Boletim dos Artesãos - As Ligas de Volta | Magic

Escrito por
Publicado em 18/01/2021
620 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos que, sem escapatória, te leva tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa semana tivemos o primeiro dos Fins-de-Semana de Liga da Etapa de Kaldheim. Além disso, os previews da próxima expansão continuam a ser revelados e tivemos carta banida no Pauper. Vamos lá!

Design Corre Solto

Já faz algumas coleções que podemos notar a tendência de cartas com efeitos únicos e interessantes sendo lançadas mesmo que não estejam firmemente integradas aos temas do set. Esse fenômeno, que pode estar de alguma forma relacionado à popularidade do Commander, também pode ser notado com grande força em Kaldheim.

Há poucos meses teríamos pensado que a possibilidade de a Wizards lançar uma nova versão de Distorção Caótica seria nula. Tibalt's Trickery realmente não é essa carta, ao invés de lidar com ameaças no campo lida com mágicas na pilha, mas a semelhança é grande. A nova carta, no entanto, é uma aposta mais arriscada já que é quase certeza que o oponente vai achar uma carta para ser conjurada no lugar da anulada.

Falando em Commander, comandantes interessantes também não podem faltar em um novo set. Nesse aspecto Fynn, the Fangbearer entra como uma nova peça ao “tribal de toque-mortífero”, outro tema que vem sendo construído há vários sets. A carta inova ao resgatar os marcadores de veneno no estilo da mecânica de Future Sight.

Já nas cartas bem integradas ao set como um todo também tivemos adições notáveis. Poison the Cup segue a mesma lógica que a contra-mágica com Profetizar que trouzemos aqui semana passada adicionando à mistura um bônus se a mecânica for usada.

Tundra Fumarole é uma remoção da Neve com grande potencial, podendo ser conjurada “de graça” por qualquer deck que queira fazê-lo no construído. Sua prevalência só não deve ser tão grande porque ela não consegue lidar com uma das criaturas mais usadas no Standard, Fera Apaixonada // Desejo do Coração.

Finalizando, vários deuses também foram revelados nessa última semana. Nessa categoria Toralf, God of Fury // Toralf's Hammer faz referência clara ao popular Thor e faz com que nenhum ponto de dano seja desperdiçado ao usar o espaço de dano em excesso, que também vem sendo mais explorado. Ele traz consigo seu martelo, é claro, e este pode conjurar um Golpe Relampejante e retornar para a mão de seu dono.

Um outro deus que recebeu bastante destaque na semana foi Reidane, God of the Worthy // Valkmira, Protector's Shield, a única carta anti-neve de Kaldheim. A mera presença de Reidane pode ser o suficiente para impedir que decks que não fazem uso específico deste tipo de permanete usem Terrenos Básicos de Neve somente pelo blefe, o que é um ótimo fator a ser adicionado ao formato, porém o deus pode não ser o suficiente para parar os decks dedicados se algum deles tiver sucesso.

Ainda restam alguns previews para serem feitos essa semana, mas Kaldheim deve estar completamente revelada até semana que vem. O lançamento do set nas plataformas digitais está agendado para 28 de janeiro.

Fim-de-Semana de Liga Pré-Kaldheim

As ligas voltaram e, embora Kaldheim ainda não tenha sido lançada, já tivemos o primeiro Fim-de-Semana de liga da etapa. O formato da vez foi o Histórico, que, assim como o Standard, sofre um pouco de estagnação, mas ainda há coisas novas a se ver.

Metagame MPL

Em termos de Metagame vimos novamente os profissionais se agruparem em torno dos três pilares do formato, Gruul Aggro, Jund Sacrifice e Sultai Midrange. A surpresa talvez tenha sido ver este último como o deck mais popular, já que ele está em declínio na escada competitiva do Arena. No entanto, é de se esperar que os melhores jogadores do mundo possam o fazer render melhor do que ninguém.

Neste evento específico vimos também uma preferência clara pelo Jund em detrimento do Rakdos Sacrifice em favor do poder de Companhia Agrupada. A instantânea também é fator pivotal no Gruul Aggro com alguns jogadores como Martin Juza preferindo maximizá-la ao usar Demolidor da Safra Ahn e outros como Paulo Vitor priorizando outras mágicas no espaço como Fera das Demandas.

A escolha de PV rendeu muitos frutos e o brasileiro, que é o atual Campeão Mundial e considerado por muitos o melhor jogador em atividade, mostra que não vai querer se desfazer deste posto tão cedo. Com uma performance 10-2 ele assegurou a liderança isolada da MPL.

PVDDR não foi o único a ter um bom fim de semana. Gabriel Nassif teve 9 vitórias para se manter agarrado ao brasileiro em segundo e Brad Nelson e Seth Manfield igualaram as 10 vitórias de PV e estão empatados a três pontos de distância de Nassif.

O outro brasileiro da liga, Carlos Romão, em contraste, teve um evento para se esquecer. Ele e Raphael Levy ficaram empatados com as piores performances, apenas 2 vitórias, e desceram para a zona de rebaixamento à liga de Rivais.

Metagame Rivais

Falando neles a Liga de Rivais foi um pouco balançada pela saída das jogadoras, como trouxemos aqui, mas a competição continua acirrada na parte de cima da tabela. Matt Sperling e Luis Scott-Vargas, que antes lideravam a liga, tiveram performances fracas, 5 e 4 vitórias respectivamente. Isso abriu espaço para Stanislav Cifka assumir a liderança.

O brasileiro na liga, Lucas Berthoud, continua oscilando e obteve 5 vitórias este fim de semana. Ele está seguro no momento, mas a apenas 3 pontos do primeiro da zona de rebaixamento.

O próximo compromisso dos jogadores é daqui cerca de um mês, 27 de fevereiro, novamente com Histórico, mas dessa vez poderemos ver como Kaldheim impactará o formato.

Cair em Desgraça Banida

Na última quinta, dia 14, a Wizards publicou um anúncio de Banidas & Restritas em que comunicou o banimento de Cair em Desgraça , carta lançada em Commander Legends, do Pauper.

Cair em Desgraça

Os dados obtidos pelo Magic Online mostraram que a carta, agindo tanto como uma remoção quanto uma engrenagem de vantagem de cartas com a mecânica Monarca, acabou empurrando os decks de criatura para fora do formato. O banimento, além de abrir espaço para estas estratégias, também busca reduzir o domínio que o Monarca atualmente tem sobre o formato.

No artigo a Wizards diz que esta mudança específica vem em virtude do Qualificatório que ocorrerá no Magic Online dia 23 de janeiro, mas não descarta mudanças posteriores ao citar as reclamações contra Tron e outras estratégias de Monarca.

Assim acabamos mais um Boletim. Qual é a carta de Kaldheim que mais te impressionou até agora? Você está torcendo pelo PV na MPL? E achou o banimento no Pauper justo? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.