Boletim dos Artesãos - Standard do Futuro | Magic

Escrito por
Publicado em 19/07/2021
1043 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que, sem se esquivar, traz o que demais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa semana tivemos um par de banimentos em formatos do futuro e também do presente. Além disso, vemos algumas novidades familiares nos eventos do Arena.

Adeus, Fura-Casco

Começando com as atualizações no formato do presente, Fura-casco foi BANIDO do Commander na atualização do formato publicada na última segunda, dia 12, referente ao mês de julho. A carta já foi vista como problemática desde que foi revelada em Commander Legends e não chegou a durar nem um ano.

Fura-Casco

A justificativa para o banimento é óbvia para qualquer um que viu um Fura-casco do outro lado do campo de batalha. Enquanto seu uso defensivo já é irritante o bastante, entrando com lampejo e te impedindo de comprar suas preciosas cartas, seu uso ofensivo é completamente absurdo, combinando com efeitos do tipo Roda do Destino para acabar com a mão dos oponentes e recolher uma pilha de tesouros.

Esse tipo de padrão de jogo definitivamente não é algo que agrada aos jogadores mais casuais, mas o efeito é tão poderoso a um custo tão baixo que mesmo neste círculo o Fura-casco se infiltrou. Assim, para desincentivar esse tipo de uso, a carta foi banida.

Narset e Ladrão

Apesar disso ainda temos alguns efeitos similares no formato, como Ladrão de Noção e Narset, Rasgadora de Véus, se esse é o tipo de jogada que te emociona. No entanto, o fato de que Narset entra em campo na velocidade de feitiços e Ladrão precisa de mana preto para ser conjurado serviram para balancear e limitar o uso destas cartas até agora.

O Comitê de Regras do Commander normalmente é reticente com seus banimentos, mas haviam abundantes razões para que Fura-Casco fosse retirado do formato. Vamos ver como o Commander vai reagir agora.

O Standard 2022

Passando agora para um formato do futuro, o Standard 2022 já está disponível para ser jogado no Arena desde a última atualização, que trouxe Forgotten Realms ao programa, em antecipação à rotação. Ao remover quase metade das coleções, o formato consegue dar um respiro para os jogadores que se cansaram do atual estagnado Standard.

Vários decks já despontaram no formato, sendo que quem lidera o grupo é o Izzet Dragons. O deck é quase um porte direto do Standard atual para o Standard 2022, perdendo basicamente só seu pacote de Aventuras. Além disso, Dragão da Ponte Dourada e Epifania de Alrund são duas das mágicas mais poderosas no formato, de forma que é fácil ver o porque de sua popularidade.

Porém ele é basicamente o único deck que sobrevive a rotação e os outros precisam crescer de outros fatores, como um arquétipo popular. Este é o caso de decks como Mono-Green Stompy e Dimir Control, arquétipos que são uma constante em quase todo os formatos de Magic, e de Orzhov Anjos.

O Mono-Green se aproveita das novíssimas ferramentas Ranger Class e Werewolf Pack Leader para se firmar como o melhor deck Aggro do formato, que ainda tem vantagem sobre os concorrentes ao ter acesso a Sangue na Neve. Já o Dimir tenta responder a tudo o que o oponente fizer, o que é bem possível neste formato, com uma coleção variada de contra-mágicas, remoções, cóleras, e planeswalkers, Professora Ônix e Mordenkainen, para fechar o jogo.

Já o Orzhov anjos é um deck midrange que une poderosas cartas que, por um acaso, acabam sendo da mesma tribo. A grande carta que grita deck tribal é Valquíria Justa. As demais, Starnheim Liberado e Anjo da Legião e até mesmo Retribuição de Firja, também poderiam ser cartas impressionantes em outros decks não dedicados.

Standard 2022

Por outro lado temos decks que surgem em torno de cartas muito poderosas. Espírito do Clarim, Kalain, Reclusive Painter, Valki, Deus das Mentiras // Tibalt, Impostor Cósmico e muitas outras tentam buscar seu espaço. Se você tem uma carta favorita, ou até mesmo um arquétipo de Draft favorito, entre as coleções legais, é possível que você possa construir um deck minimamente competitivo no formato, o que é ótimo e muito divertido.

Porém, desta vez o Standard do Futuro ganhou novos níveis no Arena, já que tivemos o primeiro banimento do formato na quarta-feira. The Book of Exalted Deeds foi BANIDO do Standard 2022 por sua interação com Refúgio sem Rosto, que produzia um combo considerado como frustrante, especialmente num formato melhor-de-1.

Note que o banimento é válido somente até que Innistrad: Caçada à Meia Noite seja lançada. Talvez o set tenha alguma resposta mais prática do que Incêndio Purificador para responder ao combo, mas talvez não. Teremos que esperar para ver.

Novos Velhos Eventos

Mudando levemente de assunto, temos novidades nos eventos do Magic Arena. A primeira delas é que o FNM em Casa está sendo substituído pelo Midweek Magic. Os dois eventos funcionam de forma idêntica, sem taxa de inscrição e premiando cartas para as duas primeiras vitórias. O que muda é a janela de disponibilidade que agora é das terças às quintas.

A segunda novidade é que as informações para o próximo Aberto do Arena, que acontece dia 31 de julho, foram anunciadas. O formato para o evento será o Standard e tanto a estrutura quanto as premiações do evento continuam iguais. Desta vez prêmio de participação é um sleeve de Lair of the Hydra.

Sleeve Aberto de Julho

Assim finalizamos mais um Boletim dos Artesãos. Agora queremos saber de você. O que achou do banimento do Fura-Casco? E do Livro? Qual seu deck preferido no Standard 2022? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.