Boletim dos Artesãos - Júri Eficiente | Magic
Escrito por artesaosdomagic
Publicado em 24/01/2022
718 Visualizações, 0 Comentários.
Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que novamente vem trazendo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Semana passada trouxemos a formação do Júri do Formato Pauper e nesta semana já temos resultados do novo grupo na forma de um anúncio de B&R. Além disso, temos algumas novidades, não boas, sobre produtos e mais uma série em quadrinhos. Vamos lá!
Transformação no Pauper
O Júri do Formato Pauper mal mal foi anunciado, como vimos aqui, mas já colocou a mão na massa. Depois de uma semana de intensas discussões os membros do grupo decidiram em mudanças para o formato que resultaram no anúncio de B&R que baniu Atogue, Ornamento dos Vinculadores e Prisma Profético do formato.
O anúncio foi feito na live semanal Weekly MTG e explicado por Gavin Verhey nesta oportunidade, em seu canal do YouTube, Good Morning Magic, e num tradicional artigo no site da Wizards. Para resumir, as estratégias/decks que foram o alvo dessa vez foram o Affinity e o Tron.
Sem Atogue o Affinity perde o que é seu principal finalizador em todos estes anos de Pauper, em que o deck sempre figurou entre as melhores opções para se ganhar alguns jogos. Com a criatura, uma das mais icônicas em todo o Magic, o deck conseguia funcionar com resiliência e velocidade alternando com combinações de Arremessar, Discípulo da Câmara e Convite de Casamento.
Todas estas 3 últimas cartas foram consideradas para o banimento, mas o Júri chegou a conclusão que o deck usaria a próxima combinação disponível com Atogue e manteria sua força. As pontes, terrenos duais artefato de Modern Horizons 2, também foram considerados para o corte, mas elas trazem diversidade positiva para o Pauper além do uso no Affinity.
Os outros dois banimentos atacam o Tron de uma maneira específica. Para um decks que consegue fazer a famosa curva 1-2-7 de mana disponível no turno 3 ele tinha maneiras demais para filtrar todo esse mana e conseguir acesso a todas as melhores cartas de todas as cores.
Mais do que isso, tanto Ornamento dos Vinculadores quanto Prisma Profético não representam desvantagem de cartas quando jogadas. Ornamento tem sua habilidade para comprar cartas e Prisma compra uma carta imediatamente quando entra em campo de batalha, além de poder ser alvo de efeitos como Bruxuleio Fantasmagórico. Esta é uma justificativa bastante válida, tanto que já foi usada de forma parecida no caso de Astrolábio de Arcum em outros formatos.
O Tron continua absolutamente um deck forte mesmo assim, porém, se quiser acesso fácil a outras cores vai precisar usar artefatos que o colocam em desvantagem de cartas, como Manólito, ou que não tem efeito permanente, como Estrela Cromática.
Finalizando, a equipe ainda citou possíveis desbanimentos que podem vir no futuro. Do lado do Affinity temos o Companheiro do Visitante, que caiu pouco tempo atrás e foi inútil em parar o deck. De forma semelhante, talvez seja seguro reintroduzir Mapa da Expedição ao formato. Porém o Júri vai esperar e analisar como o formato reage às mudanças de agora antes de agir novamante.
Concordando com as decisões do Júri do Formato Pauper ou não, eles estão empenhados a fazer do Pauper um formato mais fresco e saudável. Esperamos que dê certo.
Mais Adiamentos por Covid
Com tanto tempo dentro da pandemia, e talvez uma esperança tola no coração, esperávamos que não tivéssemos mais que trazer nenhuma má notícia relacionada ao covid-19. Porém, mais um dos produtos da Wizards sofreu um adiamento nesta semana por consequência das condições sanitárias mundiais.
Estamos falando do Unfinity! O próximo e aguardado Un-set teve seu lançamento atrasado para a segunda metade do ano devido a problemas nas cadeias de distribuição. Este é um atraso específico para esta coleção. Todas os outros lançamentos do ano devem sair nas datas agendadas, pelo menos por enquanto.
A peculiaridade de este ser o único set afetado pelo atraso coloca lenha no fogo dos fãs de rumores e pode ser um indicativo que a Wizards está experimentando novas formas de impressão para trazer para o set.
Infelizmente, além do simples fato de ser um atraso esse adiamento também nos faz perder a ótima piada com a data original, que era dia 1º de Abril. A nova data para o set deve ser anunciada em breve.
Liliana nos Quadrinhos
Nesta semana o BOOM! Studios anunciou mais um título de uma série de quadrinhos de sua parceria de licenciamento com a Hasbro e a Wizards para o Magic: the Gathering. O Planinauta Oculto (“The Hidden Planeswalker”) será uma série de quatro capítulos com a necromante Lilliana como protagonista.
A sinopse é a seguinte: “Enquanto nossos heróis parecem ter derrotado um dos muitos perigos em todo o multiverso, a poderosa necromante Liliana Vess é deixada para retornar ao seu novo lar como professora na maior faculdade de magia do multiverso. Porém ela não volta sozinha. Ela sente a presença de um planinauta distante pedindo ajuda… um com o poder de salvar ou destruir planos inteiros, o que a coloca em rota de colisão com as maquinações diabólicas de Tezzeret, o Mestre do Metal…”
Quem comanda o roteiro do título é Mairghread Scott, que já trabalhou em animações, como Justice League Dark: Apokolips War e Star Wars: Resistance, e quadrinhos, como Batgirl e Transformers. A arte fica por conta de Fabiana Mascolo, uma fã do jogo que está na indústria desde 2015 e já trabalhou com Dark Horse, Èdtions Soleil, Sergio Bonelli Editore e outras, além da BOOM! Studios.
Assim termina mais um Boletim! Agora queremos saber de você. O que achou dos banimentos no Pauper? Faria algum desbanimento no formato? E tem algum interesse nos quadrinhos de Magic? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.
Thiago Santos dos Artesãos do Magic
Comentários