Boletim dos Artesãos - Estreia Colossal | Magic
Escrito por artesaosdomagic
Publicado em 06/04/2020
1391 Visualizações, 0 Comentários.
Olá e sejam-bem vindos a mais um Boletim dos Artesãos, prontinho para te aprovisionar com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. E já estamos na temporada de previews de Ikoria, e ela vai a todo vapor impulsionada pela empolgante estréia que nos presenteou com a Série Godzilla, fruto da parceria entre a Wizards e a Toho. Porém, antes de chegarmos a essa parte mais animadora temos mais atualizações do impacto da covid-19 no Magic. Vamos lá!
Temporada 2020 Finalizada
Na última terça-feira, dia 31 de março, a Wizards publicou mais uma atualização de esports e nela comunicou que a Temporada Parcial de 2020 foi considerada irrecuperável, portanto está sendo finalizada como está.
No campo dos eventos os torneios regionais da Série 2 de Pro Tours, que haviam sido reagendados, foram, por fim, cancelados. Além disso a Wizards oficialmente recomenda que os jogadores não façam nenhum arranjo para viajar para as Finais de Players Tour de Minneapolis (10-12 de julho) ou para o Invitacional Mítico (23-26 de julho), pois o cancelamento deles também é altamente possível. A empresa também se comprometeu a honrar todos os convites já conquistados em futuras oportunidades.
Para as ligas a decisão foi manter o status de todos os atuais membros tanto da Magic Pro League quanto da Liga de Rivais. Em adição a eles 15 novas vagas nos Rivais estão sendo criadas para premiar os jogadores tanto do físico quanto do Arena que se deram bem nesse período.
Para o Arena foram reservadas mais 7 vagas para os jogadores com mais Pontos Míticos que ainda não estão classificados. Essa corrida continua, e bem apertada, já que ainda temos pontos em disputa no Desafio de Pontos Míticos que aconteceu este fim-de-semana e nos Qualificatórios Míticos que ocorrem em 16 de Maio e 15 de junho.
Já para o físico as 8 vagas adicionais já foram definidas e vão para os jogadores com mais Player Points da temporada. Assim, parabéns a Corey Burkhart, Kenta Harane, Shintaro Ishimura, Zachary Kiihne, Joel Larsson, Yuta Takahashi, Brent Vos e Jacob Wilson!
Esse de forma alguma é o final que esperamos para a temporada, mas é o que a Wizards julga melhor nesse momento de crise. Uma Temporada 2020-21 novinha em folha deve começar no fim desse ano e esperamos que ela seja de sucesso.
Os Kaiju em Ikoria
Como adiantamos aqui semana passada, nessa quinta tivemos a estréia de Ikoria: Terra de Colossos, que deu início à temporada de previews do set. E que estréia foi essa, iniciando com mais um trailer cinemático lindíssimo e já emendando com o prato principal do show: a parceria entre a Wizards e a Toho que trouxe os kaiju para o Magic.
Toho é a gigantesca produtora e distribuidora de filmes japonesa, lar de alguns dos maiores títulos de tokusatsus e kaiju já produzidos. Nessa colaboração, que é a primeira vez que a Wizards exibe personagens de outra corporação em suas cartas, Godzilla e outros montros da franquia, como Rei Ghidorah e Mothra, são trazidos para o mesmo mundo dos planinautas que estamos habituados.
São 19 cartas totais que fazem parte da Série Godzilla, mas apenas 15 delas estão na Série Básica e podem ser encontradas em Boosters de Draft. As demais são a carta promocional de Buy-a-Box, Godzilla, Rei dos Monstros, e três cartas exclusivamente em japonês.
Todas as cartas da Série Godzilla são versões especiais de cartas que estão no set e, à exceção da promo de Buy-a-Box, podem ser encontradas sem o tratamento da Série. Elas poderão ser usadas em campeonatos, assim como outras versões no passado, e, nesse tipo de ambiente, serão simplesmente tratadas como suas contrapartes não tão especiais.
Passando nosso foco para o set principal, fomos dados também todas as informações sobre as mecânicas de Ikoria. Apenas uma de quatro é uma mecânica que faz um retorno, Reciclar. Sua última aparição em ambientes de Standard foi em Kaladesh, mas em Ikoria os aprimoradores estão mais focados, não sendo ativados de qualquer fonte de descarte como vimos antes.
A mecânica nova mais simples de explicar são os Marcadores de Habilidade, que são exatamente o que se intui por seu nome. Essa é uma maneira de indicar uma mudança permanente em uma criatura, algo que antes podia ser um pouco complicado, e combina com a natureza dos monstros de Ikoria, que estão sempre mudando.
E essa mudança é o tema central da mecânica seguinte, Mutação. Ao conjurar uma criatura com mutação você pode escolher colocá-la acima ou abaixo de um não-humano que você possua. Independente de sua escolha a criatura terá os status, incluindo poder e resistência, da carta na posição superior, mas as todas as habilidades de todas as criaturas da pilha. A mecânica é a nova forma de criar monstros que fomos prometidos.
A última mecânica nem pôde ser jogada e já causou polêmica. Se inspirando no Commander a mecânica Companheiro te permite conjurar uma criatura lendária específica de fora do jogo, o que na maioria das vezes será seu sideboard, desde que você cumpra uma suas restrições de construção de deck. Importante notar que as restrições só se impõem sobre o deck principal. Serão 10 os Companheiros de Ikoria.
A polêmica da mecânica veio com o banimento de Lutri, o Catamágicas, no Commander no mesmo momento em que a carta foi revelada. A justificativa é que a restrição de Lutri não passa das regras gerais para construção de basicamente todos os decks do formato, o fazendo uma inclusão instantânea em todos os decks que contivessem as cores Vermelho e Azul. Sendo assim, será que o veremos banido também no Brawl?
Já estamos chegando no final, mas antes vamos conhecer os planinautas que movem a história em Ikoria. A primeira é Vivien Reid, que está em Ikoria, a princípio, para estudar a especial população de monstros no plano. O outro é um novo personagem, Lukka, um humano que faz parte dos Gibão de Cobre, uma organização militar anti-monstros, mas seu destino se complicará quando ele estabelecer “vínculo” com um deles. É ele quem está na capa do ebook Sundered Bond que trouxemos semana passada.
Sabemos que há mais um planeswalker conhecido no plano e tudo indica que é Narset, já que ela aparece como centro da ilustralção de uma carta.
A última coisa que falta citar são os decks de Commander 2020, que acompanham o lançamento de Ikoria. Todos os decks são de três cores com as mesmas combinações dos Khans de Tarkir. Todos os comandantes são personagens de Ikoria, assim como todas as cartas inéditas se passam no plano.
Os decks também marcam o retorno da mecânica Parceiro de, antes vista em Battlebond. A decklist completa dos cinco decks já estará disponível hoje!
Assim encerramos mais um Boletim. Ikoria tem se mostrado um set riquíssimo, mais do que muitos esperavam. Qual a sua parte favorita dos previews até agora? O que achou dos decks de Commander 2020? E qual sua carta favorita da Série Godzilla? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.
Thiago Santos dos Artesãos do Magic
Comentários