Sunavalon: Defesa Letal, Ataque Mortal | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 14/04/2021
2480 Visualizações, 0 Comentários.

Sunavalon é um novo Deck Planta que está chegando na coleção Ghosts From the Past no TCG. Sua estratégia gira em torno de fazer múltiplas Invocações do Sunseed Genius Loci, utilizando-o como matéria Link para chegar em seu monstro Às, e enquanto faz isso, busca recursos que serão utilizados ao longo do duelo. Além disso, é um Deck com um grande apelo popular e por isso, muito querido dentre os jogadores, principalmente os provenientes do Anime. Quer conhecer tudo sobre o novo Deck Planta do jogo? Então vem fazer o test drive!

1. Análise do Arquétipo

Apesar de ser um Monstro Normal, o Sunseed Genius Loci ganha o status do monstro mais importante do Deck, isso porque quase todas as cartas do Arquétipo giram em torno de Invocá-lo e alguns ativam seus efeitos somente ao utilizá-lo como matéria. No entanto, por ser um Monstro Normal, Planta e de Nível 1 existem inúmeras maneiras de trazê-lo para o campo como Dai Inesperado, Um por Um ou Seed of Deception.

Outro monstro extremamente importante, o Sunseed Shadow é aquele tipo de monstro que torna possível estender nossos combos e jogadas. Se você controlar um monstro Planta Normal, ele entra em campo por Invocação-Especial com o simples intuito de ser utilizado como matéria-Link ou em certos casos, utilizado como custo para ativar o efeito da Aromági-serafim Jasmim e Invocar outro monstro Planta. Uma vez no Cemitério, o Shadow pode se banir para trazer para o campo outra cópia de um "Sunavalon" ou "Sunvine" do seu Deck Adicional com o mesmo nome de outro "Sunavalon" ou "Sunvine" que você controla, simplesmente para utilizar esses dois monstros para chegar em seu Monstro Link-4.

O Sunseed Twin é um dos cards lançados com o intuito de reviver o Genius Loci. Ao ser Invocado por Invocação-Normal ou Especial e se você controlar um "Sunavalon" Link, você pode reviver 1 Monstro Planta Normal do seu Cemitério. Já o seu segundo efeito, não é tão viável e é muito custoso. Ao banir este card e 1 Monstro Link no seu campo você pode escolher 1 Monstro Link Planta no seu Cemitério com o mesmo nome de outro Monstro Link Planta no seu Cemitério e Invocá-lo. Dentro do Arquétipo, isso funciona com o intuito de "trocar" seus monstros e mudar da defensiva para a ofensiva, ou vice-versa. Mas pensem comigo? E se o efeito for negado? O campo ficará aberto e você terá perdido recursos importantes. Em suma, o risco não compensa utilizar este card.

A Sunvine Maiden é uma carta incrível, mas por mais impressionante que possa parecer acaba não tendo muito espaço no Deck "Sunavalon". O seu efeito é genérico e extremamente forte em algumas situações. Quando um Monstro Planta Invocado por Invocação-Especial do Deck Adicional for alvo de algum efeito, você pode Invocar este card da sua mão e negar este efeito. O lado positivo é que essa carta inclusive não pode ser alvo de Called by the Grave ou similares, já que não passa pelo Cemitério. Uma vez em campo, a Maiden protege suas Magias/Armadilhas "Sunvine" e "Sunavalon" dos efeitos do seu oponente. Um ótimo efeito para proteger nosso Link-4 e nossas Magias/Armadilhas, mas muito além disso, uma ótima carta para o Tipo Planta em geral.

Lembram o que foi dito no início desse post? O Sunavalon Dryas é um desses monstros que precisam do Genius Loci para ser Invocado ou ativar seus efeitos, e dentre esses monstros é o principal. Ao ser Invocado na Zona de Monstros Adicional utilizando o Loci como matéria, você pode adicionar 1 Magia/Armadilha "Sunvine" do seu Deck à sua mão. O principal alvo desse efeito é a Sunvine Shrine, que irá reviver seu Loci. Já o segundo efeito do Dryas é um padrão do Arquétipo. Não pode ser alvo de ataques, mas o oponente pode te atacar diretamente, e quando você sofrer dano, ganha a mesma quantidade de LP e ainda Invoca um monstro do Deck Adicional. Um efeito bom, mas que normalmente não chega a ser utilizado.

Um monstro dispensável. Essa é a mais perfeita descrição para o Sunavalon Dryades. Um monstro que serve com o único propósito de ser usado como uma escada para se chegar no Link-4, e um dos principais alvos para o efeito do Sunseed Shadow, mas não passa disso. O seu efeito é o mesmo do Dryas (excluindo a parte da busca), e como já foi dito, um padrão do Arquétipo. A única diferença é que pode ser utilizado duas vezes por turno. Particularmente, sinto falta de algum outro efeito que tornasse esse monstro mais interessante.

O Sunavalon Dryanome passa longe de ser o melhor monstro do Arquétipo, mas também está longe de ser o pior. O Dryanome funciona praticamente como uma muralha defensiva na Fase de Batalha, não podendo ser alvo de ataques, mas até três vezes por turno Invocar monstros do seu Deck Adicional. O detalhe é que, quando um desses monstros for alvo de um ataque, você pode negar o ataque e abrir uma nova zona para Invocar outro monstro. Um efeito que te protege e que pode anular até quatro ataques num único tuSunrno.

Sunavalon Dryatrentiay é um dos melhores Monstros Link do jogo, sem exageros. Acredite. Apesar de ter 0 de ATK e um efeito simples, ele é tudo o que você precisa, e o fato de ser genérico torna muito provável que seja usado em outros Decks por aí (como hoje Apollousa e Borrelsword são). Ao ser Invocado por Invocação-Link você pode adicionar 1 Magia/Armadilha "Sunavalon" do Deck para à mão, onde a Sunavalon Bloom é o alvo ideal para este efeito, já que pode negar efeitos de monstros do oponente. Além disso, ao oferecer um Monstro Link como Tributo, você pode destruir cards (sem dar alvo) até o Link Rating total desse monstro. Imagine oferecer um Monstro Link-3 ou 4 como Tributo e destruir até 4 cards de uma só vez sem dar alvo. E como se já não fosse o bastante, o Dryatrentiay não pode ser alvo de ataques e nem destruído por efeitos, e por isso a já citada Sunvine Maiden tem certa importância em algumas situações, para proteger o Monstro Link da sua única fraqueza, que são os efeitos de card.

Dentre os Monstros Link "Sunvine", o Sunvine Gardna é mais uma das barreiras defensivas do Deck. Quando um ataque for declarado envolvendo este card co-linkado ao um Monstro "Sunavalon" você pode reduzir o dano pela metade. No entanto, é um efeito desnecessário se pararmos para analisar o fato de que os Monstros Link Sunavalon recuperam nossos LP seja qual for o dano, e reduzir pela metade não faz tanta diferença. Já, ao ser destruído em batalha, o Gardna encerra a Fase de Batalha. Efeito bom, mas novamente estranho, já que os Sunavalon ativam seus efeitos potencialmente na Fase de Batalha e encerrá-la ajuda tanto o quanto atrapalha. 

A Sunvine Healer é mais uma carta defensiva, mas dessa vez útil até certo ponto. Ao ser Invocada por Invocação-Link, ela te dá um singelo ganho de LP de no mínimo 300, mas que é muito importante caso você esteja usando a Engine de Aromage, que é meu caso. Isso porque, monstros como Aromágico Louro podem ser Invocados da mão caso seus LP sejam maior que o do seu oponente, e podem ser buscados de outras formas dentro do próprio Deck. Além disso, pode desencadear o efeito da Jasmim, já que quando você ganha LP pode adicionar 1 monstro Planta do seu Deck à sua mão. A Healer é um carta ótima para iniciar combos e auxiliar no Link Spam, sem contar que é uma carta bem chata de lidar durante a Battle Phase.

O melhor monstro Sunvine de todo o Deck. O Sunvine Thrasher é a força ofensiva do Deck, e o monstro que você usa para finalizar os duelos. Ao ser Invocado, ele ganha ATK igual ao Link Rating de um "Sunavalon" no campo x 800. Com o Dryatrentiay em campo, o Thrasher já chega com 4000 de ATK para bater sem dó no oponente. Inclusive, quando destrói um monstro do oponente e o envia para o Cemitério, você pode Invocar o monstro destruído para o seu lado do campo (com os efeitos negados) e pode até mesmo atacar com esse monstro "roubado" do oponente. Um card para se usar a três cópias, sem nem pensar duas vezes.

A única Magia lançada até o momento no TCG, a Sunvine Shrine é a melhor (e por enquanto única) opção para ser buscada pelo efeito do Sunavalon Dryas. Seu efeito é muito simples, você pode dar alvo em um Monstro Planta Normal em seu Cemitério e Invocá-lo para seu campo. Em outras palavras, é ela que vai reviver o Loci para que você possa continuar fazendo Spam, até chegar no Link-2, e caso o Shadow esteja no Cemitério,  utilizar o seu efeito para Invocar outro Link-2 e chegar no Dryatrentiay. E ao longo dos turnos, você pode ativar seu efeito e para trazer o Loci como matéria para os Sunvine, de preferência o Thrasher, que vai finalizar os duelos.

E por fim, chegamos no Card de Armadilha do Arquétipo. A Sunavalon Bloom é o card a ser buscado pelo efeito do Link-4 e é a carta que vai finalizar o combo ao ser Baixada. Quando ativada, se você controlar um Monstro Link Planta de Link-4 ou maior, você pode negar os efeitos de TODOS os monstros do oponente (de forma permanente). Se usado no momento certo, esse efeito pode desligar o turno do oponente e fazê-lo encerrar o turno sem nada muito forte. A Bloom ainda tem um segundo efeito muito forte. Quando um Monstro Link Planta batalhar, ele ganha ATK igual a soma total do ATK de todos os monstros para os quais ele apontar. Agora, imagine uma Driatrentiay com 3 Thrasher em suas zonas. Um total de 12.000 de ATK, sem contar a zona do oponente e que é mais do que o suficiente para encerrar de vez o duelo.

2. Tech Cards

Além dos cards do próprio Arquétipo, o Deck Sunavalon também conta com importantes monstros que potencializam seus efeitos ou estratégia. É o caso da Jasmim. Esse monstro tem um ótimo efeito, que ao Tributar um monstro pode Invocar outro monstro Planta do Deck, sem nenhuma restrição de Nível ou Atributo. Você pode oferecer o Shadow como Tributo e ativar este efeito para trazer a Mardel, Chefe Generaidora da Luz que ao ser Invocada adicionada o Laurel do seu Deck a sua mão, e então com mais LP do que o seu oponente (graças ao eff da Healer) você pode Invocá-lo e utilizá-lo juntamente com a Mardel para trazer outra Jasmim. Ao deixar o campo, o Laurel te dá 500 LP, trigando o efeito das duas Jasmin e adicionando 2 monstros Planta para a sua mão.

Comum em muitos Decks por aí, o Predaplanta Escorpião Ophrys também tem sua utilidade nesse Deck. Podendo ser Invocado por inúmeros efeitos, esse card pode ser buscado juntamente com Floco de Neve, a Fada Rikka pelo efeito das Jasmins e entrar em campo pelo efeito da Floco de Neve. Uma vez Invocado, vocês já sabem o que acontece. Ele vai descartar 1 monstro (que pode ser muito importante), Invocar o Predaplanta Cobra Darlingtoinia e adicionar 1 Magia "Fusão" ou "Polimerização" para à mão, que nesse caso será a Ultra Polimerização. Com ela, você pode Invocar por Invocação-Fusão a Predaplanta Quimeraflésia e ainda reutilizar as matérias ao banir a Ultra Polimerização do Cemitério, sendo mais um ótimo monstro em campo, e mais matérias Link para você!

E para finalizar a sessão "tech cards", eu preciso citar aqui o clássico Jardim Negro, um ótimo card para finalizar o seu turno e atrapalhar o turno do oponente enquanto te dá recursos. Vale lembrar também, que a Jardim Negro é buscável por outros cards e tê-lo na mão não é muito difícil. Você poderá usar as Fichas Invocadas durante o seu turno para Invocar seus Monstros "Sunvine" e finalizar o duelo, além de, Invocar Fichas na zona do oponente onde a Driantrentiay apontar para potencializar o seu efeito. Um card que vale a pena ser usado no Deck.

3. Decklist

Se você curtiu o Deck "Sunavalon" e pretende montá-lo, te convido a assistir o vídeo que sairá hoje no nosso canal Cyberse Team BR às 18h. Uma Decklist do Deck "Sunavalon" que utiliza tudo o que foi explicado aqui, com combos e replays, para você ficar ainda mais encantado por tudo o que esse Deck maravilhoso faz. E se você ainda não viu, te convido a assistir a fantástica análise que foi feita em nosso canal, com tudo e mais um pouco do que você precisa saber sobre o Arquétipo! O link estará aqui embaixo. Te esperamos lá! E até a próxima. Um grande abraço!

https://youtu.be/neTjRiM0TS4

 

 

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.