Boletim dos Artesãos - Ainda Mais Colecionável | Magic

Escrito por
Publicado em 15/11/2021
78 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, perfeito para te ajudar a subir de nível com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nesta semana tivemos o lançamento de Voto Carmesim nas plataformas digitais e infelizmente este se tornou mais um episódio negativo na história da plataforma. Num outro aspecto, fomos introduzidos a mais uma forma de ver o Magic como um colecionável. Vamos lá.

Mais Problemas de Lançamento

A última quinta-feira, dia 11, foi o aguardado dia do lançamento de Voto Carmesim nas plataformas digitais quando poderíamos finalmente jogar com as novas cartas e experimentar novos formatos. No entanto o lançamento não foi suave como todos queríamos no Magic Arena.

Sempre que uma atualização é lançada para o jogo a plataforma entra em manutenção, mas ainda é possível iniciar e jogar partidas. Além disso é comum em lançamento de coleções que elas estejam disponíveis assim que a manutenção é iniciada. Este não foi o caso com Voto Carmesim em alguns níveis diferentes.

A começar, o set e a atualização só ficaram disponíveis bem depois que o início do período de manutenção foi iniciado como anunciado nas mídias sociais. Se especula que a razão para isso tenha a ver com o horário de verão dos EUA, que bagunçou um pouco a programação.

Pondo isso para trás, assim que a atualização é completada o que mais se quer é jogar alguns jogos, ainda mais em dias de lançamento, em que podemos experimentar um novo Limitado e mudanças no Standard de primeira mão. Porém pouco depois que o set ficou disponível no Arena uma enxurrada de reportes de bugs foi enviada.

Segundo alguns deles o jogo congelava as partidas, impedindo os jogadores de realizar qualquer ação até que o timer acabasse com algum deles concedendo. Devido a isso o Arena acabou por desabilitar o pareamento dos jogadores para investigar melhor e tentar solucionar o problema. Assim ficou impossível jogar no Arena por algumas horas. Neste momento o problema foi solucionado, compensação para os jogadores afetados foram enviadas e o Arena já está estável.

Infelizmente esse episódio é apenas mais um num longo histórico de falhas em lançamentos do Arena. E toda vez nos perguntamos se algum dia esse tipo de evento vai ficar para trás ou se temos mesmo que nos acostumarmos com a fragilidade da plataforma.

Super Ultra Colecionável

Também na quinta-feira fomos apresentados a um novo aspecto colecionável do Magic, um que expande as fronteiras que o jogo tinha até agora. Isso aconteceu quando Ben Bleiweiss, Diretor Geral de Vendas da StarCity Games, postou em seu Twitter uma cópia da carta Vidente Visceral que abriu em um Secret Lair.

A carta tem todos os seus elementos, como nome, caixa de tipos e caixa de poder/resistência, espelhados. A excessão é a caixa de arte da carta, que permanece na forma como estamos acostumados a vê-la. Além disso, a carta tem uma marcação premium, como a que vemos em promocionais de pré-lançamento, em que se lê “#77 de 100”.

Por todos estes elementos o que parece é que o Magic está colocando seus pés nas séries limitadas. Assim somente 100 cópias desta versão de Viscera devem existir em todo o mundo, tornando a carta um item de colecionador de grande interesse.

Até agora duas cópias da série são conhecidas, as número #39 além desta #77. A cópia aberta por Ben foi leiloada num grupo de colecionadores de raridades de MTG no Facebook por U$5.000,00. Como o próprio Ben pontuou em uma série de tweets é provável que cartas com números especiais, como a #1, #100 ou a #69, vendam por valores ainda maior.

Vidente Visceral #77

Isto posto, e dado que não temos nenhuma informação oficial sobre este tipo de carta, cabe algumas especulações para se saber o quão rara cada cópia é. Ambas as cópias #39 e #77 foram abertas nos drops de Pretores Phyrexianos, um da versão foil e um da versão não-foil. Se este for o único drop em que essa versão de Vidente Visceral pode ser encontrada a chance de encontrar um é de 1 em aproximadamente 1500, calculou Ben baseando-se em números de venda não-oficiais minerados do site dos Secret Lair.

Se a carta puder ser encontrada em qualquer drop deste Superdrop em específico a chance de ver uma cai para 1 a cada 4500 aproximadamente. Ben fez o cálculo de outros cenários ainda, mas o ponto principal é que estas cópias são incrivelmente raras independentemente de sua distribuição. E nem temos a certeza de que todas as 100 cópias foram distribuídas neste Superdrop.

Este é um elemento novo que pode impulsionar as vendas de colecionáveis de Magic, principalmente de Secret Lairs. Independente disso, esse é mais um sinal que o Magic continua inovando e forte para tentar manter seu crescimento recente.

Assim terminamos mais um Boletim. Agora queremos saber de você. Foi afetado pelas instabilidades do lançamento de Voto Carmesim? O que acha da chagada das séries numeradas ao Magic? E do aspecto colecionável do jogo? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.