Boletim dos Artesãos - Descanso para Golos | Magic

Escrito por
Publicado em 20/09/2021
421 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que toda semana chega com iniciativa para te trazer tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: tha Gathering. Nesta semana tivemos o lançamento de Caçada à Meia Noite no Magic Arena, que abalou um pouco a plataforma que permanece na saga para se estabilizar depois da atualização de agosto. No entanto, a notícia principal vem do Commander com banimentos e desbanimentos. Vamos lá.

Instabilidade Rotineira

Innistrad: Caçada à Meia Noite finalmente está disponível para jogo nas plataformas digitais Magic Online e Magic Arena. Sempre que há uma atualização de conteúdo neste último, especialmente uma de rotação, é compreensível ficar receoso quanto aos danos à estabilidade do programa e, embora elas tenham acontecido, ele já está mais ou menos em seu estado normal.

Nas primeiras horas depois que o set foi disponibilizado o movimento no jogo foi grande demais para o sistema e o jogo funcionou com servidores em estado degradado, com telas de carregamento mais longas e compras que demoravam a ser processadas na loja, que inclusive foi fechada por alguns instantes. Os servidores voltaram ao seu funcionamento pleno logo depois.

Alguns problemas também foram corrigidos no lançamento, os mais importantes sendo o erro crítico que inutilizava contas de jogadores que alcançaram o ranque Mítico no Limitado e o sistema de pareamento especialmente no Brawl, onde o nível de poder dos Comandantes é levado em conta na seleção dos oponentes.

O patch também trouxe alguns novos erros, alguns que já foram corrigidos neste fim de semana, incluindo o emblema de Teferi, que Atrasa, e a maneira como Pluma e cartas com Rebote interagiam com o exílio (aceite o código BORROWEDTIME como um pedido de desculpas). O jogo ainda aparenta estar num estado pior do que antes da atualização de agosto, mas vem fazendo melhorias constantes.

Gandalf UB

O Estado do Jogo para Caçada à Meia Noite também foi publicado, mas sem muitas informações realmente novas. Ficamos sabendo, no entanto, que alguns produtos da marca Universos Além, responsável pelos crossovers de Magic, entrarão no Arena, inclusive a coleção de O Senhor dos Anéis a ser lançada no ano que vem.

Apesar de tudo, há muito a se animar pelo Magic Arena, com Standard novo e conteúdo chegando. Vamos acompanhar!

Entra e Sai Confuso no Commander

A grande notícia da semana ficou com a atualização de setembro do Comitê de Regras do Commander. Para quem não sabe ou conhece o Comitê é formado por Scott Larabee, Toby Elliott, Gavin Duggan e Sheldon Menery e age como um regulador para o Commander, formato que não pertence à Wizards como o Standard pertence, por exemplo.

A atualização trouxe grandes mudanças, mas também mudanças confusas, com o BANIMENTO de Golos, Peregrino Incansável e o DESBANIMENTO de Incêndio Mundial. Além disso a Regra 10 do formato foi eliminada por estar obsoleta para os padrões de jogo atuais.

Golos

Começando pelo banimento, os problemas com Golos são claros e identificados desde que a carta entrou no formato, e atuam contra a diversidade do formato. O fato de que ele só precisa de mana genérica para ser conjurado faz com que ele seja facilmente jogado num amontoado de cartas boas e staples sem precisar se preocupar muito. Além disso suas duas habilidades são verdadeiras afrontas.

A primeira basicamente reduz a taxa de comandante pela metade enquanto ainda melhora consideravelmente sua base de mana, buscando as cores necessárias quando necessárias. A segunda significa que, a partir de certo ponto você passa a realizar somente uma ação no jogo, ativá-la, já que é difícil achar algo melhor para fazer do que jogar as três cartas do topo do seu deck de graça.

Com esses fatores a carta se tornou simplesmente o comandante genérico perfeito e, segundo o EDHREC ele era o comandante mais popular de 5 cores e um dos mais populares de todos.

O ponto delicado do banimento é justamente a popularidade de Golos no formato. Faz sentido banir uma carta tão popular somente pelo argumento da diversidade de formato? As habilidades de Golos, Peregrino Incansável são ótimas, mas não geram interações que finalizam jogos de forma inesperada e que não permitem reação, como vemos em outros banimentos. Além disso, porque o banimento não aconteceu em algum momento antes nestes quase 2 anos que a carta é legal, já que, como dito, seus problemas são conhecidos? Questões como essa deixaram os jogadores muito confusos.

Incêndio Mundial

A segunda fonte de confusão foi o desbanimento de Incêndio Mundial. Com este banimento o Comitê quer sinalizar que o formato deve ser mais receptivo a mágicas de valor 8 e 9, o que foi esclarecido. Porém o motivo pelo qual a carta foi banida, gerar estados de jogo em que há uma ruptura brusca no acesso de recurso dos oponentes enquanto alguns dos seus são mantidos, ainda permanece no formato.

O Comitê citou que ainda acha que Vitória da Aliança e Biorritmo ainda são perigosas demais para o formato, de forma que permanecem banidas. No entanto, eles também disseram acreditar no “contrato social” e discussões entre os grupos para previnir que Incêndio Mundial invada jogos que não são compatíveis com a carta, o que pode ser lido como os jogos casuais. Se for necessário depender deste “contrato” vale a pena desbanir a carta? E se o “contrato” é tão efetivo não seria o caso também desbanir  Vitória da Aliança e Biorritmo? Com isso as interrogações na cabeça dos jogadores só aumentou.

Fazia tempo que uma decisão do Comitê de Regras não era tão mal recebida. Ninguém parece concordar ou saber se o banimento e o desbanimento fazem mesmo bem ao Commander ou só trazem mais bagunça ao formato. Independente disso, o entanto, sabemos que o formato sobreviverá, afinal é a forma mais popular de se jogar Magic. Vamos acompanhar como ele evolui.

Assim finalizamos mais um Boletim dos Artesãos. Agora queremos saber de você. Encontrou algum problema ao jogar o Arena recentemente? O que acha de ver O Senhor do Anéis na plataforma? Já conseguiu tirar alguma conclusão dos anúncios do Commander? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.