Top 10 cartas de Vivid Voltage! | Pokémon

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Publicado em 16/11/2020
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Olá! Sou Daniel. E no texto de hoje, vamos falar de algo que está chegando. A expansão Voltagem Vívida está vindo aí e todos estamos ansiosos, como de costume. E para aumentar o hype, o texto será sobre as 10 melhores cartas do conjunto.

10 – Trumbeak 144/185

Sua habilidade, Trompete de Ataque, consegue três cartas de Energias extras. Claro, deveria esperar uma, duas caso tenha muita sorte, mas claro que tem a chance da habilidade atingir o topo de seu potencial.

Uma carta que possui sinergia com Trumbeak é a Oranguru 148/202, pois pode colocar uma Energia no topo do deck para Trompete de Ataque. Rede de Recolhida 207/192 possibilita reusar Trumbeak várias vezes na tentativa de pegar mais cartas de Energia.

9 – Cápsula de Memória 155/185

Essa carta possibilita que Pokemóns Evoluídos consigam usar ataques de quaisquer estágios anteriores desde que os ataques estejam dentro do custo de Energia. Na verdade, tal efeito já existe desde quando Memory Berry 128/186 foi lançada em Aquapolis e vem sendo utilizada com um bom grau de sucesso quando combinada com ataques do tipo Rage ou Flail, pois dão mais dano com base no dano já tomado.

Recentemente, Stoutland 122/149 foi uma parte integral de Shock Lock, um arquétipo expandido que se baseia em Stoutland 122/149 bloqueando Suportes e utilizando a habilidade Pick Up de Lillipup 103/149 para reciclar cartas e manter-se focado no oponente.

Cartas que podem utilizar essa ferramente no Standard são o novo Donphan 087/185 de Voltagem Vívida, assim como Phanpy 086/185 com seu revidar que aplica o dano com base em quanto dano está nele. Combinando Cramorant V 155/202 com Cápsula de Memória 202/185, Energia Tripla de Aceleração 190/214 e Visão Telescópica 160/185 para conseguir aplicar 190 de dano.

8 – Snorlax 131/185

A habilidade Goludice de Snorlax 131/185 é um efeito que já havíamos tido acesso limitado com Praia Tropical bw28/101. É uma excelente carta para se ter na mão nos primeiros turnos para que no final do turno, você encerre com uma enxurrada de recursos para o próximo turno.

Essa carta compete espaço com a habilidade Desejo Estelar de Jirachi 099/181. Por mais que a necessidade da habilidade estar ativa acabe dificultando, o retorno em recursos é muito recompensador.

Existem alguns decks que tentam controlar o que o oponente faz como Starly SWSH145 e Excadrill 122/185 em decks controle. A habilidade é ótima e é por isso que ela está na lista. Na minha opinião, ele vai vingar fortemente no futuro e não quando Voltagem Vívida virar legal nos torneios.

7 – Jirachi 119/185 

A habilidade Revelação Onírica do Jirachi 119/185 é comparável a outra habilidade do Jirachi, a Desejo Estelar, mesmo sendo com menos três cartas que você pode olhar, você ainda pode ficar com qualquer uma, seja essa carta Pokemon, Treinador ou Energia ao invés de só Treinadores. Isso quer dizer que mesmo que seu alcance seja menor, suas opções são infinitas.

Não somente isso, mas você saberá também qual a carta no topo do seu baralho após escolher aquela que deseja, permitindo você tomar decisões com esse conhecimento.

6 – Talonflame V 029/185 

Atacar no primeiro turno é contras as regras, ainda assim, existem poucos e limitados ataques que permitem que você o faça no primeiro turno e a habilidade Voo Rápido permite você se livrar de uma mão ruim rapidamente. O fato que essa carta possui Recuo grátis serve para demonstrar os benefícios de jogar com essa carta, sendo também um bom pivô para Substituição 183/202.

Às vezes, descartar a mão pode ser doloroso, mas é melhor ter uma mão fresca e cheia de recursos no próximo turno do que ter uma mão morta cheia de cartas que não serão boas naquele momento.

Muitos jogadores hesitam jogar com cartas que descartam, pois são consideradas como “perca de recursos”, como Bola Rápida 179/202 ou Pesquisa de Professores (Profª Magnólia) 178/202. O grande problema é que os jogadores não focam nos recursos que eles terão acesso, ao invés dos que eles já não possuem mais.

5 – Visão Telescópica 160/185 

Dano sniping sempre foi algo crucial no jogo e com muitas estratégias em volta disso. Pelo que eu sei, não existe uma carta tão boa que aumenta diretamente o dano quanto essa. Existe uma regra muito clara que nenhum modificador de dano não se aplica ao dano feito na Bench, exceto quando algo diz especificamente o contrário.

30 de dano no metagame onde 300+HP não diz muito, porém, existem Pokemons como o Cramorant V 198/202 que definitivamente farão um bom uso desse dano aumentado.

4 – Leon 154/185 

Quase igual a carta anterior, Leon 154/185 permite você aumentar o dano no seu Pokemon Ativo em 30. Essa carta terá um impacto maior imediato, pois consegue transformar ataques fortes em hit kills.

Aumentar o dano que o seu Pokemon causa através de outros meios sempre foi crucial no jogo. Antes do Leon 154/185, tínhamos Galarian Zigzagoon 117/202 e Rede de Recolhida 165/192, porém, o Leon permite Zacian V swsh018 alcançar 290 de dano depois de Arceus, Dialga e Palkia-GX 156/236 (ADP) usar Origem Alternativa GX.

Muitos decks lidam com dano excessivo, como Eternatus VMAX SWSH192, Centiskorch VMAX SWSH034. Leon será a carta que você jogará sempre ao redor dessas cartas e precisa considerar criar um deck com ela.

3 – Aegislash VMAX 127/185

Essa carta está nessa lista não somente pela sua complexidade, combos em potencial ou sua força bruta. Na verdade, seus status são considerados medianos para ser um Pokemon medíocre.

Porém, seu segundo ataque, Gume Sônico, atravessa quaisquer efeito como Camuflagem Florestal do Decidueye-GX 146/145 ou Obstruir do Obstagoon de Galar 198/185 e, coincidentemente, é o deck que ADP/Zacian V possuem dificuldade contra este.

2 – Energia Metal Revestida 163/185

Antes de Voltagem Vívida, Lucario e Melmetal-GX 120/214 /Zacian V já estavam no top tier deck, e Energia Metal Revestida 163/185 fará um trabalho melhor ainda. Eles já tinham jogado com duas ou três copias de Energia de Proteção de Fraqueza 213/236, mas agora eles conseguem o mesmo efeito com o custo do Energia Metal Revestida 163/185. Mesmo que essa carta reforce apenas um arquétipo, ela fará com que o arquétipo fique ainda mais forte do que já está, podendo fazer com que Scizor-EX 119/122 e Copperajah V 136/192 fiquem um pouco mais viáveis.

1 – Coalossal VMAX 099/185 

Obviamente a carta mais poderosa do conjunto inteiro é a Coalossal VMAX 099/185, de longe. Pikarom esteve sendo bem dominante ultimamente e esse Pokemon dar Hit Kill por apenas uma Energia de Combate e consegue também acertar Eternatus VMAX SWSH117 pela sua fraqueza.

HP grande e ataques diretos poderosos são norma para os Pokemons VMAX, e Coalossal VMAX se encaixa direitinho nessa norma, trazendo o arquétipo Lutador um novo rótulo. Os tipos Lutador não tinham muito suporte ou sucesso desde que Buzzwole-GX 057/111 dominava o formato. Mesmo com Coalossal VMAX não seja o melhor deck de forma imediata, o metagame está maduro para se tornar o deck dominante, caso consiga sustentar contra os decks ADP / Zacian.

Coalossal VMAX

Oranguru 148/202 comba muito bem com Coalossal para garantir que o Disparo Vulcânico de 130 de dano, caso você descarte aquela Energia. Sendo possível aumentar o próprio poder, junto com um custo relativamente baixo, acaba dando opções para usar Hiperpoção 054/73 também. Combinando ambos com Stone Fighting Energy 164/185 que reduz o dano tomado do tipo Lutadores em 20, o oponente vai começar a ter dificuldades para tirar esse Pokemon do caminho.

 

E pra você? Quais são as cartas que estão no seu top 10??????????

 

Fonte: https://strategy.channelfireball.com/all-strategy/pkmn/tablemons-top-10-vivid-voltage/

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