Muita informação é demais! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 05/03/2021
596 Visualizações, 3 Comentários.

Olá! Meu nome é Daniel e vamos falar sobre um problema de Yu-Gi-Oh!, muita informação. Quando estamos jogando um jogo de cartas, queremos fazer nossas jogadas, combar e vencer, porém, quando estamos jogando Yu-Gi-Oh!, o dinamismo é quebrado em comparação com outros jogos de cartas. Se ponha na atual situação: você já fez três jogadas boas e está na vantagem. O oponente já perdeu uma criatura importante dele na partida, você já ativou uma carta armadilha e o oponente já perdeu um pouco de vida. Você ainda não ganhou, mas está otimista. Porém, seu oponente invoca essa carta: 

A princípio sua reação é a mais normal possível, descobrir o que ela faz. O problema é que o jogador que invocou Endymion, o Poderoso Mestre da Magia terá duas opções, falar muito rápido e acabar repetindo o texto, pois leu muito rápido ou ler normalmente e talvez tenha que ler de novo do mesmo jeito, pois é MUITO texto. Se fosse só com as cartas Endymion seria aceitável, porém, inúmeras cartas de Yu-Gi-Oh! possuem textos enormes, cansativos, desgastantes e monótonos.

TÉDIO

Quanto mais velho o jogo fica, mais textos são deixados nas cartas, monstros que fazem cinco a seis efeitos, inúmeros trâmites para uma carta funcionar. Os problemas desse montante de texto e de criaturas que fazem 5 efeitos são enormes; E um deles é o tédio. Seres humanos não falam mais de 150 palavras por minuto, exceto narradores de futebol, e-sports, etc. Quando você está jogando, você presta atenção em tudo justamente para conseguir pensar no seu próximo passo e estar sempre a frente do oponente. O problema é que textos enormes de criaturas que fazem cinco efeitos fazem com que tua atenção seja voltada somente para o texto da carta, saindo de todo o resto.

DINAMISMO QUEBRADO

Além do tédio que vem quando o oponente tem várias cartas com muito texto, outro problema é a quebra das jogadas dinâmicas no jogo. Partidas interessantes são aquelas que mesmo que aconteçam inúmeras coisas, elas acontecem de modo contínuo e fluido. Essas cartas obviamente são o total oposto disso. Até mesmo cartas com textos grandes em Magic: the Gathering, por mais que possam quebrar um pouco a fluidez do jogo, não se comparam a 11 linhas de texto. 

CONFUSÃO

Esse é bem problemático. Digamos que por algum motivo não explicado, as cartas com textos grandes não estão entediando os jogadores e nem quebrando o dinamismo do jogo. Ainda sim elas podem causar confusão. Para que isso não ocorra, os jogadores precisam saber os efeitos das cartas de antemão. Em uma situação profissional, isso é mais provável pelo fato de que o jogador tem que ir preparado para enfrentar as mais variadas situações e pela presença de um juiz, quando necessário. Porém, se pegarmos essa situação e levar para a realidade de jogadores casuais, o negócio fica mais complicado. 

Além disso, esse tipo de situação pode muito bem acabar com a diversão, que é o maior objetivo do jogador casual. Quem jogou ou joga Yu-Gi-Oh! Duel Links sabe que quando uma carta entra em campo, ela aparece na tela e depois de segundos ela sai para que o jogo continue, porém, é simplesmente IMPOSSÍVEL ler em segundos o que uma carta com seis efeitos que precisa de 11 linhas para tentar entender tudo o que ela faz. Você pode clicar na carta no campo ou cemitério para ler o que o texto dela diz, mas com certeza o efeito dela ja foi ativado e você vai ter que entender tudo aos 45 do segundo tempo. 

PRIMEIRA IMPRESSÃO

Talvez a pior de todas as consequências. Alguém se interessa pelas artes, viu o anime, conhece alguns monstros famosos, como o Exodia, ¨O Proibido¨, Mago Negro, Jinzo e muitas outras. Ele quer jogar as cartas para invocar os monstros que ele conhece e então ele compra o deck. Então ele vai e acha pessoas para jogar e começa a se divertir, até que ele começa a enfrentar pessoas com decks que possuem criaturas com textos enormes e efeitos complicadíssimos. Pouco a pouco isso afasta ela, que apenas queria se divertir. Isso poderia parecer apenas um exemplo, mas foi o que me ocorreu quando eu estava na faculdade e queria jogar Yu-Gi-Oh! na loja ao lado do Instituto.

O problema talvez seja não a tradução em si, mas como é outro idioma, adaptar tudo de forma sucinta é bem difícil, acabando por não ter opção, exceto colocar 11 linhas. Outro problema é uma criatura com tanto poder. Uma criatura com o poder de três criaturas exige muitas linhas para descrever o texto para algo de fácil entendimento. 

Para você, qual seria a solução? Parar de lançar criaturas extremamente poderosas com 5 efeitos? Ao invés de tanto poder em uma criatura, esse poder ser dividido em duas, permitindo a fusão dessas criaturas em um poder com dois efeitos, porém, poderosos? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e até a próxima!

Comentários

TeamChaotixBr comentou em 12/09/2023 19:01:21

Por essas e outras que eu tô curtindo digimon bem mais

Sonekus comentou em 24/05/2021 02:55:40

Nooooossa adorei o texto

MelcZedeck comentou em 09/05/2021 00:50:04

Concordo!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.