Boletim dos Artesãos - Retificando o Lapso | Magic

Escrito por
Publicado em 18/10/2021
675 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que pode até te fazer evoluir ao trazer o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa semana temos mais um bombástico anúncio de B&R que pode mudar o jogo como conhecemos. Além disso mais um Superdrop de Secret Lairs chega em outubro carregando um crossover de Universos Além. Vamos lá!

Sem Mais Lapsos (Por Enquanto)

Na quarta-feira, dia 13, tivemos um grande Anúncio de Banidas & Restritas que serviu como um corretor de curso para o Histórico, retificando uma porção de lapsos que a Wizards cometeu no formato nos últimos meses e nos últimos lançamentos. Duas cartas foram removidas do formato, sendo que Trapaça de Tibalt foi BANIDA, e Lapso de Memória SUSPENSA do Histórico. Além disso, Tempestade Cerebral, que estava na lista de suspensas também recebeu sua sentença definitiva e está banida.

Trapaça e Lapso

O motivo pelo banimento de Trapaça de Tibalt é claro. Com a entrada de Aflição do Caos no formato o combo com a carta deu um salto gigante em consistência passando de um combo de 2 cartas, Trapaça + uma mágica de custo 0, para um combo de apenas 1 carta, já que, se resolvida, Aflição definitivamente vai achar uma Trapaça que estiver no deck, o que também acabou por reduzir o número de falhas possíveis no combo

A consistência veio a custo de velocidade, já que o combo de turno 2 passou para o turno 4, o que ainda é muito rápido, e é uma troca mais que bem vinda, que tornou o combo basicamente imune à descarte e sem a necessidade de fazer mulligans tão agressivos. Com tamanha consistência e velocidade um banimento era quase inevitável.

O outro “banimento” é o de Lapso de Memória e ele tem tudo a ver com a dominância dos decks Izzet, que já é notada há tempos, vide o banimento de Tempestade Cerebral, já que ela era possivelmente a melhor carta do formato.

Ter uma contra-mágica genérica e incondicional de valor 2 é algo incrivelmente poderoso, tanto que a Counterspell original foi preventivamente banida. A força de Lapso fica ainda evidente mais nestes decks de valor acumulado, como é o Jeskai Control, pois representa uma ativação a mais de Search for Azcanta // Azcanta, the Sunken Ruin ou de seus planeswalkers, ou mais tempo para se achar uma resposta a um campo complicado. Se você estava atrás é empurrado ainda mais e ainda tem que comprar a mesma mágica novamente no turno seguinte.

A remoção de Lapso deve a levar a uma maior diversidade de estratégias possíveis já que os decks agora precisam de procurar respostas mais situacionais e menos confiáveis. Mesmo assim os decks Izzet continuarão como uma grande força no formato e ainda serão carregados por Amuleto do Arquimago e Tufão de Tubarões.

Banimentos, Suspensões e... Rebalanceamentos?

No mesmo artigo que baniu Trapaça de Tibalt e Lapso de Memória fomos introduzidos a um novo conceito no Magic que eleva o jogo e quebra algumas barreiras, o rebalanceamento de cartas. Se pensarmos um pouco era inevitável que um dia esse conceito desses às caras, já que cartas puramente digitais foram inseridas no Arena, mas ainda assim foi um pequeno choque vê-lo de fato.

Cinco cartas sofreram mudanças, duas nerfadas, isto é, pioradas, e três buffadas, ou seja, melhoradas. As cartas que receberam nerf estão intrinsicamente ligadas ao combo com Asas do Entardecer e são Davriel’s Withering e Davriel, Soul Broker. Ambas tinham a capacidade de gerar um combo infinito de entrar e sair do campo de batalha com a criatura com Evocar. Porém o combo tem o agravante de não puder ser interrompido e, sem um facilitador, leva o jogo a um empate, o que era usado como estratégia do deck para jogos que estava perdendo. O anti-jogo não pode ser tolerado no Magic, por isso as cartas agora só podem afetar criaturas de oponentes.

Davriel Muda

Os buffs foram para cartas que, de alguma forma, acabaram mais fracas que o desejado. A resistência extra em Faceless Agent pode impulsionar estratégias tribais e a mudança na segunda habilidade de lealdade de Sarkhan, Wanderer to Shiv a coloca em paridade com as outras que o planinauta já tem. Já Subversive Acolyte agora tem custo de mana menos restrito e maior resistência, o que pode o fazer concorrer com Etergênito Talentoso em decks não tribais.

Sobre os rebalanceamentos a equipe esclareceu que, no momento, somente cartas puramente digitais devem recebê-los. No entanto, foi expressado o desejo de reintroduzir versões corrigidas de cartas banidas em formatos digitais na plataforma, como fez o evento “Espelho, Espelho Meu”, o que seria muito interessante.

Mais uma vez o Arena se posiciona para investir mais em sua natureza digital. Os resultados disso ainda estão por ser vistos.

Secret Lair x Coisas Estranhas

Na quinta-feira foi anunciado mais um Superdrop de Secret Lairs, dessa vez cheio de premissas ~assustadoras~ para celebrar o Halloween. E com ele veio mais uma edição de um crossover de Universos Além, desta vez com a série Stranger Things da Netflix.

Todas as crianças do grupo ganharam suas versões em cartas de Magic e o monstro, Mind Flayer, the Shadow, também foi representado. Porém, dos personagens mais velhos somente Chief Jim Hopper recebeu uma carta. Todas as cartas dos heróis compartilham da mecânica “Amigos Para Sempre” uma versão mais restrita e exclusiva de Parceiros. Todas estas cartas aparecerão em versões alternativas n’A Lista de Ruas de Nova Capena.

Coisas Estranhas

Além disso, outros conceitos muito interessantes foram incluídos, como terrenos em pixel art, cartazes de filmes de monstros e páginas de livro de anatomia. Como de praxe um dos drops é ligado ao lançamento mais recente, Caçada à Meia Noite, e traz os terrenos de utilidade da Innistrad original no estilo da Noite Eterna.

Secret Lair Halloween

Os Secret Lairs estarão à venda até 15 de novembro, porém o produto ainda não tem entrega oficial ao Brasil.

Assim termina mais um Boletim. Agora queremos saber de você. O que achou dos banimentos no Histórico? Acha que seria legal rebalancear cartas banidas? E gostou dos drops do Secret Lair de Halloween? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.