Boletim dos Artesãos - Explore o Novo Arena | Magic

Escrito por
Publicado em 25/04/2022
462 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que volta com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: The Gathering. Nessa semana trazemos os anúncios do novo Jogo Organizado Digital, além do Explorador, o novo formato que chega ao Magic Arena. Vamos lá porque é muita informação.

O Novo Arena Competitivo

A quinta-feira foi um dia agitado para o Arena, e também Magic Online, e tudo começou com o anúncio do modelo de Jogo Organizado que regerá as duas plataformas nos próximos anos. Além de terem seus próprios campeonatos em mídia digital o programa também faz um bom trabalho de ligar as plataformas à mídia física, ou seja, aos Pro Tours e ao Mundial.

Começando pelo Arena, o topo da competição na plataforma acontecerá nos novíssimos Campeonatos do Arena, um nome simples e auto explicativo para a nova série de eventos, ainda que um pouco sem sal. Os Campeonatos devem acontecer a cada 4 meses, ou 3 vezes por ano, com um campo de 32 jogadores e uma premiação total de U$250.000,00. Além do dinheiro os jogadores campeões e os vices destes torneios se classificam para o Mundial de Magic.

Jogo Organizado Digital Arena

O caminho de classificação para os Campeonatos é um já conhecido dos jogadores de Arena, os Fins-de-Semana Qualificatórios, ainda que remodelados. O modelo continua o mesmo, 7 vitórias para classificar, 3 para eliminar, um formato melhor-de-3 em uma competição de 2 dias, acontecendo todos os meses. E para completar, além de alimentar o sistema digital, a partir de setembro os Qualificatórios também darão vagas para os Pro Tours.

Duas coisas mudam e a primeira é o esquema de premiação. O prêmio mais relevante para a plataforma, as gemas, agora se concentram no Dia 1 num valor de até 20.000. O Dia 2 não dá tantas gemas, mas garante, claro, vaga nos grandes torneios.

A segunda mudança é como se chega a um Qualificatório. A escada ranqueada continua sendo uma forma, mas a vaga direta vai para apenas os 250 melhores jogadores no ranque Mítico. O restante dos melhores 1200 jogadores recebem pontos para um novo tipo de evento, os Play-Ins. Além disso, 6 vitórias num Aberto do Arena também te coloca num Qualificatório.

Logo Play-In

O Play-In surge para dar uma via de classificação aos jogadores que não querem ou não conseguiram classificação pela escada competitiva. A entrada pode ser adquirida com 20.000 de ouro, 4.000 gemas ou 20 Pontos Play-In, que citamos acima e já já explicamos. Teremos duas modalidades de Play-In, todas com apenas 1 dia de competição. A variação melhor-de-1 acontece uma semana antes dos Fins-de-Semana Qualificatórios, classifica com 6 vitórias, elimina com 2 derrotas. A variação melhor-de-3 acontece apenas 1 dia antes do Fins-de-Semana Qualificatórios, classifica com 4 vitórias, elimina com 1 derrota.

Para finalizar só falta explicar as maneiras como conseguir os Pontos Play-In. Uma delas é a escada ranqueada, como citamos, para os melhores 1200. A outra é através dos remodelados Eventos Construídos e Draft Tradicional, que agora premiam com gemas e boosters e também dão Pontos Play-In se o número de vitórias máximo for alcançado.

Falando brevemente sobre o MTGO, o jogo não passou por um remodelamento completo de suas estruturas competitivas como no Arena, apenas agora se liga com o sistema de Pro Tours. Os participantes do eventos Showcase, de 8 jogadores, também ganham vaga para o PT; o campeão e o vice destes Showcase vão para o Mundial; e os Qualificatórios e Super Qualificatórios dão vagas para os Campeonatos Regionais.

Essa será a base do jogo de alto nível pelos próximos anos e jogadores de todos os tipos tem seus caminhos para chegar aos holofotes. Você pode ler todos os detalhes no artigo no site da Wizards. Os frutos das mudanças vão demorar um pouco para chegar, mas esperamos que valham a espera!

Seja um Explorador no Arena

Além do Jogo Organizado acima, na quinta também tivemos mais um Estado do Jogo do Magic Arena, que trouxe algumas novidades e implementações interessantes para a plataforma. Porém a grande notícia é o novo formato que chega nesta quinta, o Explorador.

Como trouxemos aqui algumas vezes, o desejo de um formato fiel ao físico, mas disponível no Arena era um dos grandes pedidos dos jogadores mais vocais, um que a equipe de desenvolvimento prometeu satisfazer. O Explorador recém anunciado não é o Pioneiro que muitos queriam, mas é o que se especulava e aparentemente o melhor que se pode fazer nessas circunstâncias.

Cena do Evento do Explorador no Arena

O conceito do Explorador é simples, todas as cartas que são legais no Pioneiro que estão disponíveis no Arena são legais no Explorador. Isso significa que o formato contém as cartas lançadas em coleções que passaram pelo Standard a partir de Retorno à Ravnica. Além disso, os formatos compartilham, a princípio, a mesma lista de Banidas & Restritas.

E falando nela, vale reforçar que este será um formato fiel ao físico e, se uma carta se provar forte demais ela será simplesmente banida, sendo que os rebalanceamentos ficam apenas nos formatos digitais, Histórico e Alquimia. É possível que uma carta seja banida no Explorador, mas não no Pioneer, mas isso deve ficar mais raro a medida que os formatos se aproximarem.

Esse é outro compromisso feito para o Explorador, o do que um dia ele vai desaparecer por ser simplesmente o Pioneer. Para isso a Wizards vai voltar com as Antologias, com uma agendada para daqui a alguns meses, o que deve fechar a distância entre os formatos.

No entanto, este será um processo que a própria equipe espera que dure anos, então é bom encarar tudo com mais paciência. Além disso, somente as cartas que são relevantes para o Pioneiro serão introduzidas ao Arena, da mesma maneira que o Legado disponível no Magic Online não é 100% idêntico ao formato físico.

Para finalizar, o Explorador receberá o mesmo tratamento que os outros formato Construídos no Arena, com eventos disponíveis em melhor-de-1 e melhor-de-3 e inserção no ecossistema competitivo, então espere vê-lo em Abertos, Qualificatórios e afins.

Um pedido da comunidade foi atendido, e, como tudo na plataforma, o sucesso também depende da própria comunidade. Se você quer que o formato, e o Pioneer, floresça na plataforma a maneira mais simples é jogar.

Assim terminamos mais um Boletim cheio de informações. Agora queremos saber de você. Gostou dos novos caminhos competitivos no Arena? O Explorador te atende como um formato? E o Pioneer, ainda demora para chegar? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.