Deck Solfachord: Guia Completo! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 12/05/2021
4483 Visualizações, 2 Comentários.

Olá! Que bom que você voltou! Seja muito bem-vindo ao segundo post da nossa análise dos Arquétipos da Ancient Guardians. No nosso primeiro post falamos sobre o Deck "Ogdoadic", um novo Deck Réptil com efeitos de Cemitério! No post de hoje, é hora de analisarmos o segundo dos 3 Arquétipos novos dessa coleção, e estou falando do famigerado novo Deck Pêndulo! Venha conhecer um pouco mais sobre as "Solfachord".

"Solfachord", ou também conhecido como "Doremichord" no OCG, é um novo Arquétipo de monstros Fada Femininos, com diferentes Atributos e sendo constituido, em sua absoluta maioria de Monstros Pêndulo. O nome do Arquétipo deriva da técnica conhecida como Solfège, um sistema ocidental de atribuição de sílabas as notas musicais para que sejam lidas com maior facilidades, sendo: "dó", "ré", "mi", "fá", "sol", "lá", "si" e "dó" as mais conhecidas e utilizadas neste meio.

Em questão de aparência, os monstros Solfachord são representados como garotas de diferentes idades, ficando mais velhas ao longo que seus Níveis ficam maiores. Outro detalhe interessante é que, quanto menor o Nível do monstro, maior é a sua Escala de Pêndulo, e vice-versa.

Quanto a sua jogabilidade, o Arquétipo dá um show de criatividade. Todos os Monstros Pêndulo de Nível 4 ou menor possuem o mesmo Efeito de Pêndulo, que faz com que as suas Invocações-Pêndulo não possam ser negadas. Já os Monstros Pêndulo de Nível 5 ou maior possuem o mesmo efeito, não permitindo que seu oponente ative Magias/Armadilhas quando seus monstros são Invocados por Invocação-Pêndulo. Além disso, os monstros ativam seus efeitos a depender do valor das Escalas de Pêndulo que você possuem, com efeitos que variam caso a Escala seja par ou ímpar. Então, vamos conferir card por card desse Arquétipo!?

 Representando a primeira nota musical "Do", a DoSolfachord Cutia é a principal buscadora e starter do Deck. Ao ser Invocada por Invocação-Normal ou Especial, você pode adicionar 1 Monstro Pêndulo "Solfachord" do seu Deck à sua mão, com exceção da própria Cutia, adicionando a consistência tão necessária ao Deck. O seu outro efeito também é bastante simples, ainda assim agrega valor ao Deck. Caso haja uma Escala de Pêndulo par em sua Zona de Pêndulo, todos os seus monstros "Solfachord" ganharão ATK igual a suas Escalas de Pêndulo x 100. Um boost pequeno, mas que ajuda o Deck a lidar com a Fase de Batalha.

 Está ouvindo isso!? Que bela melodia! ReSolfachord Dreamia é o segundo monstro do Arquétipo e representa a nota musical "ré", tendo a função de ser a principal extensora do Deck. Caso você controle um card "Solfachord" em sua Zona de Pêndulo, você pode Invocá-la por Invocação-Especial da sua mão. Em uma mão inicial com a Cutia e outro monstro "Solfachord", você já garante ao menos 2 monstros em campo de maneira rápida e fácil, abrindo espaço para Invocações-Link, com o intuito de liberar novas zonas para a Invocação-Pêndulo. Além disso ela também oferece uma pequena proteção, que mesmo não tão usada vale a pena ser mencionada. Caso haja uma Escala de Pêndulo ímpar em sua Zona de Pêndulo e um Card de Monstro Pêndulo "Solfachord" seria destruído por um efeito do oponente, você pode destruir este card no lugar.

 Continuando com a nossa melodia, temos a MiSolfachord Eliteia, o terceiro monstro do Arquétipo e que representa a terceira nota musical. Diferente das duas primeiras, o efeito da Eliteia não oferece extenders ou consistância ao Deck, mas sim uma maneira de lidar com as backrows do oponente. Quando Invocada por Invocação-Normal ou Especial, ela te permite escolher 1 Magia/Armadilha do oponente e retornar o alvo para a mão. Uma boa opção para o going-second do Deck, já que te livra de algum eventual problema. Além disso, enquanto houver uma Escala par em sua Zona de Pêndulo, você não sofre dano de batalha que envolvam seus monstros "Solfachord". No geral, um efeito bem mediano.

 Chegou a hora de falarmos da FaSolfachord Fancia, o quarto monstro do Arquétipo e que representa a nota "Fá". Uma vez por turno, durante sua Fase Principal, você pode retornar para à mão, 1 de suas "Solfachord" que estão no Deck Adicional. Pode parecer pouca coisa, mas esse efeito é o que vai te auxiliar de fato a fazer suas Invocações-Pêndulo, enquanto recicla recursos. Supondo que você utilizou dois monstros como matéria para Invocação-Link, você pode retornar 1 deles para à mão e ativá-lo na Zona de Pêndulo, para fazer a Invocação-Pêndulo do outro, diretamente do Deck Adicional para a zona ao qual esse Link aponta. E então, são ao menos 3 monstros em campo para serem utilizados como matéria, ou ativarem seus efeitos e atacarem. Além disso, caso haja uma Escala ímpar em sua Zona de Pêndulo e um monstro "Solfachord" seria destruído em batalha, você pode destruir este card no lugar. Um ótimo efeito para o Deck como um todo.

 Dando sequência a nossa aula de piano temos a SolSolfachord Gracia, a primeira dos Monstros Pêndulo de Nível 5 ou maior, e que representa a nota musical "Sol". Assim como a Cutia, ela também é umas das buscadoras do Arquétipo. Quando Invocada, ela te permite adicionar 1 Magia/Armadilha "Solfachord" do seu Deck à sua mão, trazendo novamente a tão aclamada consistência ao Deck. O principal card para buscar por este efeito é a Solfachord Elegance, da qual falaremos em instantes. Além disso, ela facilita o OTK do Deck, já que quando há uma Escala par em sua Zona de Pêndulo, seu oponente não pode ativar efeitos de monstros até o fim da Etapa de Dano, se um monstro "Solfachord" atacar.

 A Angélica largou o táxi e resolveu aparecer no mundo de Yu-Gi-Oh! A LaSolfachord Angelia é o sexto monstro do Arquétipo, e representa a nota musical "La". Em questão de efeito, ela é uma das principais auxiliadoras na Invocação do nosso Montro Ás, trazendo-a de forma mais fácil, diretamente do Deck. Ao oferecer um Monstro Pêndulo "Solfachord" como Tributo (incluindo a própria Angelia), você pode Invocar por Invocação-Especial 1 Monstro Pêndulo "Solfachord" do seu Deck cuja Escala de Pêndulo seja igual ao valor do monstro oferecido como Tributo subtraido ou adicionado em 2. Em resumo, se você oferece um monstro de Escala 3 como Tributo, pode Invocar um de Escala 5 ou Escala 1. Com este efeito você pode Invocar qualquer monstro do Deck, incluindo a Cutia ou Gracia, para buscar seus cards. Além disso, enquanto houver uma Escala ímpar na Zona de Pêndulo, se um "Solfachord" atacar, seu oponente não pode ativar Magias/Armadilhas ou seus efeitos até o final da Etapa de Dano, auxiliando mais uma vez o OTK do Deck.

 Apesar de tantos efeitos bons e consistentes, o Deck "Solfachord" até então ainda não havia apresentado para os jogadores nenhum monstro que interagisse com o oponente. Então chegou a hora de falarmos da TiSolfachord Beautia, o monstro capaz de fazer isso, mas de uma maneira um pouco diferente do convencional. A Beautia possui um efeito rápido que permite ao jogador escolher 1 Monstro de Efeito com a face para cima do oponente, e então, quando ele deixar o campo, será banido ao em vez de ser enviado ao Cemitério. Apesar do efeito do monstro em questão ainda poder ser ativado e resolver, em muitos casos, ao ser banido, pode atrapalhar completamente a estratégia do Deck em questão. Imagina banir um Eldlich, um Salamangreat ou um Zoodiac? Vale lembrar que, caso haja uma Escala par na Zona de Pêndulo, ao em vez de escolher 1 monstro, você pode escolher 1 Magia/Armadilha do oponente, servindo também para limpar eventuais backrows. Pensa que acabou? Claro que não. A Beautia também possui um outro ótimo efeito.  Caso ela batalhe com um monstro com ATK igual ou maior a sua menor Escala de Pêndulo x 300, ela pode destruir esse monstro sem dar alvo. Um monstro de respeito hein!?

Enfim chegamos no nosso Monstro Ás, e que monstro meus senhores! A DoSolfachord Coolia é tudo o que um Pendulum player poderia querer em um card só. Um monstro de fácil Invocação e com poderosos efeitos, que caem como uma luva tanto em Decks "Solfachord" como em Deck Pêndulos genéricos. Apesar de ser um Level 8, pode ser Invocada por Invocação-Especial da sua mão, ao oferecer 2 Monstros Pêndulo como Tributo. Lembremos que tanto o combo da Cutia + Dreamia, ou a reciclagem feita pela Fancia nos deixam com 2 monstros facilmente em campo. Uma vez em campo, a Coolia tem um efeito de negação de efeitos. Você pode escolher 1 card do oponente com a face para cima e negar seus efeitos. Sem mais, nem menos. E pode escolher 2 cards caso haja uma Escala ímpar em sua Zona de Pêndulo. Um efeito que apesar de não ser Quick Effect, vale muito a pena. Além disso, quando um monstro no campo com ATK igual ou menor a sua maior Escala de Pêndulo x 300 ativar um efeito, você pode destruir esse monstro. Se houver um monstro de Escala 8 em seu campo, qualquer monstro com 2400 ou menos de ATK que ouse ativar um efeito, será destruído como consequência. Vale citar também que o Deck tem inúmeras formas de proteger a Coolia da destruição, então uma vez em campo, pode ser difícil tira-lá de lá.

 Namore com alguém que seja tão bom quanto este card. A Solfachord Elegance é a melhor Magia/Armadilha do Deck, e o card que você sempre deseja ter na mão. É uma simples Magia Normal, mas com um efeito incrível, e que tem um grau de utilidade para cada situação. Ao ativá-la, você pode colocar 1 Monstro Pêndulo "Solfachord" diretamente do seu Deck em sua Zona de Pêndulo, facilmente aprontando suas escalas para Invocações-Pêndulo. Caso não deseje ativar este efeito, ao ser ativada ela também te permite adicionar 1 Monstro Pêndulo "Solfachord" da sua mão para o seu Deck Adicional com a face para cima, e então colocar 2 Monstros Pêndulo "Solfachord" (1 de Escala ìmpar, e outro de Escala de par) diretamente do seu Deck em suas Zonas de Pêndulo. Além de ser praticamente um Invocação-Pêndulo "de graça", ela ainda coloca 2 Escalas diferentes em suas Zonas, possibilitando que todos os efeitos dos seus monstros sejam usados ao máximo do potencial. Por fim, se você desejar, ao ser ativada, a Elegance permite com que você adicione 2 Monstros Pêndulo (1 de Escala ímpar, e outro de Escala par) das suas Zonas de Pêndulo no seu Deck Adicional e compre 2 cards. E um pequeno detalhe que faz toda diferença é que este efeito de compra é genérico, pois pode colocar quaisquer Pêndulo no Deck Adicional e não somente monstros "Solfachord". Se depois disso tudo você não usar 3 cópias desse card no Deck, eu não sei mais o que fazer para te convencer.

O segundo Card de Magia do Deck. A Solfachord Scale é um ótimo card, mas que só desbloqueia seu potencial máximo depois de muito recurso gasto, e de muita ação. Ao ser ativada, ela permite com que você ative de 1 a 3 efeitos em sequência, a depender do número de Cards Monstros Pêndulo "Solfachord" que você controlar, somando Zonas de Pêndulo e Zonas de Monstro. Caso você controle 3 ou mais, pode retornar 1 card da sua Zona de Pêndulo para à mão, e colocar 1 Monstro Pêndulo "Solfachord" do seu Deck Adicional na Zona de Pêndulo, servindo como uma troca para ativar algum efeito específico no campo, ou para alterar o valor das Escalas. Caso hajam 5 ou mais cards, você pode Invocar por Invocaçâo-Especial qualquer "Solfachord" da sua mão, incluindo a Cutia, Gracia ou Coolia. Caso hajam 7 ou mais cards, você pode destruir todos os cards que o oponente controla. De fato são ótimos efeitos, mas ter 7 ou mais cards "Solfachord" em campo não costuma ser muito fácil.

 O último Card de Magia do Deck até o momento. A Solfachord Harmonia também possui bons efeitos e por ser um Card de Magia de Campo, tem inúmeros buscadores não só dentro como fora do Arquétipo. Durante o seu turno, você pode ativar um dentre três efeitos distintos (o que é um padrão nos Cards do Arquétipo). Você pode reciclar recursos ao adicionar 1 Monstro Pêndulo "Solfachord" do seu Deck Adicional à sua mão. Você também pode aumentar a Escala Pêndulo de um card "Solfachord" por um valor igual ao seu próprio Nível, deixando sempre algum deles com Escala 9 para Invocar a Coolia por Invocação-Pêndulo. Ou, caso hajam 3 monstros com Escalas par ou ímpares diferentes no campo, você pode destruir 1 card do seu oponente sem dar alvo. Ótimos efeitos, que fecham com chave de ouro essa melodia mágica.

A Solfachord Musica é o mais novo sucesso do Spotify. Graças ao seu efeito, você é capaz de fazer uma "Invocação-Pêndulo" sem ter dois monstros nas suas Zonas de Pêndulo, ou também pode remover recursos do seu oponente. Quando ativada, caso haja uma Escala ímpar em sua Zona de Pêndulo, você pode Invocar 1 Monstro Pêndulo "Solfachord" de Escala ímpar do seu Deck Adicional, podendo trazer a Coolia, Angelia ou Fancia, que são as melhores do Deck. Caso haja somente um monstro de Escala par na sua Zona de Pêndulo, você pode Invocar um Monstro Pêndulo "Solfachord" de Escala par do seu Deck Adicional. Com esse efeito, você pode trazer a Beautia, para interagir com o oponente, ou Gracia e Cutia para adicionar cards para à mão. Caso hajam tanto uma Escala ímpar e uma Escala par, você pode escolher 1 card do oponente e destruí-lo. Vale a pena usar!

 Depois de muito ensaio, chegou a hora do espetáculo final! A Solfachord Formal é o Card de Armadilha de Resposta do Deck, mas foge um pouco do padrão. Em vez de ser aquele básico efeito de negar e destruir efeitos, ela interage de forma direrente com o oponente. Quando um efeito de Magia/Armadilha ou de monstro for ativado por seu oponente, e houver ao menos 1 "Solfachord" em sua Zona de Pêndulo, você pode embaralhar 1 Monstro Pêndulo do seu Deck Adicional de volta ao Deck e aplicar o efeito mais apropriado a situação. O primeiro deles, torna os seus Monstro Pêndulo no campo inafetados pelo efeito ativado. O segundo efeito, diz que os Cards na sua Zona de Pêndulo não podem ser destruídos pelo efeito ativado. E o terceiro efeito diz que seus cards na Zona de Pêndulo não podem ser banidos pelo efeito ativado. Um bom card para te proteger, mas que não nega efeitos, o que é no mínimo estranho para uma Counter Trap atual.

E chegamos ao fim de mais uma análise dos novos Arquétipos da Ancient Guardians! O Deck Solfachord é mais um daqueles bons 4funs para você jogar com seus amigos, mas que não acho ser capaz de jogar o metagame. Ainda assim, por ser um Deck Pêndulo, com inúmeros suportes diretos, se bem montado, pode ser uma grata surpresa. A sua originalidade é o que o torna especial, e suas belas artworks tornam o Deck livre para todos os públicos! Se você curte uma boa música, esse Deck é o Deck certo para você. Confiram as ofertas da MYPCards, aproveite as nossas promoções e preço baixo e aproveite para montar esse Deck tão maravilhoso. Voltamos em breve com a análise do Deck "Ursarctic". Um abraço, e até breve!

Att, Cyberse Team BR

Comentários

Jornal1st4 comentou em 16/10/2021 23:10:40

Adorei o texto, parabéns!!!

vkvini comentou em 14/05/2021 00:08:11

Muito interessante as mecânicas desse deck

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.