A Mudança no Jeito de Jogar Yu-Gi-Oh! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 19/01/2021
1630 Visualizações, 0 Comentários.

É natural que em um jogo quase milenar como Yu-Gi-Oh!, cards cada vez mais variados sejam lançados ao longo do tempo. Em um jogo complexo como o nosso existem muitas regras a serem seguidas pelos jogadores. Mas, além das regras oficiais, muitos cards lançados no jogo mudaram a nossa forma de encarar o jogo. São as "regras" criadas através desses cards que fazem com que sigamos padrões quase que universais, de forma automática e sem perceber. No post de hoje, mostraremos os cards que ao longo do tempo mudaram nossa forma de jogar Yu-Gi-Oh!

1. Handtraps

Apesar de não ser mais tão popular no jogo, o Gorz, o Emissário da Escuridão é um monstro que ainda é capaz de aterrorizar os jogadores mais veteranos. Basicamente, ao sofrer dano de batalha, você pode Invocar este card da sua mão e também uma Ficha cujo ATK seja igual ao dano que você sofreu. Durante um logo período do jogo, os jogadores passaram a, sempre que possível, atacar com monstros com menor poder de ATK primeiro e só depois atacar com os mais fortes, para que assim pudessem causar maior dano e lidar com o Gorz na Batalha. Apesar de não ser mais popular no Metagame, esse padrão ainda é visto até os dias de hoje.

Atualmente banida no TCG, a ¨C¨ Maxx é um exímio exemplo de como uma única carta pode mudar o jogo. Ainda hoje o fato dela poder ou não voltar ao jogo causa arrepios nos jogadores. Fato é que, seu efeito é simples mas eficaz. Ao ser descartada, pelo restante do turno, cada vez que seu oponente Invocar por Invocação-Especial, você compra 1 card. Ela não limita as ações do oponente, não para suas jogadas, mas faz o oponente pensar. Quanto mais Invocações, mais vantagens você pode ter com a compra de cards. Por um longo período do jogo os Decks de controle passaram a dominar o formato e até os que não eram mudaram sua forma de jogar (semelhante ao que acontece no OCG) e até os dias de hoje, existem resquícios dessa época.

Um dos cards mais recentes da lista, de fato o impacto do Nibiru, o Ser Primitivo foi gigante. No início, existia um grande medo em torno desse card. Basicamente, se o oponente conseguisse ativar seu efeito, você estava muito próximo da derrota, e não existiam maneiras fáceis de evitá-lo, ou ao menos, ainda não se havia pensado nisso. Desde então, praticamente todos os Decks do jogo precisam trazer antes da quinta Invocação um monstro negate para "burlar" o Nibiru. Dentre os mais comuns estão o Arauto do Arco de Luz ou Armadilhatrix Rafflesia, que são os mais fáceis de serem feitos em qualquer Deck. Virou praticamente uma regra Invocá-los ou sofrer as consequências.

2. Posição em Campo

Com a chegada da Era Link no jogo um aspecto antes ignorado passou a ser extremamente importante. A posição onde seus cards estão no campo agora importam muito, seja para sua própria estratégia ou como uma forma de conter as estratégias do oponente. Monstros Mekk-Knight por exemplo são Invocados por Invocação-Especial numa coluna onde hajam 2 ou mais cards, então tornou-se um padrão evitar Invocar monstros e Baixar Magias/Armadilhas na mesma coluna.

Outro card muito popular e relativamente recente é a Impermanência Infinita. Seu efeito é muito simples. Ao escolher 1 monstro com a face para cima no campo, você nega seus efeitos, mas mesmo sendo um Card de Armadilha, você pode ativá-lo da mão. No entanto, caso tenha sido ativado após ser Baixado, ele nega todos os efeitos ativados na mesma coluna a qual estava. Por isso, novamente a posição onde os cards estão no campo passou a importar muito, e até mesmo eu, particularmente nunca ativo um Card na mesma zona de um Card Baixado.

Monstros de Link-1 se tornaram bastante populares no jogo, assim como, monstros que afetam monstros aos quais apontam. Um exemplo disso é o Anima Renunciado. Ao escolher como alvo o monstro que ele aponta, ele pode equipá-lo a este card. Apesar de não ser tão popular no Metagame, sempre que possível, evite Invocar monstros na mesma coluna que uma Extra Monster Zone.

4. Conclusão

É natural que num jogo com mais de 20 anos existam épocas diferentes umas das outras, mas todos nós vamos nos adaptando pouco a pouco aos cards e diferentes estratégias lançados. Conhecer as regras oficiais e as "regras" universais de Yu-Gi-Oh! é a fórmula para ser bem sucedido em seus duelos. Aplicar seus conhecimentos em qualquer escala, e entender que todos os cards causam mudanças em nossa forma de jogar é essencial para continuar amando e odiando o nosso jogo.

Até a próxima!

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.