Boletim dos Artesãos - Para Universos Além | Magic
Escrito por artesaosdomagic
Publicado em 01/03/2021
919 Visualizações, 0 Comentários.
Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim com um surto de informações sobre tudo o que de mais importante acontece no mundo do Magic: the Gathering. Nessa semana fomos abalados com grandes notícias de crossovers de Magic e uma reorganização da Hasbro com grandes impactos para a Wizards. Além disso também trazemos os resultados do último Fim-de-Semana de Liga de Kaldheim. Vamos lá.
Uma Nova Wizards
Na última quinta-feira, dia 25, em um evento para investidores a Hasbro anunciou uma reorganização na empresa com grandes impactos para o futuro da Wizards e do Magic. Depois de 22 anos como uma subsidiária, ou seja, uma empresa separada, mas subordinada à Hasbro, a empresa dona do Magic está se transformando na divisão “Wizards of the Coast e Jogos Digitais” da gigante dos jogos. As outras duas divisões da Hasbro nessa reorganização são “Produtos ao Consumidor”, responsável pelos brinquedos e jogos tradicionais da empresa e “Entretenimento” que lidará com o que é produzido para filmes e séries.
Passando por inúmeros rumores de que a Wizards seria vendida, a transição da empresa a um dos 3 pilares da Hasbro vem depois de uma arrecadação recorde no ano de 2020 que ultrapassou a cifra dos U$800 milhões. A Wizards já dobrou de tamanho entre 2012 e 2017 e está pronta para dobrar novamente até 2023 segundo o CEO da Hasbro, Brian Goldner.
Chris Cock, CEO da Wizards, explicou que o crescimento da divisão da Wizards se dará em torno de cinco engrenagens principais. As duas primeiras já estamos experienciando e são inovação no físico e versões digitais do Magic e do D&D.
Vocês podem incluir nessas engrenagens várias iniciativas recentes. O Projeto Booster Fun, a onda de Secret Lairs e o lançamento de Espiral Temporal Remasterizada no físico, além dos lançamentos do Magic Arena no mobile e de Magic Legends e Dark Alliance, dois RPGs de ação baseados nas IPs da empresa agendados para lançamento neste ano.
A terceira engrenagem evidencia o crescimento da importância da Wizards no ecossistema Hasbro e se trata da criação de novas propriedades intelectuais. “Nos próximos 5 anos lançaremos várias novas marcas de sucesso” disse Cook.
A quarta engrenagem, que também já podemos ver em ação, embora seja um pouco controversa, são os novos canais de venda. Os Secret Lair voltam a ser um exemplo aqui, com venda direta ao consumidor, assim como a parceria feita com a Amazon para venda dos produtos da empresa.
A empresa foi rápida em reforçar, no entanto, que isso não significa abandonar as mais de 7.000 lojas que fazem parte da WPN hoje, mas sim de uma expansão de outros canais, como o e-commerce e vendas em massa de forma global.
A última engrenagem, licenciamento digital, volta ao ponto de que a Wizards é muito maior agora do que jamais foi, já que ela agora é responsável pela possível transformação de todas as marcas e propriedades intelectuais da Hasbro em jogos digitais.
E para comemorar a transição a Wizards ganhou uma nova identidade visual, que vimos acima, e um site frequinho para combinar.
Esperamos que essa mudança só engrandeça o Magic como jogo. Vamos acompanhar!
Para Universos Além
E não demorou nadinha para termos o primeiro anúncio da nova Wizards, pois já na quinta foi revelada a Universos Além, uma nova marca de Magic: the Gathering que expandirá o jogo a mundos personagens e histórias amadas pelo mundo todo.
O que isso significa na prática é que o Magic tem agora um canal oficial para seus crossovers e ele entra em funcionamento pleno a partir do ano que vem com uma série de Decks de Commander de Warhammer 40.000 e um set inteiro de O Senhor dos Anéis já confirmados.
“Se podemos expandir a história do Magic além do sistema do jogo, com quadrinhos, livros ou outros tipos de jogos, com certeza podemos expandir o sistema do jogo (isto é, as cartas) para mundo de fora do Magic” disse o artigo de anúncio.
O anúncio também esclareceu algumas dúvidas sobre essa nova linha de produtos. Por exemplo, o Secret Lair: The Walking Dead agora faz parte da Universos Além e foi o primeiro produto a exibir o selo distinto da marca.
Quanto as cartas, elas serão mais como as de The Walking Dead ou mais como as de Godzilla que apareceram em Ikoria? A resposta dada foi que ambas as tecnologias serão usadas, mas eles tenderão mais a cartas que se sustentam por si só, o que pode ser controverso dado a recepção mista à The Walking Dead que você viu aqui.
Tudo indica que essa será uma nova era do Magic e torcemos para que seja de muito sucesso!
Fim-de-Semana de Kaldheim
Nesse sábado e domingo tivemos o último Fim-de-Semana de Liga de Kaldheim, que curiosamente foi o único a utilizar as cartas do set. A competição se deu com o Standard e pudemos ver um formato muito aberto e com as estratégias agressivas no comando.
Tanto nos Rivais quanto na MPL o arquétipo mais popular foi o Naya Adventures, que explora a mais nova staple do Standard, Dragão da Ponte Dourada, que também pode ser utilizado de forma muito eficiente no Mono-Red Aggro e no Temur Adventures. O deck Aggro que não usa o dragão é o Mono-White Aggro, o segundo deck mais popular nas ligas.
O arquétipo de controle/combo ficou representado no Sultai Ultimato, que tomou forma com Epifania de Alrund, Vorinclex, Salteador Monstruoso e Valki, Deus das Mentiras // Tibalt, Impostor Cósmico, deixando o oponente basicamente sem saídas se um Ultimato Emergente resolve. Já o aggro/combo esteve presende por meio do 4C Reciclar que, acredite ou não, está bem posicionado no metagame atual.
Nas performances individuais Paulo Vitor Damo da Rosa conseguiu segurar sua liderança por mais um Fim-de-Semana de Liga ao conseguir 6 das 11 vitórias possíveis, mas Gabriel Nassif não se moveu nem um centímetro e continua a 1 ponto do brasileiro.
Fechando o Top 4 que vai para o Mundial, temos Brad Nelson, que também manteve sua posição, 2 pontos atrás de Nassif, e Ondřej Stráský que empatou com o estadunidense ao conseguir 8 vitórias nesse fim de semana. O único jogador a ganhar mais que Ondřej foi Huey Jensen, que teve 9 vitórias. O outro brasileiro na liga, Carlos Romão, teve mais um evento amargo, ganhando somente 3 partidas, e agora está na zona de rebaixamento aos Rivais.
Falando neles a briga na Liga de Rivais continua embolada e Eli Kassis, com suas 8 vitórias, tomou a ponta da classificação, empatado com Stanislav Cifka. Matt Sperling continua firme lá em cima e o Top 4 do Mundial é fechado por Christian Hauck, que subiu uma posição.
O brasileiro na liga, Lucas Esper Berthoud, teve 5 vitórias neste Fim-de-Semana de liga e por enquanto pode respirar tranquilo, pois está no bolo que disputa o Desafio de Rivais, ou seja tem chances de chegar até à MPL.
O próximo compromisso dos membros de liga é no Campeonato de Kaldheim nos dias 26 a 28 de março. Não perca!
Acaba aqui mais um Boletim. E você, o que achou da reestruturação da Hasbro que coloca a Wizards em foco? Está empolgado para os novos crossovers do Magic? Já deu uma olhada nas decklists dos profissionais nesse Standard? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.
Thiago Santos dos Artesãos do Magic
Comentários