Boletim dos Artesãos - Abra o Portal | Magic

Escrito por
Publicado em 28/03/2022
538 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa semana tivemos os primeiros detalhes de Commander Legends: Batalha pelo Portal de Baldur, que promete ser uma sequência de sucesso em vários aspectos. Além disso, vemos como o Arena conduz sua busca por um formato Eterno. Vamos lá!

Preparem-se para a Batalha

Nesta semana tivemos mais um Weekly MTG especial, desta vez com os primeiros detalhes de um dos sets mais aguardados, especialmente pelos jogadores de Commander. Commander Legends: Batalha pelo Portal de Baldur tem uma missão difícil de ser uma sequência não apenas do primeiro set de Commander Legends, mas também de Adventures in the Forgotten Realms, o primeiro crossover com D&D.

CLB Logo

Em termos de produto Commander Legends: Batalha pelo Portal de Baldur tem todos os aspectos de um lançamento convencional, com todos os tipos de booster (Set, Draft e Colecionador), bundle e pacotes de pré-lançamento disponíveis. Além disso, o set conta com 4 decks pré-construídos de Commander, algo que não poderia faltar, e já temos seus nomes e combinações de cores: Hora do Grupo (WB); Devoradoresss de Mente (UB); Dissidência Dracônica (UR); e Saída do Exílio (RG).

Algo além do comum que o set trará é uma integração com o Magic Arena com Horizontes do Alchemy: Portal de Baldur. A coleção também será lançada na plataforma de forma draftável, cerca de um mês depois do lançamento físico, mas com uma experiência remodelada, removendo, por exemplo, o aspecto de multijogadores. Somado a isso teremos alguns designs de natureza digital complementando a coleção e injetando centenas de cartas ao Alchemy.

Terrenos Commander Legends

Mas chega de tecnicalidades, vamos às cartas reveladas. Um dos ciclos mais importantes em todas as coleções é com certeza o de terrenos raros e Batalha pelo Portal de Baldur não decepciona neste quesito trazendo novamente os terrenos duais que vimos em Battlebond. Vamos aguardar para ver se os outros reprints da coleção estarão à altura.

Falando em reprints e retornos, o tratamento de Livro de Regras estreado em Adventures in the Forgotten Realms também está de volta e dessa vez também será usado em mágicas icônicas, assim como criaturas.

Mesmo com uma coleção inteira em Forgotten Realms, o mundo de D&D continua rico em material para ser adaptado ao Magic. Dessa forma não faltaram criaturas, artefatos, locais e personagens icônicos para serem mostrados e um deles, o Cérebro Ancião, será a promocional de Buy-a-Box do set. Porém isso não é um empecilho para trazer novas versões de caras conhecidas, como vemos em Minsc & Boo, que agora ganham uma carta de planinauta.

Commander Legends: Batalha pelo Portal de Baldur está com o lançamento agendado para o fim de semana dos dias 10 a 12 de junho. Os previews da coleção começam oficialmente dia 16 de maio, no entanto com o show de estreia da coleção.

Longe do Pioneer

Como comentamos nas últimas semanas, o Magic Arena está em uma busca para o seu formato Eterno, ou seja, não rotacional, que contenha uma grande biblioteca de cartas, das mais profundas que a plataforma possa oferecer, mas que seja fiel ao físico. Este é um pedido dos jogadores que querem mais distância dos designs digitais, mas que vêem o Histórico cada vez mais afetado por eles.

O clamor mais popular é para que o Pioneer seja logo trazido à plataforma, o que era o plano original da equipe. Porém o Arena ainda está longe de ter todas as coleções do formato em sua biblioteca e aparentemente não está interessado em uma coleção Pioneer Masters que traga o grosso das principais cartas restantes.

Assim, a plataforma está testando modelos viáveis antes de bater o martelo na decisão, e alguns dos testes vieram por meio dos eventos de Meio de Semana. Esses eventos ficam disponíveis no Arena de terça a quinta e com formatos bem  variados. No último mês os eventos “Blast From the Past “What Was Written“ chamaram atenção.

O Blast from the Past está distante do que é o Pioneer, mas se baseia no mesmo preceito de criação do formato. Nele eram legais as cartas de coleções que fizeram parte do Standard a partir de Ixalan, que é a coleção de Standard mais antiga no Arena. Isso faz com que o formato seja na verdade uma variante do Histórico que exclui os lançamentos suplementares do formato. Já o What was Written usava todas cartas de coleções lançadas para o Standard a partir de Retorno a Ravnica, ou seja, tem o mesmo ponto de início do Pioneer.

A escolha do ponto de partida, Ixalan ou Retorno a Ravnica, gera ligeiras diferenças entre os formatos, embora a biblioteca de cartas de ambos seja em grande parte idêntica.  No entanto a principal diferença é na mensagem passada. Caso um formato como Blast from the Past se torne a opção escolhida fica claro que não haverá nenhum investimento em trazer coleções mais antigas para o Arena, pelo menos no curto prazo. Além disso, a seleção do formato exclui os sets remasterizados que já estão no Arena, Amonkhet e Kaladesh.

Outro ponto crucial em ambos os formatos, e na decisão final, é se a equipe vai se importar ou não em como a carta chegou ao Magic Arena. Se foi por uma coleção Standard ou por um lançamento suplementar. Caso não se importem, cartas que estão nos Arquivos Místicos e nas Antologias do Histórico, por exemplo, seriam legais imediatamente. Caso contrário, cartas como Putrificar teriam que esperar a remasterização do set relevante.

Nesse momento 20% do Histórico são cartas que não são legais no Pioneer e essa porcentagem deve aumentar com o tempo, principalmente se vermos mais iniciaticas como Jumpstart: Historic Horizons e Horizontes do Alchemy: Portal de Baldur citado acima.

São muitos fatores que podem influenciar a decisão na construção do formato Eterno do Arena e estes foram apenas alguns dos testes que vimos. Embora os jogadores tenha certa urgência no pedido essa é uma questão que a equipe de desenvolvimento deve considerar com calma.

Assim terminamos mais um Boletim dos Artesãos. Agora queremos saber de você. Está empolgado para Commander Legends: Batalha pelo Portal de Baldur? O que espera do formato Eterno do Arena? E quando acha que ele vai chegar? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.