Deck Ursarctic: Guia Completo! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 27/05/2021
3895 Visualizações, 0 Comentários.

Olá! Que bom que você voltou. Seja bem vindo para a terceira e última análise dos novos Decks da Ancient Guardians! Depois de mergulhar numa chuva de répteis e ouvir a mais bela melodia, chegou a hora de olhar para o céu e enxergar a mais bela constelação. No post de hoje, conhecermos um pouco mais do "Ursarctic", o novo Arquétipo Sincro do TCG, analisando card por card e mostrando os possíveis combos e jogadas do Deck! Sigam-me os bons, e vamos nessa.

"Ursarctic", ou "Bearcti", como é conhecido no OCG é um Arquétipo constituído de monstros Besta-Guerreira de ÁGUA e com 700 de ATK ou DEF, onde a principal estratégia é Invocar seus monstros da mão, e utilizá-los como matéria para Invocação-Sincro. O nome do Arquétipo deriva da peculiar e famosa constelação da Ursa Maior, uma das mais comuns do hemisfério norte. 

A Ursa Maior situa-se dentro de uma região conhecida como Polo Norte Celeste, um conjunto de sete constelações distintas, que variam de posição a depender do movimento de rotação da terra, onde em cada horário específico, uma constelação se destaca sobre as outras, sendo a Ursa Maior a única que é visível ao longo de toda a noite, independente do horário. Vale ressaltar que cada uma das sete constelações do polo norte estelar possui exatamente sete estrelas, por isso todos os monstros do Arquétipo possuem 700 de ATK ou DEF, ou seus custos e efeitos citam o número "7" em seus textos, como pagar 700 LP ou oferecer monstros de Nível 7 como Tributo. Sem mais delongas, vamos para a analise do mais novo Arquétipo Sincro do jogo!

Dizem que todo bom Deck precisa ter um bom buscador, e é exatamente essa a função do Ursártico Mikpolar dentro do Deck. Assim como todos os outros monstros de Main Deck, o Mikpolar pode ser Invocado por Invocação-Especial ao oferecer como Tributo 1 outro monstro de Nível 7 ou maior em sua mão, e isso vai além dos monstros Ursarctic, o que serve para preencher o seu Cemitério e até mesmo (como de costume) triggar efeitos por lá. Outra coisa é que, ao ser Invocado desta forma, tanto o Mikpola como qualquer outro não te permitem Invocar monstros que não tenham Nível do seu Deck Adicional pelo restante do turno. Ou seja, ao Invocar quaisquer um deles, você não poderá Invocar Monstros Link ou Xyz. Mas no geral, o Mikpola é um ótimo monstro, já que quando Invocado por Invocação-Especial, te permite adicionar 1 monstro "Ursarctic" do seu Deck à sua mão, que pode servir tanto como Tributo para outras Invocações, ou ser o próximo monstro a ser Invocado, e daí ativar mais e mais efeitos para aos poucos ir estabelecendo seu campo.

 Apesar de ser um Deck com relativa facilidade em Invocar seus monstros, o Arquétipo "Ursarctic" acaba utilizando muitos recursos ao longo do caminho. Por conta disso, o Deck conta com o Ursártico Miktanus, que se não é capaz de resolver totalmente o problema, ao menos serve para estender um poucos nossas possibilidades. Sendo Invocado de maneira idêntica ao Mikpolar, o pequeno minotauro (só para os íntimos) ao ser Invocado nos permite escolher 1 outro "Ursarctic" no Cemitério e retorná-lo para a mão. Com isso, podemos reciclar o próprio monstro oferecido como Tributo para sua Invocação, podendo tanto Invocá-lo (ao utilizar outro monstro como Tributo) ou oferecê-lo novamente como Tributo da mão, nos garantindo assim mais um monstro em campo. Com esse efeito podemos facilmente colocar 1 Level 7 não-Regulador e 1 Regulador Nível 8 em campo e ver a mágica acontecer.

 Novamente o Deck nos oferece mais uma opção para estender nossas jogadas. Ao ser Invocado por Invocação-Especial, o Ursártico Mikbilis nos permite Invocar por Invocação-Especial 1 outro monstro "Ursarctic" da nossa mão para o campo. Além de trigar efeitos, você consegue Invocar dois monstros com apenas 1 Tributo, e é isso que torna o Mikbills tão interessante. Supondo que tenhamos ele e os dois monstros anteriores na mão, você pode Invocá-lo juntamente com o Mikpolar ao oferecer o Miktanus como Tributo, e então buscar outro monstro, que também poderá ser Invocado oferecendo outro como Tributo, e ao custo de 2 Tributos, você consegue fazer 3 Invocações. É importante ressaltar que por esse efeito, você pode Invocar 1 Level 8 Regulador, e além de trigar seu efeito, ainda poderá utilizar os dois como matéria Sincro. 

 É oficial, o Deck acaba de chegar a "oto" patamar. Além dos monstros não-Reguladores de Nível 7, o Arquétipo também conta com 3 (até o momento) monstros Reguladores de Nível 8. E pode parecer bizarro, mas não se preocupe, você não Invocará Monstros Sincro de Nível 15 com esse Deck. Assim como os monstros de Nível 7, os Reguladores de Nível 8 possuem uma maneira idêntica de serem Invocados, mas se diferem em um detalhe. Ao serem Invocados, eles ativam seus efeitos somente se você já controlar outro "Ursarctic" em campo (daí a importância de monstros como o ,Mikbilis, por exemplo). No caso do Megapolar, ao ser Invocado enquanto você já controla outro "Ursarctic", você pode escolher 1 Magia/Armadilha do oponente e destruí-la. Quem precisa de uma MST quando se tem esse monstro no Deck!? Ah, e vale ressaltar que, caso ainda não tenham percebido, todos os monstro "Mega" são evoluções dos monstros "Mik", e por isso funcionam muito bem em conjunto.

 Outra lição importante para todo mundo que joga ou ainda pretende jogar Yu-Gi-Oh! Todos os Arquétipos ou Decks do jogo possuem aqueles cards bons e essenciais, assim como possuem cards medianos, que apesar de terem certa utilidade, não alteram tanto o resultado final da jogada, e advém de situações específicas. E porque estou falando tudo isso? Simplesmente, para exemplificar um pouco o caso do Ursártico Megatanus. Ao ser Invocado por Invocação-Especial enquanto você controla outro "Ursarctic", você pode escolher 1 monstro com a face para cima do oponente e colocá-lo com a face para baixo, em Posição de Defesa. É um efeito mediano, que pode ser útil contra Decks Sincro ou Xyz e com alto poder de ATK, mas que se torna totalmente inútil quando lidamos com Decks Link ou cuja estratégia seja voltada a Invocação-Virar. Ainda assim, há outra frase que eu costumo dizer: é sempre importante usar cards assim no Deck, pois no momento correto, isso pode mudar duelos. E vale lembrar que todos os Ursarctic entram em campo por "Quick Effects", então você pode utilizar este efeito para interagir mesmo durante o turno do oponente, e aí está todo o lado mágico do jogo. Você não precisa utilizar 3 cópias desse monstro, mas é sempre valioso ter 1 cópia para um momento certo, principalmente porque ele pode ser reciclado por outros meios, e tudo que hoje pode não ser tão útil, em algum momento pode se tornar quebrado.

 Se pessoalmente eu não curto muito o fato de virar monstros com a face para baixo, uma das maneiras mais eficientes para interagir com o oponente atualmente é mexer com o seu Cemitério. Cards como D.D. Corvo, Fantasma Belle & Mansão Assombrada e Amo Caveira possuem efeitos similares que negam ativações de efeito no Cemitério ou banem cards de lá (como é o caso do Corvo). Daí então o meu grande apreço pelo Ursártico Megabilis, com o seu efeito rápido de banir 1 card do Cemitério do oponente. É simples, mas sempre eficaz. Você pode Invocá-lo para o campo tanto no seu turno (por efeitos como o do Mikbilis, por exemplo), ou durante o turno do oponente, por seu próprio efeito, oferecendo monstros como Tributo. E uma vez que há outro "Ursarctic" em seu campo, você consegue criar uma boa interação contra o oponente, que se usada no momento certo pode vencer duelos.

 Os Monstros Dark Synchro são monstros exclusivos do Anime Yu-Gi-Oh! 5D's e de jogos da franquia Tag Force. Seus Níveis são tratados como Níveis negativos, e para Invocá-los, você precisa enviar 1 Regulador e 1 não-Regulador cuja subtração dos Níveis seja igual ao seu Nível. Sabe o que é isso!? A descrição oficial sobre o que são Dark Synchros que você encontra na Wikia oficial de Yu-Gi-Oh! Mas, porque diabos eu estou trazendo essa descrição aqui se tudo fica bem explícito ser exclusivo de Anime e passar longe do Cardgame? Bom, é porque na teoria já não é algo tão exclusivo, mesmo que na prática seja. O Ursártico Polari (e todos os outros Monstros Sincro do Arquétipo) tem uma maneira bem peculiar de ser Invocado. Primeiramente, ele é um Sincro que não pode ser Invocado por Invocação-Sincro, o que já é estranho. Ainda há o fato de ser um Sincro de Nível 1, o que não faz nenhum sentido em nossa primeira impressão. Entretanto, vou clarear um pouco sua mente. Para ser Invocado por Invocação-Especial, você deve enviar 2 monstros que você controla (1 Regulador e 1 não-Regulador) cuja diferença (subtração) dos Níveis seja igual a 1. Ou seja, ao enviarmos 1 Nível 7 não-Regulador e 1 Nível 8 Regulador somos capazes de Invocar esse monstro, e isso o Arquétipo faz com relativa facilidade. Uma vez Invocado, ele te permite ativar diretamente do Deck o Card de Magia de Campo do Arquétipo: Ursarctic Big Dipper da qual falaremos mais tarde. Além disso, ao oferecer um Monstro de Nível 7 ou maior como Tributo (dessa vez do campo), você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Ursarctic" do seu Cemitério, trigando efeitos e abrindo caminho para Invocar o próximo monstro da lista, o nosso monstro ás!

 Permita-me entrar em seus pensamentos. Você não me disse, mas eu sei que você estava sentindo falta de um bom negador de efeitos, correto? Pois então, ele chegou. O Ursártico Septentrion é o monstro mais poderoso do Arquétipo, o cover da coleção e por isso merece toda a nossa atenção. É Invocado por Invocação-Especial ao enviar 1 Regulador de Nível 8 e 1 Monstro Sincro não-Regulador de Nível 1 (Polari) para o Cemitério, pois a diferença entre os seus Níveis é exatamente 7. Uma vez em campo, ele nega os efeitos de TODOS os monstros que não possuem Nível que tenham sido Invocados por Invocação-Especial do Deck Adicional. Imagine Invocar esse monstro contra um Zoo Tri-Brigade, Dragon Link, Madolche ou similares. Você pode simplesmente inativar o campo e o turno do seu oponente com um único monstro, e se ele não tiver maneiras de lidar com o Septentrion de forma rápida, perderá o duelo. E não é só isso, o Septentrion também permite com que você interaja com o oponente durante o turno dele. Quando seu oponente Invocar um monstro por Invocação-Especial, você pode adicionar 1 card "Ursarctic" do seu Deck para a sua mão, podendo adicionar Magias/Armadilhas durante o seu turno ou monstros (com Quick Effects e interações) para Invocá-los durante o turno do oponente. Um monstro imponente e de respeito, sem dúvidas.

 O que mais importa num Deck além de negadores e bons buscadores? Para mim, é essencial que haja um bom removal de monstros para auxiliar ao longo do caminho e da estratégia do seu Deck. E é isso que o Ursártico Caçarola nos oferece. E nada de piadinhas com seu nome hein! Assim como o Septentrion, o Ursarctic Grand Chariot é Invocado ao enviar 1 Sincro não-Regulador de Nível 1 e 1 Regulador de Nível 8 para o Cemitério. Uma vez Invocado, o nosso querido Masterchef (desculpa, eu não cumpri meu próprio pedido de não fazer piadas) pode escolher e destruir 2 cards no campo. Um efeito que apesar de dar alvo, continua sendo muito bom. O Caçarola também tem um segundo e poderoso efeito. Caso um card ou efeito for ativado que escolha um card "Ursarctic" como alvo, você pode oferecer 1 monstro da sua mão ou campo como Tributo e negar a ativação do efeito. Um monstro que além de destruir, também te protege de destruições, well done Konami.

 Mal começamos a falar dos Cards de Magia, e já nos deparamos com o melhor deles. A Partida Ursártica novamente nos trás a consistência tão necessária para o Deck, e ao custo de descartar 1 card, podemos adicionar 2 monstro "Ursarctic" do Deck para a mão. Ou seja, com um único card, já garantimos ao menos 1 Invocação de monstro, já que adicionamos o Tributo e o monstro a ser Invocado para a nossa mão. E se já houverem ao menos 2 monstros em nossa mão, a Departure nos serve também como uma ótima extensora. E por falar em Tributo, uma vez em seu Cemitério, quando você ofereceria um "Ursarctic" como Tributo, você pode banir a Departure no lugar, gastando menos recursos da sua mão, e te garantindo ao menos um monstro, mesmo que só haja um Ursarctic em sua mão. Novamente, well done.

 Voltando a falar de extensores, temos a Deslizador Ursártico, um Card de Magia Rápida que funciona de forma similar a Monster Reborn. Seu efeito é simples e de fato não há muito o que dizer sobre ele. Ao ser ativado, o Deslizador te permite escolher 1 monstro "Ursarctic" em seu Cemitério ou que esteja banido e Invocá-lo para o seu campo, O monstro Invocado será destruído durante a Fase Final, não poderá atacar, e você só poderá Invocar monstros que possuam Nível pelo restante do turno. Uma boa maneira de ressucitar seus Monstros Reguladores para fazer Invocações-Sincro, ou até mesmo reviver seus Sincros. como o Caçarola para destruir cards do oponente, mesmo durante o turno dele. Um bom card, sem dúvidas.

 Você provavelmente ainda lembra do primeiro efeito do Ursarctic Polari, correto!? Ao ser Invocado, ele nos permite ativar diretamente do Deck o Grande Carro Ursártico, que é o Card de Magia de Campo do Arquétipo. Uma vez em campo, a Magia de Campo te permite, uma vez por turno, banir 1 monstro "Ursarctic" do Cemitério como "Tributo" para sua Invocações, novamente sendo uma ótima auxiliadora no que diz respeito ao gerenciamento de recursos do Deck. Mas claro que não é só isso. Por ser um Deck que faz inúmeras Invocações com relativa facilidade, o Grande Carro tem um efeito para que, cada vez que um monstro seja Invocado por Invocação-Especial, você possa colocar 1 contador nele, e isso vale tanto para suas Invocações quanto para as do seu oponente. Mas, o que acontece quando colocamos esse contadores? Uma vez por turno, se um monstro for Invocado por Invocação-Especial e houver um Monstro Sincro "Ursarctic" no campo, caso hajam 7 ou mais contadores nesse card, você pode remover todos eles, e então escolher 1 monstro do oponente e tomar o controle dele, sem negar efeitos, sem destruí-lo e sem privá-lo de nada. Uma Snatch Steal em forma de Campo.

 Por último, temos o único Card de Armadilha do Arquétipo. A Quinta Carga Ursártica é um card relativamente bom, que auxilia na reciclagem. Uma vez por turno, ao pagar 700 PV, você pode escolher entre adicionar 1 monstro "Ursarctic" do Cemitério de volta a sua mão, ou fazer uma Invocação-Especial de um Synchro "Ursarctic" do seu Deck Adicional ao oferecer 2 monstros como Tributo. De qualquer forma, são efeitos que te ajudam ao longo do duelo, seja para reciclar algum monstro que foi oferecido como Tributo, mas que possui certa utilidade em sua mão, ou para Invocar o Septentrion ou o Caçarola durante o turno do seu oponente e interagir durante o turno em questão. Além disso, quando um "Ursarctic" Synchro é destruído em batalha, seu oponente deve embaralhar cards de volta ao Deck, do campo, mão e Cemitério até que o número total de cards somados na mão, campo o Cemitério sejam exatamente 7. Pode parecer um efeito ruim, mas a depender do Deck, isso pode desestabilizar completamente o campo do oponente e minar seus recursos, pois é um efeito que faz uma verdadeira varredura sem sequer dar alvo em nada.

E chegamos ao fim da análise do Deck "Ursarctic", lançado na Ancient Guardias. De antemão, já pedimos desculpas por termos atrasado um pouco mais na publicação desse post. Tivemos problemas pessoais, mas ao mesmo tempo sempre queremos dar o melhor a vocês! E nesse momento, você provavelmente deve estar se perguntando se vale a pena apostar no Deck, competitivamente. A resposta é sincera. Não. Ele é um ótimo Deck para se ter, com uma estratégia bem diferenciada, mas possui muitos defeitos. E o fato de não podermos utilizar Links ou Xyz acabam também por excluir boas engines que poderiam interagir com essa estratégia. Ainda assim, você pode até acabar vendo ele topando em algum lugar, mas acredito que será bem raro e esporádico. Não se esqueça que você encontra tudo o que precisa para montar esse Deck aqui na MYPCards! Confira a nossa loja, e as demais, e compre pelo preço mais em conta que só a MYP pode te oferecer! Até a próxima, e um grande abraço!

Att, Cyberse Team BR

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.