Cartas de Redução/Compactação Part. IV | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 30/03/2021
1294 Visualizações, 0 Comentários.

 

Enfim nosso último tópico no qual debateremos sobre cartas de redução, este o menor e o fim desta saga, se você não leu os anteriores vou deixar aqui: Parte IParte IIParte III

Neste artigo vamos falar das cartas de redução recicladoras;

Pot of Avarice 

Essa carta já foi uma carta absurda em formatos mais antigos, hoje a três cópias é comum em decks de combo por aí. Mas já vimos por aqui que os potes tem como uma das suas caracteristicas a redução do deck, ou seja a compra. Cada um com sua caracteristica e finalidade, esta não seria tão diferente, vamos ao seu efeito:

Escolha 5 monstros no seu Cemitério; embaralhe todos os 5 no Deck e, depois, compre 2 cards.

Como podem observar é uma carta que pede para seu controlador embaralhe 5 monstros do cemitério para o deck, sendo deck adicional ou o principal, pois ela não especifica o "deck" no seu texto, usar esse efeito pode ser vantajoso, e nessa vantagem mora também contra partidas, primeiro ponto é o básico, para seu efeito resolver você precisa voltar exatamente 5 cartas, ou seja, se seu oponente interferir ali naquele momento, você perde sua carta. Mas o que torna esta carta tão diferente das outras mencionadas nos artigos anteriores? É bem simples, ela devolve que você utilizou e nisso você compra duas cartas no processo. Se neste efeito você tá reutilizando suas cartas, logo você ta gerando um futuro recurso, que chamamos de "reciclagem" um processo industrial ou como queiram definir, onde se reutiliza o material para um novo ciclo de reutilização. Tudo no seu deck deve ser pensado como uma "materia prima em potencial", e conforme você o utiliza com sabedoria, você economiza recurso, logo recurso é material, é material é a junção coletiva das suas cartas em cada pontecialidade. O deck com mais potencial é aquele que chamamos o que tem mais redimento, nesse aspecto ele é um deck competitivo. Partido desse pressuposto comum carta de redução recicladora.

Invocation 

Uma das cartas mais conhecidas pelo seu clichê repetitivo de jogada, "normal Aleister, busca Invocation, Invocation ativa, Invocation no cemitério, Devolva aleister banido para mão e a invocation para o deck", esse é um loop que o arquetipo proporciona com apenas duas cartas Aleister the Invoker  e a própria Invocation, tá, aonde entra essa carta como redução? Já que ela só faz a fusão e não compra. Está carta está no exemplo de cartas de redução recicladoras transitivas, ou seja, dependem de uma outra carta para se reciclar, e nesse conjunto transitivo, ela reduz o deck e ao mesmo tempo se recicla si mesmo. Segue seu efeito para entender melhor esse conceito: 

Invoque por Invocação-Fusão 1 Monstro de Fusão do seu Deck Adicional, usando monstros da sua mão como Matérias de Fusão. Se estiver Invocando um Monstro de Fusão "Invokado(a)" desta forma, você também pode banir monstros do seu campo e/ou do Cemitério de qualquer duelista como Matérias de Fusão. Se este card estiver no seu Cemitério: você pode escolher 1 dos seus "Aleister, Aquele que Invoka" banidos; embaralhe este card no Deck e, se isso acontecer, adicione esse card à sua mão. Você só pode usar este efeito de "Invokação" uma vez por turno.

Sky Striker Mobilize - Engage!  

Vamos para o segundo exemplo, falaremos da carta mais power do seu tempo de formato, cujo seu efeito é basicamente muito melhor que muitas cartas de draw de efeito simples, uma mistura interessante de search, recicle e draw. Seguimos seu efeito com marcações em negrito para entender sua habilidade:

Se você não controlar nenhum monstro na sua Zona de Monstros Principal: adicione 1 card "Força Celeste" do seu Deck à sua mão, exceto "Força Celeste - Mobilizar - Engajar!" e, depois, se você tiver 3 ou mais Magias no seu Cemitério, você pode comprar 1 card.

Primeiro ponto de partida é seu efeito de busca, o que já torna como uma carta de redução agressiva, no outro ponto em negrito temos um efeito reciclador que ainda te dá uma compra. Sua versatilidade é absurda, o que tornou muito possível seu uso no competitivo no deck sky striker, no qual seu formato de jogo foi um dos mais longos do meta game com variedades de combinações e formações, não é atoa que seu deck representativo carrregava extensamente o formato e até hoje, se vê falar deste deck no OCG, no qual a carta continua limitada (apenas uma cópia). Por fim temos um caso de carta de redução buscadora e recicladora das mais poderosas que esse jogo já teve até momento que escrevo esse artigo.

Zoodiac Combo 

Uma carta lenta, porém com seu uso bem mais tímido perto dos anteriores, entretanto com sua particularidades, vamos ao seu efeito:

Escolha 1 Monstro Xyz "Zoodíaco(a)" que você controla; associe 1 monstro "Zoodíaco(a)" do seu Deck a esse Monstro Xyz como Matéria Xyz. Durante o turno de qualquer duelista, exceto no turno em que este card foi enviado para o Cemitério: você pode banir este card do seu Cemitério e, depois, escolher 5 cards "Zoodíaco(a)" com nomes diferentes no seu Cemitério; embaralhe todos os 5 no Deck e, depois, compre 1 card.

Ela é lenta por ser uma carta armadilha, mas além disso, temos que esperar mais um turno para utilizar dessa habilidade, mas não quero que você entenda a carta como algo ruim, é uma carta que serve muito bem com o propósito que foi criada, porque ela recicla os materiais do seu arquétipo, no caso os monstros exceed "Zoodiac", o que tornou um peça interessante em combos insanos que este deck já teve, num ponto que tornou um tier 1 e até mesmo um deck absoluto um tier 0. Novamente, você recicla e compra,só que com efeito mais lento e não transitório.

Neste ultimo tópico tentei abordar e finalizar esta saga. Em breve teremos novos assuntos no Blog com conteúdos mais originais. Obrigado para os que acompanharam até aqui.

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.