Boletim dos Artesãos - Banimento Atrás de Banimento | Magic

Escrito por
Publicado em 26/07/2021
435 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e seja bem-vindo a mais um Boletim dos Artesãos, liberado e pronto para te trazer o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nesta semana temos mais um banimento em um formato do Arena, que deve agitar um pouco as coisas por lá. Além disso temos mais novidades do Mundial de Magic e também das regras do jogo. Vamos lá!

Banimentos em Sequência

Depois de dois trazermos dois banimentos aqui na semana passada, nesta quarta-feira, dia 21, a Lista de Banidas & Restritas voltou a se movimentar com mais um anúncio. O formato alvo foi o Histórico e a carta que recebeu o martelo foi Tempestade Cerebral. É de amplo conhecimento o nível de poder desta carta, que foi introduzida ao formato através dos Arquivos Místicos de Strixhavens, e está na disputa para ser a melhor cantrip que temos no jogo, mostrando sua dominância em formatos como Legacy e Vintage.

Tempestade Cerebral

No Histórico, além de prover o melhor efeito de seleção de cartas do formato, a carta interagia bem com uma porção de estratégias, protegendo sua mão contra efeitos de descarte e sendo uma mágica de baixo custo, mas alto benefício para Fênix Arco-lume, por exemplo. Dessa forma não é surpresa que ela tenha se provado forte demais para o Histórico.

No entanto, não é isso que o artigo de banimento diz. Segundo a Wizards, os decks com Tempestade tem, na verdade, taxas de vitórias bem razoáveis no formato, em torno de 52%, que destoam com a dominância que a carta obteve. Mesmo assim, o Metagame não se ajustou e não dá sinais de diminuir a presença da carta, de forma que ela está sendo removida do formato.

Os dados mostram uma divergência forte com o que vemos nos campeonatos do Histórico. Semana após semana o que temos visto é Tempestade Cerebral, especialmente com o deck Izzet Phoenix no topo. Não temos acesso a todos os dados da Wizards, claro, mas, se eles são fidedignos, vemos uma ruptura clara no Histórico da escada ranqueada do Arena e dos campeonatos.

Além, disso a carta por enquanto não está banida, e sim suspensa. A Wizards disse que nos casos mais recentes, com Oráculo e Distorção, estava claro que estas cartas eram problemáticas. Porém eles consideram que este não é o caso com Tempestade.

O banimento foi celebrado por uma grande parte dos jogadores de Histórico, mas deixou muitas interrogações na cabeça de vários. Vamos ver como o formato evolui.

Novas Regras

As últimas coleções, especialmente Forgotten Realms, foram de muita inovação para o Magic e agora que o jogo presencial em lojas e eventos estão voltando as Regras de Torneio do jogo precisavam de algumas atualizações.

A primeira delas diz respeito às Masmorras. Com a condição especial de que elas são cartas que não ocupam espaço no deck, os jogadores não precisam ter cópias das três masmorras consigo e podem usar o que tiverem à mão para marcar suas aventuras.

A segunda mudança vem para o lançamento de dados. Qualquer fonte de números randomizados pode servir como dado desde que todos os resultados tenham igual probabilidade de acontecer. Um d12 pode substituir um d6 se você quiser, por exemplo. Além disso, você pode usar o dado que quiser, desde que não seja um marcador de vida, pois os números tem que estar distrubuídos de uma forma que inviabilize a manipulação de resultados.

Dados e Masmorra

A última mudança, e a maior delas, é que o uso de smartphones, e outros aparelhos eletrônicos está permitido nos eventos competitivos desde que de forma aberta. Você pode usá-lo para consultar o texto de uma carta, como uma Masmorra, ou mesmo para lançar um dado. O aparelho não pode ser usado para comunicação externa e nem nas etapas de seleção e construção de deck no Limitado.

O Magic evolui e as regras tem que acompanhar, assim, as mudanças são bem-vindas!

O Limitado Retorna

Indo para o final, na quinta-feira recebemos mais informações do maior campeonato do Magic, o Mundial. O evento ocorre de 8 a 10 de outubro e teve as informações de formato reveladas e serão dois, ambos muito celebrados pelos jogadores.

O Limitado está de volta, retornando ao circuito profissional para as três primeiras rodadas do torneio, com o Draft de Innistrad: Caçada à Meia Noite. Desde a pandemia e que o Arena se tornou o principal meio de competições o Limitado perdeu espaço, então há muito tempo não o vemos em campeonatos.

O outro formato do Mundial será o Standard, e dessa vez novíssimo, pós-rotação, já que o evento acontece apenas duas semanas depois do lançamento oficial de Innistrad: Caçada à Meia Noite. Nada de formatos estagnados!

Mundial de Magic

Também recebemos informações sobre o primeiro campeonato da próxima temporada, o Campeonato de Innistrad. O evento acontecerá de 3 a 5 de dezembro e terá premiação total de U$450.000,00. Os formatos serão os tradicionais Standard e Histórico para mostrar o poder de Innistrad: Caçada à Meia Noite, mas também de Innistrad: Voto Carmesim.

Mas antes disso temos a pós-temporada e o Torneio dos Desafiantes já está chegando nos dias 6-8 de agosto. Vamos acompanhar!

Assim acaba mais um Boletim. Agora queremos saber de você. O que achou do banimento de Tempestade? Gostou de ver o Limitado de volta aos campeonatos? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.