Boletim dos Artesãos - Companheiros no Standard | Magic

Escrito por
Publicado em 27/04/2020
1372 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, fechado com o que de mais importante aconteceu no mundo de Magic: the Gathering. Já nos distanciamos algumas semanas do lançamento de Ikoria: Terra de Colossos e depois de termos algum tempo para respirar e experimentar o set, nada melhor do que ver o resultado desses experimentos em campeonatos, e é isso que faremos. Porém antes passaremos pelo Commander, que teve uma atualização de regras publicada. Vamos lá!

Nada Mais de Flash-Hulk

Na segunda-feira passada, dia 20, o Comitê de Regras do Commander publicou mais uma atualização de regras, o que era esperado para o ajuste do formato após o lançamento de uma nova coleção. A publicação não se limitou a isso, no entanto, pois também incluiu banimentos, sendo um deles muito pedido por uma parte da comunidade.

Nas mudanças de regra nada de extraordinário foi feito, apenas uma pequena alteração permitindo que a mecânica de companheiro funcione no Commander. Para isso a Regra 11 foi editada. Antes a regra impedia que qualquer carta de fora do jogo fosse acessada, o que inutiliza cartas como Desejo Fulgurante e Karn, o Grande Criador, que são mal vistas pelo Comitê por sua abragência. A Regra 11, então agora lê:

“Habilidades que trazem outras cartas que você possui de fora do jogo para dentro do jogo não funcionam no Commander.”

Como os Companheiros trazem a si mesmos para dentro do jogo eles podem funcionar no Commander da mesma forma que nos outros formatos.

Indo para os banimentos tivemoas a oficialização do de Lutri, o Catamágicas. Falamos sobre a carta aqui, mas, em resumo, a restrição desse Companheiro faz parte das próprias regras do Commander, o que o fez incompatível com o formato.

Lutri e Lampejo

O banimento que rendeu mais comentários, porém, foi o da carta Lampejo, um pedido da comunidade competitiva do formato desde que Brutamontes Multiforme foi desbanido no formato. As duas cartas combinam para um combo que termina o jogo com extrema facilidade, chamado Flash-Hulk, e que acabou se tornando onipresente e rendendo experiências menos que agradáveis.

Enquanto o banimento foi um pedido dessa parte de jogadores a forma como ele veio deixou a comunidade competitiva um pouco incomodada. No artigo Toby Elliot gera um tipo de sentimento de nós contra eles entre os jogadores competitivos e casuais dizendo que esta é uma “decisão excepcional” e um “passo extraordinário, improvável de ser repetido”.

Posto dessa forma o anúncio deixou clara que existe uma cisão entre estes dois tipos de jogo para o Comitê, enquanto outros entendem que todos apenas querem aproveitar o mesmo formato, o Commander, a sua maneira. Além disso ele enfraquece a força do jogo competitivo, passando a mensagem de que ele não tem e não terá a mesma importância do casual.

Conflito à parte, todas as mudanças são feitas tendo em vista a melhoria do formato e os jogadores podem agora propriamente mergulhar nas novas cartas e mecânicas de Ikoria e Commander 2020 despreocupados.

Novo Standard com Ikoria

Ikoria: Terra de Colossos foi lançada há tempo suficiente para que os jogadores fizessem seus experimentos e colocassem suas ideias à prova em cenários competitivos, pelo menos no Magic digital, que conta com torneios regulares tanto no Magic Online quanto no Magic Arena. E tendo isso em mente a Wizards publicou na última sexta, dia 24, uma análise de como está reagindo o Metagame à chegada do set.

Os dados foram obtidos levando em conta os Qualificatórios Diários das MagicFest Online de 20 a 23 de abril. Os 99 decks vitoriosos, com campanha com no mínimo 5 vitórias, ajudam a ilustrar o que se passa na cabeça dos jogadores no momento, mas um tema se sobressai entre os outros, os Companheiros, que estão em destaque em 3 dos 4 arquétipos que lideram o formato.

No topo temos um encontro quase que perfeito entre um deck e um Companheiro em Keruga, o Macrossábio e Jeskai Fires. O deck não perdeu quase nada para se adequar as restrições de Keruga, fazendo uma substituição simples de Rajada de Éter por Caloteiro Descarado // Pequeno Furto. Aliás a Aventura da fada, ao lado de Gigante Esmaga-ossos // Pisar, são peças importantíssimas ao permitir que o deck mantenha interação de começo de jogo sem perder o Companheiro.

O casamento quase perfeito rendeu ao deck quase 35% das campanhas vencedoras nos quatro dias analisados. E, mesmo sendo início de formato, a construção parece quase finalizada, divergindo apenas na possível adição de algumas cópias de Cunoro, Sabujo de Atreos.

Deck Jeskai Fires - Arena Standard

Márcio Carvalho Desafio de Pontos Míticos Fevereiro 2020

Autor: artesaosdomagic

 

O arquétipo que fica na segunda posição é o de Sacrifícios, e esse sim tem ainda muitas decisões a fazer, embora tenha tido formidáveis 21% dos resultados favoráveis. Isso se deve ao fato de que muitas opções parecerem viáveis nesse início de Standard.

O deck tem dois ótimos Companheiros a considerar entre Lurrus da Toca Onírica e Obosh, o Furapresa. Lurrus  te faz perder o poderosíssimo efeito de Diabo do Pandemônio, enquanto que Obosh maximiza este mesmo efeito, mas te faz abrir mão de Croxa, Titã da Fome da Morte e Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos.

Lurrus e Obosh

Porém essas não são as únicas opções, pois Lurrus ainda abre caminho para trocar o Vermelho pelo Branco num Orzhov Aristocracts. Ou ainda você talvez não queira nenhuma dessas mudanças e se atenha ao velho Jund Sacrifice. São muitos fatores a se levar em consideração, mas, no momento, a balança pende para a vitória de Rakdos Lurrus nesse embate.

O terceiro arquétipo com Companheiro de destaque é o Ramp, onde Yorion, Nômade Celeste entra em evidência com o Bant Ramp. O deck mantém o esqueleto da versão do Standard passado, com Nissa, Abaladora do Mundo e Uro, Titã da Ira da Natureza, mas se expande para acomodar mais 20 cartas, das quais cerca de metade são terrenos.

A princípio diluir as chances de comprar suas melhores cartas parece uma má ideia, mas começar com uma oitava carta sempre disponível e que sinergiza bem com o deck, reativando habilidades de entrar no campo de batalha e restabelecendo a lealdade de planinautas, parece fazer o sacrifício fazer a pena.

Yorion e Shark Typhoon

O último dos 4 arquétipos principais do Standard atual não conta com um Companheiro, mas ressurgiu das cinzas por causa de apenas uma carta de Ikoria. Shark Typhoon renovou completamente o vigor de Temur Reclamation o colocando novamente entre os melhores decks.

O encantamento é extremamente poderoso não só no campo de batalha, mas também na mão do jogador, já que, aliando sua habilidade de Reciclar às quantidades imensas de mana geradas com a ajuda de Reconquista da Natureza, pode criar tubarões voadoes mais que formidáveis.

O formato ainda está se desenvolvendo, e evolui a passo rápido. Keruga é o Companheiro a ser batido no momento, mas vamos ver por quanto tempo continua nessa posição.

Esse é o fim de mais um Boletim dos Artesãos. O que você achou do banimento no Commander? Em qual deck você tem apostado nesse início de Standard? E qual seu Companheiro favorito no formato? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.