“Cláusulas Gorz” - Como condicionar os jogadores com apenas uma carta | Yu-Gi-Oh!

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Publicado em 18/07/2018
1322 Visualizações, 0 Comentários.

Olá galera!! Beleza? Desculpem a demora!!

Hoje vou falar (até demais) sobre uma carta, que tinha mencionado post passado, e como ela mudou a forma de muitos jogarem, na época em que foi mais utilizada.

Se quiserem apenas o resumo do que é abordado nesse post, pode pular para o final.

***


Todo card game, além de suas regras básicas, possuem jogadas que são tão comuns entre os próprios jogadores que acabam se tornando regras por si.

No caso do Yugioh, são coisas como: ativar Mystical Space Typhoon  na end phase do oponente, impedindo-o de ativar a carta setada no próximo turno; mudar para defesa um monstro importante para, na battle phase, não sair muito no prejuízo caso tomar uma Mirror Force ; ou até deixar para setar as spell/traps na main phase 2, para não serem destruídas por efeitos de cartas do oponente na battle phase. 

Todas as “jogadas” acima são práticas comuns de um jogador, com pelo menos alguma experiência no cenário competitivo de até 2010, mais ou menos. Na época em que as cartas supracitadas eram regularmente usadas no meta game.

Porém, nenhuma delas acho que impactou mais o cenário, no sentido de condicionamento de jogador, como o Gorz the Emissary of Darkness . 

Para aqueles que desconhecem a carta, por fazerem quase 10 anos que a carta foi lançada, darei um tempo para ler o efeito dela, no link acima.

....Leram?

Ok. Prosseguindo.

Então, antes de explicar o porquê do Gorz ser uma carta tão impactante assim, temos que lembrar que, há quase 10 anos, o meta era MUUUITO diferente. Não se fazia Special Summon a rodo do Extra Deck, como hoje em dia. Ou seja, a Normal Summon tinha muito mais valor naquela época. E, também, os boss monsters ou eram muito complicados de invocar ou não eram tão bons assim, tanto no quesito atk/def quanto nos efeitos.

Ok, explicado o contexto do card pool, das regras e das jogadas básicas da época, por que o Gorz era tão importante?

Comecemos pelo trigger do efeito. Basicamente, seu campo deve estar vazio para que possa ativá-lo. Isso acontece, geralmente, em duas instâncias: 1. Acabou de começar o jogo e você começou conservando seus recursos; ou 2. Você está perdendo/sua mão está ruim. 

No caso da primeira situação, o momento em que se pode tirar o máximo de valor é quando o oponente ataca com o monstro com maior atk. No segundo caso, vai depender de quanto LP você tem para poder usar o Gorz ofensivamente, como na situação 1, ou defensivamente, usando o token para se proteger dos outros ataques. Em ambas, você consegue ganhar board advantage, trazendo um monstro com 2700, um valor extremamente alto para um monstro com forma de invocação relativamente fácil, e mais um token com o dano tomado, podendo exceder o atk do próprio Gorz.

Devido a isso, ocorre o primeiro condicionamento: ao ver o oponente com o campo vazio e com, pelo menos, uma carta na mão, é importante pensar duas vezes antes de ir cegamente à battle phase. Um ataque errado pode acabar dando a brecha para o oponente virar o jogo. Vamos chamar essa situação, daqui em diante, de "Putz, o cara tem o Gorz", ou POCTOG, para simplificar. 

Aí que rola o mind games. No momento em que você deixa o seu campo vazio, o oponente irá sentir o POCTOG e ficará recioso de te atacar, apesar de existir a chance de você não ter nada. É um dos poucos momentos na história do jogo que é possível blefar não com as cartas em jogo, mas com a falta delas.

Mas não para por aí. No caso do oponente realmente ter o Gorz na mão e você querer aproveitar o momento em que o campo está "vazio", a melhor decisão a se tomar, para dar o máximo de dano na sua battle phase, é começar atacando sempre com o monstro com menor ataque. Assim, caso o Gorz entre em um desses ataques, o token não será tão forte quanto os outros monstros e, em vez de dois bichos grandes, o oponente terá apenas um. 

Isso dá mais uma camada de mind games. Supondo que você tem 3 monstros e o oponente está com o campo POCTOG, você pode atacar apenas com os dois monstros fracos e não com o mais forte. Se o oponente não tiver o Gorz na mão, foi um ganho para ele, já que você não teve o aproveito total da situação. Mas se ele tiver, e estava pensando em trazê-lo só quando tomar o maior dano, isso fará, não só manter o momentum do seu jogo, mas também quebrar o momentum dele, por ter feito perder a oportunidade de virar a mesa.

Imagina como seria na vida real:
P1: "Ataco" P2: "Levei"
P1: "Ataco" P2: "Levei"
P1: "Main 2" P2: "...(Filho da mãe!!)"

Agora, tem mais uma coisa que o Gorz condicionou, mas dessa vez é com um deck em específico, cujo qual era o top da época: Frognarch. Em suma, o Frognarch é focado em ter um Treeborn Frog  no cemitério para ter, por turno, um tributo para invocar monarcas, principalmente o Caius the Shadow Monarch . Por se utilizar do Treeborn, o deck não tinha muitas spell/traps que permaneciam no campo. Quando tinham, era para uso único e rápido. E, por conta disso, muitas vezes o campo ficava vazio. Portanto, Gorz era praticamente staple. E, por ser um deck relavimante lerdo, para compensar, criou-se uma técnica para se aproveitar, principalmente, do Gorz do oponente, dando mais abertura para atacar. Usar Enemy Controller . Não só pelo combo Treeborn + essa carta, para roubar o monstro na standby phase e ainda ter um tributo em jogo, mas também para quando o oponente desatento jogar o Gorz e/ou o seu token em ataque. 


Mesmo durante a battle phase, depois que Gorz entrou em campo e o oponente se sentiu aliviado por ter reestabelecido seu campo, essa sensação é traída quando ativa-se um Enemy Controller logo em seguida, roubando seu monstro que foi deixado descuidadamente em ataque, tornando o alívio em desespero. (baseado em fatos reais)

Por culpa disso, na hora de invocar o Gorz e o token, o mais seguro é invocá-los em defesa. Na verdade, não é só com o Gorz que isso se aplica. Em qualquer instância em que você faz Special Summon de um monstro no turno do oponente, principalmente contra um deck que possui formas de roubar o seu bicho durante a battle phase, priorize invocar o bicho em defesa.

E, é isso aí. Bastou uma carta para mudar drasticamente a tomada de decisão dos jogadores, exercitando as suas habilidades e até seu blefe, criando mais uma camada de mind games em um jogo que já estava se tornando complexo de se dominar.

Se conseguiram ler até aqui, parabéns e muito obrigado. Espero que tenham gostado do post!

Até a próxima!!

***

 

TL,DR: As "Cláusulas Gorz" consistem em: 
1º-Se o oponente tiver carta na mão e o campo vazio, há possibilidade de ter o Gorz em sua mão;
2º-Para poder causar dano ao oponente nessa situação, deve-se atacar a partir do monstro mais fraco;
3º-Se invocar o Gorz e seu token, salvando excessões, deve-se trazê-los em defesa para não serem roubados durante a battle phase.

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