Deck Ogdoadic: Guia Completo! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 06/05/2021
2474 Visualizações, 0 Comentários.

Olá! Sejam muito bem-vindos a mais um post aqui na MYPCards, e para a melhor análise de Arquétipo que você verá em toda a Internet. Com a chegada da Ancient Guardians (ANGU) para o TCG, três novos Arquétipos foram inseridos no jogo. E muito mais que uma análise, contaremos também a história por trás de suas criações, assim como combos básicos do Deck. E o Arquétipo escolhido de hoje é o "Ogdoadic", um novo Deck, que gerou muito hype nos jogadores! Então sigam-me e venham conhecer um pouco mais do novo Arquétipo Réptil do jogo!

"Ogdoadic" (ou em Japonês "Abhyss"), é um Arquétipo de monstros Réptil dos Atributos LUZ e TREVAS. O Arquétipo é inspirado na lenda egípcia de Ogdoad (daí o seu nome no TCG), que personificam as qualidades inerentes das águas e do caos, e todas essas divindades são representadas por animais aquáticos e anfíbios, como sapos e serpentes. Quando os 8 "Ogdods" convergirem juntos, eles darão origem ao "Benben", ao qual o sol explodirá e dará origem a uma nova criação.  Ainda de acordo com a lenda, os "Ogdoadic" são divididos em 4 pares, dos quais cada um conta com um animal feminino e outro masculino, representando as trevas e o caos, assim como também as virtudes e belezas das águas. Dentro do Arquétipo, isso é representado pelos Atributos TREVAS e LUZ, onde os seres femininos representam a destruição e os masculinos a criação. Já o seu nome em Japonês deriva da mesma lenda, mas é um trocadilho entre a palavra "Abyss" (Abismo) e o barulho emitido pelo chocalho de uma serpente, sendo representado por "Hyss".

Em relação ao estilo de jogo e estratégia, o Deck "Ogdoatic" é mais um de inúmeros Decks focados no Cemitério, ao enviar seus monstros para lá de diferentes formas e depois Invocá-los por Invocação-Especial para o campo. Eles são organizados em pares de monstros de LUZ/TREVAS com o mesmo Nível e efeitos similares ao seus próprios pares.

 Vamos começar a nossa análise do Arquétipo com o Nunu, the Ogdoadic Remnant que junto com o seu par são os principais starters do Deck. Ao enviar o Nunu da mão para o Cemitério, você pode enviar 1 monstro Réptil de TREVAS do seu Deck ao Cemitério (preferencialmente, os monstros de maior Nível do Arquétipo). Além se enviar para o Cemitério e dar foolish de um monstra, uma vez no Cemitério, se você não controlar monstros ou controlar somente monstros "Ogdoadic", você pode Invocá-lo por Invocação-Especial do seu Cemitério, com a condição de baní-lo quando ele deixar o campo. Você não poderá Invocar nenhum monstro, exceto Répteis enquanto ele estiver no campo, mas isso não será nenhum empecilho para o Deck e seus possíveis combos, e o benefício de encher o seu Cemitério vale muito a pena. 

 A Nauya, the Ogdoadic Remnant é o par perfeito para o Nunu. O seu primeiro efeito é quase que praticamente o mesmo do Nunu, sendo que, a única diferença é que, em vez de enviar 1 monstro de TREVAS, você enviará 1 de LUZ para o Cemitério pelo seu efeito. Você pode até mesmo enviar o Nunu, o que já lhe garantiria ao menos uma Invocação-Especial, mas caso o Nunu também esteja em sua mão, o ideal seria enviar o Keurse e Aleirtt, respectivamente, garantindo muito mais monstros em campo, e retornando a Nauya para o campo, isso porque trigariamos o seu segundo efeito, e buscariamos 1 Magia/Armadilha "Ogdoadic" do Deck à nossa mão, incluindo a Ogdoadic Water Lily, que ao meu ver é o melhor Card de Magia do Arquétipo.

 Amiga íntima do Flogi, a Zohah, the Ogdoadic Boundless é o segundo monstro dessa lista de efeitos que trigam no Cemitério. Caso seja enviada do campo para lá, ou Invocada por Invocação-Especial do Cemitério, a Zohah permite ao seu oponente comprar 1 card, e então, você adiciona 1 monstro "Ogdoadic" do seu Deck à sua mão e depois cada jogador enviará 1 card da mão ao Cemitério. Com este efeito você pode adicionar o seu Nunu ou a Nauya, enviar outro monstro ao Cemitério e ainda ativar o efeito do monstro adicionando, garantindo ao menos 4 monstros no Cemitério. Assim como o Flogi, ao descartar 1 card, você pode adicionar esse card de volta a sua mão, o que garante a sua reciclagem.

  Findados os monstros de Nível 4, o Deck entra novamente num novo padrão: monstros pares, de Nível 8, que entram em campo ao oferecerem outros monstros no campo como Tributo. O primeiro deles é o Keurse, the Ogdoadic Light, o principal "alvo" a ser enviado para o Cemitério pelo efeito da Nauya. Uma vez em seu Cemitério, o Keurse pode ser Invocado ao oferecer 1 monstro como Tributo, e então, o seu oponente Invocará 1 monstro do Cemitério dele, mas com os efeitos negados. Quando Invocado por Invocação-Especial, o Keurse escolher 1 monstro "Ogdoadic" de Nível 4 ou menos em seu Cemitério e o Invoca para o seu campo. Invoque a Nayua por este efeito e adicione 1 Magia/Armadilha para a sua mão. O monstro oferecido como Tributo (Nunu), voltará ao seu Cemitério graças a um outro efeito que falaremos já já, e por isso, poderá ser Invocado de novo e servir como um Tributo.

 Com o campo já estabelecido (Keurse + Nauya), é hora de falarmos um pouco mais da Aleirtt, the Ogdoadic Dark. Assim como o seu par, ela também pode ser Invocada por Invocação-Especial do Cemitério ao oferecer 1 monstro como Tributo, e então, o seu oponente adicionará 1 monstro do seu Cemitério dele para a mão dele. Quando Invocada por Invocação-Especial, a Aleirtt te permite retornar 2 dos seus monstros banidos (incluindo 1 Réptil) de volta ao Cemitério, e por isso o Nunu, que foi oferecido como Tributo para Invocar o Keurse pode voltar ao campo no próximo turno, e servir novamente como Tributo.

  O padrão de oferecer monstros como Tributo continua, mas dessa vez, os membros da familía real necessitam de 2 Tributos para entrar em campo, e em troca, eles causam prejuízo ao seu oponente. o Aron, the Ogdoadic King possui dois poderosos efeitos contínuos. O primeiro se assemelha muito ao de um Dark Law. Quando o seu oponente adicionar 1 card do Deck à mão (exceto na Fase de Compra ou Etapa de Dano), você pode enviar 1 card aleatório da mão dele para o Cemitério. Já o segundo adiciona consistência ao Deck, Se um monstro que seu oponente controla for enviado ao Cemitério (seja por algum efeito, batalha ou até mesmo enviado como matéria), você pode adicionar 1 monstro Réptil de LUZ ou TREVAS do seu Deck à sua mão. Note que esse efeito é genérico, então além de adicionar monstros do próprio Arquétipo, você também pode adicionar Kagetokage para ajudar nas Invocações-Xyz, ou monstros do Arquétipo "Worm", se deseja mesclar outros Decks.

 Assim como o Aron, a Amunessia, the Ogdoadic Queen também precisa oferecer outros 2 monstros em campo como Tributo para ser Invocada do seu Cemitério. Uma vez em campo, se um monstro for Invocado por Invocação-Especial do Cemitério de seu oponente, você pode enviar 1 card que ele controla ao Cemitério (sem dar alvo). Você pode reviver um monstro do próprio Cemitério dele ao seu campo por efeitos, e ainda assim ativar este efeito, gerando uma vantagem absurda. A Amunessia conta ainda com outro efeito, que funciona em sinergia com o Aron. Caso um monstro seja enviado da mão ou Deck do oponente ao Cemitério, você pode Invocar por Invocação-Especial do seu Cemitério 1 monstro Réptil de LUZ ou TREVAS, podendo trazer novamente a Nauya, ou quaisquer outro monstro a sua escolha, trigando seus efeitos.

 O Ogdoabyss, the Ogdoadic Overlord pode ser considerado como o Monstro Às do Arquétipo, pois possui o maior ATK, Nível e não possui nenhum outro par, além de ter o efeito mais forte dentre todos os monstros do Deck. Para ser Invocado, você precisa oferecer 3 monstros como Tributo, o que de fato pode parecer muito custoso, mas vale a pena ao levarmos em conta o seu efeito. Se já temos um Dark Law dentro do Arquétipo, agora também ganhamos um ZEUS de Main Deck. Uma vez enquanto com a face para cima no campo, você pode enviar TODOS os monstros no campo para o Cemitério, exceto os que foram Invocados do Cemitério. Um efeito que não dá alvo, e que pode desestabilizar completamente o campo do oponente. Decks como Harpia, Drytron, Virtual World, entre outros inúmeros rogues por ai podem sair bem prejudicados dessa dividida, mas vale lembrar sempre. O efeito pode ser negado, e só pode ser ativado uma vez, por isso tome muito cuidado com o momento de usá-lo.

 E chegamos no melhor card do Arquétipo, ao menos em minha opinião. A Ogdoadic Water Lily funciona como uma Foolish Burial para o Deck. Leve em conta que, com o Nunu, e a Nauya na mão, e buscando este card, você consegue Invocar pelo menos 3 monstros no mesmo turno, já que, além de enviar 1 monstro Réptil ao Cemitério, caso hajam 5 ou mais Répteis por lá, você pode reviver 1 monstro Réptil do seu Cemitério, trigando seus efeitos e trazendo mais monstros para o campo no processo. É um card must-have no seu Deck, e que é facilmente buscável dentro do Deck, sendo a "Snake Rain" do Arquétipo, que inclusive também cai como uma luva no Deck.

 Assim como inúmeros Arquétipos atuais do jogo, o Deck "Ogdoadic" também conta com sua própria Magia de Campo, entretanto, ainda é um Card que deixa bastante a desejar, tendo efeitos bem situacionais e as vezes até mesmo desvantajosos. A Ogdoadic Origin  é um card mediano, e que também pode ser uma das opções a ser buscada pela Nauya. O seu primeiro efeito é interessante, ao menos. Se um ou mais monstros Réptil que você controla forem destruídos em batalha ou por um efeito de card do oponente, você pode escolher 1 card do oponente e enviá-lo ao Cemitério, mas o fato de depender do oponente para destruir seu monstro e de dar alvo fazem deste efeito não tão usável. Mas, se seguirmos a lógica, caso o oponente leia este efeito, o principal intuito dele será o de destruir este card, e por isso ele tem um segundo efeito. Ao ser destruído por um efeito de card do oponente, você envia cards do topo do Deck do oponente ao Cemitério, igual ao número de monstros Réptil com nomes diferentes em seu Cemitério. As vezes você vai enviar 2,3 ou 20 cards diferentes por este efeito, e pode até eventualmente dar um Deck Out, mas em um jogo onde quase todos os cards atuais ativam algum efeito no Cemitério tornam o uso deste card muito arriscado, ainda assim, em Decks que não usam o Cemitério, como Yosenju, Gladiator Beast e até mesmo Zoodiac, esse card pode sim gerar alguns problemas contra seu oponente.

Nem só de Cards de Magia vive um Arquétipo, por isso o Deck "Ogdoadic" também possui 2 Cards de Armadilha, que auxiliam um pouco mais no controle de campo do Arquétipo. O primeiro deles é Ogdoadic Hollow, que funciona de forma similar a uma Reviver Monstro ou Portão do Monstro para o Arquétipo. Ao oferecer como Tributo 1 Monstro de Efeito Réptil, você pode escolher 1 monstro no Cemitério do seu oponente e Invocá-lo para o seu campo, sem negar seus efeitos ou nada que o impeça de atacar ou ser usado como Matéria, mas ele será enviado de volta ao Cemitério durante a Fase Final. Um bom efeito para counterar alvos de efeitos no Cemitério do seu oponente, se ele baniria esse monstro ou o reviveria para algum propósito, você pode revivê-lo no seu campo e impedir isso. O lado ruim deste card é que, se ele deixar sua Zona de Magias & Armadilhas e for enviado ao Cemitério, você tem de enviar todos os monstros que não sejam Réptil que você controla para o Cemitério.

 Por fim, vamos falar um pouco da Ogdoadic Calling, que tinha tudo para ser um dos melhores cards do Arquétipo, se não fosse pelo simples fato de ser um Card de Armadilha. Quando ativada, ela permite ao jogador Invocar, por Invocação-Especial 2 "Fichas de Ogdoadic" (Réptil/TREVAS/Nível 2/ATK 0/DEF 0) para o campo. Um efeito que de fato não é ruim. Muitos cards hoje em dia estão banidos ou limitados porque Invocam Fichas, e é isso que a Calling faz, podendo ser utilizada para trazer Links e/ou Sincros para o campo. Outro detalhe é que, se quando for ativada, você tiver 8 ou mais monstros "Ogdoadic" em seu Cemitério com nomes diferentes, em vez de Invocar as Fichas, você pode Invocar 2 monstros Réptil com nomes diferentes do Cemitério, incluindo o próprio Ogdoabyss ou monstros genéricos do Tipo Réptil, mas, por ser uma Trap é um pouco mais lenta, ainda assim vale a pena usar, se você puder.

Como pudemos ver, o Deck "Ogdoadic" se mostra ser bem interessante, com efeitos que, apesar de ativarem no Cemitério, contam com um pouco de originalidade e vão controlando o jogo através disso. Se eu pudesse me arriscar a dizer algo sobre o Deck, eu diria que ele tem todos os elementos necessários para ser um bom Rogue, mas ainda apresenta falhas que podem ser exploradas por outros Decks do formato, e não possuem cards de suporte tão poderosos quanto os Tipo Mago ou Dragão, ainda assim possuem a Snake Rain, um card que sozinho pode enviar 4 monstros Réptil de uma vez só para o Cemitério e descartar outro, colocando 5 monstros lá numa velocidade absurda. Não se surpreenda se um dia esse card for banido ou limitado. Em breve os cards "Ogdoadic" estarão aqui na MYPCards, e se você deseja comprar, visite a nossa loja, ou as lojas de nossos parceiros e veja se encontra algo por lá, Voltaremos em breve com a análise do Deck "Solfachord".

Um abraço, e até a próxima

Comentários

  • Adicionar a lista de desejos
    Amazoness | Deck
    Em Deck

    Amazoness

    1 Un. R$ 5,00
  • Adicionar a lista de desejos
    Deck Dinossauro (PORTUGUÊS) | Deck
    Em Deck

    Deck Dinossauro (PORTUGUÊS)

    1 Un. R$ 35,00
  • Adicionar a lista de desejos
    Cliptera - RD/GRD2-JP021 | OCG
    Em OCG

    Cliptera - RD/GRD2-JP021

    2 Un. R$ 1,25
  • Adicionar a lista de desejos
    Reporting from the Scene - RD/KP07-KR062 | OCG
    Em OCG

    Reporting from the Scene - RD/KP07-KR062

    3 Un. R$ 1,25
  • Adicionar a lista de desejos
    Booster Selado Pharaohs servant (en) | Booster
    Em Booster

    Booster Selado Pharaohs servant (en)

    2 Un. R$ 149,99
  • Adicionar a lista de desejos
    1st EDITION - Duelist Pack: Jaden Yuki 3 | Booster
    Em Booster

    1st EDITION - Duelist Pack: Jaden Yuki 3

    1 Un. R$ 49,95
  • Adicionar a lista de desejos
    Booster Avulso - Os Grandes Criadores / Single Booster Pack - The Grand Creators | Booster
    Em Booster

    Booster Avulso - Os Grandes Criadores / Single Booster Pack - The Grand Creators

    3 Un. R$ 22,85
  • Adicionar a lista de desejos
    25th Anniversary Tin: Dueling Heroes | Lata / Mega Lata

    25th Anniversary Tin: Dueling Heroes

    1 Un. R$ 129,99
  • Adicionar a lista de desejos
    Deck Inzektor | Deck
    Em Deck

    Deck Inzektor

    1 Un. R$ 50,00
  • Adicionar a lista de desejos
    Chimera Branded | Deck
    Em Deck

    Chimera Branded

    1 Un. R$ 800,00
  • Adicionar a lista de desejos
    SET CAMARARTISTA / PERFORMAPAL 2 | Set
    Em Set

    SET CAMARARTISTA / PERFORMAPAL 2

    1 Un. R$ 19,75
  • Adicionar a lista de desejos
    Set Castelo Dourado de Stromberg  (Golden Castle Of Stromberg ) | Set
    Em Set

    Set Castelo Dourado de Stromberg (Golden Castle Of Stromberg )

    1 Un. R$ 13,99
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.