Boletim dos Artesãos - Primeira Olhada em Ascensão de Zendikar | Magic

Escrito por
Publicado em 27/07/2020
605 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, confeccionado com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nesta semana temos o resultado da primeira fase das Finais do Players Tour para os jogadores ligados no Jogo Competitivo. Além disso tivemos nossa primeira olhada no que vem com Ascensão de Zendikar, incluindo um novo tipo de produto! Vamos às notícias.

Finais do Players Tour com Top 8 Definido

O grande evento competitivo da semana foi a aguardada Final do Players Tour, que reuniu 145 dos melhores jogadores da Temporada 2020 competindo por uma premiação total de U$250.000,00 e vaga para as Grande Finais da Temporada 2020, cujos detalhes ainda serão anunciados.

Indo para este campeonato não há muito o que comentar sobre o Metagame que já não foi falado. Os decks centrados em Reconquista da Natureza são os melhores do Standard, de forma que não foi uma total surpresa quando vimos que eles seriam quase 55% do campo no Dia 1.

Metagame Dia 1

Este número absolutamente dominante surge da combinação das parcelas de Temur Reclamation, construção mais tradicional do deck que teve cerca de 40%, com a parcela de 4Color Reclamation, que adiciona o Branco para ter acesso a Teferi, Manipulador do Tempo e Veto de Dovin, cartas muito bem posicionadas nas partidas mirror.

De fato todos os jogadores esperavam uma grande parcela de decks com Reconquista e se seu deck principal não estivesse muito bem afinado para esse confronto você teria uma vida muito difícil no campeonato. Isso explica a quase desaparição do Sultai Ramp e os números tímidos das variantes Aggro.

O Dia 2 só reforçou a dominância registrada no dia anterior com o 4Color Rec se saindo extremamente bem na taxa de conversão, mostrando que a adição de uma cor valeu o preço. Fora isso o campo continuou muito parecido, com o Mono-White se sobressaindo ao Mono-Green em conversão no Aggro.

Por sorte, mesmo com números tão expressivos, acabamos por ter um Top 8 bem diverso e que pode render partidas interessantes. “Apenas” metade foram exemplares de Reclamation, dois Temur, um deles pilotado pelo brasileiro Patrick Fernandes e outro por Allen Wu, e dois 4Color, pilotados por Kristof Prinz e Benjamin Weitz.

Completando tivemos Christoffer Larsen com Jund Sacrifice, Raphael Levy com um Azorius Control e dois representantes Aggro em Jacob Michael, que tomou uma vertente mais comobo com Mardu Winota, e Riku Kumagai, que optou pelo Mono Black Aggro.

Top 8 PT Finals

Todos esses jogadores esperam pelo sorteio de seus adversários na sexta-feira, 31 de julho, e competem no sábado um mata-mata de eliminação dupla. E é claro que terá transmissão das partidas a partir de 13:00, horário de Brasília, no canal oficial do Magic na Twitch.

Primeira Olhada em Zendikar

Neste sábado tivemos oportunidade de darmos uma primeira olhada em Ascensão de Zendikar com o painel de Mark Rosewater na SDCC Online. Tudo o que foi revelado foi bem superficial, sem nenhuma carta ou mecânica, mas mesmo assim muito interessante e animador.

Para começar, Ascensão de Zendikar busca recuperar o espírito de plano aventureiro que tivemos com Zendikar na primeira vez que o visitamos, antes da invasão dos Eldrazi. Aliás, não veremos nenhuma destas temidas criaturas no set, mas veremos seu impacto na natureza que tenta se recuperar.

Em termos de personagens teremos três planinautas, todos conhecidos e já identificados pelas embalagens dos produtos do set. Eles serão Jace e duas nativas do plano, Nahiri e Nissa. Além deles Omnath se tornará a primeira criatura lendária a receber uma quarta versão, absorvendo mais uma cor, o Branco.

Embalagens Ascensão de Zendikar

Em termos de mecânica o set será focados nos terrenos, como esperado. Duas das mecânicas serão retornos de nossas outras visitas ao set e a restante será nova, mas algo como uma versão Zendikar de um tema popular.

Finalmente, teremos terrenos full-art na coleção, outra notícia esperada e muito bem-vinda. Teremos também terrenos duais! Seis deles, um número pouco usual, que são um conjunto que Mark desenvolveu e está tentando publicar já há algum tempo.

Ascensão de Zendikar chega ao digital a em 17 de setembro e ao físico em 25 de setembro. Falta muito, mas já há motivos para ficar animado!

Os Novos Boosters de Coleção

Junto com os detalhes sobre Ascensão de Zendikar, Mark Rosewater anunciou um novo tipo de produto que estréia com o set, os Boosters de Coleção. Este novo tipo de booster vem para maximizar a experiência de abrir um deles independente do jogo Limitado. Em pesquisa a Wizards tomou conhecimento de que mais da metade dos boosters abertos não eram usados para Draft ou Selado, então eles criaram um produto para suprir esta demanda.

Um Booster de Coleção será composto por 12 cartas distribuídas entre 8 posições possíveis, cada uma delas feita para recriar a emoção de abrir um booster. Vamos passar brevemente por cada uma delas.

Boosters de Coleção

  • Carta de Arte (1 carta)

As cartas de arte estrearam em Modern Horizons e foram populares e bem recebidas, então fazem seu retorno aqui. Elas são cartas com um lado full-art e outro com informações sobre a peça. 81 artes receberão este tratamento em Ascensão de Zendikar.

  • Terreno (1 Carta)

Esta posição é auto explicativa e contém um terreno da coleção. Em Ascensão de Zendikar será um terreno básico full-art, mas isso nem sempre vai ser o caso.

  • Comuns e Incomuns Conectadas (6 cartas)

Aqui teremos comuns e incomuns do set. Como o objetivo do booster não é o jogo Limitado as quantidades de cada raridade não são fixas, de forma que se pode abrir qualquer número de 1 a 6 incomuns no mesmo booster. Além disso, todas as cartas nesta posição serão conectadas. Elas podem compartilhar uma cor, um tipo ou um tema, por exemplo. De qualquer forma, elas serão agrupadas de forma que mostrem algo de legal sobre o set.

  • De Virar a Cabeça (1 Carta)

Esta posição terá uma carta visualmente interessante, o que deve variar de set a set. Em Ascensão de Zendikar será uma carta com tratamento Showcase ou um elemento ainda não revelado.

  • Raridade Curinga (2 Cartas)

Nesta posição você recebe uma carta de qualquer raridade, de comum a mítica.

  • Raras/Míticas (1 Carta)

Aqui a clássica posição de Raras/Míticas do set.

  • Carta Foil (1 carta)

Outra posição clássica que garante no mínimo uma foil por booster.

  • Propaganda/Token/”A Lista”(1 Carta)

Aqui mais uma posição bem conhecida onde você recebe uma carta de propaganda ou um token da coleção. Em adição a isso, 25% dos booster terá nesta posição uma carta da “Lista”.

“A Lista” é formada por 300 cartas interessantes da história do Magic. Elas serão imprimidas da forma que apareceram com a adição de um símbolo de planeswalker, similares às cartas de Mystery Booster. As cartas que compõem “A Lista” ainda não foram reveladas, mas o artigo nos dá três exemplos.

Cartas da Lista

Isso finaliza o conteúdo dos Boosters de Coleção. Eles serão cerca de U$1,00 mais caros que os Boosters de Draft e virão em caixas de 30 nos idiomas Japonês e Inglês.

Como essa é uma experiência inédita no Magic, seu feedback é muito bem vindo, então não deixe de enviar sua opinião à Wizards.

Assim chega ao fim o Boletim de hoje! Então, você assistiu as Finais do Players Tour? O que achou? Temos algumas novidades sobre Zendikar,  você está empolgado para visitar o plano? E o que acha da ideia de um novo tipo de booster? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.