Boletim dos Artesãos - Balança e Martelo | Magic

Escrito por
Publicado em 11/07/2022
74 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, completinho e com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa semana temos foco total no Magic Arena, com rebalanceamentos, banimentos, Renovação e outras novidades. Vamos lá!

De Volta à Balança

Nessa semana tivemos um anúncio de B&R para o Alquimia acompanhado de uma série de rebalanceamentos. Depois do que pareceu ser uma eternidade a equipe de desenvolvimento finalmente voltou seus olhos para sua própria criação. O Alquimia teve seus lançamentos de cartas regulares como o agendado, porém apenas eles não são o suficiente para criar um formato sempre fresco como o prometido. Tomara que a equipe tenha percebido isto nesse último período.

O fato é que, além dos padrões de jogo repetitivos, o Alquimia acabou sofrendo também com a ascensão de um combo poderoso centrado na habilidade de Ígnea Sorridente que foi BANIDA do formato. Aliada a Racketeer Boss (ou Birgi, Deusa das Histórias // Harnfel, Chifre da Abundância) a elemental pode entrar em campo de batalha infinitas vezes e sem custo real. Adicione um pouco de cascata com Cabaretti Revels e fechar o jogo é só uma questão de escolha. O detalhe é que, como a habilidade em questão é de mana, o combo se torna muito mais resiliente por natureza.

Combo Ígneo

A decisão de banimento pode parecer confusa em princípio, mas tem suas razões, claro. Uma delas é que Ígnea é uma carta que permanece no imaginário dos jogadores e é viável justamente nestes cenários de combo e cartas icônicas não devem ser alteradas. Por um outro lado, qualquer alteração que rompesse o combo faria com que a carta sumisse dos decks de qualquer forma, então um banimento é quase que uma ação equivalente.

Vale notar que mudanças em Racketeer Boss e Cabaretti Revels que impossibilitassem o combo seriam possíveis e cabíveis. No entanto, parece que a equipe preza pelo que essas cartas podem prover ao Alquimia de uma forma ou de outra, de forma que elas serão mantidas no formato como estão.

Esse não foi o único ajuste de metagame no entanto. Um quarteto de cartas bem polarizantes foi rebalanceado, a maioria pensando no Histórico, mas uma delas também relevante ao Alquimia. Esta última seria o O Massacre do Gancho de Carne, que perdeu sua habilidade de ganhar vida. Os decks agressivos continuarão perdendo seu campo de batalha para a carta, mas pelo menos deixarão de ver o bônus cruel de ter seu trabalho desfeito.

4 Problemas Históricos

Para o histórico tivemos mudanças no Familiar do Caldeirão, que empurra os decks de sacrifício e Comida alguns degraus para baixo. Agora estes decks terão que de fato se importar com a etapa de combate sem o gatinho para manter o chão congestionado. Essa é mais uma boa vitória para os decks agressivos, que pareciam pouco agraciados nos anúncios recentes.

Os outros rebalanceamentos são para Dragon's Rage Channeler  e Unholy Heat, que impactam diretamente o deck das Fênix. Unholy Heat ser capaz de dar 6 de dano é um deboche em si mesmo não apenas no Magic Arena, especialmente quando Delírio é tão facilmente atingido, de forma que entender a mudança não é difícil. A primeira vista os decks agressivos se beneficiariam, mas quem gostou da mudança mesmo foi Teferi, Hero of Dominaria, já que os decks Fênix agora não tem mais uma resposta pronta para quando ele entrar em campo de batalha.

Para completar Winota, Agregadora de Forças foi libertada no Histórico, ainda que muito restringida, o que remove a primeira vista seu potencial de combo. Já voltando para o Alquimia, e para fechar, também tivemos ajustes de arquétipos neste anúncio. Desta vez o temas de Marcadores +1/+1 e decks lançadores de feitiços, instantâneas e Magos foram quem receberam uma mãozinha.

Winota, Joiner of Forces

Tivemos mudanças em abundância! Tomara que elas deem frutos, assim como o lançamento de Portal de Baldur, e que os formatos não fiquem abandonados no futuro.

Vem Mais por Aí

Com o lançamento de Portal de Baldur tivemos também um Estado do Jogo para o Magic Arena. As novidades da coleção já haviam sido cobertas antes, então a porção de maior destaque desvelou alguns dos planos para a plataforma no futuro próximo. Em primeiro plano, o Magic Arena é agora uma plataforma com uma miríade de formatos construídos. Com os lançamentos de Standard e Alquimia já rotineiramente na agenda, e um ou outro set bônus chegando esporadicamente, chegou a hora de fomentar o Histórico e o Explorador.

Para isso as antologias voltarão! Antes de Dominária Unida teremos a Antologia do Explorador 1 e a Antologia do Histórico 6, cada uma com 20 cartas novas para a platafoma. O caminho escolhido talvez agrade todos, no entanto. Veja que as 20 cartas da Antologia do Explorador serão legais no Histórico, mas a recíproca não é verdadeira. O artigo cita que as cartas da Antologia do Histórico VI serão legais apenas para o Histórico. De fato uma oportunidade perdida para inserir 40 boas cartas que seriam legais em ambos os formatos.

Depois disso começamos a pensar na Renovação! Dominária Unida trará consigo um novo Standard com coleções legais a partir de Innistrad: Caçada à Meia Noite, e os preparativos já começaram. Tudo deve ocorrer como o de praxe, novos decks iniciais com cartas que permanecerão legais e ajustes com essa mesma premissa nos pacotes de Jump In! e nas cartas individuais recebidas como prêmio. No Limitado, os eventos de Draft passam a focar nos sets que seguem Innistrad: Caçada à Meia Noite para permitir que os jogadores possam construir sua coleção.

A rotação é sempre um momento empolgante e algo a se esperar. O Arena já a começou a aquecer seus motores para esse evento!

2022 Standard rotation illustration

Assim terminamos mais um Boletim. Agora queremos saber de você. O que achou das mudanças no Alquimia/Histórico? Qual arquétipo foi o mais favorecido? Conseguiu experimentar as cartas de Portal de Baldur? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.