modelo da Konami. No entanto, na playerbase como um todo teve uma opinião muito positiva da RA01.

Agora, o que esperar desta nova coleção que parece importar parte da RC02 Japonesa, mas que toma a forma de um produto possivelmente novo só para o TCG? Antes de apresentar a lista de cartas confirmadas e meus palpites, vale lembrar que:

1) A RA01 parece ter resgatado, capitalizado e trazido novos jogadores ao cardgame, eu suspeito que há um equilíbrio delicado entre cartas competitivas de TIER 2, cartas icônicas, um carinho moderado a formatos Time-Wizard e arquetipos menos explorados.

2) Há mudança no produto que agora terá 9 cartas (3 SR, 4UR e 2 SCR). Uma medida para diminuir o custo com embrulho e aumentar a margem, mas a Konami alega que não pretende diminuir o valor da sua compra, neste sentido é razoável imaginar que ou haverão 12 pacotes por caixa ou a caixa dobrará de preço, o mais provável e inteligente é a primeira opção, mas nunca se sabe...

Finalmente, para a lista:

Staples Confirmados

Alternate Art Variants Confirmados

Cards de Alto Valor por Falta de Prints Confirmados

Meus Palpites

  • Monster Reborn  (Dispensa comentários, RC03 e TRC1 do OCG ambos tinham elas)

  • Foolish Burial (RC02 do OCG também o tinha e é um alvo perfeito para receber uma QCR).

  • Polymerization  (Dispensa comentários, RC03 e TRC1 do OCG ambas tinham Superpolymerization, mas como houve a QCR dela a pouco, esta seria uma substituta natural)

  • Harpies Feather Duster  (RC02 do OCG também o tinha, OCG tem Ghost, uma QCR para o TCG seria justo e a max rarity são promos -TP8 desconsiderado).

  • Raigeki (RC03 do OCG também o tinha e a max rarity seria a do OP02, o OCG tem a Ghost, uma QCR para o TCG seria justo).

  • Cosmic Cyclone  (RC02 do OCG também o tinha e nada impediu a konami de atacar cartas com prints Collector's Rare),

  • Upstart Goblin (nos moldes de Change of Heart que deixou a banlist e ganhou print, a RC02 do OCG também o tinha).

  • Snatch Steal (nos moldes de Change of Heart que deixou a banlist e ganhou print, a RC02 do OCG também o tinha).

  • Book of Moon  (TRC1 do OCG também o tinha, uma carta que resiste por mais de 2 décadas no jogo, merece uma QCR).

  • Pot of Avarice  (Carta que resiste por quase 2 décadas no jogo, merece uma QCR e incentiva formatos time-wizard).

  • Pot of Duality  (Carta que resiste por quase 2 décadas no jogo, merece uma QCR e incentiva formatos time-wizard).

  • Rank-Up-Magic Astral Force (TRC1 do OCG também o tinha, carta para os fãs de Zexal).

  • Allure of Darkness  (TRC1 do OCG também o tinha, carta que tem muitos prints, mas falta max rarity acessível e que não tenha quase 2 décadas).

  • Gameciel, the Sea Turtle Kaiju  (RC02 do OCG também o tinha e é uma staple que sempre pode receber mais prints)

  • Traptrix Rafflesia (RC02 do OCG também o tinha e é um agrado aos fãs de traptrix)

  • Foolish Burial Goods  (RC03 do OCG também o tinha)

  • The Eye of Timaeus  (RC02 do OCG também o tinha, qualquer print da carta vale algum trocado e é uma legacy support para Dark magician que todos usam)

  • Skill Drain (RC02 do OCG também o tinha e é um algo perfeito para receber uma QCR como max rarity)

  • Anti-Spell Fragrance  (RC03 do OCG também o tinha)

  • Starlight Road  (TRC1 do OCG também o tinha, icônica e incentiva formatos time-wizard futuros).

  • Solemn Judgment  (Me deixa sonhar, único da lista que vou inserir 100% por preferência pessoal)

  • Cyber Dragon Infinity  (RC03 do OCG também o tinha, precisa de novos prints e é um agrado aos fãs do Zane)

  • Relinquished Anima  (RC03 do OCG também o tinha, é um ótimo removal e com poucos prints)

  • Trishula, Dragon of the Ice Barrier (TRC1 do OCG também o tinha, é um ícone que merece ser imortalizado em QCR e incentiva formatos time-wizard).

  • Debris Dragon  (TRC1 do OCG também o tinha, Stardust Dragon Junior tem seu charme e incentiva formatos time-wizard).

  • Rescue Rabbit (TRC1 do OCG também o tinha, faz sentido junto ao Rescue Cat e incentiva formatos time-wizard futuros).

  • Red-Eyes Darkness Metal Dragon  (TRC1 do OCG também o tinha, é um ícone que merece ser imortalizado em QCR).

  • Gren Maju Da Eiza  (RC03 do OCG também o tinha, tornou-se icônico e merece ser imortalizado em QCR)

  • Girsu, the Orcust Mekk-Knight  (só há 2 prints, harp saiu da banlist e a demanda pela carta aumentará bastante, já havendo pessoas retonando o formato TOSS como outro formato para time wizard, e - acima de tudo - é um ícone da saga world legacy).

  • Elemental HERO Prisma  (TRC1 do OCG também o tinha, é um ícone HERO que merece ser imortalizado em QCR e incentiva formatos time-wizard).

  • Caius the Shadow Monarch  (quase uma piada de mal gosto o quanto ele é algo de reprint em coleções assim, mas vejo isso como um gesto de amor merecido, incentiva formatos time-wizard e é uma carta que merece uma QCR faz tempo).

  • Thunder Dragon  (uma homenagem a uma carta histórica que quase não possui prints de alta raridade, o arquétipo é amado pelo formato TOSS e vai garantir vendas em busca do Trio QCR).

  • Dogmatika Maximus (possui meros 2 prints, um reprint é necessário, não é uma carta essencial, faria parte das cartas fillers da coleção que ainda seria bem recebida).

  • Loptr, Shadow of the Generaider Bosses (possui um único print, um reprint é muito necessário, não é uma carta essencial, faria parte das cartas fillers da coleção que seria bem recebida).

  • Aleister the Invoker  ("Normal Summon Aleister" é tanto meme quanto atemporal, sempre há espaço em momento para ele, talvez nunca volte ao meta, mas seu legado é inegável, a carta possui meros 3 prints. Aleister tem ainda um bônus, é a melhor carta para ensinar jogadores novos ou que retornaram o passo necessário para entender o jogo atual).

  • Invocation (Aleister sem Invocation seria estranho, ela possui 5 prints, barato nos EUA, mas no 3° mundo acumulam reclamações de preços altos na carta sem razão, um reprint muito bem vindo).

Embora eu gostaria de estar errado, cartas como WANTED: Seeker of Sinful Spoils , S:P Little Knight  e Triple Tactics Thrust  são praticamente impossíveis, muito provavelmente estas virão em Tins. O que é preocupante, pois até mesmo Pot of Prosperity  que por anos foi obrigatório em decks, não rodava em todos os decks, mas S:P se tornou uma necessidade em praticamente todos os decks e quase 1 ano sem reprint da carta é perigoso demais.

Há outras cartas que também gostariamos de acreditar ser reprint para esta coleção, desde algumas mais claras como Revolution Synchron , Kurikara Divincarnate  ou até mesmo prints únicos esquecidos como Ultimate Slayer  da POTE,  mas realisticamente não acho que elas terão reprint nesta coleção.

A Konami parece estar finalmente testando as águas em um modelo híbrido de produtos. O meta mais refinado infelizmente vai continuar sendo caro demais e dependente de produtos recentes e absurdos como Age of Overlord, mas os segundo degrau logo abaixo parece receber finalmente o produto que o OCG sempre teve: coleções de staples e que resgatam jogadores que tenham ficado para trás.

Entendo, vi e vivi épocas em que o Yugioh era absurdamente mais caro, tanto que por esta razão deixei o jogo físico por completo. Entendo também que atualmente, apesar de seus problemas, o jogo está mais convidativo do que nunca, mas isto não justifica o preço e acompanhamento de preços exigido para se manter no hobby em nível competitivo. 

Claro, todo Hobby é um luxo, mas não pode ser tão caro ao ponto de se tornar o único luxo, especialmente no Brasil. Espero que esta coleção nos aproxime do OCG em como a Konami lida com as raridades no futuro.

Tudo pelo bem do jogo e legado do Takahashi.

Até uma próxima senhores, se você tem um palpite ou esperança para os reprints, deixe um comentário - lerei todos.

Comentários

Well88 comentou em 19/03/2024 15:20:01

Gostei do post, bem feito/escrito

Queroga comentou em 08/02/2024 20:49:16

IgorLz, rogue ganha ampla vantagem contra uma meta homogêneo, onde um deck específico é predominante (ainda que não faça top). No entanto, a grande maioria de estratégias rogue não recebe suporte forte o suficiente para superar o meta do "mais novo produto" que a Konami empurra. Raramente rogue ou estratégias menos populares ganham chance, um caso recente foi superheavy samurai que tomou logo banlist em razão disto (não ia vender produto novo...). Um formato passado que foi definido por isso foi o formato TOSS que a Konami tentou matar de todo jeito através de banlist cada vez mais agressivas.

Um jogador muito hábil quase sempre perfomará melhor com deck meta ao invés de rogue.

IgorLz comentou em 31/01/2024 23:57:48

qual as expectativas pra os rogue decks pós ra02?

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.