Boletim dos Artesãos - Previews e Campeonato | Magic

Escrito por
Publicado em 29/03/2021
392 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos ao Boletim dos Artesãos, mais uma semana sem sair de fase e trazendo a você tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa edição temos a estréia de Strixhaven com seus vários preview em especial os do Arquivo Místico, que deixou os jogadores de Histórico empolgados. Além disso tivemos o Campeonato de Kaldheim, último evento da segunda etapa desta temporada competitiva. Vamos lá!

Bem Vindos a Strixhaven

Na última quinta-feira, dia 25, tivemos a tão esperada estréia de Strixhaven, que será a mais nova expansão de Magic: the Gathering lançada no Standard. O show fez um bom trabalho de animar os ânimos e nos ambientar ao tema de escolas mágicas, especialmente com mais detalhes sobre as 5 faculdades, que você pode conhecer aqui.

Mecanicamente a coleção também é muito rica, trazendo desenvolvimentos em algumas áreas favoritas dos jogadores. Foram anunciadas três mecânicas novas no set, a primeira delas sendo Magifício, que te dá um bônus todas as vezes que você conjura ou copia uma mágica.

A segunda nova mecânica revelada é a mais nova mecânica perene do Magic, ou seja, deve aparecer em todos os lançamentos daqui para frente e se chama Salvaguarda. Como o nome e o efeito indicam, esta é uma mecânica de proteção, mas que não deve ser tão polarizante e promete ser mais flexível que Resistência à Magia e Manto, uma vez que o custo adicional de Salvaguarda não necessariamente será um custo de mana.

Mecânicas Strixhaven

A última das novas mecânicas traz o elemento de cartas de fora do jogo e implementa um novo tipo de mágica. A mecânica é Aprender e com seu efeito você pode trazer uma Lição de fora do jogo para sua mão ou descartar uma carta para comprar uma carta. E as Lições são justamente o novo subtipo de cartas, que serão sempre feitiços e, para além do tipo, não devem diferir em nada dos outros feitiços de seu deck.

Uma mecânica que retorna com Strixhaven são as Cartas Modais de Dupla-Face, as MDFCs. As regras de como elas funcionam permancem as mesmas, mas podemos ter expectativas altas já que este foi o primeiro set a tê-las na etapa de desenvolvimento.

Mecânicas de Strixhaven

Fomos prometidos a finalização de um ciclo de terrenos em Strixhaven e eles já foram revelados. Os Liames vêm para completar o ciclo de terrenos lançado em Sombras de Innistrad com as combinações inimigas. No Standard este ciclo sempre vai concorrer com as Trilhas, Sendas e Triomas, mas é possível que decks rápidos de 2 cores usem algumas cópias deles.

Liames de Strixhaven

E um dos previews mais esperados aconteceu ontem mesmo. Strixhaven é o set em que uma carta com as feições do brasileiro Paulo Vitor Damo da Rosa seria lançada, então ele mesmo nos revelou Magilaçador de Elite.

Magilaçador de Elite

O efeito faz lembrar um pouco Facção Vendilion, que o PV já disse ser uma de suas cartas favoritas, e o artigo da Wizards sobre a carta diz que ela tem intenção de ser uma peça para decks de controle que não necessariamente estejam no azul. Apesar disso, o clérigo pode e deve ser usado com muito benefício por decks agressivos para atrasar um efeito de cólera por alguns turnos, por exemplo.

Temos uma temporada de previews inteira pela frente, vamos acompanhar!

Novo e Poderoso Histórico

Nestes primeiros 4 dias de preview o destaque sem dúvidas ficou para as 63 cartas que compõem o Arquivo Mítico de Strixhaven. Falamos mais sobre ele por aqui, e, resumindo, eles são um conjunto de mágicas icônicas que estará em todos os boosters de Strixhaven e serão legais para o Limitado e para o Histórico, com exceção de 7 cartas.

E justamente essa legalidade no formato não-rotacional do Arena foi um dos aspectos mais comentados do Arquivo essa semana, pois várias cartas estão entrando no formato por esse caminho. Esse lançamento pode, então, ser considerado quase como uma Antologia do Histórico extra, e uma muito impressionante por sinal.

Arquivo Místico

Na lista temos algumas das cartas mais poderosas que já foram lançadas no jogo, com algumas adições que já foram banidas no Modern e até no Legacy, com direito a 4 cartas com a mecânica Rajada. A adição de todas essas cartas é mais um marco para diferenciar o Histórico de qualquer outro formato construído do Magic.

Várias dessas cartas tem o potencial para e fortalecer, ou mesmo criar do zero, uma série de decks e estratégias. Não há dúvidas de que o formato será completamente diferente quando essas cartas chegarem à plataforma, e essa mudança será muito empolgante.

O Campeonato de Kaldheim

Neste fim de semana também tivemos o Campeonato de Kaldheim, evento do mais alto nível competitivo do Magic e o último referente a etapa da coleção nessa temporada competitiva. O evento seguiu o modelo do anterior e teve rodadas de suíço com Standard e Histórico e ambos os formatos tiveram Metagame interessantes.

Standard no Campeonato de Kaldheim

No Standard o deck mais jogado foi o Sultai Ultimatum que despontou com o lançamento de Kaldheim como o melhor deck do formato usando uma estratégia control/combo, mas que veio com um alvo nas costas. Dessa forma a maioria dos decks foi construída focada nesse embate, inclusive o próprio Sultai Ultimatum.

O resultado foi que o deck mal conseguiu ficar acima da média em vitórias, e teve uma performance equivalente ao Mono-Red Aggro, o terceiro deck mais popular. No final a verdade é que, se você queria ganhar no Campeonato de Kaldheim, deveria ter registrado 4 cópias de Estalajadeiro de Beiramuro.

Temur Adventures foi o melhor deck do fim-de-semana, sendo o segundo mais popular e com uma performance impressionante, que foi até superada pelo bom e velho Gruul Adventures, embora este último teve uma parcela tímida do Metagame.

Histórico no Campeonato de Kaldheim

No Histórico tivemos um Metagame mais polarizado com o Jund Sacrifice sendo tomado como o melhor deck do formato pela maioria. Mas, assim como no Standard, ter um alvo nas costas custou muito ao deck que ficou exatamente nos 50% de vitória.

O melhor deck em melhor posição no campeonato foi, novamente, o segundo mais popular, o resiliente Orzhov Auras, que deve se colocar em definitivo na conversa de melhroes decks a partir de agora. Além dele  Abzan e Bant Midrange também tiveram resultados muito positivos.

Em termos de performances individuais o destaque é sem dúvidas o campeão do torneio, Arne Huschenbeth, que pilotou Dimir Rogues no Standard e Jund Food no Histórico. Embora seja um jogador jovem e novo a este nível de competição, Arne jogou o mais fino do Magic por todo o fim-de-semana, com algumas jogadas que impressionaram até mesmo os mais vencedores. Parabéns a ele pela grande conquista!

Arne Campeão

Quanto aos brasileiros o campeonato com certeza podia ser melhor. PV, atual campeão mundial e líder da MPL foi eliminado no Dia 1 da competição. De fato, dos 16 brasileiros que disputaram, apenas 4 chegaram ao Dia 2.

O próximo evento competitivo é nos dias 10 e 11 de abril para o primeiro Fim-de-Semana de Liga de Strixhaven. Há muito em jogo, vamos acompanhar!

Esse é o final de mais um Boletim dos Artesãos. Agora queremos saber de você. O que achou da estreia de Strixhaven? Está empolgado para jogar com o Arquivo Místico no Histórico? E o que achou da transmissão do Campeonato de Kaldheim? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.