Será que conseguimos evitar o sofrimento nos mesões? | Magic

Escrito por
Publicado em 05/02/2021
343 Visualizações, 0 Comentários.

Olá amigos, aqui é o Thiago da Estação Magic, e hoje vim aqui para falar com vocês sobre um assunto bem relevante nos mesões casuais.

Se você joga Commander há algum tempo, acredito que no decorrer dos jogos já tenha se deparado com situações em que um ou mais jogadores parecem simplesmente desanimar do jogo, existem diversas causas que podem levar a esses cenários no meio dos jogos, e hoje eu quero compartilhar com vocês alguns truques que eu costumo utilizar para reduzir frustrações.

Eu gostaria de pontuar que esse artigo aborda o Commander tradicional (não competitivo), em que o objetivo do jogo não é somente ganhar, mas também fazer de todo o possível para que todos os participantes da mesa tenham uma boa experiência enquanto jogam, ou seja... eu vou tomar a liberdade de instruir as pessoas a fazerem jogadas mais baseadas na boa experiência do grupo do que mas melhores jogadas para ganhar o jogo a todo momento.

Bem, vamos começar analisando potenciais causas comuns de desânimo de pessoas nos jogos:

  1. A pessoa bugou mana;
  2. A pessoa ainda não teve a oportunidade de expressar a estratégia do seu deck, fazendo as jogadas relevantes esperadas pois o jogo subitamente terminou para ela. (Ela foi morta muito cedo ou alguém combou cedo demais);
  3. A pessoa se sente excessivamente focada pelos demais jogadores sem que ela realmente esteja a frente no jogo.

Estou certo de que existe um oceano de outros motivos que podem levar pessoas a frustrações nos jogos, mas eu creio que esses quatro são bastante comuns, antes e seguirmos nas minhas considerações sobre cada causa, vamos ver reações comuns quando as pessoas desanimam do jogo:

  • Se sentir chateada
  • Sentir que está perdendo tempo ali
  • Sentir que não é adequada para aquele grupo
  • Se destrair no celular
  • Desiste do jogo
  • Vai embora para casa
  • Se sentir entediada

Bem, ninguém gosta de dedicar o seu tempo livre para sofrer não é mesmo? Então a seguir vamos pensar em como podemos melhorar para reduzir esses transtornos.

Causa 1: A pessoa bugou mana

Eventualmente vai acontecer, uma pessoa simplesmente não vai comprar terrenos por muitos turnos do jogo. Por mais que ela tenha uma base de mana refinada, muitos ramps, draws e um deck alinhado, o Magic ainda é um jogo matemático, e se um indivíduo estiver com muito azar ele pode sim sofrer por falta de terrenos, mesmo com um deck otimizado.

Bem, primeiramente eu gostaria de te encorajar a EVITAR a situação antes do jogo começar, converse com os seus amigos e diga para eles mulligarem até que estiverem confortáveis com as suas mãos, caso o deck estiver com os terrenos todos juntos, sugira um embaralhamento em pilhas para garantir um embaralhamento efetivo. Só de ter um bom início o jogo tem chances muito melhores de fluir para todos na mesa. Mas é claro, com bom senso... se o amiguinho quiser fazer 10 mulligans para vir com a mão perfeita, ele ainda não entendeu o que é Commander.

Mas supondo que o jogo começou, e alguém bugou mana e está evidentemente 'para trás', por favor evite de atacar essa pessoa, só isso já faz com que ela tenha uma esperança de voltar pro jogo. Se você desejar ir além, existem algumas cartas que são muito fortes mas precisam de um fator político, como:

Cartas nesse estilo além de serem muito poderosas, podem te ajudar a tirar um amigo do 'feelsbad', e na minha opinião vale muito a pena quando acontece.

Causa 2: A pessoa ainda não teve a oportunidade de expressar a estratégia do seu deck, fazendo as jogadas relevantes esperadas pois o jogo subitamente terminou para ela. (Ela foi morta muito cedo ou alguém combou cedo demais)

Bem, infelizmente tem jogos que uma pessoa simplesmente tem a impressão que não teve tempo o suficiente para desenvolver o plano do seu deck, e tem a impressão que não fez nada durante a partida inteira, esse também é um cenário que traz algumas frustrações pois os jogos tendem a ser longos no Commander.

Olha, eu já perdi a conta de quantas vezes eu deixei de fazer "a melhor jogada", só para permitir que aquele amigo que estava de canto o jogo inteiro tivesse a oportunidade de mostrar o fruto do seu trabalho, e é muito importante cada jogador sentir que teve "o seu momento" em uma partida. No entanto, essa decisão de abrir mão da melhor jogada nem sempre é fácil, muitas vezes implica em abrir mão da vitória.

Eu gosto de usar decks agressivos, e em vários contextos eu escolhi atacar o oponente que potencialmente seria o mais apto a ter respostas contra mim, apenas por não querer focar no coleguinha que está ali capengando para fazer o deck rodar.

E claro né, combos, stax e destruição massiva de terrenos destroem os sonhos de muitos decks, quando cartas assim resolvem muitos jogadores já desistem na hora por sentirem que não irão mais conseguir desenvolver a sua estratégia. Olha... isso é muito legal no cEDH ou em mesas com power level quase cEDH, mas se estiver jogando com pessoas mais novas, ou que esperam um jogo mais tranquilo eu evitaria essas cartas.

Causa 3: A pessoa se sente excessivamente focada pelos demais jogadores sem que ela realmente esteja a frente no jogo

Talvez essa seja a maldição dos jogadores mais temidos das mesas, aqueles que são rotulados como os caras 'dos decks apelões' que vencem uma porcentagem maior de jogos.

Bom pessoal, lembrem que mesmo os jogadores mais fortes podem sim ter os seus maus momentos no jogo, eles podem bugar mana, podem acabar as cartas na mão, pode ser que ele só compre terrenos e fique sem cartas para jogar, basicamente elas estão sujeitas as regras de aleatoriedade de todos na mesa.

E mesmo que o seu cérebro te indique que no jogo passado aquele cara te bateu com um exército de elfos 25/25, pense que cada jogo é um jogo, se ele estiver bugado de mana, floodado ou evidentemente desanimado na partida, é melhor correr o risco de ele ficar forte e te espancar novamente que correr o risco de desanimar um cara do jogo. Não bata nele até que ele dê sinais 'que aguenta', a não ser que seja para fechar o jogo.

Infelizmente, não são apenas os jogadores poderosos que são focados mesmo que não estejam bem nos jogos, acontece de as personalidades das pessoas não serem compatíveis, e por questões pessoais um ou mais jogadores focar em um expecífico. Olha... isso não é nada legal, se você faz isso, por favor reconsidere, e se você sofre isso, talvez seja melhor encontrar outras pessoas para jogar.

Bem, é isso pessoal, espero que tenham gostado! Um abraço e até a próxima.

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.