Report - FARPAS 250 01/11/2020 | Magic

Escrito por
Publicado em 05/11/2020
1616 Visualizações, 1 Comentários.

Fala galera,

Meu nome é Luiz Costa (migucheras nas redes). Sempre gostei de ler Reports de Magic, logo foi uma honra receber o convite da MYP para escrever sobre o torneio FARPAS 250 - organizado pelo podcast Farpas de Mana. Torneio gratuito, jogado do conforto do lar no Magic Arena.

1. A escolha da decklist

A princípio tinha registrado o Abzan Yorion que vinha usando nos últimos dias; porém na véspera do torneio, enquanto passeava pelo Twitter, encontrei essa pérola postada pelo streamer Crokeyz.

Deck Rakdos Sacrifice - Arena Standard

Migucheras, 03/11/2020

Autor: migucheras

Imediatamente tive minha atenção capturada por Claim the Firstborn, é uma das minhas favoritas (desde o GP Oko que joguei de Rakdos Sacrifice) e que ainda não tinha encontrado um espaço no formato. Exportei o deck pro Arena e joguei algumas partidas na Ladder pra sentir o padrão de jogo. Basicamente é o Rakdos Midrange que eu tinha usado desde antes do ban no infame Omnath, Locus of Creation - e feito um bom resultado no ONDraw - porém com aquela satisfação extra de roubar e não devolver o bicho do oponente. Decklist devidamente alterada no Melee, hora de dormir.

2. O torneio

Coisas que (me) ajudam em dia de torneio: acordar uma hora antes do início, banho, café da manhã satisfatório, algumas risadas com a família.

63 players, sete rodadas, top 8. Lembrar que o resultado não importa, apenas o nosso processo de decisão dentro das partidas, porque é a única coisa que dá pra controlar agora.

O que mais gosto em jogar campeonatos no Arena é o fator decklist aberta que o digital exige; me sinto muito mais confortável quando sei exatamente ao redor do que jogar do que num contexto de Ladder em que você tem que fazer escolhas "adivinhando" o que pode acontecer.

Primeiramente, todas as partidas estão disponíveis nesse vídeo. Espero que consiga capturar o que aconteceu na minha escrita mas quaisquer dúvidas confiram lá :)

Rodada 1 vs. Henrique Segato (Temur Ramp)

O pior match possível pro Abzan Yorion, fico feliz em estar jogando de Rakdos. Creio que a partida é favorável pra gente, temos a combinação Pressão + Disruption que naturalmente se sai bem contra essa estratégia.

Jogo 1 ganhamos a moeda e keepamos Kroxa, Rankle, Mauling, Akroan War; Kroxa turno 2, enquanto eles vêm de Cobra, não tenho resposta na 3 mas topdecko uma Talassida. Eles voltam de Cultivate e compro um Bonecrusher pra tirar a Cobra. Eles continuam rampando. Faço Rankle que morre pra Fire Prophecy, eles vêm com outra Cobra e Stomp na Talassida. Sem jogadas boas, chamo outro Kroxa da mão pra encher o grave, planejando Escape no próximo turno. Um Visionário e o Bonecrusher se juntam a mesa. O Kroxa saindo do cemitério estabiliza o chão e faz descartarem um Ultimatum. Beanstalk entra na mesa e vem pro meu lado via a Akroan War que estava segurando; e fora isso o sonho acontece, com os dois mana que restam fazemos Claim no Bonecrusher (com Rites na mão) e começamos a atacar. Eles têm 13 de vida, chumpam, compram e concedem.

Side: +2 Akroan War, +1 Duress, +1 Liliana, -1 Boi, -2 Tymaret, -1 Claim (em retrospecto, não teria colocado Duress e deixado o Claim, e creio que tirado Cauldron ao invés de 1 Tymaret) 

Jogo 2 keepamos Rankle, Mauling, Bonecrusher, Smashing. Não há Cobra, passamos com Stomp aberto e matamos o Visionário no passe. Um Tymaret vem do topo mas escolho fazer o Bonescrusher que coloca uma pressão maior. Eles fazem Mamute que toma um Mauling (já compramos o segundo do topo então não vejo problema em gastar). A volta deles é Foosteps + Cultivate, passando com 7 lands. Já estamos a mercê de qualquer coisa. Tymaret e passamos, segurando Village Rites. Oponente faz Terror dos Picos e passa, nosso segundo Mauling toma um Negate. Ataco com o Bonecrusher e passo, estamos a 14 e eles a 8. Nosso amigo Jdbskx apontou num comentário no Youtube que o oponente tinha letal ali, graças a minha enorme sorte ele não percebeu. Atacando com o dragão e fazendo um Beanstalk 9/9 estávamos mortos; porém eles fizeram Ooze, dois de dano no Bonecrusher (eles podiam também em resposta ao trigger do Terror ativar a Ooze pra causar três), Dragonfire no Bonecrusher - eu tinha Rites aberto. Eles não atacam e passam com a mão vazia e o Beanstalk na aventura. Considerando os dois que eles tomaram pela Dragonfire, faço Claim na Ooze, eles blockam Ooze (tomando 4 dos zumbis), Kazuul's Fury na Ooze finaliza a partida.

1-0 (2-0)

Rodada 2 vs Ary Correa (Dimir Flash)

Dimir Rogues é um match naturalmente bom pra nós que usamos várias cartas com Escape e o plano deles envolve millar nosso deck; essa versão de Dimir que meu oponente apresenta mantém o pacote Soaring Thought-Thief + Thieves' Guild Enforcer  mas junta com o pacote flash de Ikoria, Cunning Nightbonder + Slitherwisp. Acho que basta nos livrarmos da Slitherwisp assim que possível e tomar cuidado com Zareth San, the Trickster que o card advantage proporcionado pela Kroxinha carrega a partida.

Jogo 1 keepo na play Thirst, Guerra, Ritos e Tymaret, minhas três lands entram viradas (Templo, Passagem, Kazuul). Abro com scry e coloco outro Tymaret no fundo (quero uma land básica pra poder jogar na curva turno três). Turno dois não faço nada e oponente desenvolve uma Enforcer no passe. Não encontro a land que quero e faço Thirst. Oponente deixa ela morrer e faz outra no passe, sinalizando que provavelmente tem Heartless Act ou Drown in the Loch - se não tivesse poderia ter feito a outra Enforcer em resposta à remoção pra millar 2 cards adicionais. No turno 3 deles, a terceira Enforcer, atingindo o limiar de 8 cards, sou atacado pra 3 e passam com UB aberta. Tenho duas opções: fazer o escape do Kroxa, ou fazer Tymaret com mana aberta pro Ritos. Ambas são ruins contra Drown, porém se eles só tiverem Act eu forço a gastar num token (ou trocar numa Enforcer), ainda compro duas, e no turno seguinte coloco mais um token. Faço Tymaret que resolve, e um Soaring Thought-Thief entra no passe (já tenho 3 Kroxa, 1 Boi e 2 Woe Strider no cemitério, cortesia dos Ladinos). Oponente ataca com tudo antes da 4ª land, aliviado que não vem Zareth, troco o meu zumbi e tomo 6, indo a 10, minha vez. A saga coloca o segundo zumbi, não tenho land de pé na mão. Posso fazer uma outra Saga e continuar com o Rites aberto, o que não vai resolver o Thought-Thief, enquanto aumenta meu cemitério. Ou começo a fazer Kroxa e comer as cartas que me restam no grave. Kroxa resolve e já encontra um Ato Cruel enquanto oponente descarta um Nightbonder. Batem dois no ar, vou a oito, passam com 4 mana aberto. Compro um Claim do topo e na vidência da Saga deixo um pântano no topo, porque já pretendia usar Claim + Ritos pra resolver o STT nesse turno e fazer o sexto terreno pra Escapar de novo - um belo Rewind frustra meu Kroxa, mas eles não tem nada pra aproveitar o "desvire 4". Um Petty Theft do topo - se não teria vindo no passe - some com meu zumbi e vou a 6 life. Compro Bonecrusher, oponente a 1 card na mão, escapo Kroxa antes pra me livrar desse card (era um Zareth!!!) e com os 2 mana restante faço Stomp matando Enforcer, finalmente estabilizo e estou confiante. Eles desviram, matam a Kroxa no Drown; eu desviro, faço Kroxa de novo e Bonecrusher, um Ato Cruel do topo mata Kroxa e aproveito pra disparar um Ritos da Vila. Rankle do topo, começo a atacar e faço uma jogadinha que adoro: cada um compra um card no trigger do Rankle, Kroxa (de novo!) pós-combate pra fazer oponente descartar o único card. Passo o turno e concedem.

Side: +2 Coagir, +2 O Pesadelo de Elspeth, +2 Skyclave Shade, +1 Liliana, Waker of the Dead, -2 The Akroan War, -4 Tymaret Calls the Dead, -1 Caldeirão da Bruxa. Eles só têm mais interação, nada pra mudar o plano de jogo. Rankle interage desfavoravelmente com Brazen Borrower // Petty Theft; mas eles usam 2 Shadows' Verdict no side então acho que é interessante manter.

Jogo 2, mão inicial: Passage, Pântano, Shade, Woe Strider, Claim, 2x Bonecrusher. Keep fácil. Enforcer turno 1 enquanto puxo uma Montanha na fetch, faço a segunda land e passo, planejando usar o Stomp no final do turno 3 deles. Um STT não entra turno 2, o que me alivia um pouco. Stomp resolve, desviro e faço Bonecrusher que morre imediatamente pra um Act. Eles fazem 4 land (terceira preta, travados em uma azul) e passam, faço Shade com Stomp aberto. Evento de Extinção pra tentar trocar 1 pra 1 com a Shade, respondo com Stomp nela pra evitar que seja exilada. Sem a quinta land pra fazê-la do cemitério jogo nosso amigo travesso Rankle, Mestre das Peças, cada jogador descarta, jogo um Kroxa pro meu grave em troca de um Pântano do oponente. Um segundo evento (eles usam 2) leva o Rankle, Tenho exatas seis no cemitério, então se quiser fazer Kroxa perco a minha Shade - e eles têm dois cards na mão. Acho que se tivessem um só eu faria Kroxa pra deixá-los no modo topdeck, mas escolho esperar o conjuro o Bonecrusher que está na aventura. O supracitado Veredito das Sombras leva embora o gigante, a Kroxa e a Shade de uma vez. Ok oponente, faço a Woe Strider que ainda resta em minha mão e passo segurando Claim, Thirst e Hagra Mauling // Hagra Broodpit. Eles não têm mais gás e ativam o Castelo de Locthwain  na mainphase. Ataco, eles vão a 10, land, vai, desviram, Castelo de novo indo a 7. Ataco a 4 e baixo uma Mire Triton que resolve. Eles fazem Slitherwisp na passagem, melhor não deixá-los ganhar um card sequer de valor, mato-a ainda no meu turno com a Mauling. Eles jogam STT na própria mainphase e passam, tento fazer Claim que leva um Apagamento de Ashiok. Thirst mata o Ladino e ataco letal.

2-0 (4-0). Me sentindo muito bem.

Round 3 vs. Leo Macklene (Rakdos Midrange)

A mirror desse deck é uma partida bem interessante e que depende muito da textura dos draws de ambos os jogadores. O que não pensei na hora da partida é que isso não é uma mirror de fato, afinal eu era a única pessoa do torneio jogando de Rakdos com Claim, e o quão sofrível Kroxa parece frente a esse feitiço de um mana?

Jogo 1 ganho a coinflip pela terceira vez (Magic é sorte), Keepo uma mão que faz Tymaret na 3, com Ritos, Weaponize the Monsters e Akroan War. Faço Weaponize na 2, eles não fazem nada, desviro, Tymaret - sempre acertando. Eles também fazem Tymaret, e compro um Claim do topo. A outra opção seria War roubando o token, então vamos de Claim, bate 4, Ritos. Causar dano no começo na mirror é interessante porque torna os Kroxas posteriores em um clock mais rápido. Compro Bonecrusher do Ritos, faço Shatterskull desvirada pra já matar o próximo token no passe - também podendo ativar o Weaponize se oponenete gastasse uma remoção no token. O segundo Tymaret deles erra a token mas acha Kroxa, descarto um pântano e continuo segurando o Bonecrusher. Akroan War nos rouba o Kroxinha, mais 4 na face. Eles gastam uma Thirst no Kroxa e fazem outro da mão. Tenho duas opções pra descarte; Bonecrusher e Shatterskull. Eu sabia que tinha uma Woe Strider no topo do deck (scry da Saga) e além disso um Boi de Agonas com cards suficiente pra Escapar do cemitério. Resolvo descartar o Bonecruser pra fazer Woe, land, Boi e tirar o valor máximo do Boi, compro montanha, Thirst e Ritos (sem mana de pé). Oponente a 8 de vida concede.

Side: (na draw) -1 Caldeirão, -1 Ritos, -2 Rankle, +2 Shade, +1 Liliana, +1 Cling

Jogo 2 mulligamos uma mão com 1 MDFC e seis mágicas, abrimos Templo da Maleficência, Castelo de Locthwain, Skyclave Shade, Tymaret Liga pro Pai, Guerra (pro fundo), Claim + Ritos. Perfeição; compro montanha e deixo pântano no topo no scry (land drops são cruciais na mirror). Shade no turno 2 toma Ato Cruel no passe e Cling to Dust na mainphase, porém eles não fazem o terceiro terreno. Meu Tymaret (eterno aqui nessa brasila) acerta e eles passam de novo. Tymaret milla Shade mas declino o token, faço land, Talassida do topo e Shade do cemitério. Faço uma misplay que foi jogar a land e fazer a Shade antes de atacar pra jogar ao redor de remoção na Shade. Eles compram land e fazem Tymaret, exilando Kroxa pra fazer zumbi. Faço Claim + Ritos igual no jogo 1 e Kroxa da mão. Nesse momento eles têm Cling no cemitério, o meu raciocínio é que se gastarem o turno inteiro pra exilar meu Kroxa ainda estou na vantagem já que tenho 7 de poder no board (e eles 12 de vida). O capítulo 2 do Tymaret deles erra e de fato fazem o Cling. Weaponize the Monsters do topo, bato 7, sacrifico a Shade pra 2 na cara, land, Shade do cemitério, Ritos aberto, eles desviram a 6, fazem Woe Strider e Claim na minha Shade. Respondo com Ritos, concedem.

3-0 (6-0), vamo que vamo!

Round 4 vs. Bruno Romero (Dimir Control)

https://mtgmelee.com/Decklist/View/66249

Remoções, contramágica, Shark Typhoon, Tomo da Mente Labiríntica, algumas bombas pra finalizar, uma cópia de Shadows' Verdict no main pra eu ficar esperto. Julguei a situação como favorável, o que tenho a fazer é encontrar qualquer forma de pressão que puder, parar as poucas ameaças que eles podem apresentar e se aproveitar da mecânica chamada Escape que torna essas trocas 1-pra-1 (a chave do plano de jogo deles) em algo vantajoso pro nosso lado.

Jogo 1 - enfim na draw - abro uma mão bem injogável com 2 lands pretas e 4 cards vermelhos. Keepo 2x Tymaret, Woe Strider e 3 lands (Fabled Passage) pro fundo. Tomo da Mente Labiríntica na 2, Kroxa do topo na 2 (já preparando os Tymarets), descartam um belo pântano full-art de Zendikar. Cling na Kroxa vai, Tymaret resolve, Tomo compra. Land, minha vez. Entre Woe e Tymaret resolvo fazer o segundo Tymaret - tentar cavar mais Escapes - que toma um Neutralize. Eles fazem a 5ª land, Tomo draw na main, vai. Na vidência da Saga deixo Kroxa no topo e jogo Claim pro fundo, Woe toma Essence Scatter. Zumbis continuam atacando, eles fazer Shark como encantamento. Desviro e escapo a Woe como 5/4. Eles fazem o último draw do Tomo na main, voltando a 14 life e só passam o turno. Ataco, Ato Cruel num token (não pode fazer na Woe) cria um tubarão 2/2, faço Stomp que acabei de comprar, eles caem pra 7. Coloco o Bonecrusher na mesa e passo com um Claim na mão pra roubar o próximo tubarão. Imagino que floodaram, pq fazem land e passam, ataco 11, avatar do Jace explode.

Side: eles não têm ameaças extras. +3 Duress, +2 Shade, +1 Liliana, -2 War, -3 Claim, -1 Caldeirão. Acho que deixar 1 Claim seria razoável pra roubar tubarão ou Brazen Borrower // Petty Theft ou mesmo dar ímpeto pra Kroxa pra limpar a mão adversária.

Jogo 2 keepo Castelo, Montanha, Duress x2, Kroxa, Woe Strider, Bonecrusher. Existe a chance da gente não comprar land nos três primeiros draws? Sim, mas um tanto remota. Tomo da Mente Labiríntica na 2, compro pântano. Resolvo passar com Stomp aberto ao invés de fazer Kroxa pra já tentar resolver o Bonecrusher (agora garantido) e começar a pressionar. Se eles anulam Stomp posso resolver a Woe livremente. Bonecrusher resolve, eles compram no passe com o Tomo e passam o turno de volta pra mim. Quando ataco o Gigante toma um Ato Cruel, o que creio que foi um erro por parte do oponente: como eles sabem que temos Village Rites, o ideal é limpar a mesa enquanto estou tapado, o Ritos que acabei de comprar do topo me faz comprar duas. Faço uma Kroxa e jogo um Templo (deixo Passagem no topo). Eles compram mais um card no Tomo, desviram, Remorso Agonizante na minha Liliana, minha vez. Começo com Duress que vê Shark Typhoon, Bloodchief's Thirst, Eliminate, tiro o Tubarão e já faço a segunda pra Eliminate, resolvo Woe Strider e passo. Terceiro draw no Tomo e o turno volta pra mim. Ritos do topo, bato 3, escapo Kroxa com 1 mana aberto. O quarto draw do Tomo deixa eles a 14 vida, e um Ato Cruel na Woe Strider ainda no passe me faz usar o Ritos (compro Kazuul's Fury // Kazuul's Cliffs e outro Ritos). Thirst mata Kroxa e Remorso exila Woe do cemitério. Não tenho cards suficientes pra escapar Kroxa, então seguro prioridade, faço Kroxa da mão (tirando a última carta que era um Drown in the Loch e casto o Ritos em resposta ao segundo trigger - essa jogadinha é bem importante se você quer jogar com o deck, não deixe passar. Shade do topo e passo (oponente a 13), eles compram Ilha e é minha vez. Ataco com Shade que é blockada por um tubarão 5/5; faço Tymaret e escapo Kroxa; o Shadows' Verdict que eles tinham comprado no reciclar vai embora. Planejo usar Claim no 5/5 pra encerrar o jogo na próxima mas eles dão o draw do turno e explodem.

4-0 (8-0). Vencendo a próxima já lockamos Top 8.

Round 5 vs. Danilo Guedes (Gruul Adventures)

Primeira coisa que olho no deck do oponente é se eles tem O Grande Círculo no main, porque é algo que altera a forma que jogamos, precisamos fazer tudo em nosso poder pra não deixá-los desvirar com uma criatura que ligue o artefato, porque se cair na mesa nossa derrota é certa. Três Scavenging Ooze e três Embercleave são as outras cartas que me preocupam, mas fora isso não há muito segredo nessa match.

Jogo 1 estamos na play, mulligo uma mão de 1 terreno, keepo 2x Pântanos, Shatterskull Smashing // Shatterskull, the Hammer Pass, Kroxa e o combo Claim + Rites. Oponente faz token da Lovestruck Beast // Heart's Desire, compro Bonecrusher Giant // Stomp e passo, um Elemental das Queimadas do lado deles morre pro meu Stomp, desviro e faço o Bonecrusher. Eles vêm com outro Elemental e Terras em Desenvolvimento, caio a 14 de vida. No meu turno faço Claim no Elemental, Fabled Passage; eles chumpam o Bonecrusher e tomam 5. Faço o Ritos da Vila e ainda chamo um Kroxa antes de passar o turno (com Tymaret, Kroxa, Rankle na mão). Kazandu Mammoth // Kazandu Valley e mais uma ficha e o turno volta pra mim. Oponente com 1 card na mão apenas, é hora do Rankle brilhar, faço e ataco com Bonecrusher também - que é trocado no Mamute, enquanto Rankle troca meu Kroxa extra da mão por 1 Fabled Passage e 3 de vida. MDFC virada e passo. Oponente faz Lovestruck Beast // Heart's Desire, bate 1 e o turno volta pra mim. Tenho Pântano e Tymaret na mão, mas acho que prefiro já colocar um Kroxa na mesa do cemitério (eles estão a 9, começando a morrer). Então começo o turno atacando com Rankle, faço descarte + draw trocando meu pântano por A Guerra Acrosana e após combate escapo Kroxa pra tirar a última carta da mão deles que descartam a segunda Embercleave. A outra Fera Apaixonada entra, faço Guerra em uma, Sede de Grão-vampiro na ficha (o que força a chumpar Kroxa com a Fera), ataco e eles concedem.

Side: +2 Pharika's Libation (afinal eles tem Klothys, God of Destiny que ganha da gente sozinha), +2 The Akroan War, +1 Liliana, Waker of the Dead, +1 Velas Despedaçadas (pra Círculo já que estamos na draw e é possível que não tenhamos resposta pra tudo). -1 Boi de Agonas, -1 Caldeirão da Bruxa, -1 Woe Strider, -2 Tymaret Calls the Dead, -1 Kazuul's Fury // Kazuul's Cliffs.

Jogo 2 foi acho que meu favorito de todo o torneio. Keepo 4 lands (uma scry), Sede, Velas, Rankle. Oponente começa com token da Fera Apaixonada, compro Smashing e no scry deixo uma Mire Triton no topo. Oponente só faz Fabled Passage, bate 1 e passa - o que me deixa relativamente tranquilo. Faço a Triton, ela milla outra Smashing e uma Pharika's Libation. Karma instantâneo, oponente faz Klothys na 3. Agora estou sob pressão gigantesca e não posso jogar a partida no meu próprio tempo. Desviro, todas minhas opções são ruins, faço land e passo. Trigger da Klothys, 22-19 pra eles. Brushfire Elemental + Passage causam um estrago na minha saúde e ainda fazem outro token, desviro e uma Shatterskull Smashing // Shatterskull, the Hammer Pass resolve o elemental e 1 token, bato 2. Eles exilam uma land na Klothys (20-13) e baixam Vivien, Monsters' Advocate  com um token com Atropelar. Bloodchief's Thirst com kicker na Vivien, Hagra Mauling // Hagra Broodpit virada e passo. 22-10 no trigger da deusa gruul, eles vêm de Mamute e oferecem a troca do token 3/3 na Triton, aceito, meu turno. Outra Mire Triton que milla uma Kroxa e fico com cards exatos pra usar o Escape, é o que faço (já que se eu passar Kroxa some pra Klothys); a última carta na mão deles (que vai pra Kroxa) era um Boi de Agonas, porém ainda há dois 5/5 na aventura. Mais um turno que exilam land por mana no trigger e fazem The Great Henge. Hora da Sails brilhar. Pra começar faço Rankle (deixar eles bloquearem contando que o Círculo viveria) e ataco com Rankle e Kroxa. O token chumpa o meu Titã, então troco a Triton pelo Mamute no trigger no Rankle. Pós combate, land e Shredded Sails. Klothys trigga, pontsos de vida 20 a 8. Eles fazem token + Lovestruck Beast // Heart's Desire (a terceira). No meu turno roubo a Fera com A Guerra Acrosana - já setando pra sacrificá-la pro Rankle depois, ataco, chump na Kroxa, não faço nada no trigger do Rankle, passo. Totais de vida? 16-6. Eles fazem Fera e passam, compro Bonecrusher e tenho sete lands. Não tenho nada no cemitério, então Liliana só sobe; vou pro combate, de novo ataco com Kroxa e Rankle, eles chumpam Kroxa com a Fera. Faço Rankle sacrificar e jogo a Fera roubada fora (já que ela voltaria pra eles no turno seguinte). Considero fazer o Stomp do Bonecrusher mas seria a única coisa que me salvaria de uma Questing Beast do topo então jogo como 4/3 + Liliana subindo pra tirar 3 de vida do oponente. Oponente compra pro turno, vidas a 12-4 pra eles. Meu tempo é curtíssimo. Mais uma Fera entra em jogo e meu turno começa, compro outra Kroxa do topo e acho que deu pra nós; faço e refaço as contas e ataco com tudo. Eles descartam Cleave pra Kroxa e blockam o Gigante, caindo a 3 de vida, a Kroxa da mão encerra, Liliana também encerraria, e mesmo que blockassem a Kroxa ao invés do Gigante nada poderia ter sido feito. Estou incrédulo por ter ganhado esse jogo que vi se esvaindo na hora que millei a Libation.

5-0 (10-0), hora de combinar ID com os próximos oponentes e almoçar alguma coisa.

Round 6 vs. Andersen Santos Nascimento (Esper Doom)

https://mtgmelee.com/Decklist/View/66221

Recomendo que vocês sigam o Andersen na Twitch, excelente jogador e pessoa. Ele era o único outro 5-0 no torneio. ID, claro. Doom é um match um pouco mais complicado do que os que enfrentei até agora e um que espero não enfrentar no Top 8 (a ilusão, rs).

https://www.twitch.tv/andersennascimento

Round 7 vs. Leonardo Lima (Esper Doom)

https://mtgmelee.com/Decklist/View/66362

O Léo streama no canal da HG Team, também super recomendo.

https://www.twitch.tv/hgteamoficial

Tive o prazer de jogar contra o Léo no GP Oko, foi certamente um dos jogos mais marcantes que disputei na vida. Ele estava de Sultai Food e eu de Rakdos Sacrifice, e foi pros 5 turnos. Gato-forno a todo vapor. Como ele próprio disse, "um empate prejudica nós dois aqui" e resolvendo mil triggers, no final das contas se não me engano dois gêmeos do AMADO mirror-breaker Capeta da Bicicletinha finalizaram a questão pro nosso lado. Entretanto, aqui nesse um domingão um empate favorecia a nós dois, nas palavras de Léo "ID do amor" e partiu Top 8. Segundo lugar no suíço. Posição mais alta escolhe quem começa.

Quartas de final vs. Ramon Moreira Sales (Rakdos Midrange)

https://mtgmelee.com/Decklist/View/65128

Ramon também é outra ótima pessoa que streama, não deixe de se inscrever lá também :D E assim como este que vos fala, é um entusiasta dos Rakdos, o que sempre temos que exaltar né.

https://www.twitch.tv/ramonkhet

A build dele parece bem customizada perto da versão "padrão" (pelo menos a que eu conhecia, não jogava com o deck há tempo); 3 Liliana, Waker of the Dead e 2 Skyclave Shade no main que me preocupava, mas zero Claim e só uma Akroan no side, o que me tranquilizava. Depois fui descobrir que era o único Rakdos (de 12 players) que estava usando essa versão de Sacrifice; enfim, me sentia bem confiante com as ferramentas a meu dispor.

Jogo 1 na play keepo 2x lands, 2x Kroxa, Caldeirão, Ritos, Bloodchief's Thirst. Templo joga Rankle pro fundo, compro Tymaret do topo e já faço Kroxa na 2 pra adiantar o Escape; Ramon descarta Thirst, faz terreno e passa. A land do topo vem virada (Hagra Mauling // Hagra Broodpit), já faço o outro Kroxa que tira um Bonecrusher Giant // Stomp. Ramon desvira e faz Tymaret, faço o mesmo e perco o quarto land drop. O turno 4 dele é Skyclave Shade, oferecendo a troca de tokens de zumbi que aceito. Ainda restrito em mana faço Kroxa da mão + Ritos da Vila pra tentar achar um terreno, encontro Kazuul's Fury // Kazuul's Cliffs. Um Ato Cruel no final do meu turno destrói meu zumbi. Ele bate 5 (estou a 12) e faz outra Saga. Passo fazendo dois Stomp pra tirar dois tokens e ele volta escapando Kroxa e batendo mais 3. Faço Thirst no Kroxa e Bonecrusher. Uma Surra de Hagra no Bonecrusher e estou a 4 de vida; escapo Kroxa mas eles têm outra remoção e explodo. Primeira derrota do dia.

Side: +1 Cling to Dust, +2 Skyclave Shade, +1 Liliana, Waker of the Dead, -2 Rankle, Master of Pranks, -2 Mire Triton

Jogo 2 keepo 3 lands, Shatterskull Smashing // Shatterskull, the Hammer Pass, Shade-Tymaret-Liliana, excelente mão. Templo na 1 deixa outra Saga no topo, turno 2 deles é Shade tb, Tymaret ataco, turno 3 ele faz Agonizing Remorse e exila Kroxa que millei na Saga (e já estaria pronta pra voltar pro jogo). Mais uma Saga no meu turno 4, nunca errando. Ataco, eles estão a 8 e tenho 9 de poder no board. Mais um hit da Shade me deixa a 14, Thirst mata a minha Shade, ele passa com 3 mana aberto. Scry 4 da Saga me faz deixar um Kazuul's Fury // Kazuul's Cliffs no topo pra encerrar o jogo na próxima; um token morre pra Ato Cruel no combate e ele cai a 4. Escapo Kroxa e ele descarta Boi de Agonas; faço MDFC e ele explode. Minha bexiga está cheia - se hidratem!!!!! - e corro pro banheiro enquanto é hora do side

Na draw troco Caldeirão da Bruxa pela terceira A Guerra Acrosana.

Jogo 3, keepo uma mão sólida, Passagem, Templo, Smashing, Weaponize the Monsters, Kroxa, Shade, Bonecrusher. Turno 1 compro Tymaret e jogo segunda Kroxa pro fundo. Turno 2 dele é Remorso Agonizante exilando minha Shade; passo o meu turno 2 com Stomp aberto. Ele falha em desenvolver o terceiro terreno e minha Saga só milla uma Shade que declino em exilar. Ele acha a terceira land e faz uma Saga que também falha (mas acha um Cling to Dust), meu turno 4 é Shade e continuo segurando Stomp. Segundo capítulo da saga do Ramon milla Kroxa e ele declina, faz 4ª land e Tymaret liga pro pai mais uma vez, Stomp no token, bato 5 (estão a 11). Tenho 5 lands, Tymaret, Kroxa, Weaponize, Ritos e o Gigante na aventura. Faço Tymaret pra encher mais a mesa e o Kroxa da mão; a justificativa é que agora eles têm a opção de fazer Cling no meu Kroxa mas isso vai custar o turno todo e continuo com 7 de poder na mesa, enquanto se eles tentarem lidar com minha mesa eu faço o Escape no próximo turno e aí será ainda mais custoso. Ao invés de fazer Cling eles escapam Kroxa e descarto meu Weaponize. Surra de Hagra do topo lida com Kroxa e ataco 7, ele troca zombi por zumbi e cai a 7, passo com Ritos da Vila aberto. Ele faz Ginete Homicida // Fim Célere (como criatura mesmo) e Sede de Grão-vampiro na minha Skyclave Shade, o Ritos me compra Bonecrusher e Liliana (nada mau...). Deixo uma The Akroan War no topo na vidência, Liliana -3 mata o Ginete, bato 4, ele está a 3. Desvira, escapa Kroxa; Guerra roubando Kroxa sela a vitória. GG Ramon, estou no top 4.

Semi-final vs. Claudio Rosse Pandolfi (Rakdos Midrange)

https://mtgmelee.com/Decklist/View/66356

Nosso oponente dessa vez está usando a build com Robber of the Rich, que acredito que foi popularizada pelo PV no último League Weekend. Nada nessa lista me preocupa, vamos na fé.

Jogo 1 keepo Fabled Passage, 2x Pântano, 2x Bonecrusher Giant // Stomp, Tymaret Calls the Dead, Bloodchief's Thirst. Eles fazem Mire Triton na 2 que toma Stomp e meu Tymaret continua infalível. Turno 3 deles é land vai, millo Kroxa no capítulo 2 mas declino e faço Woe Strider. Turno 4 eles fazem Liliana matando Woe; deixo Boi de Agonas no topo na vidência, mato a Lili com o token e escapo Kroxa, passando com Ritos da Vila aberto. Outra Liliana, Thirst no token, -3 no Kroxa, uso Ritos. No meu turno faço Stomp pra finalizar a PW, Bonecrusher, MDFC, passo. Turno deles é Kroxa, descarto Boi, passa (não tem a sexta land pra já escapar). Bato 4 (caindo a 16), faço Kroxa da mão, escapo Kroxa. O escapado toma um Murderous Rider // Swift End e eles desviram com 11 de vida, escapando Kroxa. Entre Sede de Grão-vampiro e Rankle, Master of Pranks descarto Sede. No meu turno cometo uma misplay por desatenção; ataco com Rankle pra trocar um Bode na Kroxa com o sacrifício, porém tinha mana pra fazer minha única carta da mão (Mire Triton) antes do combate e forçá-los também a descartar, mas percebo o erro tarde demais. Preciso desacelerar. Faço Triton, eles desviram e colocam o Ginete na mesa. Ataco com tudo e um Pântano na mão que quero descartar pra alimentar meu Kroxa; ele chumpa Bonecrusher, cai a 3 e com o trigger do Rankle na pilha usa Stomp pra finalizar meu Gigante. Escapo Kroxa, fim.

Side: -2 Mire Triton, -2 Rankle, Master of Pranks, -1 Caldeirão da Bruxa, +1 A Guerra Acrosana, +1 Liliana, Waker of the Dead, +2 Skyclave Shade, +1 Cling to Dust

Jogo 2 fico com 2x Ritos, 2 lands, Smashing, Kroxa, Woe. Tomo um belo Robber of the Rich exilando Claim no turno 2 (justo a Claim!!) e Kroxa turno 3, um Tymaret do lado deles coloca mais pressão na mesa. Faço Tymaret que estabiliza melhor que Woe - se errasse seria catastrófico, mas ele nunca erra. Um Stomp na minha ficha abre o caminho pra tomar mais 4, caindo a 12 e com os dois mana restantes ele faz Kroxa da mão e descarto o meu Kroxa. Preciso estabilizar o board; tenho Claim + Ritos na mão mas estou na iminência de tomar um Kroxa escapado e não teria outra resposta, então faço Woe Strider, Templo (deixo Castelo de Locthwain no topo - mas o perco pro Robber) e passo. Como previsto escapam Kroxa e descarto um dos meus Ritos. Os três 2/2 atacam, troco Woe e token por Robber e token e caio a 10. Claim the Firstborn na Kroxa, descartam land e caem a 10 também. Ritos me dá Guerra e Tymaret, faço Shatterskull indo a 7 e jogo a saga. Cling da mão exila um dos meus dois Kroxas, Tymaret liga pro pai faz outro 2/2 e ele passa sem atacar. No meu turno bato com 2/2 (troca), escapo Kroxa e desço Weaponize the Monsters. Eles também escapam, descarto Skyclave Shade e seguro uma The Akroan War pronta pra brilhar. Na vidência deixo uma outra Kroxa no topo pra contar com o burn. Tiro Kroxa deles (salvando o meu pra Legend Rule) e troco bode por zumbi com Weaponize, ataco, mão vazia, forçado a chumpar Kroxa e tomar 2 do zumbi caindo a 5. Ele faz Bonecrusher que estava em aventura e passa com 1 na mão. Ataques descartam Rankle, chump na Kroxa, cai a 3, a Kroxa que deixei no topo é gg. Bora pras finais.

Final vs. Andersen Santos Nascimento (Esper Doom)

https://mtgmelee.com/Decklist/View/66221

Não deu pra esquivar. A real é que eu já estou super feliz por ter chegado até aqui, minha premiação já está bacana, Andersen é um amigo, então fico contente qualquer que seja o resultado. Não será fácil mas o que me resta é fazer meu melhor. Nosso jogo está sendo transmitido pela perspectiva do Andersen na narração oficial; VOD disponível a partir de 4:46:37 aqui:
 

https://www.twitch.tv/videos/788850303

Jogo 1 keepo na draw 3x lands, Surra, Caldeirão, Woe, Bonecrusher. Faço tapland, Caldeirão tapland, ele faz Omen of the Sea no passe turno 2 e eu compro um belo Tymaret liga pro pai no turno 3, que.... falha. Doom Foretold tira meu caldeirão e o segundo capítulo também falha (uma hora a variância ia bater do lado ruim pra mim, paciência). Faço Kroxa + Triton turno 4; ele responde com O Pesadelo de Elspeth. O meu turno 5 é Woe Strider segurando Stomp. Se ele quiser triggar o cap 2 do Pesadelo tem que estourar o Doom, e é o que faz. Pesadelo tira Akroan War da minha mão, ele faz outro Doom da mão, Stomp no passe. Compro Claim the Firstborn do topo (carta quase morta nessa match) e ele tem 2 cards na mão, escape Kroxa + Claim o deixa em modo topdeck a 12 de vida, tirando Elspeth Conquers Death e Extinction Event. Ele sacrifica Pesadelo pra Doom, sacifico Kroxa e escapo de novo. Ataco com o Bode pra sinalizar dominância e passo. Doom vai embora, uma Thirst do topo mata Kroxa e ele gasta 3 pra chamar Yorion, Sky Nomad. Tenho exatamente seis cards no cemitério pra escapar pela terceira vez; land e Bonecrusher garante que Evento de Extinção ou um spot removal já não salve. Emeria's Call // Emeria, Shattered Skyclave do topo entretanto é uma jogada forte. Ataco e ele cai pra 6 no trigger do Kroxa, double block no titã indo a 2 e perdendo um Anjo, a Mire Triton que comprei esse turno sela a partida.

Side na draw: -2 Ritos da Vila, -3 Claim the Firstborn, -1 A Guerra Acrosana, +3 Duress, +2 Skyclave Shade, +1 Liliana, Waker of the Dead

Jogo 2 keepo uma mão bem média, 2 Ritos, 1 Woe, 1 Weaponize, 1 Mauling e 2 lands. Faço Weaponize turno 2 e ele faz Treacherous Blessing turno 3; volto de Woe Strider, que toma um Glass Casket - notavelmente ele perde land drop. Sem opções de ação, faço Kroxa + Ritos e a 4ª land; uma Skyclave Apparition exila meu Weaponize. Volto com Claim + Ritos + Skyclave Shade + land virada; ele acha a 4ª land virada e exila minha Shade com outro Casket. Desviro, Tymaret, Shade, terreno 6. Do lado dele, 5ª land, Doom Foretold, Bloodchief's Thirst na Shade. Bato 3 (ele fica a 6), escapo Kroxa (descarta terceiro Casket) e faço a Shade do cemitério (tinha segurado uma Passagem Fabulosa sem estourar). Dance of the Manse pra X=4 devolve segundo Doom Foretold, Omen of the Sea, Treacherous Blessing e Glass Casket. Reconheço que certamente perdi o jogo aqui, mas como é uma final e não estou sob pressão do clock - pelo contrário, o deck lento é o deles - continuo jogando. Na minha upkeep um dos Dooms estoura, consigo fazer Stomp no token de Cavaleiro e comprar Rankle do topo, fazendo draw no trigger e deixando oponente a 1 de vida. Um Evento de Extinção acaba com minha esperança de topdeckar um outro Bonecrusher e selar a partida; um Omen of the Sun joga a última pá de cal nesse túmulo. Ainda faço Tymaret + Kroxa no meu turno mas uma Yorion, Nômade Celeste entra do lado deles; ainda tento fazer meu melhor por alguns turnos mas a segunda Dança da Vivenda força minha concessão. Segunda derrota no dia.

Side na play: coloco 2 Shredded Sails (mata Archon of Sun's Grace e Glass Casket - que eu erroneamente achei que ele só tinha 1), tiro Claim the Firstborn e Caldeirão da Bruxa.

Jogo 3 keepo 3 lands, Mauling, Tymaret, Woe, Thirst. Mire Triton do topo na 2 (belo draw). Ele faz Cling to Dust num card irrelevante e Sede de Grão-vampiro na Talassida. Desviro, land, Tymaret Liga pro Pai e minha Talassida volta como um zumbi 2/2. Ele faz O Nascimento de Meletis e já escapo Kroxa no meu turno 4, bato 2, ele está a 18. Uma Aparição do Enclave Celeste exila meu titã; na vidência deixo outra Saga no topo. Considero que a barreira 0/4 ia render muito tempo ao oponente e gasto minha Sede de Grão-vampiro nela. Ataco com os dois tokens e um é trocado pela Aparição (me rendendo uma ilusão 2/2). Shatterskull Smashing // Shatterskull, the Hammer Pass virada e Woe Strider completam o turno (pra me proteger em certa medida do Evento de Extinção). Uma outra aparição exila Strider. Meu turno, bato 4 (14 life), outro Tymaret, land virada, Shade do cemitério, passo com Boi de Agonas na mão. O Pesadelo de Elspeth destrói minha Ilusão - o que acho estranho, destruir um zumbi diminuiria minha vidência. Ele faz sexta land tapada e passa, Ataco 7, ele cai a 7, coloco a terceira Saga na mesa, nunca falhando. Reza braba pra não tomar Evento de Extinção. Terceira aparição exila Shade e ele chama Yorion, Nômade Celeste companion pra mão. Vidência 5, deixo The Akroan War no topo pra eventualmente roubar a Yorion. Stomp na Shade que exilou a Woe, ganho um 3/3 e ataco com 4 zumbis; ele é obrigado a trocar e cai a 1 de vida. Faço Bonecrusher Giant // Stomp, o que garante que nem mesmo Evento salvaria o jogo; ele explode, comemoro, hora da entrevista. 8-0-2 em matches, 16-2 em jogos.

3. Pós jogo

Fico genuinamente muito feliz, é o maior torneio que já venci em questão de quantidade de players. Enquanto revejo as partidas pra escrever esse report, me julgo como tendo jogado relativamente direitinho, o que pra mim é uma grande vitória (sério, sou muito distraído e erro em coisas banais).

Sobre a decklist acho que dá pra mudar algumas coisas pontuais seguindo em frente. Caldeirão da Bruxa pode virar a 4ª Woe Strider (que é uma carta bem medíocre nesse deck) ou o 3º Rankle, Master of Pranks, ou até uma Liliana, Waker of the Dead no main. Trocaria uma das Duress por Agonizing Remorseque tem alguma utilidade adicional pra snipar Lurrus da Toca Onírica ou Yorion, Nômade Celeste. Eu pessoalmente acho Cling to Dust péssima mas creio que seja um mal necessário. Essa lista da imagem fez 2k dólares no Arena Open no final de semana.

 

Props:

  • Izabela por toda a força e apoio ao meu hobby.
  • Crokeyz pela decklist linda.
  • Farpas de Mana pela organização impecável.
  • Todos meus oponentes, só pessoas tranquilas e gente fina.
  • MYPCards pelo convite, é uma honra.

Slops:

  • Nada realmente, tirando a situação político-econômica-social do país e do mundo eu não tenho nada a reclamar da minha vidinha :D

Espero que tenham gostado do texto, agradeço demais qualquer feedback e sugestões já que esse é meu primeiro e ainda tenho muito a aprender.

Vocês me encontram em:

https://twitter.com/migucheras

http://twitch.tv/migucheras

http://youtube.com/migucheras

Comentários

si7as comentou em 07/11/2020 14:41:31

Tu é grande!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.