Boletim dos Artesãos - Poderoso Histórico | Magic

Escrito por
Publicado em 26/04/2021
545 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que traz tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Na edição de hoje temos o mais novo superdrop da linha Secret Lair e o atual estado do revigorado Histórico, baseado no mais recente torneio do formato. Vamos lá!

Dr. Lair's Secretorium

Na última quinta, dia 22, a Wizards anunciou o mais recente superdrop de sua linha de colecionáveis Secret Lair, chamado Dr. Lair's Secretorium. O lançamento é composto por 8 drops, o que pode parecer muito, mas na verdade não é como você mesmo vai poder ver a seguir.

O grande motivo de que o número de drops nesta edição não parecer tão grando quanto realmente é vem do fato de que 5 destes drops fazem parte do mesmo conjunto, reprintando algumas das cartas de mais alta demanda em todo o Magic, as Shock-lands! O conjunto Choque de Cultura traz os considerados melhores terrenos duais logo atrás das duais de alfa/beta em conjuntos de três, representando as combinações de três cores shard.

Choque de Cultura: Naya

Assim temos Choque de Cultura para Bant, Jund, Grixis, Esper e Naya, cada um dos drops contendo três shock-lands que estão dentro da combinação. Dessa forma todos os terrenos do ciclo foram incluídos no lançamento, e ganharam novas artes com paisagens de todo o multiverso.

É interessante notar que, devido à restrição das combinações de três cores, os terrenos não foram igualmente distribuidos pelo drop. Por exemplo, Charco da Procriação aparece apenas na combinação Bant, mas Solo Pisoteado aparece em Jund e Naya. Isso faz com que seja difícil conseguir um playset de uma dada shockland, o que não é solucionado pelo bundle que contém os 5 drops.

Terrenos Full-Texto

Continuando nos terrenos, vemos um dos grandes memes do Magic finalmente ganhar vida, Os Terrenos Full-texto. Uma piada recorrente desde que a Wizards lançou os terrenos full-art, os cinco terrenos básico neste drop têm a linha de nome, de tipos, de texto e nada mais.

Nosso show é na sexta, você vem?

Os outros dois drops que completam este lançamento são continuações de alguma forma. Na mesma linha de cartazes de shows que já vimos anteriormente, mas agora numa pegada muito mais indie e até psicodélica, temos o drop Nosso show é na sexta, você vem?. E para finalizar temos alguns Arquivos Místicos extras, que escaparam de Strixhaven por algum motivo. São 6 cartas a mais que seguem o mesmo estilo de arte e usam a mesma moldura daquelas encontradas nos boosters da coleção mais recente do Standard.

Arquivo Místico

O Dr. Lair's Secretorium superdrop ficará disponível para venda no site do Secret Lair de 26 de abril, hoje, a 28 de maio. Infelizmente a linha de produto ainda não envia oficialmente para o Brasil, então a via para obter estas cartas é o mercado secundário.

Novo e Poderoso Histórico

Como predito por muitos, o impacto de Strixhaven no Standard não foi tão grande, pelo menos até agora, mas algumas de suas cartas, juntamente com as adições do Arquivo Místico, completamente reformaram o Histórico. Mesmo em um mundo de coleções antigas remasterizadas, este é provavelmente o maior aumento de nível de poder que o formato irá passar, o que deixou os jogadores muito empolgados.

Temos apenas pouco mais de uma semana desde que as cartas chegaram no Arena, mas já é o suficiente para vermos o quanto o formato mudou, apoiado pelos dados do campeonato Tier 1 Games $5,000 Historic Open da Insight Esports, que ocorreu neste último fim-de-semana e teve 187 competidores.

A primeira coisa que podemos notar é que, embora o deck mais popular, Dimir Rogues, esteja até bem à frente de seus competidores e parcela de metagame, ele só compreende cerca de 15% do campo. De fato, o formato se apreseta bem pulverizado no momento. Entre os 25 jogadores que ficaram com recorde 6-2 ou melhor neste torneio, ou seja, tiveram chances de Top 8, temos 10 arquétipos.

Nesse ponto o Histórico começa a apresentar características de alguns dos melhores formatos do Magic, que são uma grande amostragem de cartas, com uma larga variedade de decks viáveis mesmo em cenários competitivos.

Arquivo Místico Histórico

Continuando a inspeção dos decks mais populares vemos também que 3 dos 5 maiores decks do campeonato foram revigorados pelo Arquivo Místico. Dimir Rogues pega a receita de sucesso do Standard e a incrementa com mais seleção de cartas provida por Tempestade Cerebral, uma ótima contra-mágica que te compra tempo em Lapso de Memória, e uma nova maneira de perturbar a mão dos adversários com Inquisição de Kozilek.

O Jeskai Control usa as mesmas cartas azuis citadas acima, Tempestade Cerebral e Lapso de Memória, e adiciona também Hélice de Raios para se manter vivo contra decks agressivos. No entanto, esse plano parece não muito sólido no momento, já que a porcentagem de vitórias do deck foi apenas 48% no geral.

Os decks Phoenix devem sua viabilidade inteiramente ao Arquivo Místico, já que antes de Tempestade Cerebral e Pilhagem Infiel o deck não conseguiu se firmar no formato, era muito inconsistente. Agora, com uma abundância de mágicas poderosas de valor 1, que pode incluir Colheita Abundante, se você estiver disposto a ir para Temur, os pássaros estão voando livres.

Spellbinder & Spellbreaker

As duas exceções à inundação de Arquivo Místico são muito bem justificadas, no entanto. Selesnya Company desponta como o deck que, até agora, faz melhor uso de uma das melhores cartas de Strixhaven, Magilaçador de Elite. O efeito é absurdamente poderoso e amplificado quando colocado em velocidade instantânea, com Companhia Agrupada.

Já o Gruul Aggro achou seu novo caminho, descartanto Companhia Agrupada e se focando em simplesmente ser o deck agressivo mais rápido do formato. Bater forte todos os turnos do jogo até que a vida do oponente chegue a 0 é um ótimo plano, e ainda mais em um formato aberto em que as pessoas ainda estão experimentando.

Este foi o deck de escolha do PVDDR para o campeonato, por exemplo, e, se ele passou a oportunidade de jogar com a própria carta, tenham certeza de que o deck é bom. Aliás, vários dos nomes deste e outros eventos do Histórico recentes são conhecidos membros das ligas, que têm que testar e testar para manter seus contratos.

O Histórico ainda tem muito a evoluir e o próximo compromisso oficial que usa o formato é daqui a quase um mês, com o Fim-de-Semana de Liga de 15 de maio. Vamos acompanhar como ele evolui até lá!

Assim acaba mais um Boletim. Agora perguntamos a você: qual dos drops do Secret Lair você mais gostou? Tem alguma esperança deles serem vendidos oficialmente para o Brasil? E qual sua aposta para o atual Histórico? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.