Barreira de Gelo: Análise! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 04/12/2020
3494 Visualizações, 2 Comentários.

No dia 21 de Novembro foi lançado no OCG o Structure Deck: Ice Barrier of the Frozen Prison, que trouxe suportes para um Deck muito antigo do jogo, mas também relativamente antigo. Esse Structure Deck em específico só foi lançado graças a uma enquete feita pela Konami em Junho deste ano, onde numa lista de 10 Decks, Ice Barrier venceu a votação por muitos motivos: a falta de suporte e estilo de jogo e sua popularidade.

No entanto, ao longo em que os novos cards do Deck eram anunciados, muitos jogadores parecem ter se arrependido da escolha, alegando que os suportes não foram bons e não mudaram o patamar do Deck. Particularmente, eu discordo. Acredito que sim, os suportes poderiam ser melhores, mas também acredito que o Deck hoje consegue fazer um campo razoavelmente bom e consegue Invocar grande quantidade de monstros.

Antes de analisar os suportes e dizer o porque eles ajudam, precisamos entender resumidamente como o Deck funciona. Ice Barrier é um Deck misto, isso significa que pode ser jogado de diferentes formas a depender dos cards do Arquétipo que são utilizados. Existe a versão controle, que gira em torno de limitar as ações do seu oponente, não o deixando Tributar monstros, ativar Magias/Armadilhas e banindo seus poucos cards restantes em campo com o Trishula, o Dragão da Barreira de Gelo. Também há a versão SPAM/OTK do Deck, que Invoca vários Monstros Sincro, como o Brionac, o Dragão da Barreira de Gelo e Gungnir, Dragão da Barreira de Gelo que descartando seus cards, retorna ou destrói um mesmo número de cards do oponente (respectivamente) e com isso deixam o campo limpo para o OTK do Trishula e os demais Synchros. Ambas as versões foram ajudadas nesse Deck, o que talvez tenha sido o erro estratégico da Konami, porque apesar de jogáveis, nenhuma das duas versões ficou totalmente consistente.

Já conhecendo resumidamente como o Deck funciona, é hora de analisarmos os melhores suportes vindos no Structure Deck, a começar pelo General Wayne of the Ice Barrier. O Wayne é um monstro muito importante para o Arquétipo. Caso seu oponente controle monstros e você controle 1 monstro "Ice Barrier" você pode Invocá-lo por Invocação-Especial da sua mão. Quando Invocado por Invocação-Normal ou Especial, você pode adicionar 1 Magia/Armadilha "Ice Barrier" do seu Deck à sua mão. 

Cards que buscam cards são sempre bons para a consistência do Deck, ainda mais quando podem entrar por Invocação-Especial de maneira fácil em campo. No caso do Wayne, ele é importante pois pode buscar dois cards em específico: Medallion of the Ice Barrier The Calm After the Ice Barrier's Storm. O primeiro card funciona como uma ROTA para os Ice Barriers, buscando qualquer monstro do Arquétipo, e o segundo card Invoca um Ice Barrier de Nível 4 ou menor do Deck. Ou seja, com a Invocação do Wayne você já garante uma busca ou uma Invocação adicional, coisa que o Deck não tinha anteriormente.

Outro card muito bom para o Deck é a Mirror Master of the Ice Barrier. Um monstro de Nível 4 e que traz outros monstros do Deck. Normalmente é a sua opção de Invocação-Normal do Deck. Durante a Fase Principal, você pode descartar 1 card e Invocar por Invocação-Especial 1 Regulador "Ice Barrier" do seu Deck. Naturalmente esse card por si só já garante uma Invocação-Sincro de pelo menos um monstro de Nível 5, mas sua utilidade vai bem além disso.

Dentro do novo Structure Deck também foi lançado o Frost Spirit of the Ice Barrier, um Monstro Regulador de Nível 1 com um efeito muito interessante. Você pode dar foolish em um monstro "Ice Barrier" de Nível 3 ou menor do seu Deck e o Nível desse card se torna o Nível do monstro enviado ao Cemitério. Com isso você pode fazer Invocações-Sincro de variados Níveis, assim como Invocar por Invocação-Link da Marincess Coral Anemone e reviver o monstro enviado ao Grave para fazer outras jogadas que envolvam Spam.

Terminando os monstros de Main Deck nós temos a Vessel Miko of the Ice Barrier. A Vessel é um monstro muito fácil de entrar em campo e é o principal card das nossas jogadas de turno 1. Ao controlar 1 "Ice Barrier" você pode Invocá-la da sua mão. Começando um turno com a Mirror Master em campo, Invocando o Wayne e buscando a Vessel, você consegue passar com um campo com a Coral Anemone, Bahamut Shark Toadally Awesome, que é um campo razoavelmente bom, tendo em vista que você terá pelo menos mais um monstro em campo (Invocado pela Anemone) e três cards na mão (Handtraps ou Traps).

Por fim o Deck recebeu um novo Monstro Sincro incrivelmente forte e genérico. O Trishula, Subzero Dragon of the Ice Barrier é de Nível 10 e é genérico. Ao entrar em campo você pode banir até 3 cards do oponente (sem dar alvo), limpando o que quer que esteja em campo. Caso o Subzero seja destruído por um card do oponente (seja em batalha ou por efeito), você pode Invocar o Trishula original do seu Deck Adicional para o campo, e apesar de não poder banir mais cards com ele (já que não foi Invocado por Invocação-Sincro), quando Invocado por este efeito o seu ATK se torna 3300, o ATK dos monstros do seu oponente se tornam a metade e o efeito de todos eles são negados. Tá pouco ou quer mais?

Enfim galera, esse foi o nosso post de hoje. A verdade é que sim, o Structure Deck não foi dos melhores, mas também não foi dos piores. Ele ajudou o Deck nas suas fragilidades, mas ainda há muito mais para ser feito. Nós jogadores, temos a mania de achar que se algo não é Meta ele não é bom, o que é uma grande mentira. O jogo vai além do Meta e nós, jogadores casuais devemos ficar contentes com Decks casuais recebendo suportes e ficando jogáveis!

Att, Cyberse Team BR!

Comentários

ShadowGeisel comentou em 04/12/2020 18:09:35

Boas reprints podem salvar esse estrutural. E se tratando de competitivo, relevância zero.

YuskeLeon comentou em 04/12/2020 11:47:50

O deck me lembra bastante Sacred Beasts na sua formulação, ambos os decks não rodavam e eram puro meme, agora dá pra fazer jogadas decentes no forfun e funcionam. Não é um produto que vc compra 3 e topa torneio grande, mas me arrisco a dizer que uma local leva um top 2-3 com certo esforço, além de ser divertido, ele tb consta com buscadores e cartas que renovam o campo pra caso vc precisa de outros bichos pro combo. Só senti falta de mais um level 1 regulador pro arquétipo, mas, fora isso, eu curti e pretendo comprar O/

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.