Conhecendo os diferentes tipos de cartas no Pokémon! | Pokémon

Escrito por
Publicado em 09/05/2021
13921 Visualizações, 2 Comentários.

Olá treinadores e colecionadores de cards Pokémon, eu sou o Morph, caster de esports, streamer e colecionador.

Hoje estou aqui para ajudar você que está começando sua coleção de cards e as vezes fica confuso na hora de comprar um card aqui na MYPCards, quando se depara com as descrições mais técnicas. Para isso vou fazer uma série de 2 artigos, nesse primeiro vou explicar as diferenças entre os tipos de acabamento dos cards (Foil/Holo - Reverse Foil/Holo - Full Art - Rainbow) e no próximo vou abordar as nomenclaturas que usamos para descrever a qualidade e estado de um card na hora da venda.

Primeiramente vale lembrar que apesar das diferenças de acabamento dos cards, em jogo essa diferença não resulta em nada além do aspecto visual diferente, eles continuam possuindo o mesmo nome e tendo exatamente o mesmo efeito apesar da diferença de acabamento e aparência. E para demonstrar isso, nesse artigo usarei como exemplo o mesmo card (Boss's Orders (Giovanni) 154/192 ) nos 5 acabamentos.

Então vamos lá, vamos começar com o card padrão.

Regular/Sem especificação:

O card "regular" ou sem especificação é o card com sua arte e acabamento padrão. Ele é utilizado na grande maioria dos cards, principalmente nos de raridade comum do jogo. Nesse tipo de card não existe nenhum acabamento especial ou diferenciado.

Foil/Holo:

Como é possível ver na imagem, os cards Foil ou Holo, recebem um acabamento holográfico em toda a sua imagem principal. Apenas cards Raros (aqueles com uma estrela desenhada ao lado da sua numeração) recebem esse acabamento. Alguns cards em certas coleções são impressos apenas em sua versão Foil e não na versão regular, o que resulta em uma valorização momentânea até que algum produto seja lançado com ele em outros acabamentos.

Reverse Foil/ Reverse Holo:

Já os cards Reverse Foil recebem um acabamento holográfico em todo o corpo da card, exceto na imagem principal, sendo o oposto dos cards Foil/Holo. Cards Reverse Foil são normalmente mais comuns de serem encontrados em pacotes, por exemplo no pacote de Pokémon Americano, todo pacote contém pelo menos 1 Reverse Foil. Não são apenas cards Raros que podem receber suas versões Reverse Foil, existem cards Comuns e Incomuns com acabamento Reverse Foil.

Full Art:

Agora chegamos no patamar dos cards mais desejadas. Cards Full Art possuem sua imagem ocupando todo o corpo do card e além disso possuem um acabamento holográfico e de textura! Cards Full Art são do tipo Ultra-Raros e são bem difíceis de serem tirados, o que faz com que sua procura seja elevada para colecionadores, ele sendo competitivo ou não. Porém quando a card se integra bem no formato, seus preços são dos mais altos da coleção fazendo com que colecionadores e jogadores profissionais sempre busquem esses cards para deixar aquele deck de competição ainda mais bonito.

Rainbow:

Por fim nós ainda temos uma variação dos cards Full Art, produzidos pela Pokémon começou a partir do bloco Sol e Lua. Esses cards possuem a mesma imagem dos cards Full Art, porém com um acabamento diferenciado, todo holográfico como um arco íris. Eles fazem parte das cartas chamadas de Secretos-Raros, pois sua numeração sempre é maior que a numeração total da coleção, o que faz deles objeto de alta procura dos colecionadores.

Por fim, venho dizer que particularmente eu prefiro os cards Full Art do que os Rainbow! E você?

 

Se você gostou do conteúdo e quiser acompanhar mais meus trabalhos, eu faço lives na Twitch e tenho um canal no Youtube onde faço conteúdo de Pokémon TCG e Hearthstone!

www.twitch.tv/cantodomorph

www.youtube.com/cantodomorph

Comentários

FerraoRJ comentou em 02/11/2022 11:02:56

Quanto aos símbolos abaixo das cartas? poderia atualizar o artigo para tal informação?

Romero15 comentou em 02/03/2022 19:44:53

Excelente !!!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.