Estilos de jogo - Qual é seu? | Pokémon

Escrito por
Publicado em 15/04/2021
1972 Visualizações, 2 Comentários.

Estilos de Jogo I: Agressivo

Vamos aproveitar o lançamento de Estilos de Batalhas, a nova expansão de Pokémon TCG para falar sobre estilos de jogo? Esta é uma evolução de nossa série sobre deckbuilding e vamos tentar explicar de forma lúdica e direta sobre formas de jogar mais comuns entre os jogadores.

E hoje começamos com o estilo Agressivo!

Também conhecidos como AGGRO, ofensivos, beatdown ou Rush Decks, são baralhos voltados a nocautear de forma rápida os Pokémon do oponente, geralmente objetivando finalizar uma partida nos primeiros turnos de jogo.

Geralmente são focados no uso de pokémon básicos, com baixo custo para atacar e altos danos, também podem fazer uso de cartas de treinador que aceleram energias ou que aumentem o dano para melhorar nos nocautes. Por serem focados na rapidez e usar muitos recursos, geralmente são bem fortes no início do jogo e tendem a perder força ao longo da partida.

Em Estilos de Batalha, Victini VMAX 022/163 é um belo exemplo de pokémon para um deck aggro. Apesar de ser um estágio 1, ele precisa de apenas 2 energias (uma de fogo e uma incolor) para usar seu ataque Vitória Max que causa 100 de dano regularmente ou 220 em Pokémon V e VMAX. 2 energias de fogo inclusive podem ser anexadas facilmente usando a carta Soldadora 189/214, usando o Volcanion 025/114 e buscadas com Fornalha Gigante 197/236.

Estilos de Jogo II: Spread

Continuando nossa série explicando estilos e formas de jogo mais comuns entre os jogadores, usando como base a a nova expansão de Pokémon TCG: Estilos de Batalha, vamos falar sobre a estratégia de Spread.

A palavra Spread vem do inglês e significa espalhar, porque é justamente isso que o deck pretende fazer: Espalhar dano entre vários pokémon do oponente, enfraquecendo-os e possibilitando assim nocautes seletivos ou mesmo, finalizar a partida com uma série de nocautes simultâneos.

Esse processo de espalhar dano (ou algumas vezes movimentar contadores de dano entre os pokémon) de acordo com sua estratégia geralmente demora um pouco, fazendo com que este tipo de deck tenha um início lento e um fim de jogo, quase que instântaneo.

Em Estilos de Batalha, um deck típico de Spread poderia envolver a carta Rapid Strike Urshifu VMAX 088/163 já que seu ataque Fluxo Veloz G-MAX permite causar 120 de dano em 2 pokémon do seu oponente. Podemos elevar esse dano para 150, usando a ferramenta Visão Telescópica 160/185. Além disso, podemos encontrar parceiros de spread para o Urshifu, como o Dragapult VMAX 093/192 já que seu ataque Max Fantasma além de causar 150 de dano, permite distribuir 5 contadores de dano.

Estilos de Jogo III: Controle

Vamos encerrar a semana falando de mais um dos estilos mais populares no Pokémon TCG com a ajuda da nova expansão Estilos de Batalha? Hoje vamos falar sobre aqueles verdadeiros decks de testar a amizade, haha...

Diferente dos decks agressivos, os baralhos do tipo Control são os baralhos mais lentos do jogo, justamente porque este tipo de deck se concentra em dificultar a estratégia de seu oponente até que este não consiga finalizar a partida.

Eles são decks essencialmente defensivos, se concentrando em diversos planos de ação como controlar as cartas na mesa do oponente (Board Control) como energias, pokémon, etc, ou controlar as cartas na mão dele, descartando ou impedindo que ele as coloque em campo.

Para a estratégia de controle, Estilos de Batalha trouxe Leque de Ondas 127/163 para remover uma energia especial de um dos pokémon do oponente e colocar na base do deck dele, além desta carta Cheryl 123/163 pode ser útil para evitar nocautes em seus Pokémon e assim, prolongar mais a partida. Cartas como Pokéboneco da Lílian 197/236 para evitar nocautes, Martelo Esmagador 115/149 para descartar energias e Ordem da Chefia (Giovanni) 154/192 para puxar pokémon do oponente para a posição de ativo, são exemplos de cartas que poderiam caber muito bem em um típico deck de controle.

Se identificou com algum estilo? Quer saber de mais estilos de jogo? Se sim, deixa nos comentários que poderemos continuar...

Comentários

fred123pro comentou em 30/10/2021 15:12:28

Cartas lidas eu quero PFV.

Engolidor comentou em 19/04/2021 14:56:35

Muito bom, obrigado! Gostei do estilo AGGRO!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.