Boletim dos Artesãos - Primeiros Rebaixados | Magic

Escrito por
Publicado em 12/04/2021
496 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, mais uma semana sem ser destronado e trazendo tudo o que de mais importante acontece no mundo do Magic: the Gathering. Nessa edição temos algumas novidades que chegarão ao Arena com Strixhaven nessa semana e destaques do primeiro Fim-de-Semana de Liga da última etapa dessa temporada competitiva.

Novas Regras no Melhor-de-1

Strixhaven estará disponível nas plataformas digitais, Magic Arena e Magic Online, nessa semana a a partir de quinta-feira, dia 15, então semana passada tivemos um novo Estado do Jogo com as novidades que o set vai trazer para a plataforma mais recente.

O primeiro aspecto que chama atenção é o Magic Arena finalmente começando a colocar os pés nas interações sociais em grupo por meio de uma série de eventos chamados de Copa das Faculdades. O conceito é bem simples, basta participar dos eventos usando os sleeves, avatares e bichinhos correspondentes a sua faculdade para marcar pontos para ela. No final da copa todos os jogadores  receberão prêmios da faculdade vencedora.

Esta também é uma maneira de incentivar os jogadores a utilizar os cosméticos da plataforma. Os sleeves de cada faculdade podem ser obtidos na loja com os códigos abaixo (digite tudo junto). Já os avatares e bichinhos estarão disponíveis na Maestria da coleção.

Sleeves Faculdades

A segunda grande novidade é uma mudança de regras nos formatos melhor-de-1. Com o uso da mecânica Aprender + Lições é possível que o uso de “wishboards”, isto é, cartas no sideboard que estão lá para serem trazidas de fora do jogo por cartas com habilidades como as das lições, se torne mais popular.

Como no formato melhor-de-1 não há o conflito entre ter um wishboard e um sideboard funcional para modificar o seu deck para os jogos 2-3 a Wizards entendeu que o sideboard nessa modalidade tinha espaço demais. Dessa forma, a partir de Strixhaven, os sideboards na modalidade melhor-de-1 serão compostos por 7 cartas.

Em termos de interface e experiência do usuário a mudança deve ser suave, já que os decks continuarão a poder serem usados nas duas modalidades, melhor-de-1 e melhor-de-3. O que vai acontecer é que o editor de decks deve deixar claro quais das 7 cartas farão parte do sideboard em partidas melhor-de-1.

Sticker Will

Além dessas, não teremos muitas novidades com a atualização de Strixhaven. Alguns cosméticos devem chegar à loja do jogo, incluindo novos stickers, um bichinho para Mila, de Mila, Crafty Companion // Lukka, Wayward Bonder, e estilos correspondentes às versões japonesas do Arquivo Místico da coleção.

Tudo isso chega ao Arena com o lançamento de Strixhaven, nesta quinta-feira, dia 15.

Primeiro Fim-de-Semana de Decisão

Nestes últimos sábado e domingo tivemos o Fim-de-Semana de Liga de Abril para a Etapa de Strixhaven, o primeiro de 3 que decide as posições finais nas ligas, os rebaixados, classificados e as vagas no Mundial. Diferente dos eventos anteriores, nessa etapa os Fins-de-Semana de Liga tem tanto Standard quanto Histórico como formatos.

Apesar de ser o primeiro evento da etapa de Strixhaven, o set ainda não foi lançado, o que quer dizer que foram disputados jogos no mesmo formato conhecido do Campeonato de Kaldheim. No Standard o Dimir Rogues foi o deck de mais destaque, já que tem um embate bom contra o Sultai Ultimato, e no mínimo disputado contra as variáveis de Aventura. Ele foi o deck preferido dos jogadores da MPL.

No Histórico tivemos mais mudanças, no entanto. Jund Food havia se estabelecido como o melhor deck do formato anteriormente, mas foi abalado pelo Orzhov Auras no último evento e dessa vez teve como desafiante o Sultai Ultimato.

O deck foi portado com muito sucesso do Standard e consegue ter ainda mais inevitabilidade no Histórico com seleções que combinam Omniscience, Scholar of the Lost Trove e Despedida Final, entre outras cartas. O formato vai receber muitas cartas poderosas em Strixhaven, vamos ver como esses decks vão reagir.

Pilha Sultai

Em termos de competição o evento definiria os primeiros classificados ao Mundial de Magic e tivemos reviravoltas em ambas as ligas.

Na MPL quem liderava no começo do Fim-de-Semana era o brasileiro Paulo Vitor Damo da Rosa, o atual campeão Mundial. Infelizmente ele não conseguir segurar a ponta evento e caiu para a terceira posição na liga com um resultado 6-6.

O Fim-de-Semana foi mesmo é de Ondřej Stráský, que venceu 11 de suas 12 partidas passando tanto PVDDR quanto Gabriel Nassif para agarrar a primeira colocação e a vaga já na 10ª rodada.

Classificação MPL

Na Liga de Rivais a disputa durou um pouco mais já que Matt Sperling, que começou na liderança, disputou a vaga com Eli Kassis até a última rodada, mas Kassis conseguiu uma vitória em um jogo que foi de fácil a complicado uma porção de vezes, mas tudo acabou dando certo.

O Fim-de-Semana também definiu os primeiros rebaixados em ambas as ligas. Três jogadores já estão caindo de MPL para Rivais e eles são Piotr Glogowski, Chris Kvartek e Raphael Levy. Já nos Rivais, 5 jogadores perderam o status de liga e serão desafiantes na próxima temporada: Ally Warfield, Ben Stark, John Rolf, Beatriz Grancha e Joel Larsson.

Classificação Rivais 1

O nosso Carlos Romão começou o evento na lanterna da MPL, mas teve um ótimo fim-de-semana, com 8 vitórias, e continua na briga pela permanência. Já Lucas Esper Berthoud, o brasileiro que está na Liga de Rivais, não teve desempenho tão bom, apenas 4 vitórias, mas ele continua na zona que o leva ao Desafio de Rivais, ou seja, até chances de chegar à MPL ainda são possíveis.

O próximo evento de liga acontecerá em 15 de maio e definirá mais duas vagas para o mundial, uma MPL e uma Rivais, e mais alguns rebaixados, 3 da MPL e 5 rivais. Vamos acompanhar!

Classificação Rivais 2

Assim acaba mais um Boletim dos Artesãos. Agora queremos saber de você. Está empolgado para jogar com as cartas de Strixhaven? O que achou da mudança de regras  no melhor-de-1? E quanto a este fim de temporada competitiva, está animado? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.