Report - Regional Championship Qualifier - Terceiro ciclo | Magic

Escrito por
Publicado em 28/02/2023
671 Visualizações, 3 Comentários.

Fala galera, como vocês estão?

Me chamo Rafael Kenji, também conhecido como tchuco no MOL, sou de Londrina - PR, jogo magic competitivamente há sete anos e há um ano me tornei um grinder no MOL e streamer. Após esse período de pandemia que com toda a certeza marcou as nossas de alguma forma, tivemos o retorno do que conhecíamos como PPTQs(Preliminary Pro Tour Qualifier), torneios que davam direito ao jogador de participar de um RPTQ(Regional Preliminary Pro Tour Qualifier), que por sua vez concedia 8 vagas aos 8 primeiros jogadores para ao Pro Tour(torneio de maior prestígio dentro do Magic).

A estrutura dos torneios se manteve praticamente a mesma, com algumas mudanças nas nomenclaturas. Os PPTQs agora são chamdos de RCQs, os RPTQS são chamados de Showdonw, e o Pro Tour se manteve com o mesmo nome.

                                                                                Regional Championship Qualifier Format Update and Upcoming Promo Cards | WPN

Nesse final de semana(26/02/2023) participei de um RCQ(Regional Championship Qualifier) em Maringá, na Supernova Hobby Store, do qual eu tive o imenso prazer de ser campeão. Gostaria de inaugurar o meu retorno à produção de artigos e nova parceria com o MYP, partilhando um pouco da minha experiência nesse torneio.

Pois bem, vamos começar pela lista. Não é surpresa para ninguém que sou um jogador de Mid Range, apaixonado pela combinação entre pressão e disrupt. Então, nada melhor do que o rei do disrupt do Pioneer: Rakdos Mid.

Estudei bastante as deck lists do último Pro Tour da Philadelphia, e obviamente a lista que mais se destacou entre os Rakdos MIid, foi a do Shota Yasooka. Usando seus controversos 26 terrenos, e mais controversos 3 Mutavault , os quase aposentados 2 Misery's Shadow , sem Croxa, Titã da Fome da Morte e com um quinto descarte(Duress). Esse deck foi obviamente feito para um meta específico e trás uma chance muito maior de ganhar dos decks combos como o Izzet Creativity e o Lotus Combo, duas partidas em que o rakdos tem um pouco de dificuldade.

Obviamente me inspirei na lista do Shoota, mas adaptei para o meta em que esperava: decks de criatura, UW controle, Izzet Creativity e Lotus Combo. A vez em que joguei com 3 Mutavault acabei muligando muitas vezes por conta dele, e acabei cortando 2 Mutavault e substituindo por 1 Castelo de Locthwain e uma cópia adicional de Power Word Kill. O último slot que tive dúvida foi o do Duress , que não me parecia muito adequado para as 5 rodadas de suíço, talvez para os playoffs, teriam sido oks. Então pensei na carta mais versátil e que não piora as partidas contra os decks combos e melhora a mirror e a match contra o Gruul Midrange. 

Sobre o sideboard: um caminhão de cólera para não perder para decks de criaturas. Veículos que são extremamente eficientes na mirror e em matches de atrito. Noxious Grasp é excelente contra anjos, Mono G devotion, decks baseado em Greasefang, Okiba Boss , UW control, Mono W humans. Pithing Needle desligando o Karn Liberated e Teferi, Hero of Dominaria. Go Blank mandando o cemitério do UR Phoenix e Greasefang de base,

Sou muito grato ao Kaies e Leandro Mantoani por terem me ajudado a lapidar essa lista.

Vamos agora ao torneio:

Primeiro jogo do suíço: Rakdos Mid x BG elfos

Confesso que é um tipo de match que eu adoraria pegar na primeira rodada de qualquer torneio.

1-0 tranquilo!

Segundo jogo do suíço: Rakdos Mid x Mono U spirits

Teoricamente, seria uma match fácil, mas o mundo meus amigos... o mundo é um corsa, ele não gira, ele capota.

1-1 no torneio, vivo mas chateado de perder uma easy match.

Terceiro jogo do suíço: Rakdos Mid x UW spirits.

Se eu estava chateado por ter gastado a minha derrota na segunda rodada, o meu deck estava com ódio...

2-1 e fiquei assustado com o tanto que o deck estava no aço nesse game, em 10 minutos os dois jogos já haviam acabado, e torcendo para que continue assim.

Quarto jogo do suíço: Rakdos Mid x UB narset.

Jogo difícil, deck forte, contra um oponente igualmente difícil e forte...

3-1, torcendo para empatar a próxima rodada e passar para os playoffs.

Quinto jogo do suíço: Rakdos Midrange x Mono G

Infelizmente, cai contra meu amigo Gabriel Rocha e ele não poderia empatar... então fomos para o game...

4-1 Feliz por ter passado a fase do suíço em primeiro e estaria em todos os jogos dos playoffs na play, mas triste por ter eliminado meu amigo na última rodada....

Quartas de finais: Rakdos Mid x UR phoenix

Mais uma vez se repetiu, o melhor início de playoff possível....

Semifinal: Rakdos Mid x UW control

Final boss... Enfrentei o niv-master, streamer, competidor do MOCS, claudioh.

Venci um grande jogador, e estava na final, não poderia estar mais feliz!

Final: Bye?

Após esse último game contra o claudioh, dei uma pausa para ir ao banheiro, tomar uma água e um café. Eis que chega meu oponente e diz: "se você ganhar aqui hoje, você vai para São Paulo jogar?" Eu disse: "claro! é  meu sonho jogar um pro tour!". Ele estendeu a mão e disse: "então pode arrumar a mala". Fiquei completamente incrédulo do que havia acabado de acontecer, perguntei se ele tinha certeza e me respondeu: "sou só um jogador aposentado, você quem deveria estar lá". Como sou 100% a favo da lei do Luccão de Arapongas, a lei do mínimo esforço: quanto menos esforço eu fizer para ganhar, melhor. Aceitei e garanti a minha vaga para o terceiro ciclo do Showdonw em São paulo!

O primeiro passo para o Pro Tour foi dado! E agora só me resta me preparar pra o Showdonw e ajudar quem eu puder nessa etapa classificatória dos RCQs que estão apenas começando.

Por fim gostaria de parabenizar todos os jogadores de Londrina pelo excelente desempenho nesse torneio: Leandro Mantoani, Michel Safady, Gabriel Rocha e Luiz Marcelo Piedade, lojista da https://mypcards.com/Piedade. E agradecer a todos que de alguma forma participarcam dessa vitória: MYP cards por ser meu novo apoaiador, ao Leandro Mantoani pelos treinos, e a jogadores mais experientes que sempre me ajudam: Kaies, Batutinha e Lucas Giggs.

                                                              

Me sigam, nas redes sociais:

https://www.twitch.tv/tchucomtg

https://twitter.com/capivara_mtg_?lang=bg

https://discord.gg/wCRgyYCh

 

Muito obrigado a todos, e até breve! Um beijo do seu tchutchuco!

 

 

Comentários

Piedade comentou em 24/03/2023 12:12:13

Parabéns pela conquista, fruto e esforço e dedicação a comunidade local precisa de jogadores igual a vc continue assim, grande incentivo e exemplo para a galera!!!!

mantoani comentou em 01/03/2023 11:45:32

Excelente report, fácil e gostoso de ler!!! Continue assim, meu amigo! Muito merecida sua classificação! Torcendo pelo seu desempenho no showdown desde já ;)

Rocha comentou em 28/02/2023 19:09:40

Parabens pela conquista, Rafa! Ótimo artigo sobre como está o cenário competitivo na nossa região.
Rumo ao ProTour! Você merece!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.