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Tomb Raider - Jogo - PS3

Tomb Raider - Jogo - PS3

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CKCardGames
Playstation
Usado
Português
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199.00

Nota: Este artigo é sobre o jogo eletrônico de 2013. Para o jogo original de 1996, veja Tomb Raider (jogo eletrônico de 1996). Para a série, veja Tomb Raider.
Tomb Raider

Desenvolvedora(s)    Crystal Dynamics
Adicional:[Expandir]
Publicadora(s)    Square Enix
Diretor(es)    Noah Hughes
Daniel Chayer
Daniel Neuburger
Produtor(es)    Kyle Peschel
Projetista(s)    Darrell Gallagher
Escritor(es)    Rhianna Pratchett
Susan O'Connor
Programador(es)    Scott Krotz
Compositor(es)    Jason Graves
Plataforma(s)    Microsoft Windows
PlayStation 3
Xbox 360
Série    Tomb Raider
Conversões    OS X
PlayStation 4
Xbox One
Linux
Google Stadia
Lançamento    5 de março de 2013
Gênero(s)    Ação-aventura
Modos de jogo    Um jogador
Multijogador

Lara Croft and the Guardian of Light
Lara Croft and the Temple of Osiris    

Tomb Raider é um videojogo de ação-aventura, décimo título da série Tomb Raider e o quinto produzido pela Crystal Dynamics. Foi publicado pela Square Enix em 5 de Março de 2013 para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360 . O primeiro de uma nova continuação, o jogo está definido para não fornecer nenhuma correlação com os lançamentos anteriores da série, sendo um reinicio que dá ênfase às origens da culturalmente influente personagem principal, Lara Croft.

A história decorre em Yamatai, uma ilha onde a protagonista e os seus amigos naufragaram. Lara tem que salvá-los, além de ter que lutar contra os habitantes e os perigos naturais da ilha. A jogabilidade foca-se mais na sobrevivência e na ação, embora também se possa usar a exploração para conhecer Yamatai, revisitando locais, ou tentar completar missões secundárias, como as tumbas de desafio opcionais.

Depois do lançamento de Tomb Raider: Underworld em 2008, a Crystal Dynamics começou imediatamente a produção de Tomb Raider. Ao invés de criar uma sequela, a equipe decidiu dar um novo recomeço à série, estabelecendo as origens da personagem principal pela segunda vez em um novo reboot. É o primeiro jogo da série que inclui multijogador e o primeiro também a ser publicado pela Square Enix, depois desta ter adquirido a Eidos Interactive em 2009. Camilla Luddington faz a voz de Lara, substituindo Keeley Hawes. Também é o primeiro videojogo da série que tem uma classificação "M" (inadequado a menores de 17 anos) pela Entertainment Software Rating Board (ESRB) e "18" (inadequado a menores de 18 anos) pela Pan European Game Information (PEGI).

Depois de adiado o lançamento do final de 2012 para Março de 2013, o jogo criou muita antecipação. Tomb Raider recebeu aclamação critica, com as análises a elogiarem muito os gráficos, a jogabilidade, o desempenho de Luddington como Lara e a história. No entanto a inclusão do multijogador foi a principal fonte de criticas. Um sucesso comercial, vendeu cerca de um milhão de cópias nas primeiras 48 horas e mais de 8,5 milhões no total, tornando-se o jogo da série que mais vendeu. Tomb Raider também recebeu diversos prémios incluindo "Melhor Jogo de Acção-Aventura" para Xbox 360 e PC, atribuído pela IGN. Uma versão actualizada, a Definitive Edition, com gráficos melhorados e todos os conteúdos adicionais foi editada em Janeiro de 2014 para PlayStation 4 e Xbox One.


Índice
1Jogabilidade
1.1Multijogador
2Sinopse
2.1Personagens
2.2Cenário
2.3Enredo
3Desenvolvimento
3.1Modelo e voz de Lara
3.2Demonstrações públicas
4Música
5Lançamento e marketing
5.1Bónus de pré-reserva
5.2Edições especiais
5.3Conteúdo transferível
6Recepção
6.1Criticas Profissionais
6.2Vendas
6.3Prémios
6.4Controvérsia
7Sequência
8Filme
9Referências
10Ligações externas
Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

 
Lara pode fazer várias acções com a ajuda do arco, como criar uma tirolesa feita de corda.
Tomb Raider é um videojogo que se apresenta em mundo semi-aberto e que combina acção e aventura, plataformas, exploração, elementos de RPG e mecanismos de sobrevivência, apresentado numa perspectiva de terceira pessoa.[1] O jogador assume o controle da personagem principal, Lara Croft. Como Lara, o jogador pode atravessar entre os acampamentos e percorrer toda a ilha usando trilhos, tirolesas improvisadas ou já disponíveis e zonas para escalar. Muitos dos movimentos de Lara são copiados dos jogos anteriores, criados pela Crystal Dynamics, mas com alguns ajustes adicionais, tais como a incorporação de elementos de jogabilidade furtiva (stealth).[1]

Eventos de tempo rápido (Quick time events - QTE) estão espalhados em intervalos regulares durante todo o jogo, muitas vezes aparecendo em pontos cruciais para o enredo, como no início, onde Lara tem de extrair um pedaço de metal do corpo e depois escapar de uma caverna em colapso.[1]

O combate do jogo tem vários dos elementos que existem na série Uncharted; o jogador tem a capacidade de apontar livremente o arco de Lara e as armas de fogo que ela vai recolhendo, envolver-se em combates corpo-a-corpo e realizar mortes furtivas.[2] O jogador também tem a possibilidade de usar o "Instinto de Sobrevivência" (Survival Instinct), um modo onde os inimigos, os objectos para coleccionar e os puzzles ambientais se destacam para o jogador.[1]

Tomb Raider também incorpora elementos de RPG: à medida que o jogador vai progredindo no jogo, vai ganhando pontos de experiência (XP), quando realiza certas ações, como completar desafios no jogo relacionados com caça, exploração e combate: tal permite que as competências e habilidades de Lara Croft possam ser actualizadas de forma específica, como por exemplo dando-lhe maior capacidade de armazenamento para flechas e munições.[1] Os jogadores também podem melhorar e personalizar as armas. Há também um mecanismo de progressão do personagem no jogo. Melhores itens, armas e equipamentos são adquiridos enquanto o jogador progride, embora o aparecimento da maioria desses itens está intimamente ligada aos acontecimentos da história.[2] Karl Stewart disse que a história dura entre 12 e 15 horas.[3] Junto com a história principal, os jogadores têm a oportunidade de fazer várias missões secundárias, como terminar as Tumbas de Desafio, explorar a ilha e revisitar locais.[1]

Multijogador[editar | editar código-fonte]
No quarto episódio de The Final Hours of Tomb Raider, visto no Youtube em Janeiro de 2013, foi anunciado que o jogo teria um modo multijogador. O multijogador foi produzido pelo estúdio canadiano, Eidos Montreal.

Em cada jogo multijogador, existem duas equipas: quatro sobreviventes e quatro ladrões,[4] e existem três tipos de jogos competitivos, jogados em cinco mapas diferentes: os modos são ‘Team Deathmatch’, ‘Private Rescue’ e ‘Cry for Help’.[5] No primeiro é o clássico “Equipa vs Equipa”, em que a equipa vencedora é aquela que consegue matar a adversária em três partidas separadas. No segundo modo, os "sobreviventes" têm de levar provisões médicas para um ponto num mapa, enquanto que os "ladrões" têm de conseguir um certo número de mortes, ambos com dez minutos de limite de tempo.[4][6] No terceiro modo, ‘Cry for Help’, os "sobreviventes" têm de explorar o mapa para recuperarem baterias de energia ao mesmo tempo que defendem os emissores de sinal de rádio, enquanto são caçados pelos "ladrões".[7]

Sinopse[editar | editar código-fonte]
Personagens[editar | editar código-fonte]
O jogador assume o papel de Lara Croft, uma jovem inteligente recentemente graduada em arqueologia, cujas teorias sobre a localização do reino perdido de Yamatai convenceram a família Nishimura, descendentes do povo de Yamatai, a financiar uma expedição em busca do reino. A expedição é liderada pelo Dr. James Whitman, um arqueólogo que vive tempos difíceis e está desesperado para evitar a falência, e é acompanhada por Conrad Roth, um fuzileiro naval que virou aventureiro e amigo íntimo da família Croft que atua como mentor de Lara; Samantha "Sam" Nishimura, amiga de Lara e representante da família Nishimura que filma a expedição para um documentário; Joslyn Reyes, uma mecânica céptica e temperamental e mãe solteira; Jonah Maiava, um pescador imponente; Angus "Grim" Grimaldi, natural de Glasgow e timoneiro do navio Endurance e Alex Weiss, um tolo especialista em tecnólogia.[8][9]

Cenário[editar | editar código-fonte]
O jogo decorre em Yamatai, uma ilha no Triângulo do Dragão ao largo da costa do Japão. A ilha e o reino que lá existiu, está envolta em mistério, dada a sua reputação de tempestades terríveis e naufrágios que assolam o seu litoral. Yamatai já foi governada por uma rainha chamada Himiko, conhecida pelo título honorífico de "Rainha Sol", que segundo a lenda foi abençoada com poderes xamânicos que lhe permitia controlar o tempo. Muito pouco se sabe sobre a história de Yamatai desde a morte de Himiko. Ao explorar a ilha, o jogador descobre, entre outras coisas, que comerciantes portugueses, os Marines dos Estados Unidos e um projecto de militares japoneses foram todos presos em Yamatai em vários pontos ao longo da história.[8][10]

No início do jogo, a ilha é habitada exclusivamente pela Irmandade Solarii, uma seita violenta de criminosos, mercenários e sobreviventes de um naufrágio. A Irmandade criou a sua própria sociedade baseada na adoração de Himiko, completo com uma estrutura e leis sociais, com a sua finalidade e intenções a ser exploradas ao longo da história.[8][10]

Enredo[editar | editar código-fonte]

 
Imagem conceptual da nova Lara Croft, com uma pistola, um arco e um machado de escalada.
O jogo começa com Lara a viajar na sua primeira expedição a bordo do navio Endurance, com a intenção de encontrar o reino perdido de Yamatai. Por sua sugestão e contra o conselho de Whitman, a expedição vai em direcção ao Triângulo do Dragão, a leste da costa do Japão. O navio é atingido por uma tempestade e e destrói-se, deixando os sobreviventes perdidos numa ilha deserta. Lara fica separada dos outros e é capturada por um estranho selvagem e aprisionada numa caverna. Consegue escapar enquanto o seu sequestrador morre enquanto a caverna colapsa devido às ações de Lara. Enquanto Lara tenta localizar os outros sobreviventes, ela vai encontrando provas de que a ilha é habitada, como escrituras em paredes, corpos mortos e sacrifícios de animais. Eventualmente acaba por encontrar a amiga Sam e um homem de nome Mathias, que diz ser um professor que também naufragou na ilha. Enquanto Sam conta a Mathias a lenda de Himiko, Lara adormece; quando acorda, Mathias e Sam desapareceram. Quando Lara reagrupa com outros sobreviventes, Whitman decide ir com Lara procurar o ainda desaparecido Roth, enquanto o resto do grupo (Reyes, Jonah, Alex e Grim) procuram Sam e Mathias. À medida que Lara e Whitman exploram, descobrem que os habitantes da ilha veneram Himiko, confirmando assim que a ilha é Yamatai. Depois de descobrirem um santuário construído em nome de Himiko, são capturados e levados para um acampamento assim como outros sobreviventes do Endurance. Quando tentam escapar, os sequstradores atiram. Lara separa-se de Whitman e tenta esconder-se, mas é de novo encontrada por um sequestrador e forçada a matá-lo. Ela luta contra os restantes e reúne-se com Roth, salvando-o de um ataque de lobos.[11][12]

Lara consegue ativar uma torre de rádio e chamar por ajuda, mas o avião que respondeu à chamada é atingido por uma tempestade estranha, enquanto Lara ouve uma voz misteriosa em japonês a dizer "ninguém escapa". Sendo impossível salvar os pilotos, Lara é contactada por Alex e Reyes, que lhe dizem que Sam foi capturada por habitantes da ilha, um culto de matriz violenta conhecido como a Irmandade Solarii. Lara tenta salvá-la, mas é interrompida por Mathias, líder dos Solarii, que ordena a sua morte: eventualmente é salva por uma figura de aspecto samurai Oni. Escapando do morteiro ela é levada pelo Oni, ela ouve de Sam que Mathias vai colocá-la na "Ascensão", um "ritual de fogo" para encontrar a próxima Rainha Sol, queimando-a até à morte se não for bem sucedido. Lara segue-os até à fortaleza dos Solarii e é ajudada por Grim. Os Solarii fazem de Grim um refém, mas este agarra um Solarii e se joga de um "elevador" dando hipótese da Lara escapar. Com a ajuda de Roth, Lara infiltra-se na fortaleza e vê o começo do ritual. Quando as chamas são acesas, um grande vento apaga-as, mostrando que Sam é a próxima Rainha Sol. Lara escapa de novo e reúne-se com os amigos para formar um plano para salvar Sam e fugir da ilha. Ajudada por Whitman — que conseguiu negociar alguma liberdade com os Solarii — Lara regressa ao palácio para resgatar Sam e Roth comanda um helicóptero para as tirar de lá. Lara é bem sucedida, mas convence Sam a escapar por terra à medida que se percebe que outra tempestade está a se formar enquanto o helicóptero se aproxima. Lara tenta fazer com que o piloto aterre, e consegue, fazendo com que quase morra. Roth revive Lara, e de repente é atingido fatalmente por Mathias, uma jogada intencionalmente dirigido a Lara. Enquanto chora por Roth, Lara aceita que as tempestades não são naturais, e que estão de alguma forma ligadas à Rainha do Sol, desenhadas para prevenir que as pessoas saiam da ilha. Ela encontra-se com os outros sobreviventes que já tinham escapado do culto e estavam a preparar um barco para sair da ilha. Whitman também está com eles, afirmando que conseguiu escapar, mas Lara desconfia que ele está a trabalhar para os Solarii. Lara e Alex encontram ferramentas para montar o barco nos destroços do Endurance. Lara procura Alex pela embarcação e acha-o mas estes são atacados pelos Solarii e Alex provoca uma explosão, sacrificando-se para Lara conseguir fugir com as ferramentas.[11][12]

Ao encontrar uma escritura da Segunda Guerra Mundial - uma expedição científica e militar nazi japonesa na ilha que buscava uma maneira de aproveitar as tempestades como uma arma - Lara decide explorar um túmulo costeiro, onde encontra o corpo de general samurai que cometeu seppuku. É revelado na mensagem que deixou que ele foi o chefe da Guarda Real da Rainha, os Oni que defendem o morteiro, e que o sucessor da rainha tirou a sua própria vida, em vez de receber o poder da Rainha Sol, deixando esta aprisionada no seu próprio corpo depois de morrer, sendo que as tempestades são um reflexo da sua raiva. Lara percebe que a Ascensão não é uma cerimónia para coroar uma nova rainha, mas um ritual que transfere a alma da Rainha original para um novo corpo: o espírito de Himiko quer escapar do atual corpo que tem, e Mathias planeja oferecer Sam como a nova hospedeira em troca da sua liberdade. Lara regressa à praia para junto dos sobreviventes quando vê que Whitman enganou-os, raptando Sam para a entregar a Mathias. Lara, Jonah e Reyes perseguem-no através de um rio até ao morteiro. Lara chega a tempo de ver Mathias enganar Whitman ao confrontá-lo com um Oni: o Oni mata Whitman. Lutando o seu caminho através dos Solarii e da Guarda Real, Lara chega ao topo do morteiro onde Mathias está a fazer o ritual da Ascensão. Lara luta até chegar à plataforma central, e depois de um combate ela dispara contra Mathias usando tanto a pistola dele como aquela que tinha. Depois destrói os restos de Himiko, salva Sam e elimina as tempestades. Lara, Sam, Reyes e Jonah deixam a ilha e são salvos pelo navio. Enquanto navegam para casa, Lara percebe que as histórias míticas que o seu pai lhe disse foram mais do que histórias, tomando a decisão de não voltar para casa ainda.[11][12]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]
[Expandir]Requisitos do sistema
Depois da edição de Tomb Raider: Underworld, a Crystal Dynamics foi dividida em duas equipas, uma começou a trabalhar no próximo Tomb Raider, enquanto a segunda focou-se no recém-criado spin-off da série Lara Croft (estreando com Lara Croft and the Guardian of Light em 2010)[14] Após o pré-anúncio dos média, enquanto o título do jogo ainda estava sob embargo, em Novembro de 2010, a Square Enix entrou com um pedido de patente para o slogan do novo jogo: "Tomb Raider: a Survivor is Born".[15] Em 6 de Dezembro de 2010, a Square Enix anunciou que Tomb Raider estava em produção há quase dois anos; "Square Enix Ltd. está animada por anunciar Tomb Raider, o novo jogo da Redwood City com base nos estúdio da Crystal Dynamics".[16] O chefe do estúdio Darrell Gallagher referiu: "Esqueça tudo o que você sabia sobre Tomb Raider, esta é uma história de origem que cria Lara Croft e leva-a numa viagem que acabará por definir o seu carácter".[17][18][19] A Game Informer, website e revista da especialidade, publicou um exclusivo na sua edição de Janeiro de 2011, bem como a cobertura ampla e exclusiva de vários detalhes, directamente do estúdio Crystal Dynamics.[19]

A 3 de Junho de 2011, um vídeo de nome "Turning Point", estreou na Electronic Entertainment Expo 2011, enfatizando que a data de lançamento seria no terceiro trimestre de 2012.[20]

Em Janeiro de 2012, quando questionado se o jogo estaria disponível na Wii U, consola da Nintendo, Karl Stewart, director global da marca Crystal Dynamics, respondeu que não há planos para ter o jogo disponível nessa plataforma. De acordo com Stewart, a razão para isso é que "não seria justo" para o jogo ser simplesmente portado, porque os produtores construíram o jogo para ser especifico de determinada plataforma, ainda antes do anúncio da Wii U, e menciona que se começassem a produzir o jogo para essa plataforma "[eles] iria construí-lo de forma muito diferente e [eles] iria construí-lo com funcionalidades únicas".[21]

Darrell Gallagher, chefe de estúdio da Crystal Dynamics, anunciou em Maio de 2012 que a data para o lançamento de Tomb Raider tinha sido adiada para o primeiro trimestre de 2013.[22] Gallagher justificou assim o adiamento: "Estamos a fazer coisas neste jogo que são completamente novas em Tomb Raider e com um pouco mais de tempo para produzir permite-nos polir alguns aspectos para um nível que este jogo merece. Acreditamos que fizemos o correto e posso garantir que valerá a pena a espera."[22] A 1 de Junho a Square Enix e a Crystal Dynamics confirmaram que Tomb Raider seria lançado mundialmente a 5 de Março de 2013.[23]

Em Janeiro de 2013, a Crystal Dynamics afirmou que Tomb Raider não iria usar a palavra passe para aceder ao modo online e que também não tinha intenções de disponibilizar uma demonstração do jogo antes do lançamento, justificando dizendo que "não queremos estragar a história."[24][25] Tomb Raider tornou-se no primeiro videojogo da série com uma classificação "M" (inadequado a menores de 17 anos) pela Entertainment Software Rating Board (ESRB)[26] e "18" (inadequado a menores de 18 anos) pela Pan European Game Information (PEGI).[27]

Modelo e voz de Lara[editar | editar código-fonte]
O modelo de Lara Croft é animado, usando captura de movimentos compilados, uma técnica utilizada em Tomb Raider: Underworld.[1] O jogo é o primeiro a usar o motor "Crystal Engine", propriedade da Crystal Dynamics.[2] A face de Lara é baseada na modelo norte americana Megan Farquhar.[28]

Keeley Hawes não regressou como Lara Croft em Tomb Raider, depois de completar Tomb Raider: Legend, Tomb Raider Anniversary, Tomb Raider: Underworld e Lara Croft and the Guardian of Light. A sua contribuição estendia-se por um período de quatro anos; o maior de qualquer uma das actrizes que deu a voz a Lara. Em Dezembro de 2010, a Crystal Dynamics afirmou que estava em casting para a voz da protagonista.[29] A 26 de Junho de 2012 a Square Enix revelou que a actriz britânica Camilla Luddington é quem iria emprestar a voz a Lara Croft.[30]

Demonstrações públicas[editar | editar código-fonte]
A 31 de Maio de 2012, um novo vídeo foi lançado online, apresentando aspectos da jogabilidade como a caça, sobrevivência e outras acções, juntamente com elementos do enredo. O vídeo também confirma a presença na ilha de personagens não jogáveis, muitos deles aparentemente pertencentes a organizações ameaçadores, parecido com capítulos anteriores da série.[31]

A 4 de Junho de 2012, na conferência de imprensa da Microsoft durante a E3 2012, uma nova demonstração da jogabilidade foi mostrada, representado ambiente destrutivo e outras interactividades, combate com stealth usando arco e flecha, eventos em tempo rápido e páraquedas.[32]

Durante o Verão de 2012, foram mostrados outros vídeos que mostravam Lara a caçar, a explorar a ilha e a matar pela primeira vez. Durante a EuroGamer Expo 2012 em Londres a 27 Setembro de 2012 foi mostrado cerca de meia hora de jogo sem comentários. A 8 de Dezembro de 2012, foi mostrado outro vídeo durante os Spike Video Game Awards. No início, foi feita uma introdução por Camilla Luddington e durante o evento, o vídeo foi visto com uma orquestra musical, liderada pelo compositor do jogo, Jason Graves.[33] Na semana seguinte, a IGN apresentou a "Semana Tomb Raider". De segunda a sexta foram mostradas previsões ao jogo, vídeos, detalhes sobre o sistema de evolução, ferramentas de sobrevivência e "túmulos de desafio" (ou Tumba de Desafio).[34]

Música[editar | editar código-fonte]
Tomb Raider: Original Soundtrack
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Banda sonora de Jason Graves
Lançamento    15 de março de 2013
Género(s)    Banda sonora de videojogos
Duração    74:55
Editora(s)    Sumthing Else Music Works[35]
A banda sonora de Tomb Raider foi composta por Jason Graves, cujo trabalho já incluía Dead Space e suas sequelas, F.E.A.R. 3 e Star Trek: Legacy. O álbum Tomb Raider: Original Soundtrack foi editado a 5 de Março de 2013, juntamente com o lançamento mundial do jogo.[36] O álbum recebeu aclamação critica, com múltiplos sites incluindo a Forbes e a revista Film Score Monthly a darem enormes elogios.[37][38][39]

Um podcast foi revelado pela Game Informer em Dezembro de 2010 que mostrava um "pequeno vislumbre de uma música do próprio jogo".[29] A faixa era composta por Aleksandar Dimitrijevic.[40] No entanto, seis dias depois, Karl Stewart, director global de marcas da Crystal Dynamics, clarificou a informação dada pela Game Informer; confirmando que "Alex Dimitrijevic está a compor para o video. Ainda não anunciamos oficialmente o compositor do jogo".[41] A 8 de Junho de 2011, depois da estreia do vídeo de apresentação "Turning Point", Stewart afirmou que "...esta peça não é peça em que ele [Alex Dimitrijevic] está a trabalhar".[42]

A 7 de Junho de 2011, Meagan Marie da Crystal Dynamics, expressou no&

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