Dragapult VMAX - James Neria - 3º Lugar Limitless #3 Online Series | Pokémon

Escrito por KotokoYS
Publicado em 10/06/2020
477 Visualizações, 0 Comentários.

Olá galera, meu nome é Raul, e venho por meio desse artigo, continuar dissertando sobre as principais listas desse formato UPR~RCL. Trago hoje a lista utilizada por James Neria ainda no Limitless Online Series #3 Qualifier que lhe rendeu o top 3. Diferente de algumas outras listas, James Neria não utiliza itens como Martelo Esmagador 159/202, nem o estádio Usina Elétrica 183/214, e Pokémon como o Giratina 097/214. Abaixo vou mostras as principais cartas alternativas que utilizou.

 

  • Pokémon:

O principal atacante do deck é o próprio Dragapult VMAX 093/192, utilizado aqui com uma linha de 3 - 3, por conta de seu ataque Fantasma Max , que por 2 energias psiquicas, tem como dano base 130, e ainda te deixa distribuir 5 contadores de dano nos pokémon do banco do oponente. Esses 5 contadores de dano sozinhos, não fazem tanta diferença, mas com 2 turnos batendo, além de nocautes nos pokémon ativos do oponente, pode estar levando Jirachi 099/181 no banco e até mesmo deixando cartas como Dedenne-GX 057/214 ao alcance de tomar um único hit do nosso ataque.

Jirachi 099/181 é utilizada em uma linha de 3, buscando sua utilização todo turno. Ela entra por conta da sua habilidade Desejo Estelar , que você pode olhar as 5 cartas do topo do seu baralho e escolher uma carta de treinador que encontrar lá, mas, em contrapartida, seu pokémon agora está adormecido, mesmo assim a habilidade é ótima para momentos onde você está sem apoiadores de compra de cartas na mão, ou até mesmo em busca do Ordem da Chefia (Giovanni) 154/192 para fechar o jogo.

Outra carta que tem caracteristica de auxiliar na sua montagem de jogo, e até mesmo na busca da carta para dar o nocaute certeiro para terminar uma partida, é o Dedenne-GX 057/214, sua habilidade Mudedenne, nos deixa, ao baixar ele no banco, descartar nossa mão e comprar 6 novas cartas do baralho. Carta muito comum no formato, sendo necessário muitas vezes no primeiro turno, para nos ajudar a continuar jogando mesmo tendo iniciado com uma mão ruim de cartas. James Neria optou por utilizar apenas 1 cópia, pois, conta com apenas 160 PS, o que o torna muitas vezes 2 prêmios fácil.

Como tinha citado antes, Dragapult VMAX 093/192 espalha contadores de dano nos pokémon do banco do oponente, para auxiliar nocautes contando com esses contadores as listas de Dragapult utilizam Zigzagoon de Galar 117/202. Essa lista conta com 2 cópias, por conta de sua habilidade Cabeçada Birrenta, que ao entrar em jogo, deixa o jogador colocar 1 contador de dano em um pokémon do oponente.

Nessa onda de pokémon com habilidades ao entrar em jogo, temos também 1 cópia de Giratina 086/236 com habilidade Brecha Dimensional, essa habilidade é ativada quando o pokémon é jogado de sua mão para o banco, e deixa você escolher e descartar uma energia especial ligada ao pokémon ativo do seu oponente. Em algumas partidas, pode até mesmo não ser utilizado, mas em outras, é um recurso chave para ganhar tempo até montar seu atacante.

A lista conta ainda com 1 cópias de Mewtwo 075/214 por causa da habilidade Relatório Mental, que ao ser baixado no banco, deixa o jogador escolher uma carta de apoiador da sua pilha de descarte e coloca-la como a primeira carta de seu baralho, podendo combar com cartas como Jirachi 099/181 e Dedenne-GX 057/214 para sua compra imediata. Diferente do novo Eldegoss V 019/192, esse Mewtwo, se nocauteado concede apenas 1 prêmio ao oponente, e além disso, tem outras formas de busca nesse deck, vou falar sobre isso mais adiante.

Contra alguns pokémon GX com habilidades, tais como Mewtwo e Mew-GX 071/236, Zeraora-GX 086/214, entre outros, a lista utiliza 1 ópia de Mimikyu 097/236 também por conta da sua habilidade Caixa Sombria, essa habilidade deixa os pokémon GX em jogo que tiverem contadores de dano sem habilidades.

Como citado acima, Jirachi 099/181 é um dos maiores alvos dos contadores de dano do ataque do Dragapult VMAX 093/192, entretanto, com a populariedade da carta Rede de Recolhida 165/192, é normalmente uma das cartas que são recolhidas para a mão, e assim, limpando os danos, tornando inútil os contadores que você "gastou" naquele pokémon. Por conta disso, utilizamos 1 cópia de Mr. Mime 066/181 com a habilidade Bloqueio de Recolhida, impedindo que pokémon com contadores de dano possam voltar para a mão do jogador independente de qualquer carta utilizada para isso.

Para finalizar os pokémon, temos Phione 057/236, que tem a habilidade Redemoinho de Sucção, que obriga seu oponente a escolher um novo pokémon do banco para ser o ativo. Pode ser utilizado para, por exemplo, jogar para o banco um pokémon ativo do oponente que tenha 50 ou menos de PS, assim podendo atacar um novo pokémon, e ainda nocautear com os contadores de dano no banco e comprando multiplos prêmios.

 

  • Treinadores:

As cartas de treinadores que auxiliam na compra de cartas nesse deck são: Marine 169/202, onde você e seu oponente embaralham suas próprias mãos, e colocam no fundo do deck, comprando novas cartas do topo, você 5, seu oponente 4, ótima para tirar recursos chave que você sabe que seu oponente tem na mão e até mesmo para jogar para o fundo cartas que você não quer usar naquele momento na partida. Pesquisa de Professores (Profª Magnólia) 178/202, carta essa onde você descarta sua mão e compra 7 novas cartas do topo do baralho, ótima para "correr" o baralho, ir atrás de recursos chave e montar seu setup. Ambas são utilizadas 4 cópias.

Para buscas, temos 4 cópias de Bola Rápida 179/202 e 4 cópias de Tesouro Misterioso 113/131. A primeira, ao descartar uma carta da mão, busca um pokémon básico, sendo utilizada para todas as buscas no deck com exceção do Dragapult VMAX 093/192. A segunda, consegue buscar o Dragapult VMAX 093/192, mas em compensação, não busca cartas como Dedenne-GX 057/214, Phione 057/236Jirachi 099/181 e Zigzagoon de Galar 117/202, pois seu efeito é poder buscar uma carta de pokémon psiquico ou dragão, e para isso você deve descartar uma carta de sua mão, assim como a Bola Rápida 179/202.

Ainda para busca, mas agora para buscar energia básica, temos 2 cópias de Inquieteco de Energias 170/214. Com sua utilização, podemos buscar uma energia básica do baralho e coloca-la na nossa mão. Se formos o segundo a jogar e estivermos no nosso primeiro turno, podemos buscar 3 energias básicas, assim garantindo energias por diversos turnos mesmo sem um apoiador de compra na mão.

Para nocautes certeiros contamos com 2 cópias de Ordem da Chefia (Giovanni) 154/192, podendo ser utilizado como a Phione 057/236, para nocaute multiplos. 

James Neria também utilizou 4 cópias de Rede de Recolhida 165/192. Podemos utiliza-la de diversas formas, tais como, para combos de utilização de Jirachi 099/181, para utilizar novamente a habilidade de um Mewtwo 075/214 e voltar outro apoiador para o baralho. Utilizar novamente habilidade da Giratina 086/236 e até mesmo utilizar diversas vezes a habilidade de um Zigzagoon de Galar 117/202, auxiliando mais ainda nos danos de contadores no banco do oponente.

São utilizadas 3 cópias de Substituição 183/202, para mobilidade e auxiliar na utilização da habilidade da Jirachi 099/181.

Como ferramentas, o deck conta com 3 cópias de Bomba Gigante 196/236, que serve para quando o pokémon ao qual esta carta está ligada for o pokémon ativo e sofrer um dano de ataque de 180 ou maior, o pokémon oponente leva 10 contadores de dano, ou seja, pode muitas vezes defender seu pokémon ativo de sofrer algum dano. Em contrapartida, essa carta só fica 1 turno ligada ao seu pokémon, então, tem que ser observado bem o momento do jogo para utiliza-la.

Outra ferramenta utilizada é o Skate de Fuga 122/156, estando aqui presente com 2 cópias. O pokémon ao qual essa carta está ligada, precisa descartar 1 energia a menos para recuar, e além disso, pode recuar mesmo estando paralisado ou adormecido, ou seja, é principalmente utilizada com a habilidade da Jirachi 099/181 .

Para fechar as cartas de treinadores, o deck conta com 2 cópias de Maré Caótica 187/236, estádio esse que ao ser retirado com a entrada de um novo estádio, descarta aquele novo estádio também. James Neria, teve a preocupação de atrasar a utilização de estádios pelos seus oponentes, forçando, por exemplo, um deck de Pikachu e Zekrom-GX 033/181 , a achar além do estádio, o Marshadow 103/236.

 

  • Energias:

Muito comum nesse arquétipo de decks de Dragapult VMAX, utilizamos a energia especial Energia Psychic Horripilante 172/192, energia essa que quando ligada ao pokémon, ela fornece energia psiquica, e além disso, se estiver ligada no seu pokémon ativo, que sofrer dano por ataque do pokémon do oponente, podemos colocar 2 contadores de dano no pokémon que efetuou esse ataque, mais uma forma de colocar contadores de dano. Juntamente com a Bomba Gigante 196/236, ao fazer um ataque no seu pokémon, o oponente pode chegar a levar 12 contadores de dano. Então, por essa utilidade, o deck conta com 4 cópias dessa energia.

E para fechar, é utilizado 5 cópias de energias básicas psiquicas.

 

O deck montado por James Neria, é ótimo contra decks que utilizam muitas cópias de Jirachi 099/181 e outros básicos com PS baixo, mas também está pronto para grandes ataques por conta da utilização de Bomba Gigante 196/236. O maior problema do deck, é a energização de um atacante de 2 energias psiquicas, tendo poucas no deck e sem nenhuma aceleração (ao menos nessa versão). 

---

Tenho o objetivo de ao menos uma vez por semana, trazer um novo deck para analisar, pela primeira vez estou trazendo uma análise carta por carta, buscando assim melhor o entendimento de quem ainda não teve contato com esse deck. Qualquer critica é bem vinda.

Tenham uma ótima semana! 
Fiquem em casa.

Comentários

Outros Produtos

  • Magic The Gatering - Unsanctioned | Caixa de Booster

    Magic The Gatering - Unsanctioned

    1 item(s) R$ 230.00
  • Commander 2020 Deck - Regimento Impiedoso  | Deck

    Commander 2020 Deck - Regimento Impiedoso

    3 item(s) R$ 299.90
  • deck de arahbo | Deck

    deck de arahbo

    1 item(s) R$ 1200.00
  • Playmat Sarkhan - Grand Prix São Paulo 2019 | Playmat

    Playmat Sarkhan - Grand Prix São Paulo 2019

    1 item(s) R$ 60.00
  • MAGIC THE GATHERING COLEÇÃO BÁSICA 2021 DECK DE PLANESWALKER - Chandra | Deck

    MAGIC THE GATHERING COLEÇÃO BÁSICA 2021 DECK DE PLANESWALKER - Chandra

    1 item(s) R$ 79.90
  • DECK COMMANDER 2020 ENXAME SIMBIÓTICO SYMBIOTIC SWARM | Deck

    DECK COMMANDER 2020 ENXAME SIMBIÓTICO SYMBIOTIC SWARM

    1 item(s) R$ 237.90