Boletim dos Artesãos - Competitivo Reconstruído | Magic

Escrito por
Publicado em 04/04/2022
425 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, completo com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nesta semana tivemos o aguardado anúncio de Jogo Organizado, revelando a estrutura do competitivo para o futuro do Magic. Além disso, o Alchemy continua com seus pacotes de rebalanceamentos.

O Pro Tour Está de Volta!

Como trouxemos aqui poucos meses atrás, William Huey Jensen assumiu a posição de Diretor de Programas de Jogos na Wizards e, entre outras, a missão de salvar o cenário competitivo do jogo, muito machucado em virtude da pandemia, que inviabilizou os encontros físicos, e pela busca por uma marca de eSport, que de um jeito ou de outro deixou esse aspecto do jogo menos acessível.

Agora vemos os primeiros frutos do trabalho de Huey com seu primeiro anúncio abordando o Jogo Competitivo, que aconteceu no último dia 31 de março. Há muito que se gostar no anúncio, mas o resumo é que o Magic finalmente volta a ter um sistema de torneios simples e direto para saciar as necessidades dos jogadores competitivos.

Caminho PT

Um dos aspectos mais importantes do anúncio é o retorno à marca Pro Tour, que foi deixada de lado quando o Magic começou sua aventura nos eSports. Agora os torneios que reúnem os melhores jogadores de todas as regiões voltam a ter esse nome e acontecem 3 vezes por ano e são alimentados por Torneios Regionais, que por sua vez são alimentados por Qualificatórios Regionais.

A parte regional de classificação para o Pro Tour foi delegada pela Wizards para as organizadoras locais de jogos, ou seja, as lojas. O mundo do Magic foi dividido entre 11 regiões, sendo que o Brasil é uma região própria e os torneios qualificatórios daqui são organizados pela City Class Games.

Segundo a City Class Games, os qualificatórios no Brasil, chamados City Class Games Qualifiers, serão um circuito realizado em diferentes lojas WPN pelo país usando diferentes formatos, Standard, Pioneer e Modern, além do Limitado com o Selado. Os vencedores dos Qualifiers se classificam para o City Class Games Showdown, o torneio regional do Brasil.

Além de vencer um Qualificatório, há outras rotas para se chegar ao Torneio Regional, que incluem caminhos digitais, pelo Magic Online e Magic Arena, ainda a serem revelados, status de Hall da Fama e torneios Last Chance, que acontecem logo antes dos Regionais. Além disso, se classificar para o Pro Tour diretamente também da vaga no Qualificatório correspondente.

A City Class Games está com 3 City Class Games Showdowns programados para o ciclo 2022-2023. Todos os três torneios tem uma premiação total de U$25.000,00 e para essa temporada o Top 8 ganha convite para o Pro Tour e o vencedor se classifica para o Mundial de Magic de 2023.

Caminho Regional

A próxima etapa é o Pro Tour, que será organizado diretamente pela Wizards e como dissemos, acontecerá 3 vezes por ano. Ainda não há muitos detalhes sobre estes torneios, mas a promessa é de que eles serão muito parecidos com os velhos tempos, com formatos dividos entre Limitado e Construído, por exemplo.

O primeiro PT da temporada deve acontecer no começo de 2023, sendo que as datas e locais devem ser anunciadas mais tarde. E um aviso, se você tem ambição de jogar um Pro Tour agora é momento ideal. Para popularizar o novo sistema todas as regionais estão dando cerca de 50% mais convites do que o normalmente previsto, o que significa mais vagas disponíveis.

Pro Tour

Depois do Pro Tour resta apenas o Mundial de Magic, que, repetimos aqui várias vezes, mas não custa lembrar, é o maior torneio de Magic e seu título a maior honraria que o jogo pode oferecer a um jogador. O evento de 2023 promete ser o maior até agora com cerca 128 jogadores disputando U$1.000.000,00.

Os caminhos de classificação são performances boas (12-4 ou melhor) no Pro Tour, vencer um Regional, o Top 4 do Mundial 2022, além de rotas no Magic Online e Magic Arena a serem anunciadas.

Mundial de Magic

Olhando por cima este é um sistema muito fácil de entender e competir nele, com caminhos de classificação aparentemente simples. Um aspecto que está evidentemente em falta no sistema são os Grand Prixes, que eram um circuito de torneios abertos que aconteciam ao redor do mundo e alimentavam o antigo sistema de Pro Tours.

Com a pandemia, os GPs foram interrompidos e no novo sistema eles foram substituídos pela parte Regional da classificação. Sobretudo, não há planos para que um circuito de torneios internacional como os Grand Prixes eram retorne tão cedo.

Outra questão que vale reiterar é que o novo sistema, por mais que esteja sendo bem aceito, solidifica a noção de que o sonho profissional no Magic está morto. A Wizards não vai mais se envolver em sistemas que distribuam salários para os jogadores, nem sequer premiações intermitentes como remuneração por participação e cobrir custos de viagem e alojamento em seus eventos.

Como dissemos, esse é um sistema simples e direto, bom o suficiente para satisfazer o desejo de um cenário competitivo e nada além disso. Os detalhes e FAQ sobre o sistema você pode conferir no site da Wizards e agora aguardamos em abril o anúncio sobre o sistema de Jogo Organizado digital.

Elfos e Guerreiros

Mudando de assunto brevemente, o Alchemy lançou mais uma leva de rebalanceamentos e dessa vez focou em aprimorar as tribos de Elfos e Guerreiros no formato, da mesma forma que ocorreu com os Zumbis pouco tempo atrás.

O mais curioso é que não houveram ajustes nos decks que dominam o formato. Desde o lançamento de Kamigawa os decks Vermelhos e Preto e de Midrange agarraram o topo, impulsionados pela Fábula do Quebrador de Espelhos // Reflexo de Kiki-Jiki.

É verdade que os jogadores já se acostumaram e adotaram Orvar das Formas Infindáveis como uma arma anti-descarte, mas mesmo assim é curioso ver que a equipe não se incomoda com este tipo de cenário de “bala de prata” no formato.

Fábula e Orvar

Assim finalizamos mais um Boletim. Agora queremos saber de você. O que achou do novo sitema de Jogo Organizado? Vai tentar se classificar para o Pro Tour? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

 

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.