Como se joga Pokémon Tranding Card Game? | Pokémon

Escrito por
Publicado em 11/04/2021
739 Visualizações, 0 Comentários.

INTRODUÇÃO

 

Para jogar, cada jogador deve possuir um deck (baralho) de exatamente 60 cartas entre cartas de pokémon, cartas de treinador e cartas de energia.

Cartas de Pokémon são o que movem o jogo. Cada pokémon tem detalhado seu tipo, nível de evolução (básico, estágio 1 e estágio 2), seus pontos de saúde que medem o quanto são resistentes, ataques e habilidades que indicam o quanto são fortes e o que podem fazer em jogo, fraquezas e resistências contra outros tipos de pokémon e o quanto são leves/rápidos em seu recuo, além de informações adicionais sobre aquele monstrinho.

Pokémon precisam de cartas de energia para realizar ataques, e para tanto basta empilhá-las por trás de cada carta de pokémon durante o jogo. Cartas de energia podem ainda ser básicas (de quantidade ilimitada dentro do baralho) e especiais, que fornecem benefícios adicionais, porém seguem a limitação de no máximo 4 cartas no baralho.

Por fim, cartas de treinador fornecem vantagens de jogo para os jogadores, podendo mudar o rumo da partida. Vantagens pequenas geralmente são encontradas em cartas de item que tem uso irrestrito durante um turno de jogo. Vantagens significativas geralmente são encontradas em cartas de apoiador, logo, seu uso se resume a apenas uma carta do tipo por turno. Já cartas de estádio fornecem condições de jogo para ambos os jogadores sendo postas na mesa entre ambos os jogadores, até que seja substituída por outra.

PREPARAÇÃO/REGRAS

 

Certifique-se de sempre embaralhar o seu deck antes do início de qualquer partida.

No início de cada partida, cada jogador deve comprar (puxar do topo do deck) 7 cartas e colocar na sua mão, logo, chamamos todas essas cartas de "mão".

O jogo só pode começar quando ambos os jogadores colocam um pokémon básico de sua mão na posição de Pokémon Ativo na mesa. Apenas pokémon ativos podem batalhar no Pokémon TCG.

Qualquer jogador que não possa colocar um pokémon básico de sua mão na mesa, deve reembaralhar o deck e comprar novamente 7 cartas para a mão (com a pena de fornecer uma compra de carta extra para o oponente sempre que fizer isso). Chamamos isso de Mulligan.

Além do pokémon ativo, cada jogador pode ter até 5 pokémon em campo no "banco" para serem fortalecidos antes ocuparem o lugar de ativo. E, assim como o ativo, todo novo pokémon a entrar no banco deve ser um pokémon básico.

Tudo pronto? o próximo passo é comprar 6 novas cartas e separá-las viradas para baixo em outro ponto da mesa. Estas são nossas "cartas prêmio"! Colocamos uma delas em nossa mão sempre que conseguimos derrotar um pokémon do oponente e assim, que comprarmos a última, VENCEMOS o jogo.

Lembrem de manter também um espaço na mesa para enviar todos os pokémon derrotados, suas cartas anexadas e quaisquer cartas que saiam do jogo. Chamaremos este lugar de "descarte".

Por último, para manter aquele clima de suspense, lembre de manter todas as cartas na mesa viradas para baixo antes do início da partida, jogue uma moeda pra decidir quem começa, desvire todos os pokémon ativo e no banco e...

...Bom jogo para vocês!

O TURNO

Agora que já aprendemos sobre a mesa e como se preparar para a partida, vamos fazer o mais divertido que é: Jogar, é claro!

Uma vez que o jogo inicie, cada jogador terá momentos em que terá sua vez de jogar antes de passar as ações para seu adversário. Nós chamamos isso de turno!

Um tuno sempre começa quando um jogador compra uma carta do deck para a sua mão e isso é importante, porque se não puder fazer isso por ausência de cartas no deck, você PERDE o jogo! :O

Durante um turno, você pode fazer muitas coisas: baixar quantos pokémon básico puder no banco (até o limite de 5), evoluir um pokémon que já esteja em jogo (Não, não pode baixar um pokémon básico e já evoluí-lo em seguida), ativar habilidades de pokémon, recuar um pokémon (apenas uma vez e apenas descartando a quantidade de energias que a carta indicar no campo recuo), anexar uma carta de energia de sua mão em um de seus pokémon em jogo, usar cartas de item (quantas quiser), cartas de apoiador (uma por turno) e cartas de estádio (uma por turno).

Não existe uma ordem para fazer isso, então fique à vontade para escolher quando fazer cada ação, mas fique atento às limitações de cada uma.

O turno acaba quando o jogador declara um ataque. Cada pokémon possui um ou mais ataques com símbolos que exibem o custo em energias de determinado tipo ou de quaisquer tipo (símbolizado por uma estrela) para executá-lo. Cada ataque possui um dano causado ao pokémon ativo do oponente e, às vezes, um texto que explica algum efeito adicional que aquele ataque proporciona.

Uma vez que o ataque é realizado, aplique o dano, lembre que se o pokémon do oponente tem fraqueza ele recebe mais dano (multiplicado) e se tem resistência, tem dano reduzido (subtração). Aplique outros efeitos de ataque, outros efeitos de cartas e dano por condições especiais (como queimado, envenenado, etc) caso existam.

Em seguida, será o turno do oponente...

CONDIÇÕES ESPECIAIS

 "Como jogar Pokémon TCG" vamos falar sobre “condições especiais”, situações que atrapalham ou enfraquecem seu Pokémon ativo até que sejam removidas seja pelo do uso de cartas, recuo do Pokémon para o banco ou ao evoluí-lo. As condições especiais são as seguintes:

Adormecido (Gire o Pokémon no sentido anti-horário):
O Pokémon não pode atacar ou recuar. Após o fim do turno, na fase do checape, jogue 1 moeda: Se sair cara, o Pokémon acorda (volta a posição normal). Se sair coroa, ele continua adormecido.

Confuso (Gire o Pokémon de ponta cabeça):
O Pokémon pode atacar, mas sempre que fizer isso jogue uma moeda: Se sair cara, o ataque funciona normalmente. Se sair coroa, o ataque não acontece e você deverá colocar 3 contadores de dano no seu Pokémon confuso.

Envenenado (Coloque um marcador de veneno no Pokémon):
Após o fim do turno, na fase de checape, coloque 1 contador de dano no Pokémon. Um Pokémon não pode ter mais de um marcador de veneno por vez, assim se uma nova condição de veneno for colocada, está só substituirá a antiga.

Paralisado (Gire o Pokémon no sentido horário):
O Pokémon não pode atacar ou recuar. Após o fim do turno, na fase de checape, remova a condição, retornando o Pokémon para a posição normal.

Queimado (Coloque um marcador de queimado no Pokémon):
Após o fim do turno, na fase de checape, coloque 2 contadores de dano no Pokémon. Em seguida, jogue 1 moeda: Se sair cara, remova a condição especial. Se sair coroa, ele permanece queimado. Um Pokémon não pode ter mais de um marcador de queimado por vez, assim se uma nova condição de queimado for colocada, está só substituirá a antiga.

CONDIÇÕES DE VITÓRIA

Já aprendemos sobre como montar um jogo, que ações fazer durante cada turno de jogo e sobre condições especiais que podem afetar seu pokémon entre os turnos. Mas, e como eu ganho uma partida? É sobre isso que nosso post de hoje de nossa série "Como Jogar Pokémon TCG" vai se concentrar, o que chamamos de "condições de Vitória".

Basicamente, existem 3 formas de vencer uma partida:

Comprar todas as suas cartas prêmio:
Lembra que no início do jogo, falamos para reservar 6 cartas e as chamamos de "prêmios"? Acontece que para cada pokémon do oponente que você derrotar ao longo da partida, você deve colocar uma dessas cartas na mão.

OBS: Lembre que derrotar pokémon poderosos, como cartas EX, GX, V e VMAX te dão o direito de puxar 2 ou mesmo 3 cartas de uma SÓ VEZ!

Quando comprar a última de suas cartas prêmio.. Parabéns, você VENCEU!

Bench out:
Nem sempre você precisa comprar todos os seus prêmios. Se em qualquer momento durante a partida, você derrotar o pokémon ativo do oponente e ele não possuir nenhum outro pokémon no banco para ocupar esta posição, você VENCE!

Deck out:
Lembra que falamos que um turno no Pokémon TCG só começa quando você compra uma carta do deck e põe na mão? Se por algum motivo seu deck se esgotar e você for incapaz de comprar uma carta no início de um novo turno, você PERDE o jogo! Então, fique atento ao seu baralho.

#centraldascartas #cardgame #cartas #tutorial #comojogar #ensinandoajogar #aprendendoajogar #diversao #tcg #pokemon #pokemontcg #comovercerapartida #vitoria

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.