Que carta colocar no meu baralho? | Pokémon

Escrito por
Publicado em 11/04/2021
31 Visualizações, 0 Comentários.

Deckbuilding I: Que carta colocar no meu baralho?


Como vimos, seu baralho precisa ter EXATAMENTE 60 cartas ou seria ilegal de acordo com as regras. Mas que cartas colocar e quantas?

Primeiramente, as únicas cartas que podem ser colocadas à vontade em um deck são as energias básicas (aquelas que não tem texto, só nome e ilustração).

Para qualquer outro card, você só pode colocar até 4 CARTAS COM O MESMO NOME.

Por outro lado, prefixos e sufixos alteram o nome da carta, de forma que posso ter no mesmo deck (teoricamente) 4 charizard, 4 charizard EX, 4 M Charizard EX, 4 Charizard GX, 4 Charizard V e 4 Charizard VMAX.

Também cartas especiais que limitam ainda mais essa regra, como as cartas Estrela Prisma: Estas só podem ter uma 1 cópia de mesmo nome no baralho!

Deckbuilding II: Caneta, papel e cálculos


Inegável dizer que uma partida de TCG envolve uma combinação de sorte e estratégia. E o que é sorte, senão probabilidade?

Então, digamos que estamos montando um deck de Zacian V, qual a chance comprá-lo no primeiro turno?

Ora, nosso baralho tem 60 cartas, menos 7 da mão inicial e 6 prêmios, você tem 1 chance em 47 cartas de tirá-la, ou 2%.

Um deck de Pokémon TCG gira em torno de Pokémon (óbvio) e desses, seu poke principal vai geralmente ocupar 4 cópias, enquanto pokes de suporte podem variar entre 2 a 4. Com 4 cartas, a chance de comprarmos o Zacian V chega a 8,5%.

Cartas de treinador também ajudam a ter o pokémon certo na hora certa. A carta de bola rápida, p.e, permite buscar por um pokémon básico no deck. Como Zacian V é básico, ter 4 cópias dele e 4 desta carta, aumentam suas chances para 17%.

Bem melhor, né?

Comentários