Boletim dos Artesãos - Lendas e Adesivos | Magic

Escrito por
Publicado em 25/07/2022
816 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos. Nesta semana tivemos os primeiros previews de Dominaria Unida, set que celebra 30 anos de Magic: the Gathering. Além disso também tivemos mais novidades de Unfinty, que podem afetar os formatos Eternos. Vamos lá!

De Volta a Dominária

Na quinta-feira tivemos mais um Weekly MTG especial, trazendo as primeiras revelações sobre Dominaria Unida. Depois de uma sequência considerável de sets isolados tanto em tema quanto em história, a Wizards se prepara para mais um grande arco narrativo, como vimos em Guerra da Centelha.

Dominaria Unida

Desta vez Dominaria será o cenário principal e Phyrexia os grandes antagonistas. A história oficial chega em 10 de agosto e já começa seguindo o planinauta Karn, que volta seu olhar para o passado se preparando para a batalha que há de vir. E não para por aí, pois, como sabemos, a história que começa em Dominaria Unida se desenrolará em quatro sets.

Falando em Phyrexianos, eles são um dos inimigos mais memoráveis na história do jogo. E já sabemos que eles já estão no plano onde tudo começou através de alguns previews chave. O que também sabemos é que rostos conhecidos começam a se agrupar para se defender de mais uma invasão.

Dominaria Previews

Já indo para assuntos que permeiam, mas não fazem parte do set em si, Dominaria Unida terá dois decks pré-construídos de Commander e já sabemos quem são os personagens que vão encabeçá-los. Jared Carthalion e Geyadrone Dihada são dois planinautas dos velhos tempos que não vemos há literalmente eras em Dominaria. Sua aparição nos decks de Commander representam sua volta ou apenas um flashback?

Indo para o que talvez seja a parte mais empolgante do que foi revelado, o set traz novamente o tema lendário que vimos na última visita ao plano. Por um lado temos uma mini-coleção de box-toppers com 20 cartas, sendo 19 criaturas e 1 planinauta, reimaginando as Lendas que vimos em 1994 em uma versão condizente com seu poder na história e o desenvolvimento das cartas desde então.

Lendas Reimaginadas

Para além disso, a Wizards anunciou as Lendas Encontradas, que traz cartas diretamente da coleção Legends para boosters em 2022. Muitas das cartas impressas em 1994 aparecerão apenas nos boosters de colecionador de Dominaria Unida, numa proporção de 3%. Estas cartas foram realmente abertas de boosters de Legends e reinseridas na colagem dos boosters de Dominaria Unida. Um vídeo e um artigo do processo, que também lista as cartas disponíveis foi disponibilizado.

Finalizando, vamos às datas de Dominária Unida! A história será publicada de 10 a 18 de agosto, com um vídeo sobre a construção do mundo no dia 16. O fim da história inicia a temporada de previews com a stream de estreia em 18 de agosto. A galeria completa de cartas será rapidamente concluída no dia  26 de agosto e a coleção chega nas plataformas digitais MTG Arena e Magic Online no dia 1º de setembro.

Unfinity Impactante

Indo para um assunto completamente distinto, vamos falar do painel de Unfinity apresentado por Mark Rosewater na San Diego Comic Con no último sábado. O desenvolvedor, que se tornou a cara do Magic, falou muito sobre o set, mas deu destaque a uma nova mecânica, os adesivos.

Adesivos são o mais novo elemento de jogo do Magic: the Gathering que chega nos boosters de Unfinity. Cada folha de adesivos usa uma cola muito leve que pode ser usada várias vezes para modificar as cartas sem danificá-las.

Adesivos

Mas como funcionam exatamente os adesivos? Cada folha de adesivos tem três adesivos de nome, três adesivos de arte, dois adesivos de habilidade e dois adesivos de poder/resistência e eles modificam as cartas nas zonas exatas de seus títulos. Algumas cartas no set terão efeitos que permitem que você coloque um adesivo em jogo, sendo que adesivos de nome e arte podem ser colocados sem custo, mas os de habilidade e poder/resistência necessitam de uma quantidade de tickets indicada.

Normalmente os efeitos que te permitem colocar um adesivo também dão a você um certo número de tickets. Você não é forçado a gastá-los sempre que for pedido e a maioria dos efeitos não especifica qual adesivo usar, então você pode usar qualquer tipo de adesivo (desde que possa pagar o custo em tickets). Para finalizar, adesivos só podem ser colocados em permanentes que não sejam terrenos que você possui.

Tickets

A maioria, mas não todas, as cartas com a mecânica de adesivos serão legais nos formatos Eternos (Commander, Legacy e Vintage). Em termos de jagabilidade os adesivos permanecem na carta em qualquer zona pública (campo de batalha, cemitério e exílio), mas retornam à folha de adesivos se forem para uma zona não pública (mão ou biblioteca). Se um adesivo voltar para a folha de adesivos, você poderá usá-lo novamente.

Em partidas de Construído você terá um deck com 10 folhas de adesivos e escolhe aleatoriamente três antes do início de cada jogo. Uma ferramenta on-line será provida para permitir que você escolha as folhas a serem jogadas e, se você não tiver as folhas de adesivos reais, poderá escrever em tiras de papel. No Limitado, você poderá utilizar apenas as folhas de adesivos que você abrir/selecionar nos seus boosters.

Esse é um elemento que adiciona bastante complexidade ao jogo dos formatos Eternos, essencialmente requerendo um novo tipo de deck. Teremos que esperar mais previews, mas é possível que esse seja mais um elemento perene ao jogo, tanto casual quanto competitivo.

De todas as formas, a primeira vista os adesivos parecem uma mecânica bastante divertida e essa é uma das melhores qualidades que se pode buscar em coleções da série “Un”.

Assim terminamos mais um Boletim com um aviso: na semana que vem teremos nossa última publicação aqui na MYP, encerrando uma ótima e duradoura parceria.

Sinta-se livre para nos contatar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.