Contos de fadas - Ainda há esperança? | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 13/06/2021
2164 Visualizações, 3 Comentários.

        Ainda lá no inicío, para ser mais específico, numa saga filler do Yugioh DM, foram apresentadas cartas pra lá de interessantes; os Contos de fadas. Usadas pelo personagem Leon Wilson, as cartas dos contos de fadas chamaram atenção por serem um dos poucos decks que possuíam um tema (bom lembrar que a ideia de arquétipo só foi ganhar força mesmo em Yugioh GX), as cartas são baseadas em contos de fadas clássicos como a Cinderela e Chapeuzinho Vermelho. Então, desde o DM, muitos jogadores e fãs de yugioh esperaram muito tempo para que essas cartas fossem lançadas no jogo fisíco. Essa espera durou até 2018 quando foi anunciado não só o lançamento dessas cartas como também as cartas do arquétipo das Valquírias (usadas pelo irmão mais velho do Leon).

        A Konami fez um ótimo trabalho conseguindo dar certa sinergia para cartas que no anime não possuíam interação com o castelo, porém, nem tudo são flores, pois somente metade do arquétipo foi lançado no jogo fisíco e provavelmente não virão tão cedo. 

        O castelo dourado no TCG tem um custo um pouco pesado, você é obrigado a banir 10 cartas face-down do topo do seu deck em cada fase de espera, felizmente esse custo é usado como benefício para cartas como Gren Maju Da Eiza e Necroface. Seu segundo efeito é de longe o mais interessante, ele te permite, uma vez por turno, invocar especialmente qualquer monstro do seu deck que contenha o nome do "Castelo Dourado de Stromberg" em seu texto, ou seja, qualquer monstro desse arquétipo. Apesar de ser um efeito versátil, existe uma condição, você não pode fazer normal summon durante o turno que ativar esse efeito, isso força o usuário a todo turno ter que escolher entre normal ou invocação especial. O terceiro efeito  do castelo é bem simples, quando seu oponente declarar um ataque o monstro atacante é destruído e o oponente toma dano igual metade do ataque do monstro destruído por esse efeito, isso geralmente pega o oponente desprevenido, porém, dificilmente vá funcionar mais de uma vez.

      Através do segundo efeito do castelo, é possível criar pequenos combos com os monstros do arquétipo, pois, os monstros podem ser divididos em pequenos grupos que possuem sinergia entre si. Vamos conhecê-los.

O FAMOSO E PODEROSO COMBO DA CINDERELA

        Começaremos com ela, a carta que destrói campos e escraviza homens, ela mesma, Cinderela, ou como ficou no TCG Prinzessin . Essa é uma carta que inicia um dos combos. Seu primeiro efeito é: Se essa carta é invocada por invocação normal ou invocação especial, você pode invocar especialmente da sua mão ou deck um Pumpkin Carriage , então se você tiver em campo um Golden Castle of Stromberg na sua zona de campo, essa carta te permite equipar diretamente do seu deck um Glass Slippers. Um efeito muito bom, pois, somente com uma carta, você consegue colocar em campo todas as cartas necessárias para o combo. O segundo efeito é: QUANDO está carta inflige dano de batalha ao seu oponente por um ataque direto, você pode escolher um Glass Slippers equipado no campo e equipa-lo a um outro monstro (seu ou do oponente). Essa também é outra habilidade bem interessante, lembrando que o Glass Slippers concede 1000 atk quando equipado em monstros do tipo fada, mas tira 1000 atk quando equipado em qualquer outro tipo de monstro que não seja fada, além de impossibilitar esse monstro de atacar. A Pumpkin Carriage  é a carta responsável por fazer sua Prinzessin conseguir atacar seu oponente diretamente com seu primeiro efeito e com o seu segundo efeito, ela protege seu Golden Castle of Stromberg  de ser escolhido como alvo ou  destruído por efeitos de cartas. Com esse combo, depois do ataque direto da sua Cinderela, você equipará a Glass Slippers de acordo com a situação, seja pra aumentar o ataque de outra cinderela no seu campo para outro ataque direto, ou mesmo diminuir o atk e impedir algum monstro dificil do oponente, além é claro, de servir pra invocação de um algum link 2 genérico, afinal, são dois monstros que entraram de graça no campo.

HANS DE FERRO E SEUS CAVALEIROS

               O outro pequeno combo é o iniciado com o Iron Hans. Seu primeiro efeito: Quando ele é invocado, você pode invocar especialmente do seu deck um Iron Knight, se Golden Castle of Stromberg NÃO estiver na sua zona de campo, você ficará impossibilitado de fazer invocação especial do seu extra deck o RESTO do turno em que ativou esse efeito. O segundo efeito é bem simples: Ganhe 1000 atk para cada Iron Knight que você controla enquanto Golden Castle of Stromberg estiver em uma zona de campo.

               Os efeitos do Iron Knight também dependem do campo. Primeiro efeito: perde 1000 atk enquanto você controla Iron Hans (é o efeito que ele tinha no anime, a Konami bem que poderia ter retirado ou pelo menos alterado um pouco). O segundo efeito: se essa carta for destruída por batalha ou enviada pro cemitério por um efeito de carta (sua ou do oponente), você pode adicionar para sua mão um Iron Hans do seu deck, ainda se Golden Castle of Stromberg  estiver em uma zona de campo, você pode adicionar qualquer monstro do tipo guerreiro do seu deck pra sua mão com esse efeito ao invés de se limitar somente ao Iron Hans. Um efeito muito bom, uma pena que para ativa-lo você precise envia-lo para o cemitério, o que deixa essa carta um pouco lenta para o formato atual, porém, você pode contornar esse problema com cartas como a Iron Cage cujo o primeiro efeito é: quando ativada, você deve enviar 1 monstro que você controla para o cemitério (Iron Knight), ou se Golden Castle of Stromberg está em uma zona de campo, você pode enviar 1 monstro que seu oponente controla para o cemitério. O segundo efeito: uma vez por turno, durante sua fase de espera, você pode selecionar o monstro que foi enviado pro cemitério por esse efeito e invoca-lo especialmente por enviar essa carta ao cemitério. São dois efeitos muito interessantes, o primeiro é bem útil como gatilho para o efeito de busca do Iron Knight e o segundo é mais interessante pro meio/final do duelo. Como Iron Hans e Iron Knight são terra nivel 4, são uma excelente engine para xyz rank 4 e link 2.

         A BRUXA

          Ao descartar Glife the Phantom Bird você adicionar um Golden Castle of Stromberg  para sua mão e com ele invocar diretamente do seu deck uma Hexe Trude que é um monstro de 2600 atk que uma vez por turno, se Golden Castle of Stromberg  está em uma zona de campo, permite que você escolha uma carta no campo e destrua, se isso acontecer, ela pode fazer dois ataques em monstros durante a fase de batalha, além disso, quando ela destroi um monstro por batalha você pode escolher um monstro no campo (incluindo ela mesma) para ganhar 400 atk permanentemente. Ela também pode ser invocada por invocação normal sem tributos caso Golden Castle of Stromberg  esteja em uma zona de campo. Atualmente, essa bruxinha é a boss do arquétipo e entra de graça tanto por invocação especial quanto por invocação normal caso o Castelo Dourado esteja em campo.

           Como podemos ver, cada grupo compõe basicamente uma pequena engine, mas, esses grupos são fechados e não possuem interação com cartas de outros grupos do arquétipo. Com a falta de suporte para o deck, o arquétipo acabou se tornando apenas uma engine para o deck de Gren Maju Da Eiza        Ainda existem cartas que continuam no anime como o Lobo da Floresta, Caçador da Floresta e a icônica Chapeúzinho vermelho além de algumas spell cards que por algum motivo a Konami não trouxe para o TCG, porém, apesar de triste também pode ser uma pequena luz no fim do túnel, pois dá margem para a Konami trazer tais cartas com efeitos atualizados de modo que consigam costurar esses grupos internos que atualmente não possuem sinergia alguma ou até mesmo que sirvam de extender para continuar com as jogadas ao invés de apenas se limitar em somente um combo por turno (pois, vale lembrar que o castelo te limita a usar somente Especial ou Normal summon por turno). Resta saber se a Konami alguma dia lembrará dos nossos queridos contos de fadas.

Comentários

HexeTrude comentou em 31/10/2021 22:48:45

Falta vir pro tcg as histórias da Chapeuzinho Vermelho, da Bela Adormecida e as cartas do pequeno polegar, o problema é a Konami lembrar delas kk :D

lfgcampos comentou em 03/08/2021 17:18:02

Que legal, não conhecia todas essas histórias!! Tem mais ainda?

Makros comentou em 05/07/2021 02:10:04

Quero muito esse lote deck na minha vida kkk

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.