Boletim dos Artesãos - Banimentos Agressivos | Magic

Escrito por
Publicado em 14/06/2021
345 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que vem todas as semanas para tre assombrar com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nesta semana tivemos mais uma atualização de B&R, resultado do Campeonato de Kaldheim da semana passada. Além disso, o próximo lançamento de Secret Lair da marca Universos Além foi anunciado. Vamos lá!

Arquivos Místicos na Mira

A vida de Jeskai Turns durou pouco! Depois de uma performance avassaladora no Campeonato de Strixhaven a Wizards foi rápida na reação e, na quarta-feira, baniu Distorção Temporal do Histórico. Como você viu aqui, o deck representou 18% do campo e também levou 5 jogadores ao Top 8 da competição.

Se isso não era o bastante para provar o nível de poder do deck, a matriz de vitórias do campeonato, feita pelo perfil MTG Data no Twitter mostrou que o deck estava simplesmente em outro patamar. O deck venceu mais de 60% de seus jogos, sendo o melhor do formato de longe, e também o melhor deck de Tempestade Cerebral. E se isso ainda não foi o bastante para te impressionar o deck teve apenas 1 embate desfavorável, contra o Jeskai Opus.

Matriz Campeonato de Strixhaven

O número limitado de embates desfavoráveis foi citado pela Wizards em sua justificativa para o banimento de Distorção Temporal. O artigo também diz que os dados obtidos da escada competitiva do MTG Arena reforçam a resiliência do deck, com um plano de jogo muito poderoso e difícil de atrapalhar.

A carta escolhida para o banimento destrói qualquer possibilidade de que o deck continue a existir como conhecemos, afinal não há outras maneiras de se ter turnos extras no formato que combinem com o poder de Velômaco Sapioforte, embora uma estratégia com efeitos Transmogrificar ainda seja de certa forma viável. Esse também foi o ponto mais debatido entre os jogadores.

Pelos dados de metagame do Campeonato de Strixhaven os decks com base UR como um todo foram um problema e Tempestade Cerebral é que estava sendo citada como a grande facilitadora para esses decks. O banimento de Distorção Temporal tem efeito apenas contra o Jeskai Turns e, como vemos pela matriz, elimina embates desfavoráveis tanto de Jeskai Control como de Izzet Phoenix, que devem subir para disputar o trono do formato. Dessa forma esse seria mesmo o melhor banimento?

A Wizards respondeu em parte a esses questionamentos no artigo dizendo que, sim, estão de olho em Tempestade Cerebral, e de maneira mais ampla, nos Arquivos Místicos. No entanto eles sentem que os outros decks citados são mais frágeis contra interação, então decidiram esperar para agir.

De qualquer forma, a Wizards mostra nesse banimento que está preparada para agir se um deck se destacar demais. Esse é o segundo deck que habilitado por Arquivos Místicos que deve basicamente desaparecer pelo banimento. O primeiro foi o Dimir Pact de algumas semanas atrás.

Stranger Things Chega ao Magic

Já faz um tempo desde que tivemos o Secret Lair The Walking Dead e do anúncio de Universos Além, então já era hora de recebermos algumas novidades. O que aconteceu nessa semana, quando a Wizards anunciou que o mundo de Stranger Things virá para o Magic por meio de outro Secret Lair.

Se você não se lembra, Universos Além é um selo da Wizards que vai trazer propriedades intelectuais de outras empresas para o jogo MTG. Embora já saibamos que teremos Senhor dos Anéis e Warhammer 40k nessa pegada, a parceria com a Netflix para trazer Stanger Things será apenas a segunda a ser lançada.

Secret Lair Sranger Things

A segunda iteração de Secret Lair de Universos Além também traz algumas novidades em relação ao que aconteceu com The Walking Dead. A mais importante é que dessa vez versões dentro do universo de Magic foram confirmadas para todas as cartas, o que atua em dois problemas diferentes.

O primeiro é que, se você não é um fã de Stanger Things, mas gostou das cartas, você vai conseguir versões delas que não estão relacionadas à série e sim ao mundo de Magic. O segundo ponto positivo é que você não estará preso à disponibilidade do Secret Lair para conseguir cópias destas cartas, já que reprints foram confirmados.

Agora, em notícias não tão boas, a forma como essa reimpressão será feita deixa um pouco a desejar. As versões in-Magic destas cartas serão incluídas na Lista e só entrarão em circulação 6 meses depois que o Secret Lair for vendido. Além de 6 meses ser um tempo absurdamente longo em termos de lançamentos de Magic, cartas da Lista são muito difíceis de abrir, aparecendo em Boosters de Coleção.

Para fechar, foi dito que estas cartas foram desenvolvidas tendo em mente sua jogabilidade no Commander, não em formatos Construídos competitivos. E assim como os tratamentos Godzilla de Ikoria as versões destes lançamentos contam como apenas 1 carta, então devem respeitar o limite de 4 cópias.

Estas mudanças vem somente para cartas Universos Além lançadas por Secret Lair e não se aplicam retroativamente às cartas de The Walking Dead. Além disso a Wizards se disse disposta a repensar o modelo de distribuição das reimpressões e se disse atenta ao feedback dos jogadores.

Esse é o fim de mais um Boletim dos Artesãos. Agora queremos saber de você. O que achou do banimento de Distorção Temporal? Teria outra carta em mente para eliminar do Histórico? E está animado para o Secret Lair de Stranger Things? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.