Boletim dos Artesãos - LATAM Challenge Adiado | Magic

Escrito por
Publicado em 23/11/2020
740 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, uma arma viva que traz para você tudo o que de mais importante que acontece no mundo de Magic: the Gathering. Essa semana tivemos uma incomum calmaria, mas isso de forma alguma significa que nada aconteceu. No nosso lado do globo uma iniciativa com muito potencial começou de forma catastrófica. No mundo digital tivemos novas instabilidades pós-update, mas dessa vez no Magic Online. Vamos às notícias!

LATAM Challenge Adiado

No dia 5 de novembro os perfis do Magic do Brasil e da América Latina anunciaram um novíssimo torneio a ser realizado online exclusivamente para moradores das América Latina. A proposta foi recebida com entusiasmo, já que, como sabemos, jogadores da nossa região enfrentam algumas dificuldades ao tentarem migrar para o cenário competitivo.

Mais ainda, o torneio, embora tivesse vagas limitadas, máximo de 2048 jogadores, seria isento de taxa de inscrição e com uma premiação muito atrativa, U$45.000,00, distribuídos entre os 8 melhores jogadores. Além disso, o Top 4 recebe convites para participação do Campeonato de Etapa de Kaldheim no ano que vem.

O torneio aconteceria com duas etapas Qualificatórias nos fim-de-semanas dos dias 21 e 28 de novembro, que culminariam num Top 8 Eliminatório e Finais de 11 a 13 de dezembro, estas com transmissão no canal oficial da Wizards na Twitch. Infelizmente o primeiro dos Qualificatórios, que teria acontecido neste fim de semana, sofreu com muitas dificuldades técnicas e teve de ser adiado e ter seu formato alterado.

LATAM Challenge

Ao começo do campeonato vários jogadores reportaram diversas dificuldades para se registrar no torneio pela plataforma MTG Melee, que vêm sofrido bastante para os torneios com alto número de participantes.

A plataforma pareceu se estabilizar e o torneio começou com atrasos, mas a situação não melhorou. Muitos dos jogadores não conseguiam iniciar suas partidas e depois de mais de três horas de espera, a Rodada 1 terminou mesmo que vários jogadores não não tivessem disputados suas partidas.

A situação se repetiu para as seguintes rodadas até que finalmente, durante a Rodada 3, a organização decidiu pausar o evento como estava. A esta altura já se haviam passado em torno de 7 horas desde o início do campeonato.

Após uma análise da situação a organização decidiu pelo adiamento e mudança de formato das Qualificatórias. As combinadas 23 rodadas de suíço entre os quatro dias de duas Qualificatórias se converteram em 16 rodadas a serem disputadas nessa semana, dias 28 e 29, mantendo o corte para Top 8 como estava.

Além disso, como uma maneira de mitigar o dano aos jogadores que já disputaram partidas, jogadores que tiveram 2 vitórias terão 1 bye nesta nova etapa Qualificatórias, enquanto os jogadores que tiveram 3 vitórias terão 3 byes. Finalmente, como uma última medida a plataforma em que o torneio será realizada migrará do MTG Melee para o BattleFy.

Esta seria a primeira experiência em grandes eventos para vários dos jogadores e infelizmente ela vai deixando um gosto amargo. É importante, no entanto, que estes jogadores não deixem este começo ruim definir o seu futuro no Magic Competitivo.

Como dissemos antes, essa é uma iniciativa promissora e esperamos que tenhamos melhores notícias sobre o torneio na semana que vem.

Magic Online Quebrado

Passando agora para o mundo digital, nesta semana no dia 18 de novembro o Magic Online receberia um update especial, que requeria que os jogadores desinstalassem e reinstalassem do zero a plataforma em seus computadores para que novas medidas de segurança fossem colocadas em prática.

Aparentemente a mudança é que os instaladores passariam a usar o protocolo HTPPS em detrimento do HTTP, mas o que era para ser um update apenas um pouco mais difícil que o normal acabou por quebrar completamente o jogo.

O primeiro problema foi que de cara os jogadores não estavam conseguindo nem instalar nem atualizar o programa por variados motivos. Em princípio o problema parecia ser com o novo protocolo HTTPS, de forma que as instalações voltaram a usar o HTTP. Isso ainda não resolveu o problema para todos, e a equipe continuou investigando o que poderia estar causando problemas. O segundo passo nas soluções foi fazer com que certificados fossem adquiridos de servidores externos.

Mesmo essa segunda solução ainda não foi o suficiente para que a plataforma voltasse a ter instalações e updates como eles deveriam ser feitos. Para investigar melhor o que estava causando os erros a equipe foi obrigada a desabilitar a funcionalidade de Trocas para todos os jogadores. Enquanto isso dentro do jogo alguns bugs também apareciam, fazendo com que turnos fossem pulados ou impossibilitando a seleção de opções para lidar com alguns efeitos de cartas.

Já no dia 19 a situação foi se normalizando. A plataforma aparentemente resolveu seus problemas de download/update, embora alguns jogadores ainda tenham que desinstalar e reinstalar o jogo. Vários dos bugs mais imediatos foram corrigidos e a funcionalidade de Troca também já voltou a funcionar.

Essas dificuldades pegaram a maioria dos jogadores desprevenidas. Embora seja sabido que o MTGO seja uma plataforma de certa forma mais arcaica que o Arena, por exemplo, e tenha uma lista até extensa de bugs, erros como esses nessa gravidade não são comuns e os bugs aparecem principalmente em cartas e interações mais difíceis.

A plataforma continuará reparando estes e mais alguns erros pelo menos num futuro próximo. Esperemos que ela continue estável por este período e que estes tipos de erros não voltem a acontecer.

Assim terminamos mais um Boletim dos Artesãos. E você foi impactado pelo adiamento do Magic LATAM Challenge? E pelos problemas do MTGO? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.