Boletim dos Artesãos - Espiral de Nostalgia | Magic

Escrito por
Publicado em 08/03/2021
343 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, mais uma semana com impulso aniquilador e pronto para te suprir com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Tivemos uma semana calma como não vemos há algum tempo com a coleção Espiral Temporal Remasterizada sendo completamente revelada. Além disso, tivemos mais um anúncio para o Arena, algo que também estava em falta. Vamos às informações.

Espiral de Nostalgia

Ao longo das últimas duas semanas tivemos a temporada de previews da primeira coleção remasterizada a ser lançada no físico, Espiral Temporal Remasterizada, que, embora tenha entrado em desenvolvimento antes de seus companheiros do mundo digital, pega carona no sucesso de Amonkhet e Kaladesh Remasterizada, que foram lançadas no Arena no ano passado.

O set foi originalmente lançado em 2006 e foi um dos marcos em complexidade do jogo em vários aspectos. Do ponto de vista de história temos algumas linhas temporais e muitos personagens a serem acompanhados, o que, é claro, acabou se refletindo nas cartas das três coleções do bloco, Espiral Temporal, Caos Planar e Visão do Futuro.

Apesar disso, e também por causa disso, o bloco causou grande impacto nos jogadores, o que o fez ser escolhido como o primeiro de talvez uma nova série de lançamentos remasterizados (a depender do sucesso de Espiral Temporal).

Mas antes de falarmos do que Espiral Temporal Remasterizada trás de ótimo vale dar uma olhada no que não retornou com a coleção. A começar com o chamado “lixo de draft”, que, em maior parte, foi removido da coleção. Em 2006 os ambientes limitados tendiam a ter um nível de poder médio de cartas ainda menor do que o de lançamentos regulares hoje, o que contradiz totalmente o intuito de um set remasterizado, que, além de reviver um lançamento, busca proporcionar uma experiência mais complexa e poderosa aos jogadores. Assim sem chance dos fãs do Ent da Selva da Cicatriz ficarem satisfeitos.

Além desses outros cortes obviamente tiveram que ser feitos para reduzir o total de cartas do bloco de 626 para 289. Isso infelizmente incluiu alguns ciclos interessantes, como os dragões, a exemplo de Numot, o Devastador. Outra ausência notável é a falta das molduras futurísticas de Visões do Futuro, que traziam atém mesmo às criaturas “vanilla” um toque mais que especial.

Sem Moldura Futurística

Mas chega de falar do que não temos. Espiral Temporal Remasterizada com certeza acertou em cheio nos reprints, o que, se pensarmos bem, seria inaceitável se não fosse o caso, já que todas as cartas do lançamento são reprints. Mesmo assim quase todas as cartas do bloco que estavam com preços lá em cima foram reprintadas.

Algo que é importante notar é que muitos dos reprints mais relevantes, incluindo os três de maior valor monetário que você vê abaixo, estão na raridade mítico rara, que sequer existia em 2006. Mesmo assim esses reprints devem ter efeito significativo na redução do preço dessas cartas.

Reprints em Espiral Temporal

Outro aspecto que vale nota são as novas artes em algumas das cartas da coleção. São 14 novas ilustrações para o set que servem para alinhar a essência do efeito e da arte, dando uma direção melhor do que está acontecendo, ou mesmo recontextualizar o visual de algumas lendas.

Novas Artes

A falta da moldura futurística pode ser uma pequena decepção, mas para alguns ela foi compensada em muitas vezes pela inclusão das cartas na moldura antiga. Uma lista de 121 cartas “modernas” foi escolhida para receber o tratamento pela primeira vez e podemos dizer que basicamente para todas elas vamos ver um fã feliz. Ao ver algumas dessas cartas temos quase a impressão de que elas foram feitas originalmente para essa moldura. Talvez seja a hora de rejeitarmos a modernidade?

Moldura Antiga

Todos os Boosters de Draft terão uma dessas cartas e todas elas compartilham a mesma raridade especial, ou seja, as chances de você abrir Planos Secretos ou Panarmônico são as mesmas!

Espiral Temporal Remasterizada é uma comemoração à nostalgia do Magic e, depois de 15 anos o set voltará a ser uma experiência para os jogadores, inclusive os que não jogam há tanto tempo. Se o set for um sucesso este com certeza não será o último de seu tipo. Vamos torcer para que isso aconteça!

A Quarta Antologia

Depois do que parece ser uma eternidade, finalmente temos novas notícias do Magic Arena. Em fevereiro o jogo não publicou seu Estado do Jogo mensal pela primeira vez desde que foi oficialmente lançado e os jogadores já estavam ficando ansiosos. A espera acabou, no entanto, na sexta-feira, dia 5, quando foi anunciada a Antologia do Histórico IV.

O lançamento segue o padrão de sua última iteração, que foi quase há um ano, em maio de 2020. Suas 25 cartas ficarão disponíveis num bundle com um playset de cada (4 cópias) por 4.000 gemas ou 25.000 de ouro. As cartas também ficam podem ser adquiridas via Curingas da raridade apropriada.

O espaço tão grande entre as duas edições de antologias vem justamente dos blocos remasterizados que citamos acima, que foram a prioridade da plataforma para o Histórico e reformaram o formato no último ano. Dessa forma, 25 cartas não devem trazer o impacto causado por essas coleções, mas temos algumas adições interessantes.

Antologia do Histórico IV

Sombra da Morte tem poder o suficiente para fazer surgir um novo arquétipo e Inspetor de Thraben e Repouso de Marit Lage podem ser a cola que faltava para que arquétipos como Mardu Veículos e Neve possam decolar no formato. É de se notar, no entanto que o Histórico no momento é regido pelo pulso forte de Reivindicar o Primogênito, algo que talvez venha à tona em algumas semanas no Campeonato de Kaldheim, então criar uma ficha 20/20 voar Marit Lage pode não ser a melhor das ideias.

Um aspecto que deixou um gosto amargo na boca dos jogadores foi a presença de cartas que foram excluídas de Amonkhet e Kaladesh Remasterizadas. Afinal, se Estatuária Inspiradora e Saltador Adornado seriam adicionadas à plataforma porque não estavam nos lançamentos? E isso deixa a equipe talvez numa posição delicada quanto a Oferta Inofensiva e Inspetor de Thraben do bloco de Sombras Sobre Innistrad, um dos próximos na linha de remasterização.

A Antologia do Histórico IV chega ao Arena dia 11 de Março e será legal para o Campeonato de Kaldheim do dia 26. Será que veremos alguma dessas cartas aparecerem no mais alto nível de competição?

Assim finalizamos mais um Boletim. Agora queremos saber sobre o que você achou de tudo isso. Acompanhou a viagem nostálgica dos previews de Espiral Temporal Remasterizada? E já tem um deck em mente para alguma carta da antologia? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.