Cartas de Redução/Compactação Part. I | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 23/12/2020
3948 Visualizações, 1 Comentários.

Neste artigo vou discutir com vocês sobre cartas de redução e compactação. Esse breve tema será dividido em várias outras partes,  neste vou introduzir  um pouco o seu conceito. Cheguei descrever num trecho no artigo anterior sobre quantidade de cartas, e sua importância dos números de cards no jogo e como isso pode afetar na estratégia de partida. Vamos começar com primeiro exemplo, o Upstart Goblin , talvez essa carta seja o exemplo mais fácil de contextualizar, devido a simplicidade do seu efeito, segue o efeito a baixo:

Compre 1 card e, depois, seu oponente ganha 1000 PV.

Como vocês podem ver, não há mistério. Jogador que ativa ganha uma compra e o seu adversário ganha vida, voltando ao artigo anterior como ponte para este, vamos destacar o que essa carta com efeito tão simples pode se tornar no jogo. Expliquei que a importância de ter o mínimo de cartas no deck, te faz ter a maior possibilidade de pegar as cartas chave da sua estratégia, o Upstart viria ser -1 no seu deck se tratando de uma carta que encurta sua procura, ou seja, ela proporciona no seu jogo uma redução do caminho da sua jogada, logo o conceito básico de uma carta de redução seria simplesmente, reduzir, compactar, encurtar o caminho para sua mão perfeita. É partindo desse pressuposto não existe um exemplo mais claro que esse. A Upstart Goblin  age como pseudo número no deck, como se você estivesse jogando com 39 ao invés de 40. Não é atoa que nossa cartinha está limitada no jogo por facilitar exageradamente essa redução.

Nossa próxima carta é a clássica Pot of Duality , uma carta que segue o exemplo da anterior, mas com um obstáculo para quem usa, sua restrição de não poder invocar especialmente um monstro. Se tratando assim, nossa carta não é um simples efeito de comprar, mas de escavar cartas do deck e selecionar 1 dentre as que escavou, conforme o texto do efeito especifica:

Escave os 3 cards do topo do seu Deck e adicione 1 deles à sua mão, além disso, embaralhe o resto dos cards de volta no seu Deck. Você só pode ativar 1 "Pote da Dualidade" por turno. Você não pode Invocar por Invocação-Especial durante o turno em que ativar este card.

Nosso segundo exemplo impõe uma restrição explicita, e funciona como uma carta de compactação e pode ser usados em decks que fazem menos da sua utilização de invocação especial. Seguindo agora vamos ao segundo exemplo, Cartas de restrição implícita, neste caso vamos falar da Pot of Desires . Segue seu efeito:

Bana 10 cards do topo do seu Deck, com a face para baixo; compre 2 cards. Você só pode ativar 1 "Pote dos Desejos" por turno.

Vamos ao ponto exato do seu efeito, notamos que o efeito da carta inclui um custo perigoso na sua ativação. Nesse ponto banir 10 cartas em face para baixo do deck, com também a real chance de ela ser negada por um efeito do oponente. Nesse aspecto você tem ¼ das possibilidades de sua compra dá certo ou ser um azarado completo. Apensar de ser uma carta que fez bastante discussão no jogo, ainda sim foi uma carta presente muito nos competitivos e decks que não se tem problema de perder umas cartinhas do deck. Sua estratégia molda como você usa a carta, e essa carta é um exemplo de restrição implícita. Inclusive citei ela no meu artigo anterior, recomendo dá uma olhada. Clique Aqui.

Vamos falar agora de outro exemplo peculiar, Card of Demise , essa carta implica numa restrição explicita em grau 2 (duas ou mais restrições). Segue seu efeito:

Compre até ter 3 cards na sua mão e, além disso, pelo resto deste turno depois da resolução deste card, seu oponente não sofre dano. Durante a Fase Final deste turno, envie toda a sua mão para o Cemitério. Você só pode ativar 1 "Despedida Final" por turno. Você não pode Invocar por Invocação-Especial durante o turno em que ativar este card.

Como podem ver em negrito apontei três restrições visíveis, uma é o oponente não levar dano no turno que ativa ela, de descartar toda mão no fim do turno, a outra de impossibilitar de você fazer novamente, como no caso do primeiro exemplo a invocação especial do turno que ativa. Pode ser um custo cruel, mas novamente digo. Tudo depende da forma que é utilizada no jogo, decks com bastante uso de armadilhas costumam se dar bem com ela, pois colocar várias cartas face para baixo, não despertiça elas de irem para o cemitério no descarte no final do seu turno.

Sem muito que comentar, vamos citar outra carta de redução, Pot of Extravagance , segue seu efeito:

No começo da sua Fase Principal 1: bana, com a face para baixo, 3 ou 6 cards aleatórios com a face para baixo no seu Deck Adicional; compre 1 card para cada 3 cards banidos. Pelo resto deste turno depois que este card resolver, você não pode comprar nenhum card devido ao efeito de cards.

Como podem ver, outro caso de restrição implícita, mas dessa vez seu custo provem do extra deck, o que pode ser um pouco duro em alguns decks, imagine perder entre 3 a 6 cartas do extra? Seu uso delimita o deck do seu utilizador, mas diferente do exemplo anterior se manipula o seu extra deck, e nisso podemos tirar benefícios de jogo, também como iconvenientes.

Seguindo agora ao caso de exemplos implícitos e explícitos ao mesmo tempo. Allure of Darkness  e Dark World Dealings . Segue os dois textos:

Compre 2 cards e, depois, bana 1 monstro de TREVAS da sua mão ou, se você não tiver nenhum na sua mão, envie toda a sua mão para o Cemitério.

Primeiro no caso da allure o implícito, que claramente você poderá usar essa carta em decks como mecânica voltada a monstros dark, a segunda é explícita, que é descartar a mão se você não tiver cartas de monstro dark na mão, a partir daí sua forma de utilização vai da adversidade que você tivera dentro da possibilidade do seu deck. Ficou confuso? Vamos ao outro caso:

Cada duelista compra 1 card e, depois, cada duelista descarta 1 card.

Dark Wolds segue a mesma linha do implícito e explicito, nesse caso vemos implícito que é fazer seu oponente descartar para comprar junto com você, o arquétipo Dark World é o exemplo mais claro do implícito e explicito que podemos ter. O implícito está na excentricidade da sua mecânica de como jogar e o explicito como a carta descreve nominalmente sua restrição, colocando sua restrição de forma clara. Já que você colocar o oponente de forma clara, comprar uma carta aleatória que possa vim do deck, implica também em uma jogada que ele poderá fazer contra você (uma dualidade ambigua), Neste caso o implícito. Para isso o próprio deck tem seus mecanismos de atrapalhar que isso não ocorra assim tão fácil. Também em builds com objetivo de dar um deck out (Vencer esvaziando deck do adversário). Já que é uma carta de -1 para ambos, isso implica numa dupla redução de deck também.

Gostaria um pouco antes de fechar nossa primeira parte do artigo sobre cartas de redução, Falar um pouco da carta Pot of Prosperity, segue seu efeito:

Banir 3 ou 6 cartas de seu Deck Extra, viradas para baixo; escavar cartas do topo do seu baralho igual ao número banido, adicionar 1 delas à sua mão, também coloque o resto no fundo do seu baralho em qualquer ordem. Pelo resto deste turno após esta carta ser resolvida, qualquer dano que seu oponente receba é reduzido pela metade. Você não pode comprar cartas por efeito de carta no turno em que ativar esta carta. Você só pode ativar 1 "Pote de Disparidade" por turno.

Essa carta e uma carta de redução em conjunto, alias todas podem ser cartas conjuntas de redução, dependendo da forma como você usa essas cartas no deck, porém como vocês podem ver no efeito da carta acima, podem notar uma certa à proximidade com cartas anteriores que citei aqui, meio que misturas características. Nesse caso uma carta particular de Cartas de Conjunto de Redução. Ou redução conjunta, que irei abordar em uma outra parte, mas achei oportuno dizer agora a importância de ter cartas de conjunto no deck, assim como as cartas de redução. Existe diferentes forma da abordagem de uma carta de redução e compactação, mas esse primeiro artigo buscamos introduzir o tema, podendo destacar que essas não são as únicas cartas de redução que existem no jogo, mas neste caso ficará para segunda parte.

Comentários

lfgcampos comentou em 29/12/2020 11:42:07

Muito legal o artigo!! Já esperando a parte 2 =)

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.