Análise das cartas lançadas na "Burst of Destiny" | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 22/10/2021
827 Visualizações, 0 Comentários.

Coé, rapaziaaaaada!!!

Esse é meu primeiro texto aqui, e, embora não seja o mais competitivo dos jogadores (sou de uma vibe mais colecionadora), gosto de observar e pensar o nosso joguinho do capiroto. Então, vamos aos pitacos!

Primeiramente: por que o potão está destacado? Por dois motivos, amigo. Primeiro: é uma carta que vai ser utilizada pelos meta decks (talvez não no nosso HueBr devido ao preço), mas com certeza os passarinhos e os sinchrozinhos vão utilizar o potão. Segundo: ainda não aparece o DPE para destacar lol (p.s. consegui as imagens lol).

A Burst of Destiny é, sem nem comparação, a melhor coleção de 2021 dentre as coleções principais. Ela conta com 2 decks com potencial claro para o meta (tanto tier 1, quanto 2), bons suportes para decks já existentes (muito bem complementados pela também vindoura "Synchro Storm"), e com meta defining cards como o amigão da anaconda e a gêmea do mal (com carinha de "tsundere" que eu sei que a gente gosta). Não fosse a persistência do Dragun no meta game (e a resistência da konami em bani-lo), o herói seria uma format warping card, sem sombra de dúvidas - não que já não seja, pois muitos jogadores vão certamente preferir rodar o seu pacote.

Vamos aos decks.

The Organization | [BODE-TCG] The Swordsoul Arrive  

O "Swordsoul" (ou Espadalma) é um arquétipo focado em realizar invocações sincro, mas não se desespere - foram espertinhos no texto das cartas, e os tuners não podem ser utilizados para invocar o Halq. De fato, o deck foi feito de forma a não brickar tuners na mão, tendo em vista que nem há tuners dentro do arquétipo, são feitos através dos não tuners de main deck, que criam um token após cumprida determinada condição. Podem fazer sincros de nível 7 a nível 12, graças aos efeitos de modulação de nível de suas cartas no cemitério, então pode se preparar pra ver Shenshen, Yazi, e até mesmo o Geomathmech Final Sigma em decks sem amigos. Além disso, o deck é muito bem complementado pela "Baronne de Fleur", que será lançada logo antes, não dando trégua pras carteiras de ninguém. Infelizmente aos já perseguidos budget players, o deck vem quase completamente nas raridades mais altas da coleção, secreto e ultra, devendo custar mais do que um Dogmatika antes das tins (tendo em vista que o Dogmatika era apenas uma mecânica dentro de um deck com várias, e que o swordsoul é um deck inteiro). Porém, compensa muito montar se você tiver o dinheiro, pois o deck já tem mais suporte confirmado, e deve durar pelo menos um ano no meta (podendo resistir até mais, haja vista o VW vosso de cada dia).

Seguimos para os passarinhos, "Floowandereeze" (ou flundereeze pra quem prefere o nome japonês, ou até mesmo o já bem descritivo nome dado por todos nós preguiçosos: passarinhos - foco no masculino pra não confundir com as passarinhas do "Lirylusc"). Estou em sei lá quantos grupos de whatsapp de Yu-Gi-Oh!, e, quando os passarinhos foram anunciados, não houve um deles em que alguém não cravou: tier 0! Após alguns meses do deck no japão (sem nenhum sucesso mesmo de tier 1), posso afirmar que é uma boa estratégia para quem quer jogar competitivamente sem correr muitos riscos de tomar lista com um deck novo e competente - mas passa longe de um tier 1, que dirá de um tier 0. A estratégia é focada nos passarinhos de nível 1, que buscam cartas até que o deck possa passar com um Empen e a trap normal, além de interações legais (como o Dimension Shifter, que já é por si só uma boa razão para jogar com o deck). O Empen é um competente Floodgate Trap Hole, e a trap permite que o deck faça mais invocações normais no turno do oponente (o campo também permite), escalando para uma Raiza, a Mega Monarca, ou uma Ave Máxima do Vale das Névoas ("simorgão que fala não") para interagir com o oponente. Infelizmente, o deck manda aquela famosa tijolada mais vezes do que se permite nas "top tables", além de precisar do potão para poder jogar através de interações ou até mesmo começar as jogadas. Além disso, o deck simplesmente leva para casa todas as handtraps possíveis, sendo melhor ter um trio de Crossout Designators para poder começar a jogar com os passarinhos querendo ganhar algo de verdade (aqui estou falando de "Invitationals", YCS's, qualquer evento grande em que você sabe que todo mundo tem todas as cartas "brabas"). Porém, é um deck divertido, e, melhor ainda, barato! Todas as cartas vêm comuns ou supers, e, as únicas que vêm ultra ou secret são o campo e o Floowandereeze & Empen‎. São necessários 3 campos, mas apenas um Enpem pra jogar com o deck - o outro passarinho de nível alto nem é necessário para se jogar, pois tanto a Raiza quanto o Mist Valley Apex Avian são cartas melhores (quem não gosta de dizer não ou dar um "bounce"?!). Esse vai ser o meu deck de escolha para jogar nesse formato e nos próximos: não tenho o potão, mas vou apostar na reprintagem dele logo logo, e o deck vai ganhar um ótimo suporte que torna o pótão opcional no futuro, dando tempo pra minha carteira se recuperar (sim, estou ignorando a necessidade da "Crossout", já que logo mais tem a reprintagem da Gotas Proibida, e usar uns 2 ou 3 Livro da Lua também é bem competente).

Agora, aos suportes a decks já existentes: as "Live Twins"! Não tem muito o que dizer desse aqui. Um deck legal e bonitinho ficou bom e competitivo com a adição da nova Link-4, Evil★Twins Trouble Sunny. Além disso, o deck faz muito bem o que hoje em dia é essencial em todos os meta decks: tem espaço pra rodar diversas interações em forma de "handtraps", e não tem uma aversão a jogar em segundo (ao contrário dos passarinhos). O deck em si já é bem difícil de se montar, tendo em vista que as cartas essenciais foram sendo lançadas no decorrer do ano em coleções diversas, e só comprou quem queria jogar com ele, então acho que não adianta muito querer montar ele agora, é melhor esperar um pouco o povo cansar do deck e por à venda haha. É outro deck para quem quer jogar competitivamente sem ter medo de sofrer nas mãos da "banlist", mas esse um pouco mais chato de se montar aqui no Brasil. Se já tiver o deck, parabéns pela paciência, e bons jogos.

Na oportunidade: mais alguém ficou babando naquele deck de "Live Twin" mais brilhante que o sol anunciado na Shadow recentemente?! #queria

YUGIOH BODE-JP069 Small World NORMAL RARE | Shopee Malaysia  Yugioh Japanese / Konami / BODE-JP030 / Ultra & Ultimate Rare - King of the Sky  Prison | Shopee Malaysia

Além disso, a coleção ainda conta com cartas como Small World e Lord of the Heavenly Prison, ambas como secretas, e ambas fortíssimas para as mais diversas estratégias. Tem problema de consistência no seu deck? Não consegue acessar seus iniciadores de jogada? Pois não se preocupe, com a "Small World" você pode simplesmente buscar qualquer carta do seu deck, contanto que tenha o construído corretamente (o que em si só já é um outro problema). "Mas e se minhas cartas mais importantes forem armadilhas e cartas de destruição como Lightning Storm e Espanador de Penas da Harpia?" Não se preocupe, com o "King of the Sky Prison", você simplesmente protege todas as cartas mágicas e armadilhas do seu lado do campo, podendo ainda baixar uma outra armadilha durante o turno do seu oponente, e ter um monstro com 3000 de defesa em campo!

Por fim, vem ele: Destiny HERO - Destroyer Phoenix Enforcer, o bichão. De herói esse cara já tem tudo: torna o Dragun menos onipresente nos decks ruins (oi, Drytron), e... é isso o necessário pra ser herói hoje em dia, fácil né? Além de muito forte, esse cara ainda conta com um pacote forte, não tendo nenhum monstro "vanilla", e nenhuma spell de fusão restritiva. Pode ser usado por todos os decks por não proibir nada, e ainda te dá uma summon gratuita no turno seguinte ("Dasher"), e um "Pot of Greed" ("Celestial"), além de ser invocado de novo na fase de espera, escapar do Nibiru, o Ser Primitivo (decks de Herói ficam tresloucados nesse ponto), e ainda permitir um combo louco de Artifact Scythe no turno do oponente (gente tresloucada fica ainda mais tresloucada nesse aqui). Precisa de mais pra te fazer querer o bichão pra ontem? Então tó: ele provavelmente vai fazer a anaconda ser banida, e, sinceramente, você nem precisa rodar ela pra rodar ele, 3 Fusion Destiny já cumprem a missão muito bem - a missão de fazer seu oponente te odiar, se odiar, odiar o jogo, odiar a pobreza dele (ou a própria falta de sorte, já que todos somos pobretões mas continuamos comprando cartinhas), dentre "otras cositas más".

Sinceramente, essa é uma das melhores coleções que já foram lançadas (não diria isso antes de ver a raridade dos passarinhos), e vale muito a pena juntar uma graninha pra pegar pelo menos o DPE, que com certeza vai valorizar após a próxima lista (tchau Dragun/Anaconda/os dois/nenhum?!?!), ou até mesmo antes dela. Sei que é difícil fazer isso logo após as tins, mas, se você for como eu, e receber parcela do 13º em novembro, tenho uma notícia boa/ruim pra dar...

Finalmente, agradeço o tempo que tirou pra leitura, e estou aberto a opiniões porque sou um à toa da vida e adoro cartinhas.

Falooou, rapaziada!

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.