Banlist: O que pode ou não sofrer com a lista? | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 29/11/2020
1634 Visualizações, 1 Comentários.

Ao lançar a última banlist vigente no jogo a Konami deixou bem claro que a próxima Banlist sairá em qualquer dia a partir do dia 15 de Dezembro. Depois de dizimar Decks como Adamancipator e Eldlich Synchron (tornando sua versão Dogmatika) mais forte, o formato mudou, e como é de praxe, chegou a hora de prever o que pode ou não acabar indo para essa seleta lista. Vamos tentar ser imparciais, analisando o formato e também tendo em base as próximas coleções! Então sigam-me e vamos fazer um test drive.

1. Banidas

A começar pela lista dos cards banidos existe a pequena possibilidade doDragon Buster Destruction Sword fazer parte dessa lista. Com o pequeno aumento do número de Decks Buster Blader topando esporadicamente no Meta e alguns Decks seletos que podem usá-lo o Dragon Buster ganhou grande relevância. O seu efeito é na teoria simples e na prática eficaz. Enquanto equipado a um monstro, o seu oponente não pode Invocar por Invocação-Especial do Deck Adicional. Ao utilizá-lo em conjunto com o Union Carrier, alguns Decks do meta passam a utilizá-lo, criando campos inquebráveis e praticamente impossíveis de lidar.

Seguindo a mesma lógica e probabilidade do Dragon Buster, nós temos o Guardragon Elpy. Utilizado dentro do Deck Dragon Link, é ele que faz o Deck funcionar, pois pode Invocar do Deck 1 monstro Dragão para onde Monstros Link apontam. Com isso você conseguer startar seus combos, Invocando o Red-Eyes Darkness Metal Dragon, que por sua vez trará outros Dragões e fará o Spam de monstros que resultará no campo com Apollousa + Borreload Savage + Union Carrier e Dragon Buster. Não é mais um Deck tão forte no Meta, mas é velho, e topa esporadicamente. Por conta disso, sempre há essa possibilidade.

Se eu precisasse apostar dinheiro em algo na Banlist, eu apostaria no banimento do Linkross. É algo que já beira o necessário faz tempo. Um Monstro de Link-1 genérico que faz Tokens tava na cara que ia dar uma merda bem grande em algum momento do jogo, e deu, em todos eles. Desde o seu lançamento, Linkross faz dupla com Crystron Halqifibrax, Invocando Tokens, fazendo Invocações-Sincro e trazendo o verdadeiro caos para o jogo. Decks que não são Sincro o fazem, os que são também, e esses dois cards em conjunto são os principais potencializadores de combo, e pode ter certeza, se há campos inquebráveis no jogo, eles são os responsáveis. Por isso, ambos serão banidos, a começar pelo Linkross e depois o Halqi.

2. Limitadas

Miscellaneosaurus é o tipo de card que já deveria estar limitados com os Dinos estando ou não no meta. E maior prova de imparcialidade dessa lista é que eu uso Dinos e sei bem disso. Miscellaneosaurus tem a habilidade de "desligar" as Handtraps do seu oponente, já que ao descartá-lo os seus monstros Dinossauros não são afetados por efeitos ativados do seu oponente. Isso oferece a oportunidade propícia para criar campos extremamente fortes que contam até mesmo com o True King of All Calamities. Como se não fosse o suficiente, só 1 Miscellaneosaurus na mão inicial é o suficiente para fazer os combos do Deck, pois ele também tem efeito no Cemitério. Ao baní-lo, sozinho ou acompanhado de outros Dinos, você pode Invocar do seu Deck 1 monstro Dinossauro cujo Nível seja igual ao número de cards banidos. Dinossauros topam constantemente em torneios, é um Deck velho e forte, e todo mundo conhece a "idosofobia" da Konami. Um prato cheio para a limitação (ou até mais) desse card.

Dizem que o pau que dá em Chico dá em Francisco. É com esse ditado tão antigo quanto minha tataravó que eu justifico a saida do Heavymetalfoes Electrumite para o hall dos limitados. A tempos atrás, Phantom Knight recebeu suportes na Phantom Rage e o problemático Rusty Bardiche saiu da lista. Agora o Arquétipo Metalfoes também receberá suportes bons na Blazing Vortex e que trabalham em conjunto com o Electrumite, que está limitado no OCG. Claro que eu acredito que será algo temporário, porque Pendulum não é lá o Deck mais saudável do jogo, mas também não merece sofrer tanto. Coitado.

Em um formato sem Maxx "C" ou Vanitys Emptiness os Decks de combo e campos inquebráveis são os reis. Por isso, tenho um imenso desejo de que isso mude um pouco. Um card que acredito que pode ir para o hall dos limitados é a Emptiness, que não deixa ninguém Invocar por Invocação-Especial, mas deixa o campo quando um card seu é enviado para o Cemitério. Decks going first mais frágeis como Monarchs, Thunder Dragon ou Sky Striker e Altergeist poderiam fazer bom uso desse card e tentar voltarem a serem rogues, e os próprios Decks de combo também poderiam usá-lo. Mas a questão é, com essa carta em jogo, todo mundo usaria removals em seus Decks, por vezes diminuindo consistência e deixando as coisas mais equilibradas. Sonhar não faz mal, mas o meta faz.

3. Semi-Limitadas

Não há muito o que falar sobre os cards semi-limitados, até porque muita gente acha que essa limitação em si nem deveria existir. No entanto, se existe uma card que pode ser semi-limitado, este card é o Emergency Teleport, e a justificativa é simples e se resume em duas palavras: Virtual World. O Deck recém-lançado na Phantom Rage entrou com tudo no Meta e é basicamente composto por monstros Psíquico e Wyrm. Como uma maneira de reforçar ainda mais o Deck queridinho de vendas é natural e totalmente plausível que a Konami aumente em mais uma cópia a Emergency Teleport, para dar ainda mais consistência ao Deck, mesmo que depois ela volte para onde está, ou até pior.

Bom pessoas, esse foi o post de hoje, afinal a Banlist está chegando e sempre é um momento de muita expectativa, e também costuma ser tão polêmico quanto mamilos, afinal cada um quer montar a lista ao seu jeito, com suas preferências, e isso se aplica a nós. No final das contas, vamos todos esperar para ver o que vai acontecer nos próximos dias, e pode ter certeza que quando acontecer, estaremos aqui para contar!

Até a próxima!

Comentários

Soloack comentou em 01/12/2020 07:02:35

Adorei o artigo! Meu sonho o Electrumite voltar

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.