Boletim dos Artesãos - Especialidade Caótica | Magic
Escrito por artesaosdomagic
Publicado em 27/06/2022
514 Visualizações, 0 Comentários.
Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Por um lado, previews de Double Masters 2022 acabaram, então já temos uma imagem geral para avaliar o set. Por outro, os previews de Alchemy Horizons já começaram, e de forma muito turbulenta. Vamos lá às informações!
Masters Masters
Com a temporada de previews concluída fica muito mais fácil analisar o que afinal temos em Double Masters 2022. Entre uma variedade grande de reprints e de público há quem acredite que este seja o melhor set Masters de todos os tempos.
O set, claro, tem seus problemas, muitos dos quais apontamos aqui na semana passada. Saffron Olive, um nome muito popular na comunidade catalogou as cartas reveladas por interesse em possíveis formatos, Commader, Legacy, Modern, etc, para avaliar a qualidade dos reprints que recebemos. Segundo seus dados 21 cartas nas maiores raridades, das quais apenas 1 é mítica, são reprints fracassados, aqueles que ninguém quer ver.
O número pode não te confortar muito se você abrir uma dessas cartas em seus boosters, mas de fato, pouco mais do que 13% das cartas que ocupam essa posição serem indesejáveis não é uma soma ruim, ainda mais considerando que temos 2 raras/míticas por booster de Draft.
Ainda contando com os dados de Saffron Olive, o Commander é o formato que mais saiu ganhando. Um incrível total de 70% das raras e míticas do set são apreciadas no formato, de forma que o apelido de Commander Masters nunca foi mais apropriado. E vale notar que não temos apenas alguns reprints médios, mas também cartas recebendo sua primeira reimpressão, como Warrior's Oath.
Além disso, um dos aspectos importantes do set foi a nova leva de cartas para o Pauper. Algumas cartas poderosas agora se encontram na raridade comum e são um novo fator para refrescar o formato, que sempre se beneficia muito dos lançamentos Master. O Júri do Formato Pauper, que já estava atento aos efeitos de Commander Legends II, tem uma nova preocupação.
Isso culmina nos dados finais da planilha, que mostram o valor esperado ao abrir uma caixa de boosters de Double Masters 2022. Com um aprovisionamento tão grande para o formato mais popular do jogo e com alguns reprints de altíssimo valor, no momento em que os previews finalizaram as caixas tinham valor médio de até U$500.
O valor vem baixando constantemente desde então (está na faixa dos U$420) neste momento, o que é esperado. Vale notar que os valores não podem ser traduzidos diretamente para nossa realidade. Temos lojas diferentes com alocações diferentes e até uma política monetária diferente, o que significa que os preços daqui provavelmente não serão compatíveis com os de lá.
De qualquer forma, com valores tão altos e jogadores encontrando até mesmo dificuldades de adquirir produtos em pré venda o sucesso de Double Masters 2022 é garantido.
Confusão no Horizonte
Antes mesmo que os previews de Double Masters 2022 terminassem na semana passada, na quarta-feira a Wizards já iniciou os previews para Alchemy Horizons: Batalha pelo Portal de Baldur, junto com a pré venda do set, exclusivo do Magic Arena. E só por esse detalhe já dá para perceber que não será um set sem sua dose de confusões.
O timing para o início dos previews não poderia ser pior. Enquanto as próprias mídias sociais do Magic tentavam te engajar com os previews de um dos melhores sets de reprints de todos os tempos, especialmente para o formato mais popular do jogo, como já comentamos, o Magic Arena revelava seu remix digital de Commander Legends II.
O próprio Commander Legends II já foi vítima da agenda de lançamentos da Wizards e perdeu grande parte de seu interesse por estar tão próximo de Double Masters, então a decisão de disputar diretamente a atenção com o set é uma que simplesmente passa direto por mim.
Alchemy Horizons vem, claro , com novas mecânicas digitais, algumas simples, outras mais complicadas. Double Team, por exemplo é um bom uso de espaço digital num efeito do tipo Squadron Hawk. Os Boons, por sua vez, são algo coriqueiro no Magic, apenas uma forma interessante de apresentar habilidades que desencadeiam de forma atrasada.
A mecânica que mais atenção não foi nenhuma dessas, no entanto, e sim, Specialize. De ponto de vista de regras é uma mecânica muito interessante e divertido. Por um custo de mana e descartar um card colorido ou um terreno com tipo sua mágica lendária ganha um efeito ou habilidade da cor correspondente. Se você descartar uma mágica vermelha ou montanha sua lenda se especializa em vermelho, por exemplo.
Agora, saindo do papel as coisas se complicam e muito, como podemos ver no primeiro preview da mecânica, Viconia. É até difícil de expressar o quanto de complexidade um carta como essa adiciona ao jogo. Sem contar na bíblia de texto de cada uma das versões, o fato de que cada carta com essa mecânica são na verdade 6 cartas diferentes adiciona um peso descomunal ao set o levando facilmente ao ponto de fadiga. Além disso, os efeitos da especialização nem sempre são simétricos em nível de poder e habilidades, não são algo que se pode simplesmente intuir sobre. E Viconia é apenas uma incomum!
As primeiras impressões deixadas por Alchemy Horizons não foram boas, mas ainda são primeiras impressões. Temos ainda muitos previews pela frente, já que o set é grande, e, se há um motivo para confiar é o de que o Arena não tem falhado em suas experiências de gameplay, de forma que o Draft deve ser, no míniimo divertido. No entanto, o Alquimia continua tendo muito o que remar, e o fato de que Alchemy Horizons já começou com o pé errado não é inspirador.
Assim terminamos mais um Boletim. Agora queremos saber de você? Gostou de como ficou Double Masters ao final? Qual o seu reprint favorito? E está acompanhando Alchemy Horizons? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.
Thiago Santos dos Artesãos do Magic
Comentários